A gente sabe que o Nordeste e o Sudeste comandam as maiores celebrações de Carnaval do país. Mas, e como são as festas no Sul? Tem desfile de escolas? Existem blocos de rua? Hoje vamos falar sobre o que fazer nas principais cidades dessa região do país! Vamos lá?

Como é comemorado o carnaval na região sul?

O Carnaval na região sul do Brasil é celebrado de diversas formas, algumas cidades contam sim com desfiles de escolas de samba, blocos de Carnaval, bailes e festas. Outras, são mais tranquilas e serenas, indo na contramão do clima mais festivo. Embora a intensidade possa ser menor em comparação com outras regiões do país, ainda dá para aproveitar boas festas e eventos.

Curitiba

Imagem da entrada do parque botânico num dia sem nuvens

O Carnaval de Curitiba é o mais tranquilo da região Sul, já que as celebrações acontecem mais no centro da cidade. Alguns blocos musicais aproveitam a época do ano para conduzir uma legião de pessoas pelas ruelas do centro histórico, o que costuma ser uma festa bem animada!

Desfile das Escolas de Samba

Como dito anteriormente, o Carnaval em Curitiba tem uma abordagem mais voltada para eventos culturais e blocos de rua. Entretanto, a Fundação Cultural de Curitiba lançou recentemente um edital para a participação de escolas de samba e blocos no Carnaval de Curitiba de 2024. Com a inclusão de duas novas escolas, o edital escolherá 16 projetos. Sendo assim, no próximo carnaval, há grandes chances de presenciarmos um desfile de escolas de samba em Curitiba.

Psycho Carnival

O Psycho Carnival é um evento anual que ocorre em Curitiba, conhecido por ser um dos maiores festivais de música psychobilly do mundo. O psychobilly é um gênero que combina elementos do punk rock, rockabilly e músicas de filmes de terror. 

Zombie Walk

Uma presença consagrada na agenda carnavalesca da capital paranaense, a Zombie Walk é um clássico de Curitiba. O evento retornou neste ano após um hiato de dois anos devido à pandemia de coronavírus. Geralmente o evento chega a reunir mais de 20 mil pessoas que percorrem a Rua XV de Novembro, uma das mais famosas da cidade.

Os participantes se caracterizam como zumbis, usando maquiagem elaborada e trajes temáticos, atraindo entusiastas de maquiagem de efeitos especiais, fãs de cultura geek e pessoas que buscam uma experiência divertida e diferente durante o carnaval.

Florianópolis

Imagem duma praia bem íntima em Florianópolis

O Carnaval em Florianópolis é o mais animado do Sul do país, com destaque para festas mais sofisticadas, desfiles de blocos de rua, eventos e celebrações especiais. A combinação desses elementos fazem do Carnaval em Florianópolis uma experiência única, onde a animação carnavalesca se encontra com a beleza natural do litoral catarinense.

Desfile das Escolas de Samba

Em Florianópolis acontece o desfile das Escolas de Samba com carros alegóricos, fantasias exuberantes e performances de dançarinos. Para este ano, já está confirmada a participação de dez escolas que irão desfilar na passarela Passarela do Samba Nego Quirido no dia 18 de fevereiro.

Concurso Pop Gay

O Concurso Pop Gay é uma celebração inclusiva que destaca a diversidade e a expressão artística LGBTQIA+, promovendo um desfile colorido e animado que celebra a igualdade e a alegria durante o Carnaval em Florianópolis.

Porto Alegre

Imagem duma catedral no centro de Porto Alegre

O Carnaval de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, transforma a cidade durante os dias de folia, com diversos blocos de rua, festas populares e eventos culturais que atraem moradores e visitantes. Vale a pena conhecer!

Desfile das Escolas de Samba

O Desfile das Escolas de Samba de Porto Alegre é um espetáculo grandioso que eleva o Carnaval a outro nível. Realizado no sambódromo da cidade, o evento reúne as escolas de samba locais em uma competição intensa, onde cada agremiação busca impressionar o público e os jurados com seus elaborados enredos, fantasias luxuosas e performances coreografadas. A princípio, o desfile das Escolas de Samba de Porto Alegre está marcado para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Carnaval é feriado no sul?

Na região sul do Brasil, o Carnaval é considerado feriado em algumas cidades e em outras não. Algumas localidades podem adotar a prática de conceder folga ou ter horários de expediente diferenciados durante todo o período do Carnaval, enquanto outras podem manter a rotina normal de trabalho e atividades.

Em Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, a terça-feira de Carnaval é feriado. Geralmente, na quarta-feira de cinzas, as atividades retornam normalmente após o meio-dia.

Qual é o maior Carnaval do Brasil?

O Carnaval do Rio de Janeiro é amplamente reconhecido como o maior e mais renomado do Brasil. Famoso por seus suntuosos desfiles de escolas de samba no Sambódromo, o evento atrai milhões de visitantes e é transmitido para audiências globais.

As competições entre as escolas de samba, os luxuosos carros alegóricos, as fantasias elaboradas e as festas animadas contribuem para a grandiosidade e a reputação internacional do Carnaval carioca, tornando-o um dos maiores e mais emblemáticos eventos culturais e turísticos do país.

Colado no Carnaval do Rio, temos dois outros carnavais gigantes: o paulista e o baiano! O Carnaval de São Paulo se destaca pelos desfiles extremamente competitivos das escolas de samba que desfilam pelo Sambódromo do Anhembi, os blocos de rua que misturam axé, samba, funk, pop e rock, e as festas mais badaladas do país, que comumente são procuradas frequentadas por famosos e celebridades nacionais, assim como internacionais.

Já o Carnaval de Salvador, na Bahia, é mais famoso por seus trios elétricos e o tradicional circuito Barra-Ondina. O evento atrai multidões de foliões que dançam ao som de música baiana, como o axé, em uma festa de rua animada que se estende por vários dias. Sem dúvidas, é um dos maiores eventos da cultura nordestina brasileira.

Esses três carnavais destacam-se como os maiores e mais influentes do Brasil, cada um com suas peculiaridades e contribuições únicas para a rica tradição carnavalesca do país.

Qual é o melhor Carnaval do mundo?

O melhor Carnaval do mundo é subjetivo, pois depende do estilo e gosto para festas de cada um. No entanto, há vários aspectos que contribuem para que a reputação do Carnaval brasileiro seja uma das melhores:

  • Diversidade cultural: O Brasil é um país extremamente diverso, e essa diversidade cultural se reflete no Carnaval. Cada região tem suas tradições, ritmos musicais e estilos de celebração, proporcionando uma variedade de experiências para os participantes.
  • Desfiles de Escolas de Samba: Os desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo são espetáculos grandiosos, conhecidos mundialmente pela sua extravagância, criatividade e pela competição acirrada entre as escolas.
  • Festas de rua: O Carnaval brasileiro não se limita apenas aos desfiles. As festas de rua, os trios elétricos em Salvador, e as celebrações espontâneas em diversas cidades oferecem uma experiência mais acessível e participativa para os foliões.
  • Música e dança: A música é uma parte essencial do Carnaval brasileiro, com diversos estilos como samba, axé, frevo e maracatu. A energia contagiante da música e das danças é algo único do país.
  • Hospitalidade e alegria: A cultura brasileira é conhecida pela sua hospitalidade e alegria, e essas características se intensificam durante o Carnaval. A disposição das pessoas em celebrar e compartilhar essa festividade contribui para a experiência mágica.

O Carnaval no Brasil oferece uma experiência única e emocionante, sendo uma festividade tão exuberante que proporciona viagens verdadeiramente memoráveis! As celebrações coloridas, os desfiles de escolas de samba e as festas de rua criam um contexto festivo diferente de qualquer outro, transformando as cidades em verdadeiros palcos da essência brasileira.

Se você é apaixonado por explorar ao máximo suas viagens, descobrindo novos lugares e pontos turísticos, explorar cidades nas proximidades das festas de carnaval pode ser uma forma enriquecedora de complementar sua experiência.

Nesse contexto, o aluguel de carro surge como uma opção valiosa para os foliões que buscam escapar do fluxo intenso das áreas centrais e realizar viagens curtas para conhecer cidades vizinhas, praias paradisíacas ou locais turísticos menos explorados. 

Além de proporcionar maior flexibilidade de deslocamento, o aluguel de carro oferece a liberdade de criar itinerários personalizados, permitindo que os viajantes aproveitem ao máximo a diversidade cultural e geográfica que o entorno do Carnaval pode oferecer. Faça uma simulação no site da Rentcars para conferir os carros disponíveis durante o Carnaval e escolha a melhor locadora e a tarifa que cabe no seu bolso. Depois disso, é só fechar a reserva e curtir a folia do seu jeito!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment