Temos a sorte de ser um país tão diversificado que, saindo de um extremo ao outro, encontramos paisagens exóticas como o pantanal e o cerrado. A cidade de Cuiabá, por exemplo, que por muito tempo foi pouco conhecida, hoje desponta no cenário turístico devido aos seus encantos naturais e sua projeção como polo agropecuário.

O aeroporto da cidade fica no município de Várzea Grande, a poucos quilômetros de Cuiabá. Para você chegar à capital, basta apenas pegar a Avenida da FEB e cruzar a ponte, depois entre na rampa de acesso à Avenida Tenente Coronel Duarte: esta é a via responsável por levar você até o centro.

como-dirigir-no-transito-de-cuiaba
Avenida FEB – Por Orleanscba (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0], undefined

Em dias de chuva forte, a Avenida Tenente Coronel Duarte fica alagada e é melhor evitar este trajeto, buscando rotas alternativas pelas ruas adjacentes. Se você perguntar sobre esta avenida aos cuiabanos, eles podem estranhar um pouco o nome, porque lá ela é conhecida como ‘Prainha’. Antigamente, a via era um rio que os colonizadores utilizaram para retirar minério, e quando as pedras preciosas pararam de emergir, decidiram dar outra utilidade ao local: via de acesso.

Cuiabá tem muitas destas histórias de transição entre a paisagem natural e a modificada pelo homem. Isso porque na época de desenvolvimento da cidade não houve nenhum planejamento estrutural e preocupação ambiental. Felizmente, Cuiabá ainda mantém muitas árvores em pé e sua paisagem é composta com a variedade do ecossistema brasileiro.

Voltando à nossa trajetória, é hora de visitar os pontos turísticos. Aproveitando que você está na Avenida Tenente Coronel Duarte, siga em frente até avistar a Avenida Getúlio Vargas. A Avenida Getúlio Vargas é arborizada e estreita: são apenas duas faixas, em que você ainda vai cruzar com os ônibus.

Logo ao fazer a conversão, vá em frente entrando à esquerda na Rua Antônio Maria e depois entre na Travessa Júlio Müller, para conhecer a majestosa Basílica Catedral Nosso Senhor do Bom Jesus. O local reconstruído em taipa aparece imponente na paisagem central. Esta área é muito bonita, há uma praça em frente à catedral e construções ao estilo colonial.

como-dirigir-no-transito-de-cuiaba
Catedral Metropolitana – By Morio – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=500180

Saindo da Igreja, é hora de conhecer a Casa do Artesão. Este é um programa cultural que vai lhe mostrar toda a história do artesanato e culinária local. Leve um dinheiro a mais, pois os produtos deste casarão de 1910 também ficam à venda. A Casa do Artesão fica a duas quadras da Igreja, localizada na Rua Treze de Junho.

Na FUNAI de Cuiabá há uma exposição interessante de trabalhos dos índios do Parque Xingu. Você vê peças raras, que muitas vezes são levadas a outras cidades com preços exorbitantes. A FUNAI fica bem perto da Casa do Artesão e de carro você não vai gastar mais do que cinco minutos. Pegue novamente a Avenida Getúlio Vargas e suba pela Rua Pedro Celestino, vire à esquerda e depois entre na Barão de Melgaço.

como-dirigir-no-transito-de-cuiaba
Amanhecer visto do mirante do parque Mãe Bonifácia – Por Nelio Oliveira (Amanhecer) [GFDL undefined CC BY-SA 3.0], undefined

Expondo a fauna e flora local, o Parque Mãe Bonifácia é excelente para o descanso depois de um dia de passeio; você pode aproveitar o entardecer para conhecer as trilhas que o levam à vegetação típica de Cuiabá: o cerrado. Pegando mais uma vez a Avenida Getúlio Vargas, entre na Avenida Lava Pés e siga para o norte pela Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, entre à esquerda na Rua Coronel Otiles Moreira, vire à esquerda na primeira esquina e à direita na rua Marechal Severiano de Moraes, que vai sair dentro do parque.

Este Parque era um antigo quilombo, que recebeu o nome Mãe Bonifácia em homenagem à curandeira que administrava toda a área.

Fique Sabendo!

Cuiabá é uma das cidades-sede da Copa do Mundo e seu trânsito está sendo melhorado em algumas áreas para tentar desafogar o engarrafamento, que já está se tornando comum na capital do Mato Grosso. Espere com isso ter que desviar a rota em certos pontos que ficarão interditados.

Mato Grosso
A Avenida Miguel Sutil do centro é uma das vias a serem evitadas no horário do rush

Crédito da foto: SECOM-MT

Os horários de pico são os mesmos dos grandes centros, contudo, à tarde o tráfego fica ainda mais lento nas avenidas do contorno central.

E você, tem mais dicas para os nossos motoristas que estão indo para Cuiabá? Deixe a sua mensagem na nossa caixa de comentários!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment