Berço do samba, foco do mundo durante o carnaval e celebrada ao longo dos anos em “1001” músicas, o Rio de Janeiro-RJ é, sem dúvida, uma das cidades mais reconhecidas e mais atrativas do mundo, por esses e outros motivos, merece estar no seu plano de viagens.

Reza a lenda, que o local foi visitado em janeiro de 1502 por exploradores portugueses, que acreditavam que a baía que eles avistaram na chegada (agora chamada Baía de Guanabara) era a foz de um rio. Por isso, surgiu o nome de Rio de Janeiro-RJ.

Não importa se você ficará três dias ou dez na cidade, a quantidade e a variedade de opções que ela oferece ao visitante certamente irá mantê-lo cativado. Portanto, abaixe o vidro do carro na estrada costeira, coloque a sua música favorita e aprecie as belezas do trajeto. Não é à toa que o Rio de Janeiro-RJ é conhecido mundialmente como a Cidade Maravilhosa.

Para aproveitar o melhor dessa viagem, preparamos um roteiro especial, considerando as melhores atrações locais. Vamos seguir nessa viagem incrível? Confira as melhores atrações e eventos para você aproveitar ao máximo essa experiência única.

Pedra Bonita

Roteiro Rio de Janeiro - As melhores atrações
Pedra Bonita com Vista da Pedra da Gávea.jpg – Caio Basilio – Attribution-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-SA 3.0) – https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

O melhor jeito de chegar até Pedra Bonita é de carro. Este monolito rochoso é colossal. A 693 metros acima do nível do mar, o panorama da cidade está garantido e irá deixá-lo sem palavras. Ele se encontra no Parque Natural de Tijuca, entre os bairros de São Conrado e Barra de Tijuca. Para chegar até o ponto mais alto, é recomendável levar água e um lanche, pois a caminhada pela trilha dura em média 20 a 30 minutos e a alta temperatura da cidade fazem dela uma trilha de dificuldade moderada. Além da vista, Pedra Bonita atrai caçadores de emoções a procura do salto perfeito, na estação de parapente situada a mais de 500m sobre a Zona Sul. Assim que chegar lá, provavelmente não vai querer ir embora, tamanha beleza do local.

Roteiro Rio de Janeiro - As melhores atrações
Orelha do Imperador.JPG – Rafael Rabello de Barros – Attribution-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-SA 3.0)- https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Dica: Do lado da Pedra Bonita está a sua “irmã”, a Pedra da Gávea. Com 842 metros de altura e vistas proporcionais a fazem uma opção atraente também. Mas fique de olho, a trilha até o topo tem duração aproximada de 2h e meia, através da Floresta de Tijuca – procure a Orelha da Pedra da Gávea.

Pedra do Sal

Roteiro Rio de Janeiro - As melhores atrações
Pedra do sal – sandy marie – Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)

Um pouco além dos brilhantes edifícios do Centro da cidade, “esconde-se” o bairro histórico de Pedra do Sal, a cidade velha do samba. Este é o local de nascimento do samba e um dos principais locais culturais da história do Brasil. Um passeio de dia levará os visitantes através de um labirinto de ruas de paralelepípedos, casas de tons pastel e vibrantes, além de escadarias coloridas. A caminhada final para o topo do penhasco revela uma vista espetacular do Morro da Conceição.

As festividades no bairro começam as 9 horas da noite com ofertas de cervejas geladas, comidas de rua e uma seleção dos melhores músicos da cidade. É recomendável chegar cedo o suficiente para encontrar um lugar sobre a rocha colossal para ter o melhor panorama da festa.

Praia Grumari

Roteiro Rio de Janeiro - As melhores atrações
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grumari.jpg#/media/File:Grumari.jpg

Longe da agitação das praias de Copacabana e Ipanema estão um grupo de praias isoladas que vale a pena procurar. Alugue um carro e dirija-se para o lado oeste até a praia mais secreta do Rio de Janeiro-RJ. No trajeto, a estrada costeia desde a Barra de Tijuca, oferecendo uma linda vista do oceano, passando por algumas das outras praias mais afastadas do estresse urbano. Há uma variedade de opções para escolher, desde o glamour californiano da Praia da Barra, até a vibrante e descontraída Prainha, para finalmente chegar no paraíso de Grumari.

Do lado de uma estrada de paralelepípedos, os únicos vizinhos da Praia de Grumari são as montanhas verdes. E além da praia, se quiser curtir uma boa comida junto com impressionantes paisagens, procure o Bar da Guaratiba, característico por oferecer uma deliciosa comida típica baiana.

O momento perfeito para desfrutar deste trecho pouco conhecido, de águas quentes é logo cedo, nas manhãs de segunda a sexta, quando a praia está quase deserta, povoada somente por um punhado de amantes de praias.

Parque Lage

Roteiro Rio de Janeiro - As melhores atrações
The atrium of the mansion with café. – Matthew Levine – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

O Parque Lage é um parque público constituído por um palacete de arquitetura italiana, localizado no bairro Jardim Botânico, aos pés do Corcovado. É um excelente local para crianças e também para quem gosta de trilhas. É utilizado também como escola de Artes Visuais e oferece uma singular, quase surreal, fusão entre o espaço verde da floresta da Tijuca e arquitetura eclética. Para os mais aventureiros, é possível achar uma trilha por trás dele onde o visitante poderá deleitar-se com cachoeiras e alguns pontos quase secretos, até chegar na entrada de acesso ao Cristo Redentor, no Corcovado.

Mirante Dona Marta

Roteiro Rio de Janeiro - Asmelhores atrações
Pão de Açúcar visto do Mirante Dona Marta – KarlaFPaiva – Attribution-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-SA 3.0) – https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Quer ver um cartão postal da Cidade Maravilhosa ao vivo? Dirija-se ao Mirante Dona Marta. É um morro de 275m de altitude que indiscutivelmente oferece uma das melhores panorâmicas dessa metrópole brasileira. A baixa altitude do morro permite ao visitante apreciarem a paisagem da cidade do Rio de Janeiro-RJ com muito mais detalhes. Além disso, esta parada não fica tão cheia de gente quanto o resto dos seus mirantes irmãos, o que permite ao viajante aproveitar o pôr do sol da cidade num ambiente privilegiado.

Não é o lugar mais facilmente acessível (o melhor jeito de chegar é de carro), mas vale a pena e não custa um centavo sequer. O cenário da cidade iluminada durante a noite, aos seus pés, é realmente mágico.

Feiras da Rua

Roteiro Rio de Janeiro - As melhores atrações
Feira do Lavradio – Colin Hepburn – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Um excelente modo de tomar contato direto com a cultura carioca é sair pelas ruas e participar das feiras que a cidade oferece. Tem muitas delas, mas duas que são muito recomendáveis. A Feira Hippie de Ipanema e a Feira do Lavradio.

Feira Hippie de Ipanema:

Uma das maiores feiras do Rio é esta, que teve origem no fim dos anos 60. Em 1968 a feira se tornou oficial e hoje, acontece todos os domingos, das 8:00h às 20:00h.

Nela o visitante pode encontrar de tudo, desde obras de arte a raridades e souvenirs. Este é um dos melhores mercados a céu aberto do Rio para comprar artesanatos, arte naif, pinturas em geral, pedras semi preciosas, cangas, roupas de banho…a lista não termina nunca.

Feira do Lavradio (Feira Rio Antigo):

A Feira do Rio Antigo, também conhecida como a Feira do Lavradio acontece uma vez por mês (no primeiro sábado) mas, se você estiver por lá, não perca a oportunidade de visitá-la. Os edifícios coloniais da Rua Lavradio se tornam uma instalação viva e toda a rua se enche de antiguidades, vestuários, barracas de artesanato e de comida. Tudo isso ao som de grupos de samba tradicionais que adicionam um ar festivo e autêntico nesta experiência.

Horário de funcionamento: Das 10h as 18h.

Shoppings

Além das belezas naturais, o Rio de Janeiro-RJ também tem uma excelente oferta de shoppings para quem gosta de fazer compras ou simplesmente, fazer as refeições com tranquilidade, num ambiente preparado, que oferece diversas opções de restaurantes, e lanchonetes, com ar condicionado e toda estrutura que você precisa para curtir e relaxar um pouco.

Duas excelentes opções são o Shopping Leblon, localizado a três quadras da Praia de Leblon ou o Shopping Village Mall, convenientemente localizado no Bairro de Barra de Tijuca.

Você vai conseguir achar uma fantástica oferta de lojas, além de modernos cinemas com as últimas estreias da indústria cinematográfica (para quem vai ao Rio com filhos pequenos, pode ser uma boa alternativa de programa). Ambos shoppings tem ampla variedade de restaurantes.

Dica: Para os mais novos da família, do dia 11 ao dia 21 de agosto, no Lounge do 2º piso do Shopping Leblon, os mascotes das Olimpíadas estarão fazendo a festa da criançada.

Parque Olímpico

Enquanto você estiver desbravando o Rio de Janeiro-RJ, numa das atrações perto da Barra da Tijuca, por que não conferir o novo Parque Olímpico da Barra, construído especialmente para os Jogos de Verão Rio 2016?

Curiosidade: Os primeiros Jogos Olímpicos foram realizados a partir de 776 aC até 393 dC e levou 1503 anos para eles voltarem a ser disputados. Os primeiros Jogos modernos foram realizados em Atenas, Grécia, em 1896.

Passeie pelas ruas do Parque Olímpico, entre os edifícios utilizados para os Jogos Olímpicos, e aproveite a grande oportunidade de visitar estruturas emblemáticas de relevância mundial, antigas e modernas, como o Estádio do Maracanã ou o Parque Aquático Olímpico (que se transforma em um espetáculo arquitetônico e de luz durante as noites). Essas construções acolheram mitos do esporte mundial como Michael Phelps, Usain Bolt, Rafael Nadal entre centenas de atletas de elite de todo o mundo, que estiveram ou estão no Rio para competir na maior festa do esporte do mundo.

Um único roteiro sobre o Rio de Janeiro-RJ é pouco, tamanha beleza do local. Por isso, sugerimos conferir outras rotas que selecionamos para quem vai passar mais tempo na cidade maravilhosa. Aproveite ao máximo a estadia e divirta-se muito. Depois, conte-nos como foi a sua experiência de viagem por esse, que é um dos destinos mais impressionantes do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment