Quer alugar um carro, mas está em dúvida sobre como fazer isso? Veja nossas dicas especiais para fazer do seu aluguel a melhor experiência possível!

Para quem vai viajar sozinho ou em família e não pretende utilizar seu carro particular, alugar um carro é uma ótima solução para se manter independente em suas férias. Afinal, dessa forma é possível realizar qualquer atividade no seu tempo, sem pesar no orçamento. Facilita, também, para a realização de passeios noturnos ou distantes, já que não é preciso se preocupar com horários e custos com táxi ou transporte coletivo.

Você pode alugar carros para ir a qualquer região do Brasil e em mais de 160 países, podendo optar por retirá-lo diretamente nas locadoras instaladas nos principais aeroportos do mundo. Entretanto, é necessário ficar atento aos vários detalhes do serviço, assegurando todo conforto e segurança à você, sua família e amigos.

Aqui vão as melhores dicas para alugar um carro!

Precisa ter nome limpo para alugar carro?

Homem mexendo no celular, encostado na porta do carro. Ao fundo, temos uma floresta.

Geralmente, para alugar um carro, é necessário ter o nome limpo, o que significa que você não deve ter restrições legais ou pendências financeiras. Entretanto, é importante notar que a avaliação de perfil abrange outros elementos além dessas pendências. Ao chegar no balcão da locadora, você será submetida a uma nova avaliação. Por meio dos critérios estipulados pela locadora, você receberá a aprovação ou recusa para o aluguel do veículo.

A razão para essa exigência é que as locadoras querem minimizar o risco de danos aos veículos e garantir que os aluguéis sejam pagos pontualmente. 

É importante verificar com a locadora específica quais são os requisitos exatos para alugar um carro, pois as políticas podem variar de empresa para empresa e de país para país. Em algumas situações, é possível que você possa alugar um carro mesmo com um histórico de crédito menos favorável, mas pode ser necessário pagar um depósito mais alto ou obter um seguro adicional.

Como saber se meu nome está negativado?

Para verificar se seu nome está negativado, ou seja, se você possui pendências financeiras registradas em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, você pode fazer uma consulta online diretamente nos sites oficiais e verificar o que consta em seu nome.

Outra possibilidade, é baixar os aplicativos desses órgãos, como o “Serasa Consumidor” e o “SPC Consumidor”, que estão disponíveis para download nas lojas de aplicativos.

Por fim, você pode ir até ao banco e/ou instituição financeira para tirar todas as suas dúvidas. Verifique se o seu banco oferece essa opção.

Lembre-se de que ter o nome negativado pode impactar sua capacidade de obter crédito, financiamentos ou até mesmo alugar carros, como estamos tratando neste artigo. É importante manter suas finanças em ordem e resolver quaisquer pendências para evitar problemas futuros.

Quais são as restrições para alugar um carro?

Na hora de alugar um veículo, algumas coisas podem impedir o fluxo. Mas, se você estiver com tudo em dia, não terá problemas. Então, abaixo seguem os tópicos que podem restringir a sua locação de carro:

  • Idade mínima: A maioria das locadoras exige que o locatário tenha uma idade mínima, geralmente entre 21 e 25 anos. Motoristas mais jovens podem enfrentar taxas adicionais de locação devido ao maior risco percebido. Consulte nossa relação de requisitos para alugar carro no Brasil e demais dúvidas na nossa FAQ.
  • Carteira de Motorista válida: Você precisará ter uma carteira de motorista válida, física e emitida há pelo menos 2 anos.
  • Histórico de condução: Algumas locadoras podem verificar seu histórico de condução para determinar se você possui infrações graves recentes ou um histórico de acidentes significativos. Isso pode afetar sua elegibilidade para alugar um carro.
  • Cartão de crédito com limite: As locadoras podem exigir um cartão de crédito válido para cobrir cauções ou taxas de aluguel. 
  • Nome sem restrições: Como discutido anteriormente, muitas locadoras verificam se você tem um histórico de crédito limpo. Ter pendências financeiras ou restrições legais pode resultar em recusa de aluguel ou exigências adicionais.
  • Depósito de segurança: Algumas locadoras podem solicitar um depósito de segurança, especialmente se você não tiver histórico de aluguel com eles. Esse depósito é reembolsado quando você devolve o carro em boas condições.

Como alugar um carro com o nome sujo?

Ter o nome com restrições dificulta o processo de locação de veículos. Entretanto, uma das possibilidades é deixar que outra pessoa que vá viajar junto com você – sem restrições no CPF – alugue, retire o carro e dirija durante todo o período de locação. 

De qualquer forma, entre em contato com a locadora que você deseja reservar o carro e faça uma rápida análise de crédito para verificar a possibilidade. Em caso negativo, procure corrigir as restrições nos órgãos competentes e volte a fazer a reserva em outro momento.

O que é caução de aluguel de carro?

A caução de aluguel de carro é um valor que você paga antecipadamente à locadora para garantir a reserva do veículo e cobrir eventuais custos adicionais ou danos que possam ocorrer durante o período de locação. Ela atua como uma espécie de garantia para a locadora, protegendo-os contra riscos financeiros associados ao aluguel do veículo.

Na Rentcars, quando o cliente aluga um carro e vai retirar o veículo no balcão da locadora, a mesma bloqueia temporariamente um valor no cartão de crédito como garantia. Esse valor fica retido, mas não é efetivamente cobrado. A pré-autorização é uma verificação de fundos para assegurar que você tem crédito disponível suficiente para cobrir possíveis custos adicionais.

Caso o cliente devolva o carro com danos ou outros prejuízos, aí sim a caução é deduzida do cartão de crédito.

5 dicas para alugar carros

Homem sorrindo com a chave do carro na mão.

1. Reservar o carro com antecedência

Fazer uma reserva com antecedência serve tanto para passagens aéreas, reservas de hotéis como para aluguel de carro. Quanto antes você reservar, mais dinheiro você vai economizar. 

Isso se deve muito a relação de serviço VS demanda, ou seja, quanto mais próximo da sua viagem, pode ser que os carros já estejam reservados, podendo diminuir suas opções de veículos disponíveis para locação, logo o preço tende a subir. Se você aluga com mais antecedência, além de garantir maior disponibilidade, pode aproveitar tarifas bem mais em conta.

2. Requisitos para alugar carros

Para alugar um carro, você precisa ter mais de 21 anos, apresentar RG, CPF e carteira de habilitação física, válida e emitida há pelo menos dois anos (definitiva). Além disso, é imprescindível ter cartão de crédito com limite disponível para o bloqueio caução.

3. Retirada e devolução do carro

A maioria das locadoras permitem atrasos de até 29 minutos sem penalidades. Chegue 30 minutos antes da retirada/devolução do carro para agilizar o processo. Algumas locadoras oferecem entregas sem custo extra em caso de atraso de voo. Comunique antecipadamente à locadora qualquer mudança nos seus planos de viagem que afetem o aluguel do carro. Atenção: algumas locadoras podem cobrar a diária integral se você não retirar o veículo no horário acordado, sem informar o cancelamento.

4. Cobertura dos seguros na reserva

O seguro de proteção por danos ao veículo, chamado de CDW (Collision Damage Waiver) protege o veículo em casos de danos, incêndios, perda total ou avarias causados por colisões ou acidentes. Já o seguro de proteção LDW (Loss Damage Waiver) protege o veículo contra todas as situações já ditas anteriormente + contra roubos e furtos. Na Rentcars, as tarifas já incluem o custo dessas proteções.

Caso ocorra qualquer um dos sinistros acima citados, o locatário poderá ter que pagar o valor de uma franquia, indicada sempre no contrato de locação assinado pelo cliente no balcão da locadora ao retirar o veículo. Esse valor varia e depende da locadora que escolher no nosso site, da categoria do carro escolhido e também da localidade (destino) da locação do carro.

Além disso, pelo site da Rentcars, é possível adquirir o RentalCover, que aparece como opção na página de pagamento, e por um pequeno valor a mais você garante um seguro completo para danos, roubos e acidentes.

5. Viagem em família

Para mais espaço e conforto ao viajar com a família, escolha veículos como Renault Duster, Chevrolet Spin e Ford EcoSport. Eles acomodam até 5 pessoas com ar-condicionado e direção hidráulica. Se a família é maior, opte por minivans como Fiat Doblò, Chevrolet Zafira e Renault Kangoo, com espaço para até 7 ocupantes e acessórios completos.

Importante! Se você não está habituado a dirigir veículos de terceiros, de diferente porte, modelo e tecnologia, é aconselhado recorrer aos modelos mais familiarizados, pois nem sempre os veículos das locadoras serão seminovos ou novos. Além disso, sempre leia bem o voucher da reserva e fique atento às orientações para ter sempre a melhor experiência ao alugar um carro, seja no Brasil ou no exterior.

Com todas essas dicas, temos certeza que te ajudamos bastante. Então, é hora de alugar um veículo em sua próxima viagem e colocar o pé na estrada!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

    • Olá Jose, como vai?

      É possível fazer a reserva do GPS antecipadamente, pelo site. Para reservar o GPS com antecedência, acesse o site, selecione a locadora e categoria do carro que deseja, em seguida clique em “alugar” para que na próxima etapa da reserva, você tenha acesso aos itens opcionais para escolher.

      Nem todas as locadoras oferecem essa opção de contratação antecipadamente, nestes casos, você poderá solicitar esse item opcional diretamente no balcão da locadora ao retirar o veículo.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com

Write A Comment