Descoberto pelos vikings e colonizado por franceses e ingleses, o Canadá é um país onde, ao dirigir, o motorista tem a visão preenchida por lugares extraordinários. Seguindo o Roteiro Canadá: Montreal, Ottawa e Toronto, conheceremos uma mistura de etnias e culturas que fomenta a boa convivência entre canadenses e turistas.

No Canadá, a natureza é quem dita as regras. O frio no país é tão intenso, que os canadenses criaram uma cidade subterrânea para se abrigarem durante os dias mais frios de inverno. Independente da temperatura, viajar pelas cidades canadenses é desfrutar das mais originais e impressionantes atrações turísticas. E para ver tudo isso com calma, alugue um carro! Assim você conhece os pontos turísticos que quiser e ainda economiza tempo e dinheiro!

Montreal

Roteiro Canadá

Para iniciar o Roteiro Canadá, nada melhor do que conhecer as atrações de Montreal é uma cidade fria, muito fria, e para fugir das temperaturas baixas, os canadenses decidiram arrumar um jeito de evitar o exterior e continuar sempre em locais fechados. Assim surgiram as galerias subterrâneas, que de tão grandes, têm até prédios! A Ville Souterraine fica aberta somente durante o horário comercial e é uma ótima maneira de descobrir os costumes do país.

La Vieux tem ruas bem estreitas e você deve ficar atento ao estacionamento. Foto: Sibling/Flickr

Montreal está situada na província de Quebec, e isto significa que a cidade tem muita influência da cultura francesa. Todas as ruas do município são denominadas em francês e pegando a Rua Notre Dame, na região central, você já ficará pertinho de várias atrações. Com muitos prédios baseados na arquitetura gótica, a modernidade parece passar despercebida por aqui – não é a toa que o bairro se chama La Veiux, velha Montreal. Na Place D’Armes, a Catedral Notre-Dame, a Maisonneuve e a Séminaire de Saint-Sulpice ficam quase coladas umas às outras.

Continuando pelo bairro, dá para visitar o Musee D’art Contemporain e o Museu de Arqueologia, para depois, encerrar o dia no belíssimo Parc Du Mont Royal, um local dominado por árvores. Caminhando pelo parque, você chega ao topo da Montanha Royal, que proporciona uma visão cinematográfica de Montreal. Mais alguns passos adiante, não deixe de entrar no Oratório de St. Joseph, uma igreja de 152m de altura que guarda obras sacras esplêndidas.

Roteiro Canadá
Igreja St. Joseph

Para curtir a noite, você nem precisa dirigir para muito longe, no Quartier Latin dá para beber umas nos bares, degustar a culinária local e depois partir para o Teatro Telus ou o então para o Teatro St-Denis.

roteiro-canada
Marché Bonsecours-Montréal – Por Roma1314 (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Montreal exige energia dos turistas, e no segundo dia de viagem, continuamos em La Vieux para conhecer o Port Vieux. O porto tem vários programas a oferecer. Você pode ir numa das docas onde está o Centro de Ciências ou tirar fotos do monumento Relógio da Torre. O porto também dá acesso à Ilha de Santa Helena, um local bem arborizado com o Parque Jean Drapeua e a Biosfera, um museu ecológico que tem a aparência de uma bola.

Roteiro Canadá
Parque Jean Drapeua e a Biosfera

Para você levar uma lembrança de Montreal inclua o histórico mercado Marché Bonsecours no seu tour. No edifício há várias boutiques que vendem desde artesanatos até roupas de grife. Achou os preços muito caros? Então pegue o seu carro e siga com destino ao bairro La Petite-Italie, pela Saint Laurent Boulevard. No local há opções bem mais em conta para os turistas que desejam levar uma lembrancinha local, sem gastar muito.

Já nos dirigindo para o fim da nossa jornada por Montreal, seguimos para o norte, rumo ao Parc Maisonneuve, onde está o Jardim Botânico, o segundo maior do mundo e o Centro Olímpico, um complexo de entretenimento que vai muito além dos esportes.

Ottawa

panoramica Ottawa
Panorâmica de Ottawa

Um dos principais destaques do Roteiro Canadá é a visita a cidade de Ottawa, que é a capital do país e também o seu espelho. Na cidade, as culturas inglesas e francesas são nítidas, entretanto a herança do trono inglês se acentua. Ottawa é uma cidade linda, bem arborizada e muito segura. Um fato que revela muito sobre ela é o título de cidade com maior nível educacional. O Parliament Hills dá início ao nosso passeio pela região, tendo o projeto arquitetônico idêntica aos prédios góticos londrinos. Situado às margens do Rio Ottawa, o visitante entra gratuitamente para conhecer o interior do Parlamento canadense e a sua biblioteca.

roteiro-canada
Uma das grandes atrações é ver de perto a troca da guarda – By Yann Fauché & Alma Mulalic – Own work, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=645862

Pegando o caminho norte, pela Sussex Drive, passamos pelo suntuoso Major’s Hill Park, sede do tradicional festival de tulipas. A partir do parque é possível ver o Parliament Hills emoldurado pela natureza, uma imagem espetacular. Você pode estacionar o seu carro próximo ao parque para seguir a pé até a Galeria Nacional, a Basílica de Notre Dame e a Casa da Moeda canadense. Ok, este último pode parecer um local chato, mas o prédio é igual a uma fortaleza medieval, ou seja, seu exterior é admirável.

Depois de tanto caminhar e contemplar quadros e fachadas, a fome começa a bater, para dar uma pausa no roteiro seguimos ao Rideau Centre, um shopping cheio de lojas de marca e bons restaurantes.

Para fechar à tarde, o Museu de Guerra Canadense tem um acervo com vários artefatos bélicos. Ao anoitecer, continue na mesma região central, os pubs e casas noturnas se concentram todos ali.

Toronto

Roteiro Canadá
Panorâmica de Toronto

Partindo rumo ao sul, passaremos pelo gigantesco Lago Ontário para chegar à Toronto. Antes disso, dá para fazer uma paradinha na magnífica Kingston. Por ser a primeira capital do Canadá, Kingston tem vários edifícios históricos. A cidade está às margens do imponente Lago Ontário que no inverno, a temperatura congela totalmente as suas águas, sendo uma das grandes atrações para turistas do mundo todo, que vão até lá curtir a paisagem magnífica.

Para você compreender um pouco melhor a cidade de Toronto, pegue todas as culturas do mundo, adicione um toque canadense e você terá uma cidade com o dobro em diversão, entretenimento e costumes. Toronto é um mix de tradições, e todos se sentem acolhidos e extasiados nesta cidade. O tamanho de Toronto também chama a atenção. É enorme, e para você não se perder, comece o passeio em Harbourfront. No bairro há atrações para um dia inteiro; teatro, museus – como o York Quay Centre Visual Arts e a Galeria de Artes Contemporâneas – mercadão, shopping e até uma cervejaria, que oferece um tour por sua fábrica.

Saindo dali, suba uma quadra para chegar à CN Tower – de longe você já avista o prédio e fica fácil achá-lo. No alto da torre a visão é completa, de noite, o breu do lago deixa ainda mais cintilante as luzes da cidade.

Outra super dica do nosso Roteiro Canadá é reservar um dia inteiro para conhecer o Royal Ontario Museum e a Casa Loma. As duas atrações ficam fora do centro da cidade, na região norte. Os três andares do museu vão consumir boa parte do seu tempo de uma forma muito positiva, a história da humanidade e seus objetos artísticos e científicos estão todos ali.

Roteiro Canadá
Royal Ontario Museum – Por Open Grid Scheduler – CC0 1.0 Universal (CC0 1.0) – Flickr

A Casa Loma é um castelo de conto de fadas. A visita aos jardins, salões e quartos é imperdível. Toronto merece mais um dia na sua agenda que será muito bem desfrutado nas Ilhas de Toronto. Para chegar lá é preciso voltar à Harbourfront e pegar uma das embarcações. No calor você pode aproveitar as praias naturalistas, e no inverno, é possível conhecer os parques e clubes da região.

roteiro-canada
Casa Loma – Por Larry Koester – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Como chegar

Montreal até Ottawa: Seguindo ao sul, pegue a Boulevard Saint-Laurent e depois siga pela Rue Saint Antoine. Na rampa de acesso entre à esquerda para a Autoroute 720 W. Depois pegue a saída 1N sentido Autoroute Décarie/Autoroute 15 N em direção a Saint-Jérôme. Mais adiante entre na 70-O à esquerda para a Autoroute 40 O. Siga pela Autoroute 40 W continuando o caminho pela ON-417 W. Na saída 118 para a Nicholas Street siga em direção a Gatineau/Autoroute 5 para entrar em Ottawa.

Ottawa até Kingston: Saindo pela direção sudoeste, entre na Albert Street que depois se torna Ottawa Road 40/Ottawa Road 42 sentido O’Connor St/Ontario 17 Business. Entre na O’Connor Street para depois pegar a ON-417 W. Saia da via à esquerda entrando na ON-416 S em direção a ON-401. Depois, para entrar em Kingston, procure a saída 619 em direção a Battersea/Montreal Street/Kingston.

Kingston até Toronto: Entre na rampa de acesso sentido Ontario 401 W para Belleville/Toronto. Pegue a saída West sentido ON-404/Don Valley Parkway em direção a Downtown/Centre-Ville, que o levará diretamente à Toronto.

O que achou do nosso Roteiro Canadá? Deixe o seu comentário!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

1 Comment

Write A Comment