Florianópolis oferece diversas opções de praias para todos os gostos! No roteiro de hoje visitamos praias no centro, sul e norte da Ilha, além de um agradável passeio pelo centro histórico de Florianópolis. 

Uma ilha com mais de 500 mil habitantes e repleta de simplicidade, belezas naturais, praias paradisíacas e muita diversão… Às vezes fica até difícil de acreditar que essa é uma capital, mas Florianópolis, apesar de pequena, oferece atrações imperdíveis e incríveis. Por isso, preparamos algumas dicas para você conhecer os melhores pontos turísticos da região.

Apesar de não ser a cidade mais agitada do país, no verão Florianópolis fica bem movimentada graças às diversas opções de lazer que atraem milhares de turistas, principalmente os apaixonados por praias e ecoturismo, já que seu principal atrativo é o mar. Assim, garantir um carro para conhecer tudo o que esse lugar maravilhoso tem a oferecer é fundamental. Então faça a sua reserva via Rentcars.com e garanta muita autonomia para curtir o nosso roteiro!

Praias próximas ao centro de Florianópolis

Dentre as principais atrações, a mais procurada pelos visitantes são as praias de Florianópolis, visto que a área é formada por belas orlas e trilhas que levam a outras mais desertas e tranquilas. Mais perto do centro da ilha, temos a Praia da Joaquina, a Praia da Galheta e a Praia Mole.

Uma das localidades mais lindas e famosas da ilha é a Praia da Joaquina, que fica a apenas a 45 minutos de carro do Aeroporto de Florianópolis (FLN). Conhecida por suas dunas brancas e formações rochosas, que são perfeitas para tirar várias fotos, suas águas também chamam muito a atenção, pois têm uma coloração apaixonante. Além disso, a vista do alto de suas dunas é de tirar o fôlego e sua orla ainda conta com ótimos restaurantes e quiosques.

Depois dessa parada, siga por 15 minutos de carro até a Praia da Galheta e dê uma passadinha na Praia Mole para apreciar o visual da Lagoa da Conceição a partir do seu mirante. Parando no primeiro estacionamento à direita, você já terá acesso à trilha que leva até a praia.

Vale ressaltar que a Galheta é uma das praias onde o naturalismo é permitido, porém, não obrigatório. Além disso, ela é cercada por imponentes montanhas, o que favorece ainda mais a privacidade, e tem águas transparentes que deixam o banho de mar ainda mais incrível.

Voltando à Praia da Joaquina, pegue um barco para o Centrinho da Lagoa, um local muito bonito, bem arborizado e com várias trilhas. Uma delas, inclusive, leva até uma surpreendente cachoeira que é perfeita para renovar as energias daqueles que passam por ali. Por lá também existem vários restaurantes e píers com vistas maravilhosas. Então, leve a câmera e registre cada detalhe!

Praias ao sul da ilha

A 35 minutos do centro de carro, o sul da ilha conta com praias nos seus 11 km de extensão. Para chegar até algumas delas é necessário passar por trilhas longas e com dificuldade média, então, se você tem espírito aventureiro, esse é o seu lugar!

A primeira parada é na Lagoinha do Leste, onde as trilhas partem do Pântano do Sul ou do Matadeiro. Apesar de serem um pouco difíceis, o visual desse trajeto compensa muito, pois tudo em meio à natureza é belo, ainda mais em Florianópolis!

Outro lugar paradisíaco que merece uma visita é a Praia da Armação, que fica bem próxima à Lagoinha do Leste e possui uma paisagem com muitos morros, uma ilha e barcos de pescadores, visto que é um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha.

Agora, se você estiver viajando com crianças, não deixe de passar no Pântano Sul, onde além de contar com bares e restaurantes especializados em frutos do mar, há áreas de recreação infantil e ondas bem tranquilas para os pequenos se aventurarem no surfe sem medo!

Outro lindo lugar para se visitar é a Praia do Campeche, muito frequentada por praticantes de kitesurfe e surfe devido à sua água agitada e supergelada. Além disso, a cerca de 2 km da orla, está a Ilha do Campeche, que oferece vários passeios de barco e escunas passando pela Praia da Armação e pela Barra da Lagoa.

Na ilha, o visual é incrível e há muito o que fazer, como conhecer alguns sítios arqueológicos, fazer trilhas e observar lindas espécies de peixes. Então, não se esqueça de levar seu snorkel, pois existem vários trechos bem sinalizados para a prática de mergulho.

Dica: a ilha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, então, as trilhas aquáticas e terrestres só podem ser feitas com um guia. Assim sendo, confira a disponibilidade desse serviço assim que chegar e curta cada cantinho desse lugar mágico!

Passeios no centro histórico de Florianópolis

Além de belas paisagens, a região também possui uma riquíssima história com vários pontos turísticos que comprovam isso. Assim, preparamos um roteiro completo com dicas sobre o que fazer no centro histórico para que você possa aproveitar ao máximo essa viagem!

Vamos iniciar pelo Mercado Público de Florianópolis, onde o visitante pode fazer compras, desde alimentos a bugigangas diversas, e conhecer um pouco mais a respeito das tradições da cidade através de seus artesãos. E por falar em artesanato, siga até a Casa da Alfândega, que hoje abriga o Monumento às Rendeiras, formado por bilros em homenagem às mulheres que fabricavam rendas em Florianópolis há muitos anos.

Seguindo o passeio, a Casa Victor Meirelles também merece uma visita, pois o sobrado foi lar do famoso pintor, autor do quadro “A Primeira Missa no Brasil”. O prédio foi tombado pelo Iphan e hoje é um incrível museu que expõe várias telas dele e de outros artistas.

Um pouco mais adiante, você chegará ao Largo da Catedral, onde fica a Catedral Nossa Senhora do Desterro, construída em 1753, tendo recebido 2 torres adicionais e um carrilhão de 5 sinos em 1922. O local é lindo e possui uma fachada rica em detalhes que impressionam a todos!

Descendo para a Praça XV de Novembro, você encontrará um local bastante arborizado e agradável para descansar. Além disso, no meio do largo é possível observar e fotografar a imponente figueira centenária, plantada em 1871.

Bem em frente se localiza o Palácio Cruz e Sousa, que serviu de residência dos governadores até 1954 e como sede administrativa do estado até 1896. A construção foi tombada como Patrimônio Histórico de Santa Catarina em 1984 e tornou-se sede do Museu Histórico de Santa Catarina, que conta com diversos itens da história do estado em exposição.

Jurerê Internacional: onde as festas tomam conta

Para quem procura um bom agito, a 25 km de carro do centro de Florianópolis existe um bairro nobre, repleto de mansões, hotéis e restaurantes sofisticados, além de uma das mais belas praias da cidade e vários Beach Clubs espalhados por sua orla. Se você quer badalação, Jurerê Internacional é o seu lugar!

A praia é ótima para banho e em dias de poucos ventos mais parece uma lagoa de tão calma que a água fica! Além disso, um dos principais atrativos dali é o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto, onde é possível fazer compras e apreciar os diversos cafés, lanchonetes e restaurantes com vista para o mar.

Entre os bolsões de estacionamento, na beira da praia, estão os famosos Beach Clubs, que à noite se transformam em ótimas baladas que se estendem pela madrugada. Dentre os mais badalados estão o Donna, o 300 Cosmo Beach Club, o Café de La Musique, o Beach Club P12, a casa de luxo Milk e o complexo Stage Music Park, que mantêm o título de melhores baladas do Brasil, principalmente na temporada entre o Réveillon e o Carnaval, quando a cidade está mais cheia de turistas e estudantes de férias.

Curtiu nossas dicas? Então não perca tempo! Alugue agora um carro através do nosso aplicativo ou pelo site e aproveite para expandir o seu roteiro de férias até o interior de Santa Catarina!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment