A acessibilidade em lugares, serviços e experiência é algo primordial! Mas quando falamos sobre esse assunto em transportes, como funciona? Neste guia, te explicamos tudo sobre aluguel de carros para pessoas com mobilidade reduzida!

A gente sabe que a acessibilidade é um aspecto fundamental da inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Portanto, é extremamente necessário que o acesso aos espaços físicos, serviços e recursos sejam adaptados para que todos possam desfrutar e se sentirem confortáveis. 

É importante salientar que a falta de acessibilidade pode criar barreiras significativas, limitando a independência, a mobilidade e o envolvimento social das pessoas com deficiência. Por isso, ao promovermos acessibilidade, não só facilitamos a vida das pessoas com deficiência, mas também construímos uma sociedade mais inclusiva, diversa e acolhedora para todos.

Pode não parecer, mas a acessibilidade vai muito além de fornecer rampas e instalar elevadores. Envolve a criação de ambientes e sistemas que sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas. Isso inclui adequar edifícios, locais de trabalho, instalações de saúde, serviços públicos, informações, tecnologia… E, claro, transportes! 

Por isso, veremos adiante como podemos otimizar a experiência de pessoas com deficiência em veículos adaptados para maior comodidade e segurança do motorista.

Como devem ser os carros adaptados para pessoas com deficiência?

Existem vários carros que podem ser adaptados para pessoas com deficiência, que proporcionam maior acessibilidade e mobilidade. Aqui estão algumas opções comumente adaptadas:

  1. Automóveis com transmissão automática: Carros com transmissão automática são mais fáceis de operar para pessoas com deficiências físicas nas pernas, como amputações ou problemas de mobilidade. Eles eliminam a necessidade de trocar de marchas manualmente.
  1. Carros com acessibilidade para cadeiras de rodas: Alguns veículos são projetados ou adaptados para permitir que pessoas em cadeiras de rodas entrem e saiam facilmente do veículo. Eles podem ter rampas ou elevadores especiais para facilitar o acesso.
  1. Adaptações de controles manuais: É possível instalar adaptações para controles manuais personalizados, como volantes e pedais modificados, para atender às necessidades específicas de pessoas com deficiências físicas. Essas adaptações permitem que os motoristas utilizem os controles do veículo com facilidade.
  1. Adaptações de acelerador e freio: Para pessoas com deficiências nas pernas, existem adaptações disponíveis que permitem o acionamento do acelerador e freio com as mãos. Alguns sistemas utilizam alavancas manuais para controlar essas funções.
  1. Adaptações de direção: Existem adaptações disponíveis para permitir que pessoas com deficiências nas mãos ou braços conduzam um veículo. Isso pode incluir o uso de aros de direção especiais, alavancas ou outros dispositivos personalizados.
  1. Adaptações de acesso: Além das adaptações mencionadas acima, existem outras opções para facilitar o acesso ao veículo, como assentos giratórios ou transferência de cadeira de rodas para o banco do motorista.

É importante ressaltar que as adaptações necessárias podem variar dependendo das necessidades individuais de cada pessoa. É recomendado que se procure um especialista em adaptações veiculares ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço para obter orientações adequadas e garantir a segurança e funcionalidade das adaptações.

Quais carros podem ser adaptados para PCD?

A disponibilidade de modelos adaptados pode variar de acordo com o país e a região, entretanto os modelos mais comuns são:

  1. Fiat Doblo: O Fiat Doblo é um veículo popular para adaptações, especialmente para pessoas que usam cadeiras de rodas. Ele oferece espaço interno amplo e opções de acesso por meio de rampas ou elevadores.
  1. Volkswagen Caddy: O Volkswagen Caddy é outro veículo frequentemente adaptado para acessibilidade. Ele possui opções de entrada por meio de rampas ou elevadores e oferece espaço suficiente para acomodar cadeiras de rodas.
  1. Citroën Berlingo: O Citroën Berlingo é um veículo versátil que pode ser adaptado para acomodar as necessidades de acessibilidade. Ele oferece espaço interno amplo e várias opções de adaptação, incluindo rampas, elevadores e controles personalizados.
  1. Renault Kangoo: O Renault Kangoo é conhecido por sua adaptabilidade. Ele oferece espaço interno generoso e pode ser equipado com rampas ou elevadores para acesso facilitado.
  1. Toyota Sienna: A Toyota Sienna é uma minivan frequentemente adaptada para acomodar cadeiras de rodas. Ela oferece uma ampla gama de opções de adaptação, incluindo rampas, elevadores e sistemas de retenção de cadeira de rodas.

É possível alugar um carro adaptado para PCD?

Sim, é possível. Muitos dos modelos citados anteriormente estão disponíveis nas locadoras parceiras da Rentcars. Pelo site é possível simular as datas de retirada e devolução do veículo, categoria que mais atende suas necessidades e demais informações. 

A experiência no site ou no aplicativo da Rentcars é bem fácil, sendo que em minutos você consegue escolher a melhor opção, o melhor preço e as melhores vantagens oferecidas pela locadora escolhida. Além disso, são mais de 160 países disponíveis no site para você poder alugar um carro. Faça a simulação e já deixe o carro reservado para sua próxima viagem!

Onde encontrar carros adaptados para PCD para alugar?

Ao alugar um carro, muitas locadoras não garantem um modelo específico, mas oferecem um grupo ou categoria de modelos similares. Isso significa que você pode reservar um determinado tipo de veículo, como um SUV, por exemplo, e receber um carro dentro dessa categoria no momento da retirada.

Essa abordagem permite que as locadoras sejam mais flexíveis e gerenciem sua frota de forma eficiente, garantindo que você receba um veículo com características e capacidades semelhantes às suas necessidades, mesmo que não seja um modelo exato.

Embora isso possa resultar em variações de marca, modelo ou recursos específicos, a vantagem é que você terá um veículo funcional e adequado à finalidade, mantendo a mobilidade e a flexibilidade esperadas durante sua locação. Entretanto, na Rentcars, onde você pode comparar mais de 200 locadoras espalhadas pelo mundo, fica muito mais fácil escolher a categoria de carro ideal para você e suas necessidades. Caso você queira verificar a disponibilidade e mais informações sobre os carros oferecidos, recomendamos entrar em contato com a Central de Relacionamento que poderá auxiliar da melhor forma possível.

Quais as vantagens de alugar um carro adaptado para pessoas com deficiência?

Ao alugar um carro adaptado, pessoas com deficiência podem vivenciar a mesma experiência que qualquer outra pessoa, desfrutando da liberdade de se locomover de forma mais independente.

E quando o assunto é férias, feriado ou uma viagem de bate-volta no fim de semana para explorar destinos turísticos, visitar amigos e familiares, ou simplesmente realizar atividades de lazer, as pessoas com deficiência podem desfrutar desses passeios com mais comodidade em um carro adaptado, sem as limitações que são encontradas ao depender do transporte público ou de terceiros.

Além disso, o carro alugado ainda agrega mais flexibilidade em relação ao tempo de uso, já que pode ser uma opção conveniente para situações específicas, como viagens curtas, eventos especiais ou necessidades temporárias de mobilidade. E a melhor parte: não há necessidade de se preocupar com manutenção e custos contínuos associados à posse de um veículo adaptado.

Por fim, alugar um carro adaptado permite que as pessoas experimentem diferentes adaptações antes de tomar uma decisão de compra! Isso é especialmente útil para identificar quais modificações são mais adequadas às suas necessidades individuais, garantindo que façam a escolha certa ao investir em um veículo adaptado.

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da inclusão, a acessibilidade se torna um pilar fundamental na construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária. Através do fornecimento de espaços, serviços e recursos acessíveis, podemos abrir portas e remover barreiras que há muito tempo limitaram as oportunidades das pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um compromisso contínuo que beneficia não apenas as pessoas com deficiência, mas a sociedade como um todo, fortalecendo a coesão social e promovendo uma visão de mundo baseada na igualdade e na valorização da diversidade.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment