Foz do Iguaçu, conhecida mundialmente por sua beleza natural única, oferece aos visitantes um espetáculo incrível: as deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza! Além disso, a cidade abriga a segunda maior hidrelétrica do Brasil e a líder global em produção de energia, a Usina de Itaipu.

Com tantas atrações grandiosas, a região atrai turistas durante todo o ano, que podem desfrutar de diversas outras atividades encantadoras. Confira um roteiro completo para explorar Foz, um dos destinos turísticos mais deslumbrantes do Brasil!

O que fazer em Foz do Iguaçu?

1. Parque Nacional do Iguaçu

Foto aérea das Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. É possível ver as quedas de água e a vegetação local.

O Parque Nacional do Iguaçu é uma área de preservação natural que abriga uma das maravilhas naturais mais espetaculares do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Por lá, você pode fazer várias atividades! Veja quais:

  • Cataratas do Iguaçu: As cataratas são o destaque do parque, consistindo em cerca de mais de 270 quedas d’água em uma extensa rede de trilhas e passarelas. A mais famosa delas é a “Garganta do Diabo”, onde a água despenca em uma imensa cortina. As vistas são espetaculares, e é possível explorar a área a pé ou de barco.
  • Passeio de Barco Macuco Safari: Uma das melhores maneiras de experimentar as cataratas é fazer um passeio de barco pelo rio Iguaçu. Prepare-se para se molhar, mas é uma experiência emocionante que permite uma perspectiva única das quedas d’água.
  • Trilhas ecológicas: O parque oferece várias trilhas para caminhadas, como a Trilha das Cataratas, a Trilha do Poço Preto e outras. Essas trilhas permitem que os visitantes explorem a beleza natural da região e observem a fauna e a flora locais.
  • Observação de aves: O Parque Nacional do Iguaçu é o lar de uma rica diversidade de aves. Os observadores de aves ficarão encantados com a oportunidade de ver várias espécies, incluindo tucanos, araras e muitas outras!
  • Centro de Visitantes: Antes de começar a explorar o parque, vale a pena visitar o Centro de Visitantes, onde você pode aprender mais sobre a história natural e cultural da área por meio de exposições interativas.
  • Passeio de helicóptero: Para uma visão verdadeiramente panorâmica das cataratas e do parque, você pode fazer um passeio de helicóptero que oferece vistas deslumbrantes do alto.
  • Parque das Aves: Embora não faça parte do Parque Nacional, o Parque das Aves fica nas proximidades e é uma atração popular. Ele abriga uma variedade de aves tropicais em amplos viveiros naturais, onde você pode caminhar por eles e ter contato direto com os animais.

2. Parque Nacional Iguazú, Argentina

Foto das cataratas do lado argentino, no Parque Nacional Iguazú. O céu está azul e é possível ver a vegetação bem verde ao redor.

O Parque Nacional Iguazú, já na Argentina, é outra área de preservação natural que abriga as espetaculares Cataratas do Iguaçu, compartilhadas com o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil. Aqui estão algumas das principais atividades que você pode fazer no parque:

  • Caminhadas: Explore as diversas trilhas e passarelas que levam você às cataratas e oferecem vistas incríveis. A trilha mais famosa é a Circuito Superior, que leva você a uma vista panorâmica das quedas. Há também o Circuito Inferior, que oferece vistas mais próximas e emocionantes.
  • Garganta do Diabo: A principal atração do lado argentino é a Garganta do Diabo, ou Garganta del Diablo em espanhol, onde você pode chegar a pé ou de trem e admirar a vista espetacular da queda d’água mais poderosa e imponente do complexo.
  • Passeios de barco: Assim como no lado brasileiro, você pode fazer passeios de barco emocionantes que o levam bem perto das cataratas. O Passeio de Barco Gran Aventura é uma das opções mais populares.
  • Trilhas na selva: Além das trilhas que levam às cataratas, o parque também oferece trilhas na selva, onde você pode explorar a flora e a fauna locais. A Trilha Macuco é uma ótima pedida!
  • Observação de aves: O Parque Nacional Iguazú também é um ótimo local para a observação de aves, com uma grande variedade de espécies tropicais. Uma dica é levar binóculos para ter uma experiência ainda melhor.
  • Passeio de trem ecológico: Se você não é muito da caminhada, no parque existe um trem ecológico que leva os visitantes a várias áreas, proporcionando uma maneira mais confortável de exploração do local.
  • Atividades adicionais: Dependendo da sua disponibilidade de tempo e interesse, o parque oferece atividades como caiaque no rio Iguaçu, safári fotográfico e passeios de bicicleta. 

3. Parque das Aves

Foto de um par de araras vermelhas e suas asas coloridas de azul e amarelo, paradas em cima de um tronco de árvore.

O Parque das Aves é uma atração bem próxima às Cataratas do Iguaçu, conhecida por abrigar uma variedade espetacular de aves tropicais em amplos viveiros naturais. Dá para você ir de a pé entre um atrativo e outro.

Esse é um passeio sensacional e indispensável! Os visitantes podem apreciar a diversidade de aves, incluindo tucanos, araras e flamingos, em um ambiente que reproduz o habitat natural dessas aves. Além disso, o parque tem um forte foco em educação e conservação, participando ativamente de esforços para preservar espécies ameaçadas, tornando-o não apenas uma atração turística, mas também um local de aprendizado e conservação da vida selvagem.

4. Macuco Safári

Esse passeio começa com um percurso de jipe pela selva, onde os guias compartilham informações sobre a fauna e a flora da região. Após o passeio de jipe, os visitantes embarcam em botes infláveis que os levam diretamente até as cataratas, chegando tão perto que é impossível não se molhar com as poderosas quedas d’água. É uma experiência única!

5. Passeio de helicóptero

Foto de uma das quedas de água mais altas das Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Já pensou em ver as cataratas de cima? O passeio de helicóptero proporciona essa experiência pra lá de emocionante! Os visitantes podem optar por diferentes durações de voo, variando de 10 a 30 minutos, dependendo do pacote escolhido. Durante o passeio, os passageiros têm a oportunidade de apreciar as quedas d’água de ângulos únicos e observar a grandiosidade das cataratas, com uma perspectiva completamente diferente. 

6. Itaipu Binacional

Foto de uma das barragens da Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas da América Latina.

A Itaipu Binacional se destaca como uma líder global na geração de energia limpa e renovável, tendo gerado uma impressionante quantidade de mais de 2,9 milhões de GWh desde o início de suas operações. É possível visitar o interior da hidrelétrica. Confira as principais atividades:

  • Tour panorâmico: No passeio panorâmico, os visitantes percorrem uma estrada cênica que oferece vistas espetaculares da usina e do lago Itaipu. É uma oportunidade para aprender sobre a história, a construção e o funcionamento da usina.
  • Visita interna: O passeio Itaipu Especial permite que os visitantes entrem na usina e conheçam suas instalações internas. Você verá as enormes turbinas, as salas de controle e aprenderá sobre a geração de energia hidrelétrica.
  • Museus e exposições: O complexo também inclui museus e exposições que detalham a história e os aspectos técnicos da usina. Há exposições interativas que explicam o processo de produção de energia de forma educativa e envolvente.
  • Ecoaventura: Para os mais aventureiros, o complexo oferece atividades como passeios de catamarã no lago, trilhas ecológicas e até mesmo passeios de bicicleta.

7. Marco das 3 Fronteiras

O Marco das 3 Fronteiras é um local simbólico onde as fronteiras de Brasil, Argentina e Paraguai se encontram. Os visitantes podem apreciar vistas panorâmicas deslumbrantes das três nações a partir deste ponto. É um ótimo ponto para tirar aquela foto incrível! 

8. Visitar Puerto Iguazu

Foto de uma das belas cachoeiras de Puerto Iguazu, com uma turista observando a queda d'água.

Puerto Iguazu é uma cidade argentina situada próxima às Cataratas do Iguaçu. Por lá, os turistas desfrutam de uma atmosfera relaxante, podendo jantar em restaurantes tradicionais argentinos, comprar artesanato local e, é claro, visitar o Parque Nacional Iguazú para apreciar as incríveis Cataratas do Iguaçu a partir do lado argentino. É também um ponto de partida conveniente para explorar outras atrações da região, como a Mesquita Muçulmana e a Usina de Itaipu.

9. Mesquita Muçulmana

A Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab é um marco cultural e religioso em Foz do Iguaçu. Esta bela mesquita é uma das maiores da América do Sul e está aberta para visitantes de todas as religiões. Os visitantes podem admirar a arquitetura islâmica, aprender sobre a cultura muçulmana e participar de visitas guiadas que explicam os princípios e práticas da religião islâmica. 

10. Templo Budista Chen Tien

O Templo Budista Chen Tien é um local de paz e espiritualidade que possui uma arquitetura oriental deslumbrante, jardins exuberantes e estátuas budistas imponentes. O templo oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a filosofia e a cultura budista. Além disso, proporciona um ambiente sereno para reflexão e meditação, tornando-o um destino especial para quem busca tranquilidade e compreensão espiritual na região das Cataratas do Iguaçu.

11. Salto de paraquedas

Imagem de um homem saltando de paraquedas com o céu azul ao fundo.

Em Foz, é possível pular de paraquedas com alguma agência especializada da região O processo envolve agendar um salto, receber um treinamento básico em segurança, usar o equipamento fornecido pela operadora e realizar o salto com um instrutor experiente. Durante o salto, os participantes desfrutam de uma emocionante queda livre e vistas espetaculares das Cataratas do Iguaçu e da paisagem circundante antes de aterrissar com segurança. 

12. Parque aquático Blue Park

Foto de criança feliz brincando na água dentro de uma piscina no Parque Aquático de Foz do Iguaçu.

O Blue Park é um parque aquático que oferece diversão aquática para toda a família! Com uma ampla variedade de toboáguas, piscinas de ondas, áreas de lazer e até mesmo uma praia artificial, o parque é uma opção perfeita para se refrescar e desfrutar de um dia cheio de aventuras aquáticas. 

13. Aguaray Eco Esportes

Aguaray Eco Esportes é uma empresa que oferece uma emocionante gama de atividades ao ar livre e aventuras na natureza na região de Foz do Iguaçu. De passeios de quadriciclo a trilhas na selva, rapel e caiaque, eles proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar a beleza natural enquanto desfrutam das atividades radicais.

14. City tour em Foz do Iguaçu

Foto urbana da cidade de Foz do Iguaçu, com seus prédios comerciais, residências e carros na rua.

Que tal conhecer os principais pontos turísticos e atrações de Foz? Normalmente, o passeio inclui paradas em locais como o Marco das 3 Fronteiras, onde é possível apreciar vistas panorâmicas de três países, o Templo Budista Chen Tien, com sua arquitetura oriental deslumbrante, e outros pontos de interesse locais. Os visitantes também podem aprender sobre a cultura, a história e os aspectos únicos da região com guias turísticos especialistas na cidade.

15. Dreams Park Show

O Dreams Park Show é um complexo de entretenimento conhecido por oferecer uma variedade de atrações imperdíveis! Com opções que incluem o Vale dos Dinossauros, o Maravilhas do Mundo, o Dreams Ice Bar e o Museu de Cera, o parque proporciona aos visitantes a oportunidade de viajar no tempo, explorar maravilhas globais e interagir com esculturas de cera de celebridades, tudo em um único local. É um destino divertido para levar os filhos e curtir em família.

16. Iguassu Secret Falls

Iguassu Secret Falls é um passeio de barco que leva os visitantes a explorar as impressionantes Cataratas do Iguaçu a partir de uma perspectiva única. Os passageiros embarcam em barcos infláveis que os levam diretamente às quedas d’água, proporcionando uma experiência empolgante e molhada, com vistas espetaculares das cataratas. 

17. Roda-gigante Yup Star

A roda-gigante Yup Star é uma atração icônica situada no Complexo Turístico Itaipu. Com vistas panorâmicas espetaculares da região, incluindo o rio Paraná e a Usina de Itaipu, a roda-gigante é uma oportunidade para os visitantes apreciarem a paisagem circundante de uma perspectiva elevada e tranquila!

O que fazer em Foz do Iguaçu a noite?

18. Wonder Water Show

Esse é um espetáculo de água e luzes que combina tecnologia e música. Está localizado na Av. Costa e Silva, 1.600. Para chegar até lá e conferir esse espetáculo, siga pela Av. Juscelino Kubitschek em direção ao oeste e depois vire à direita na Av. Costa e Silva. O local estará à sua esquerda. Bem fácil de chegar!

19. Dreams Ice Bar

O Dreams Ice Bar é um bar de gelo localizado no complexo do Dreams Park Show, onde os visitantes podem desfrutar de bebidas em um ambiente gelado, com esculturas de gelo e temperaturas abaixo de zero. Está localizado na Av. das Cataratas, 4.500.

20. Rafain Churrascaria Show

A Rafain Churrascaria Show é um restaurante típico brasileiro que oferece rodízio de carnes e apresentações de música e dança folclórica ao vivo. A churrascaria fica localizada na Av. das Cataratas, 1.741.

21. Zeppelin Old Bar

Esse é um bar temático dos anos 1970 e 1980, onde os clientes podem desfrutar de música ao vivo e coquetéis em um ambiente super retrô. Ele fica localizado na R. Bartolomeu de Gusmão, 1.336.

22. Purple Club

O Purple Club é uma casa noturna conhecida por sua música eletrônica e ambiente animado, proporcionando uma experiência de vida noturna vibrante. Fica localizada na Av. Juscelino Kubitschek, 1.284.

23. Casino Iguazú

Você é fã de jogos? O Casino Iguazú é um cassino localizado do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, onde os visitantes podem desfrutar de jogos de azar, shows ao vivo e entretenimento noturno. Fica localizado na Ruta Nacional 12, Km 1640, em Puerto Iguazú, Argentina.

Onde comer em Foz do Iguaçu?

24. Porto Canoas

Porto Canoas é um restaurante localizado no Parque Nacional do Iguaçu, que oferece uma experiência gastronômica com uma vista espetacular para as Cataratas do Iguaçu. Vale a pena conhecer!

25. El Quincho del Tio Querido

El Quincho del Tio Querido é um restaurante em Puerto Iguazú, na Argentina, onde os visitantes podem saborear pratos tradicionais argentinos e desfrutar de entretenimento ao vivo.

Onde fazer compras em Foz do Iguaçu?

26. Compras no Paraguai

Vamos de comprinhas? A região fronteiriça entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, já no Paraguai, é famosa pelo fluxo de pessoas em busca de compras. Em Ciudad del Este, os visitantes encontram uma variedade de lojas que vendem eletrônicos, roupas, perfumes e produtos importados com preços atrativos e acessíveis.

27. Duty Free Puerto Iguazú

Além disso, muitos visitantes aproveitam para visitar o Duty Free Puerto Iguazú, localizado na cidade argentina de Puerto Iguazú, que oferece uma ampla seleção de produtos isentos de impostos, como bebidas, cosméticos e eletrônicos de marcas reconhecidas internacionalmente. Com a possibilidade de encontrar ótimos negócios tanto no Paraguai quanto no Duty Free, essa região fronteiriça se tornou um destino de compras imperdível para os viajantes que exploram as Cataratas do Iguaçu e arredores.

Onde ficar em Foz do Iguaçu?

28. Belmond: Hotel das Cataratas

Esse é um dos hotéis mais prestigiados e exclusivos de Foz do Iguaçu, situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado das Cataratas do Iguaçu. Este magnífico hotel oferece aos hóspedes uma experiência de luxo cercada pela deslumbrante beleza natural das cataratas. Os visitantes podem desfrutar de acomodações elegantes, gastronomia refinada, uma piscina deslumbrante e acesso privilegiado às cataratas fora do horário de visitação pública, proporcionando uma experiência única em meio à natureza exuberante.

29. Wish Golf Resort

O Wish Golf Resort é um resort de luxo situado em uma localização privilegiada em Foz do Iguaçu, com vista para o campo de golfe e a paisagem espetacular. Além de refinados campos de golfe, o resort oferece uma variedade de comodidades de lazer, incluindo piscinas, restaurantes, spa e acomodações luxuosas. Com um ambiente tranquilo e cenário deslumbrante, o Wish Golf Resort é uma escolha ideal para viajantes que buscam conforto e relaxamento em meio à natureza, enquanto ainda estão convenientemente localizados para explorar as maravilhas naturais da região, como as Cataratas do Iguaçu.

Dicas para visitar Foz do Iguaçu

Quando visitar Foz do Iguaçu, é essencial estar preparado para o clima tropical da região. Certifique-se de trazer protetor solar, pois o sol pode ser intenso durante o dia. Isso garantirá que você aproveite sua visita às Cataratas do Iguaçu e outras atrações ao ar livre sem preocupações com queimaduras solares. Além disso, não esqueça do repelente de insetos, pois a região é propensa a mosquitos, especialmente nas áreas próximas às cachoeiras. Ter repelente à mão garantirá uma experiência mais confortável enquanto explora as belezas naturais.

Outra dica importante é levar snacks e água consigo ao explorar a região. Enquanto visita as atrações, pode ser que você não encontre muitas opções de alimentação próximas, e ter alguns lanches e garrafas de água sempre consigo é o ideal.

Além disso, ter um carro à disposição pode facilitar a locomoção entre as atrações e proporcionar mais flexibilidade em sua viagem. Se você planeja alugar um carro para se deslocar pela cidade e explorar as áreas circundantes, reserve com antecedência para garantir disponibilidade e preços mais atrativos. 

Em resumo, Foz do Iguaçu é um destino de beleza incomparável, com suas deslumbrantes Cataratas do Iguaçu e uma série de outras atrações naturais e culturais que tornam a viagem inesquecível!

Para aproveitar ao máximo essa jornada única, é crucial estar motorizado! Assim, você pode se perder nas maravilhas de Foz do Iguaçu, mergulhar na cultura local e criar memórias incríveis enquanto se encanta com uma das belezas naturais mais famosas da América do Sul e do mundo! Portanto, não perca tempo, faça sua reserva de carro e embarque nessa aventura única em Foz do Iguaçu, onde a natureza e a cultura se fundem em uma experiência extraordinária. Boa viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

  1. Foz do Iguaçu é uma cidade deslumbrante e sempre muito visitada. Para os amantes do ecoturismo, a cidade é um prato cheio, com muitas opções para visitar. Um exemplo é o Parque das Aves, que fica bem pertinho do Parque Nacional do Iguaçu, e inclusive as duas atrações podem ser visitadas no mesmo dia! Legal, não é mesmo?! Aqui neste link https://blog.parquedasaves.com.br/2019/12/o-que-fazer-em-foz-do-iguacu/ tem outras opções do que fazer em Foz do Iguaçu. Vale a pena conferir.

Write A Comment