Conhecida pelo charme de seus vilarejos, a Suíça é muito procurada por turistas do Brasil. Só em 2022, o país recebeu mais de 200 mil brasileiros

Um país requintado, exótico e encantador: a Suíça não deixa a desejar quando o assunto é turismo de primeira. Tem como capital a cidade de Berna, mas o fluxo maior de turistas é na região de Zurique, tão conhecida pelas paisagens espetaculares de neve e natureza. 

Na Europa, a Suíça é uma das potências mais bem desenvolvidas, com altos índices de qualidade de vida e uma economia em constante crescimento. São quase 9 milhões de pessoas que habitam o país que faz fronteira com Alemanha, Áustria, Itália e França. Nada mal, né?

Por esses e muitos outros motivos, como veremos a seguir, os brasileiros passaram a colocar a Suíça na sua rota de viagem com mais frequência nos últimos tempos. Segundo Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, só em 2022 o país recebeu mais de 200 mil turistas brasileiros.

Então, prepare-se: neste artigo vamos te contar tudo sobre os encantos e belezas da Suíça!

Confira também nosso Web Stories com 4 lugares incríveis para conhecer na Suíça.

Explorando as fascinantes cidades da Suíça

Introdução às cidades suíças: Diversidade e charme

Você já deve ter procurado no Google alguma das cidades da Suíça e se deparou com paisagens exuberantes da neve, não? Pois se gostar de se encantar em uma viagem de inverno, a Suíça é o lugar certo! 

Zurique, a cidade mais procurada pelos turistas, chama atenção pela natureza, fotografia e atividades para todos os gostos, desde bons restaurantes até esportes radicais na neve. Além disso, a cidade é uma das mais seguras do mundo, super organizada e planejada para receber turistas, ou seja, muito bem sinalizada.

Temos também Lucerna, uma das cidades mais encantadoras do país, já que ela fica geograficamente privilegiada: entre os famosos Alpes Suíços e o Lago Lucerna. Sim, um visual de tirar o fôlego! 

Por fim, uma das cidades mais visitadas pelos turistas é a Zermatt! Seu cartão postal, a montanha Matterhorn, fez com que sua fama fosse global. Uma curiosidade é que apesar da maioria das pessoas falarem alemão, o segundo idioma mais comum da região é o português, por influência de imigrantes portugueses. Mais um motivo para viajar para Suíça, né?

A geografia da Suíça e suas regiões

Cultura, idiomas e tradições suíças

Localizada na Europa, a Suíça faz fronteira com 5 países vizinhos, mas não tem sequer uma saída para o mar. Seu relevo é muito montanhoso, com destaque para os famosos Alpes Suíços e, por isso, algumas cidades apresentam difícil acesso. É banhada por dois rios principais, o Rodona e o Reno, e possui florestas temperadas. Nas montanhas nevadas é possível observar o bioma de tundra alpina. 

Os idiomas mais falados na Suíça são alemão, francês romanche, italiano e até português em regiões específicas e como língua secundária.

A moeda oficial do país é o Franco Suíço e não o Euro, já que a Suíça não faz parte da União Europeia. 

Chocolates, relógios luxuosos, joias e queijos são quatro importantes fontes de comercialização no país. Inclusive, alguns chegam a dizer que os melhores chocolates do mundo foram feitos no país, como os famosíssimos Toblerone e Lindt.

Principais cidades da Suíça para visitar

1. Zurique: A metrópole cosmopolita

Vamos começar pela maior cidade da Suíça: Zurique! Localizada a aproximadamente 120 km da capital, Berna, essa cidade é conhecida tanto pela sua história como pela sua economia. Sim, Zurique sedia bancos, instituições financeiras, organizações e entidades internacionais do mundo inteiro e, por isso, consagra um posto de segurança quando assunto é desenvolvimento econômico. Inclusive, em anos passados até recebeu o título de “melhor cidade para se viver”.

Se você gosta de caminhar, Zurique é o caminho! Já que os pontos turísticos ficam quase todos na região central da cidade, sendo facilmente acessados a pé. Por isso, comece pela colina Lindenhof, onde no alto existe um mirante que entrega uma vista panorâmica de “Old Town”, como os suíços chamam. 

Depois, conheça a Igreja St. Peter (Peterskirche), construída no século IX, que dá espaço a um relógio que está entre os maiores da Europa, medindo 9 metros de diâmetro. Os sinos são datados de 1880.

Outras duas igrejas que valem a visita são: Grossmünster, com seus vitrais assinados pelo artista Augusto Giacometti, datados de 1933. É possível subir até o topo da Torre Norte, o que é super indicado porque assim você terá uma das mais belas vistas de Zurique! E a igreja Fraumünster, com vitrais de Chagall e Giacometti, fundada em 853 pelo imperador Ludwig.

Para relaxar, caminhe pela praça Paradeplatz, muito conhecida por ser um polo comercial. Depois, visualize a Rathaus, uma construção barroca e renascentista que hoje funciona a prefeitura de Zurique. 

Por fim, que tal um passeio pelo Botanischer Garten Universität Zürich? Esse é um jardim botânico administrado pela Universidade de Zurique, repleto de verde e estufas onde são cultivadas várias plantas tropicais. Se quiser saber mais dicas sobre Zurique, confira nosso artigo completo.

2. Genebra: O coração internacional da Suíça

Localizada no sul da Suíça, quase na fronteira com a França e rodeada pelos Alpes Suíços, Genebra é uma excelente porta de entrada ao país! É considerada a segunda maior cidade da Suíça e um dos centros financeiros mais importantes e relevantes do mundo, à frente, inclusive, de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney.

Estando de carro em Genebra, é possível visitar suas vizinhas charmosas: Montreux, Lausanne, Vevey e a região vinícola de Lavaux. Que tal?

Mas, na própria cidade de Genebra o que não faltam são opções de atrativos turísticos para conhecer! Nosso roteiro começa pelo Lago Leman, que atravessa diversas cidades, e conta com um jato de água que alcança até 140 metros de altura, chamado Jet d’Eau.

Caminhe pelo Centro Histórico de Genebra, onde você encontrará pontos famosos como a Catedral de Saint-Pierre, um relógio feito com mais de 6.500 flores, no topo do Jardim Inglês, chamado Horloge Fleurie e, claro, pode aproveitar para fazer compras, já que o comércio da região é bem agitado.

Uma opção mais romântica é visitar o Jardim Botânico de Genebra que tem entrada gratuita. Para finalizar, se você gosta de história, é possível conhecer o Museu da Reforma Protestante.

3. Basileia: Cidade da arte e arquitetura

Basileia é a terceira maior cidade da Suíça, ficando atrás apenas de Zurique e Genebra. Famosa pela sua arte e arquitetura, a cidade é conhecida como capital cultural da Suíça.

Fundada pelos romanos, Basileia oferece uma infinidade de museus e construções históricas que contam um pouco da sua trajetória até aqui. Um dos museus que se destacam é o Kunstmuseum, o maior do país relacionado a arte. Vale a visita!

Cortada pelo rio Reno, a cidade é dividida em Grande Basileia (Gross Basel) e Pequena Basileia (Klein Basel), ou seja, há muito para conhecer! Comece pelo mirante localizado na Leonhardskirche, uma igreja evangélica localizada no Centro Histórico.

Caminhe pela movimentada Barfüsserplatz, uma das principais praças de Basileia, onde anual,ente recebe um tradicional mercado de rua chamado Flohmarkt Barfüsserplatz, que, ao final do ano, se transforma em Barfüsserplatz, um mercado de Natal todo característico.

Um ponto curioso para dar uma rápida olhada é na Tinguely Brunnen, uma fonte exótica com peças de um antigo teatro sorteadas pelas águas. 

Apreciando as casas típicas do Centro Histórico, observe o, também curioso, Basel Hoosesaggmuseum, uma espécie de casinha de bonecos em miniatura, conhecido como o “menor museu do mundo”.

Para finalizar, visite a Basel Minster, uma catedral construída entre 1019 e 1500 nos estilos românico e gótico.

4. Berna: A capital histórica

Bem-vindo a capital da Suíça! Berna é considerada Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO devido ao seu patrimônio medieval preservado na Cidade Antiga. Que tal?

Sua língua oficial é alemão, mas não se preocupe: fala-se muito o inglês nas áreas mais turísticas. A cidade fica no planalto suíço, um pouco a oeste do centro da Suíça e ao norte dos Alpes Berneses, com uma paisagem formada por geleiras cinematográficas. As duas montanhas mais próximas da cidade são o monte Gurten, com uma altura de 958 metros, e o Bantiger, com uma altura de 947 metros.

Comece seu passeio pelo Centro Histórico para visualizar a arquitetura medieval, as construções históricas e, claro, as fontes! Sim, Berna é conhecida como a Cidade das Fontes de tantas que possui. 

Se for se locomover de trem, vá até o coração da cidade, na estação Banhof Bern, que é charmosa por si só. Depois, conheça um dos pontos mais famosos: a Torre do Relógio (Zytglogge), construída em 1405 e que até hoje tem seu cuco anunciando as horas cheias. Spoiler: vale a pena conferir a apresentação do relógio durante as marcações. Você pode também visitar o interior da Torre do Relógio, que já serviu de torre de guarda e prisão. 

Muita gente não sabe, mas foi em Berna que Albert Einstein desenvolveu sua Teoria da Relatividade. Por isso, outra dica de passeio é conhecer a casa do físico. Albert viveu por lá entre 1903 e 1905 e desde que virou uma casa-museu é possível visitar seu interior.

Para um passeio leve e com muito ar puro, vá até o Münsterplattform, um parque que possui o terraço com uma impressionante vista do Rio Aare e da parte mais baixa de Berna. Finalize o dia no Marta, um pub com mesas ao ar livre e muita música!

5. Lausanne: A cidade olímpica à beira do lago

Não conhece Lausanne? Aqui vão algumas características da cidade: é banhada pelo Lago Léman; é conhecida como capital olímpica; e abriga um dos mais belos monumentos góticos do país, sua catedral. Lausanne fica apenas 63 km de Genebra, por isso é uma ótima cidade para conhecer de carro!

E, já que começamos falando da sua influência gótica, não deixe de visitar a Catedral de Lausanne, a maior da Suíça inteira. Ela fica no topo da cidade, podendo ser vista de diversos ângulos e, de dentro, oferece uma visão privilegiada da região. Ao lado, é possível conhecer o Museu Histórico e entender um pouco mais da história da catedral. 

Que tal um palácio? Nossa dica é continuar o passeio até o Château Saint-Maire, que hoje funciona mais como órgão do governo. Esse atrativo é um pouco mais afastado do centro, mas vale a pena visitar. Bem próximo ao Château é possível conhecer o Palais de Rumine, um espaço que reúne 3 museus de ciências naturais, muita história e uma biblioteca no mesmo prédio. A entrada é gratuita!

Ao final do dia, passeie pelo Flon District, um bairro no coração de Lausanne que abriga os principais bares e casas noturnas da cidade.

Cidades menores e encantadoras na Suíça

1. Lucerna: A pérola da Suíça central

Lucerna é uma daquelas cidades europeias encantadoras e fotogênicas. Em cada esquina, você vai encontrar alguma construção icônica ou uma montanha que preenche o cenário pra lá de cinematográfico. 

Lucerna, famosa pela sua indústria metalúrgica, química e têxtil, tem como língua principal o alemão. Mas, engana-se quem pensa que Lucerna é apenas sobre produção. A cidade também é reconhecida por grandes festivais de música.

Localizada a apenas 50 km de Zurique, é uma ótima cidade para chegar de carro. Seus pontos turísticos principais são: Ponte Capela (Kapellbrücke), que foi uma das principais entradas da cidade e conserva sua estética bem medieval até hoje; o próprio Lago de Lucerna que é visto pela ponte; a Ponte de Palha (Spreuerbrücke), que possui pinturas temáticas da “Dança da Morte” em seu interior que valem a pena serem vistas; e, por fim, avistar a Muralha de Lucerna e observar a mais antiga Torre do Relógio, chamada de Zytturm.

Em Lucerna você com certeza vai reparar as impressionantes montanhas que rodeiam a cidade. Por isso, anote aí as principais: Mt. Pilatus, Mt. Rigi, Stanserhorn e Mt. Titlis.

2. Montreux: Música e vinhedos à beira do lago

Localizada a aproximadamente 90 km da capital suíça, Berna, a cidade de Montreux é um dos berços do Jazz, realizando inclusive o famoso Festival de Jazz de Montreux, que reúne turistas do mundo inteiro para assistir. Tem como língua oficial o francês.

Pequena e charmosa, Montreux foi lar de David Bowie, Nina Simone e Freddie Mercury, sendo que este último possui até uma estátua em sua homenagem por lá.

Montreux fica na Riviera Suíça, aos pés dos Alpes Suíços. Ou seja, tem uma vista espetacular! Nossa dica de ouro é visitar o Castelo de Chillon (Château Chillon) que surpreende com a paisagem que mistura cidade, a imensidão do lago Geneva e suas montanhas nevadas ao fundo.

Outra dica é conhecer o Queen Studio Experience, um museu dedicado à banda Queen com os trabalhos da banda e depois dar um pulo no Covered Market Montreux, construído em 1891, e ver de perto a estátua de Freddie Mercury. Ainda, por lá, acontece o famoso Christmas Market, que é uma espécie de Feira de Natal muito turística.

Se quiser esticar a viagem, pegue o carro e siga até a cidade vizinha, Vevey, onde Charles Chaplin morou durante 25 anos. A cidade teve seu auge na Belle Époque e isso influenciou diretamente sua arquitetura fantástica. Aproveite a visita para conhecer o Chaplins World, um museu dedicado ao artista.

3. Lugano: A Riviera Suíça

Que tal praticar seu italiano? A cidade de Lugano proporciona isso, já que tem como língua principal o italiano. Inclusive, se você estiver em uma Italy Trip, saiba que saindo de Milão são apenas 300 km até Lugano. Que tal?

Banhada pelo Lago de Lugano, as paisagens da cidade são encantadoras. Comece seu passeio pela Piazza Della Riforma, que é a principal, com diversas opções de restaurantes, bares e comércios em geral. Se quiser algo mais cultural, recomendamos conhecer o LAC Lugano Arte e Cultura, um local dedicado à arte, música, teatro, com uma área de exibição de 2.500 metros quadrados divididos em 5 andares. Vale a pena!

Se quiser respirar um ar mais puro, vá até o Parco Cívico, um parque repleto de verde com uma vista privilegiada da cidade. Spoiler: você verá alguns cisnes por lá! Emende em um passeio de barco pelo Lungolago e depois siga até o Monte San Salvatore, o mais alto da região, ou até o Monte Bré, para uma vista panorâmica (e incrível!) da cidade.

4. Zermatt: A vila Alpina aos pés do Matterhorn

Essa, sem dúvidas, é a cidade mais famosa da Suíça: Zermatt! Chamada inicialmente de Zur Matte, que em alemão significa “na pradaria”, uma referência aos campos alpinos do vale onde se encontra, depois de um tempo passou a ser escrita como Zermatt e assim fez seu nome.

Atualmente, o vilarejo conta com mais de 6.000 habitantes e tem acesso exclusivo por trens. Desde 1931, Zermatt tem proibição de carros. Por isso, estando de carro, é necessário deixá-lo no estacionamento em Täsch, a 5 km de distância, e seguir em uma viagem de trem para Zermatt. 

A cidade também é o ponto de partida de diversas trilhas nos Alpes Suíços, sendo rodeada por montanhas e localizada aos pés do Matterhorn. E, além das trilhas, você pode fazer algumas das atividades abaixo:

  • Passeio de trem Gornergrat: meio horinha em uma altitude de 3.089 metros, um trajeto de 29 picos cobertos com neve, repleto de florestas e uma paisagem “congelante”!
  • Vista privilegiada do Matterhorn: encontre uma ponte logo atrás da igreja Anglicana de St. Peter e aprecie sem moderação! Inclusive, dizem que o chocolate Toblerone tem seu formato triangular em homenagem a essa montanha.
  • Museu Matterhorn: volte no tempo até o século XIX e confira uma exposição rica em adereços, fotos e muita história do passado da Suíça. Além disso, o museu conta as trajetórias de montanhistas que perderam suas vidas tentando escalar o maior monte da região.
  • Cemitério dos alpinistas: do lado do Museu Matterhorn, existe esse espaço dedicado aos mais de 500 montanhistas que perderam a vida tentando escalar o Matterhorn desde 1865
  • Esqui: não poderia faltar, né? Zermatt é ideal para quem quer praticar o esporte! Algumas estações mais procuradas são: estação de Sunnega-Rothorn, estação de Gornergrat e a estação de Schwarzsee-Klein Matterhorn.

5. Interlaken: Aventure-se entre dois lagos

Localizada a apenas 56 km da capital Berna, Interlaken é uma junção de dois lagos: Thun e Birenz. A cidade é uma das mais charmosas da Suíça já que fiz na encantadora região alpina de Bernese Oberland.

Tem como língua principal o alemão, mas é possível se comunicar bem em inglês. Aproveite a visita para subir até o topo da montanha Harder Kulm (1.322 metros) e aprecie as montanhas como Eiger, Mönch ou Jungfrau.

Faça um passeio de barco pelos rios que margeiam a cidade e depois caminhe pela avenida principal, a Höheweg, que tem 1,5 km de extensão (aproximadamente 20 minutos a pé).

Se quiser esticar sua viagem, conheça também os vilarejos vizinhos como Wilderswil, Grindelwald ou Lauterbrunnen

Viajando de carro pela Suíça: Aluguel e dicas

Vantagens de alugar um carro na Suíça

Alugar um carro para viagens internacionais pode ser um dos pontos altos da sua viagem. Apesar da Suíça ter um sistema de transporte público excelente e contar com algumas cidades que tem proibição do trânsito de carros, se você quiser conhecer mais de uma cidade da Suíça, ainda será mais vantajoso alugar um carro. Mesmo em cidades que não se pode entrar com veículo próprio ou alugado, existem estacionamentos bem próximos onde é possível deixar o carro e seguir viagem de trem ou demais meios de transporte autorizados. 

Com o carro, você ganha comodidade para viajar com a família toda e espaço para malas e compras feitas na Suíça. Além disso, seu roteiro de viagem pode ser muito mais completo, com mais cidades – e até países, já que a Suíça é colada com França, Alemanha e mais – para poder desfrutar do melhor que o país pode oferecer.

No site da Rentcars, você compara mais de 200 locadoras do mundo, inclusive pode visualizar as melhores da Suíça, e da Europa inteira, para comparar os benefícios e preços. Com promoções ao longo do ano inteiro, a Rentcars consegue oferecer descontos de até 30%OFF! E o melhor: para reservas internacionais, o cliente tem isenção do IOF e pode parcelar em até 12x no cartão de crédito. Faça sua reserva e aproveite a viagem!

Dicas de direção e estacionamento na Suíça

Se você for viajar à Suíça em períodos de neve, é importante ter em mente algumas coisas antes de alugar o carro ideal para esse tipo de viagem:

  1. Opte por modelos 4×4 tração total (AWD);
  2. No balcão da locadora, pergunte se o carro tem pneus com símbolo Snow Tires (pneus especiais para neve), eles são os ideais;
  3. Dirija com muito cuidado, com distância e devagar (no máximo 40km/h);
  4. Tenha chip de internet no celular para deixar sempre o GPS ligado e, também, ficar por dentro do funcionamento da estrada;
  5. Se você for se sentir mais seguro, adicione o adicional de correntes para neve na sua reserva.

Seguindo essas dicas, você terá uma viagem bem segura e confortável pela Suíça. E, claro, se for viajar para entre as estações mais quentes, é ainda mais tranquilo alugar um carro por lá.

Sobre estacionamentos, a Suíça tem cada vez menos vagas nas ruas. Por isso, se encontrar alguma, pare. Mas, caso você não encontre, o país é repleto de estacionamentos pagos. Ande sempre com dinheiro físico e moedas para o pagamento desses locais e, aqui já vai uma dica: quanto mais central, mais caro é o estacionamento. A dica aqui é, procure vagas mais afastadas e coloque as pernas para jogo. 

Outra dica é que a maioria das cidades na Suíça possuem “zonas azuis”, que permitem estacionamento por no máximo 1h30min. Para poder usufruir desses espaços, você deve exibir no painel do seu veículo um “disco de estacionamento”. Estes discos, podem ser adquiridos em postos de gasolina e delegacias de polícia.

Alguns municípios oferecem as “zonas brancas”, que são estacionamentos gratuitos, mas cuidado: leia bem as placas ao redor, os horários estipulados e determinados. Se tiver parquímetro, recomendamos pagar pelo tempo estacionado e não ter dor de cabeça depois.

Como escolher a locadora de veículos ideal

como manejar en carretera

Suíça é um país que requer um bom carro para desfrutar o melhor que o país pode oferecer. Por isso, a melhor forma de acertar na escolha da locadora e consequentemente do carro, é fazer a comparação entre as companhias, avaliando preços e benefícios inclusos. E, claro, sempre adicionar proteção extra na sua reserva.

Marcas como Hertz, Alamo, Sixt, Enterprise, National, Europcar são excelentes opções para alugar carro com segurança na Suíça, todas elas estão no site da Rentcars.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment