Quer alugar um carro com cartão de débito? Veja quais as condições e quando você pode ou não substituir o cartão de crédito por um de débito na hora de alugar um carro.

Quer alugar um carro? Se você já andou pesquisando sobre o assunto, sabe que as locadoras de carro exigem que você tenha um cartão de crédito em mãos na hora da retirada do carro alugado. No entanto, nem todo mundo tem um cartão de crédito em seu nome ou com limite disponível. O que fazer se esse for o caso?

Banner com texto dica extra: compare preços e alugue carro em um só lugar, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

É possível alugar um carro sem cartão de crédito?

A resposta curta é não. As locadoras de veículos pedem que seja apresentado um cartão de crédito para o que é chamado de bloqueio caução (ou pré-autorização) na hora em que você vai pegar o carro alugado. Então, mesmo que você possa escolher uma opção de pagamento diferente para a sua reserva de aluguel de carro — por boleto bancário, por exemplo —, ainda será necessário ter um cartão de crédito.

No entanto, para realmente responder a essa pergunta, primeiro precisamos diferenciar alguns itens envolvidos no processo de alugar um carro. Vamos lá?

Pagamento do aluguel de carros

Para o pagamento do seu aluguel, sim, é possível pagar sem cartão de crédito. Na verdade, existem diversas formas de pagamento disponíveis e você pode escolher a que melhor se encaixa nos seus planos.

Na Rentcars.com, por exemplo, você pode fazer uma reserva e optar por pagar o aluguel do carro:

  • Diretamente no balcão da locadora (sujeito aos métodos de pagamento aceitos por cada loja);
  • Com cartão de crédito e opções de parcelamento;
  • Com cartão de débito;
  • Por boleto bancário com 5% de desconto.

Neste caso, para o pagamento do aluguel do carro, é possível escolher opções de pagamento que não envolvem o cartão de crédito.

Banner com fundo laranja em que se pode ler, em preto, o texto: "Quer uma experiência mais completa? Baixe o app da Rentcars e confira ofertas exclusivas para alugar um carro", seguido de dois botões pretos de download do App (um da App Store, e um do Google Play). Ao lado direito, há dois celulares com o App da Rentcars em destaque.

Caução de garantia

A caução nada mais é do que uma garantia para a locadora de carros, que está cedendo um item de alto valor e deixando-o sob sua responsabilidade. 

Neste caso, para a caução de garantia, não é possível a utilização de qualquer outro meio a não ser o cartão de crédito. 

Diferentemente do pagamento da reserva, a caução de garantia é retida no cartão de crédito do locatário (quem está abrindo o contrato de locação e registrado como condutor principal nele) e liberada após a devolução do carro. Existem algumas regras para esta retenção, então muita atenção!

O cartão de crédito do locatário precisa:

  • Estar no nome do titular da reserva (quem está abrindo o contrato de locação);
  • Ter data de vencimento;
  • Estar vinculado a uma instituição bancária;
  • Ter limite suficiente para o valor que será retido pela locadora.

Se você quiser saber em mais detalhes como ela funciona, leia nosso post completo sobre a caução. Lá explicamos todas as regras, como funciona o valor da caução de garantia e quanto tempo demora até que a locadora desbloqueie este valor do limite do seu cartão de crédito.

O que faço se não tiver cartão de crédito para alugar um carro?

Se você não tem um cartão de crédito em seu nome ou ele não tem limite suficiente para o bloqueio caução ou pré-autorização, ainda existe uma forma de alugar um carro.

O jeito mais fácil de alugar um carro sem envolver o seu cartão de crédito é alugar no nome de outra pessoa. Neste caso, é ela quem abrirá o contrato de locação e ficará responsável por ele. Mas fique atento: esta pessoa precisa estar presente para a retirada o carro!

Nesta opção, você pode reservar um carro alugado no nome de alguém que também estará no carro com você, de um amigo ou parente. Ele constará como locatário no contrato de locação, precisa estar presente na hora de retirar o carro e apresentar o cartão de crédito pessoalmente para a locadora fazer o bloqueio caução.

O processo é o mesmo do descrito anteriormente, com a diferença de ser outra pessoa a responsável pelo aluguel, pela caução e, consequentemente, pelo cartão de crédito.

Mas e se essa pessoa não for quem realmente vai dirigir o carro? E se eu for dirigir o carro? Não há problema. Quem vai de fato dirigir o carro pode entrar no contrato de locação como condutor adicional, podendo ser um ou mais dependendo da locadora.

Banner com texto dica extra: na Rentcars você aluga carro de forma fácil, prática e segura, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

É muito importante que quem vai dirigir o carro entre como condutor adicional no contrato. Caso contrário, as proteções do carro em eventuais acidentes ou mesmo pequenos arranhões perdem sua validade. Atenção para não que isso não aconteça!

Para locações no Brasil, você pode contratar o condutor adicional diretamente no balcão da locadora no momento da retirada do carro alugado. Este serviço tem uma taxa cobrada por diária, que varia de locadora para locadora, mas que geralmente fica entre os R$7 e R$10 por dia alugado.

Agora você já sabe em quais situações é preciso ter ou não ter um cartão de crédito na hora de alugar um carro! Aproveite para fazer a sua pesquisa entre mais de 100 locadoras em todo o mundo com a Rentcars.com. Clique no link ou insira o seu destino aqui embaixo e mostramos as melhores ofertas de aluguel de carro para você!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

27 Comments

  1. Boa tarde ,tenho direito a 2 diárias vip pelo meu seguro ,tenho cartão mas devido estar pagando não tenho limite nesse momento ,esse cadastro q fazem é consulta pelo CPF?

    • Olá Marcely! Não oferecemos esse benefício. Para confirmar a utilização, por gentileza, verifique diretamente com a locadora responsável.

    • Oi Gildnei, tudo bem? O valor caução é um item solicitado para segurança da locadora. Mas o caução é sempre devolvido, nunca cobrado.

  2. Olá boa noite. E fiz uma reserva na localiza, mais quero saber se posso pagar os dias que fiz a reserva no meu cartão de debito. E pagar o caução no meu cartão de crédito. Será que eles aceitam ?

    • Oi Dhiorgennys, tudo bem? Creio que sim! E no site da Rentcars, você também tem a opção de pagar no boleto, assim deixa seu limite de crédito livre para a caução 😉

  3. A situação é a seguinte, meu CPF tem pendências mas tenho CNH..minha esposa nome limpo e cartão de crédito no nome dela, vamos viajar e queríamos alugar um carro será q é possível eu dirigir e o caução ser no cartão q está no nome dela? Ela não tem cnh

    • Oi Wellington, sim, algumas locadoras permitem esse procedimento mediante uma taxa. Para encontrar a melhor opção, fale com nossos especialistas! 4003 7368.

  4. Ola , quero alugar um veículo. Tenho CNH, serei o motorista,
    Porém. Não tenho limite para a caução, Posso realizar o cadastro em meu nome fazer o pagamento antecipado e no ato da retirada levar um responsável financeiro que tbm estará comigo, (responsável não possui CNH)?

    • Oi Kleyton! Sim, algumas lojas permitem esse procedimento, cobrando uma taxa a parte. Vale a pena falar com os nossos especialistas para que encontrem a melhor opção pra você! 4003 7368. Abraço!

    • Oi Luciana, tudo bem? Todas as locadoras vão solicitar o cartão de crédito no momento de retirada. Mas você pode levar um responsável financeiro, assim como citamos no post 🙂

  5. Olá a minha esposa pode alugar um carro pra mim no cartão dela (ela está com a cnh vencida ) isso teria problemas sendo que ela não vai dirigir ?

    • Oi Hugo! Nesse caso você pode incluir sua esposa como responsável financeira e fazer a reserva com o seu nome. Se preferir fale com nossa central para eles te oferecerem a melhor opção 🙂 4003 7368. Abraço!

  6. Gostaria de locar um carro para o fim de semana más não uso cartão de crédito , só débito. Tbm não gosto de pedir este tipo de favores é possível ???

    • Oi Alan, tudo bem? infelizmente todas as locadoras sempre vão solicitar esse bloqueio caução. Mas por ser apenas um bloqueio, você pode solicitar ao seu banco essa opção ou ainda utilizar um responsável financeiro.

    • Oi Fatima! Sim, ele pode! Mas caso o cartão de crédito para caução esteja em seu nome, você precisa estar presente na retirada, em seguida é só solicitar incluir um condutor adicional, que também precisa estar junto.
      Os motoristas particulares são opcionais em poucas lojas, a Localiza é uma delas. Para solicitar, é necessário entrar em contato diretamente com a loja para verificar a disponibilidade e preço do serviço.

    • Oi Fatima, tudo bem? Sim, ele pode desde que preencha os requisitos de idade, cartão de crédito e cnh válida. Existe a opção de motorista particular, mas esse opcional deve ser verificado diretamente com a loja.

  7. Ana Luiza do H S Pinto

    Gostaria de saber da possibilidade de alugar um veículo por 1 semana no meu cartão de crédito para o meu esposo ser o condutor

    • Oi Ana! Tem várias locadoras que aceitam, nesse caso você seria a responsável financeira, e seu marido o condutor adicional. Basta os dois estarem juntos na hora da retirada do carro para assinar o contrato, ok?

    • Boa tarde viajei em férias mais esqueci meu cartão de crédito posso usar um virtual?
      Outra opção um amigo passa o cartão na minha cidade de origem é eu consigo retirá aqui o na cidade onde eu estou o veículo.

      • Oi Jusgimo! Infelizmente eles precisam do cartão físico para passar na máquina na hora do bloqueio caução. Só é possível passar o cartão na loja de retirada do carro.

Write A Comment