No post de hoje vamos falar sobre a história das mais famosas pontes brasileiras! Vamos passar por Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e várias outras cidades que têm pontes espetaculares!

Hercílio Luz

Uma das pontes brasileiras mais belas. A Ponte Hercílio Luz foi construída com a finalidade de ligar as duas partes de Florianópolis, ou seja, a Ilha à parte Continental. Inaugurada em 1926, a ponte foi construída em estilo pênsil e está em média a 30 metros do nível do mar.

A Estrutura de ferro teve sua primeira desativação decretada em 1982 e em 1988 voltou a ser aberta para pedestres, sendo completamente fechada novamente em 1991. Atualmente, a ponte está em processo de reforma, além de ter se tornado patrimônio histórico e artístico da cidade.

Hoje para ir e vir das duas partes da cidade utilizam-se as pontes Colombo Sales (sentido continente) e Pedro Ivo Campos (sentido ilha).

E uma curiosidade: todo o material utilizado em sua construção veio dos Estados Unidos!

Ponte Rio Niterói

Ponte Rio Niterói

A Ponte que liga o município do Rio de Janeiro a Niterói, passando pela Baía de Guanabara, tem como nome oficial Ponte Presidente Costa e Silva e foi inaugurada em 1974.

A Ponte tem 13 km de extensão, sendo praticamente 9 km sobre o mar (um dos maiores obstáculos para sua construção). Para sustentar a ponte neste trecho foi necessário perfurar o subsolo oceânico em busca de um terreno rochoso que aguentasse a estrutura. Os outros 5 km foram necessários para interligar a estrutura da ponte ao trajeto da BR-101.

Atualmente passam pela ponte em média 140 mil veículos por dia e, aos finais de semana, o congestionamento atinge diversos quilômetros, já que a ponte consiste no menor trajeto entre as duas cidades e demais praias do estado do Rio de Janeiro.

Terceira Ponte de Vitória

conheca-um-pouco-da-historia-das-pontes-mais-famosas-do-brasil
Por Priscus (Imagem40.jpg) [CC BY 3.0], undefined

Um dos cartões-postais do estado do Espírito Santo e das cidades que conecta, a Terceira Ponte, ou oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, foi a terceira ponte construída para ligar Vitória a Vila Velha.

A Ponte conta com aproximadamente 3,3 km de extensão e seu ponto mais alto tem 70 metros. Inaugurada em 1989 com o intuito de desafogar o trânsito das outras duas pontes anteriormente  construídas, a Terceira Ponte tornou-se o caminho mais importante entre as duas cidades e hoje tem um trafego aproximado de 60 mil veículos por dia.

 A Terceira Ponte conta com Praça de Pedágio e um dos melhores sistemas de  monitoramento do Brasil.

Ponte Octávio Frias de Oliveira

conheca-um-pouco-da-historia-das-pontes-mais-famosas-do-brasil
By Marcosleal (Own work) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons

Uma das pontes mais importantes de São Paulo, a Ponte Octávio Frias de Oliveira foi inaugurada em 2008 e faz parte do Complexo Viário Real Parque. A Ponte tem 1,6 km e foi construída no estilo estaiado, ou seja, a ponte é suspensa por cabos de sustentação que partem de mastros.

A Ponte passa pelo rio Pinheiros e conta com 6 vias divididas em duas pistas; a pista mais alta tem sentido Av. Jornalista Roberto Marinho para a Marginal Pinheiros, a mais baixa, sentido Marginal Pinheiros para Av. Jornalista Roberto Marinho.

E mais uma curiosidade: apesar de ter se transformado em atrativo turístico da região, a ponte desrespeita a lei e não possui ciclovia.

Ponte JK

conheca-um-pouco-da-historia-das-pontes-mais-famosas-do-brasil
Por Mugnatto (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY 3.0], undefined

A Ponte Juscelino Kubitschek foi inaugurada em Brasília em 2002 e cruza a Lagoa Paranoá, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião ao plano piloto de  Brasília. A ponte tem 1,2 km, seis vias, sendo três para cada sentido, além de espaço para pedestres e ciclistas.

A ponte é ainda mais um dos cartões postais da cidade, tendo ganho alguns prêmios e reconhecimento internacional, inclusive sendo reconhecida pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, como uma das pontes mais bonitas do mundo.

Você sabia? Os detalhes da arquitetura da ponte, como seus arcos tensionados, foram projetados para reproduzir o movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d’água.

Ponte do Guaíba

conheca-um-pouco-da-historia-das-pontes-mais-famosas-do-brasil
By Ayr Aliski (Flickr) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

A  Ponte Getúlio Vargas ou Ponte do Guaíba é a mais famosa das quarto pontes que fazem parte da Travessia Régis Bittencourt. Inaugurada em 1958, a ponte conta atualmente com um volume superior a 30 mil carros diários.

A estrutura de  duas faixas e aproximadamente 8 km liga a capital Porto Alegre, ao sul do estado do Rio Grande do Sul, na intersecção das rodovias BR-116 e BR-290.

Para que o tráfego de navios pelo Lago Guaíba não fosse afetado, a ponte foi construída com um vão móvel que eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão a quase 25 metros de altura.

Agora que você já conhece um pouco mais das pontes do Brasil, que tal alugar um carro e fazer uma visita? Conheça o Brasil!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment