Saiba quais são os principais pontos turísticos da capital amazonense e conheça as belezas naturais que esta capital em meio à Floresta Amazônica oferece.

Manaus, a capital do Amazonas, é uma cidade que encanta turistas do mundo inteiro por apresentar uma cultura riquíssima e paisagens naturais impressionantes. É um destino turístico perfeito para quem busca contato com a natureza, é claro.

No entanto, Manaus também é uma ótima opção para quem ama conhecer monumentos históricos, além de ser uma cidade moderna e urbanizada, mas que traz uma conexão muito forte com a Amazônia, o equilíbrio perfeito entre conforto e aventura.

Alugue um carro para conhecer todos os pontos turísticos de Manaus

Vista aérea da cidade de Manaus, no Amazonas.
Manaus é uma cidade grande e urbanizada, ao mesmo tempo em que permite um contato direto com a natureza.

A capital amazonense é uma cidade grande e os pontos turísticos são espalhados por todo o seu território. Ou seja, é bem mais prático alugar um carro para poder se locomover pela cidade e conhecer todos os pontos turísticos de Manaus com liberdade, de acordo com o seu cronograma. 

Neste guia, junto com a descrição dos principais pontos turísticos da cidade, também daremos uma noção de distância de cada local para o Centro da cidade ou até o aeroporto de Manaus. Assim fica muito mais fácil planejar o seu roteiro!

O que fazer em Manaus

Você pode dividir seu tempo na cidade entre visitas a palácios, teatros, museus e também passeios de barco para uma profunda experiência no ambiente amazônico. Veja algumas atrações imperdíveis da cidade:

1. Teatro Amazonas

Imagem aérea do Teatro Amazonas, em Manaus, mostrando toda a sua arquitetura e a cúpula verde e amarela
O Teatro Amazonas chama atenção, principalmente, por sua cúpula que traz as cores da bandeira do Brasil.

Sem dúvidas, este é um dos principais pontos turísticos de Manaus. Inaugurado no fim de 1986, o Teatro Amazonas é um Patrimônio Histórico Nacional e recebe quase 300 mil visitantes anualmente, sendo palco de diversos espetáculos, além de contar com o museu na parte interna. 

A fachada do Teatro Amazonas é incrível e chama atenção pela cúpula com as cores da bandeira do Brasil, formada por mais de 36 mil peças importadas da França. Aliás, boa parte dos materiais utilizados na construção do Teatro foram importados da Europa. 

A visita ao Teatro Amazonas é uma forma de reviver a época do ciclo da borracha, época muito próspera para a região e parte importante da história do Brasil.

A visita ao Teatro Amazonas pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 9h às 14h. Para turistas de outros estados, a entrada é paga, mas vale a pena a visita. 

O Teatro fica no Centro de Manaus e, de carro, a distância entre o Aeroporto de Manaus e o Teatro Amazonas é de 15 km, um percurso que dura aproximadamente 20 minutos.

2. Praia da Ponta Negra de Manaus

Vista aérea da Praia da Ponta Negra em Manaus, mostrando o Rio Negro e a areia da orla.
A Praia da Ponta Negra, em Manaus, possui diversas atrações para quem quer curtir a orla do Rio Negro.

As praias de rio são tão lindas quanto as oceânicas! Às margens do Rio Negro, a orla da Praia da Ponta Negra é um local que atrai diariamente turistas e também os próprios manauaras, que gostam de caminhar e relaxar nesta belíssima praia da cidade. 

Você pode passear pelo amplo calçadão construído em pedras portuguesas, com desenhos que remetem ao encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, pelos 5km da orla da praia. 

O local também possui quadras poliesportivas, lanchonetes e bares. À noite, uma pequena feira de artesanato acontece no local. 

A Praia da Ponta Negra fica a 10km do Aeroporto de Manaus e a 13km do Centro da cidade, de carro o percurso dura, em média, 15 minutos. 

3. Palácio Rio Negro

Fachada do Palácio Rio Negro, em Manaus.
O Palácio Rio Negro é uma das construções que representam o luxo do Ciclo da Borracha no Amazonas.

O Ciclo da Borracha trouxe muitos investimentos para a Amazônia. O Palácio Rio Negro faz parte desta época de luxo que marcou a história do Brasil. O local foi construído em 1903 para ser a residência do alemão Karl Waldemar Scholz, um importante exportador de borracha do século XX. 

Com a queda do comércio na região, o Palácio foi vendido para diferentes personalidades da época e, por fim, em 1918, passou a ser a sede do Governo do Estado Amazonas e residência do governador até 1959. 

Atualmente, o local é aberto para visitação de turistas, que podem apreciar a vista do mirante do Palácio, de onde é possível ter uma visão privilegiada da cidade e do Rio Negro. 

O Palácio Rio Negro também fica no Centro de Manaus e, de carro, fica a 15 km do aeroporto da cidade.

4. Praça da Saudade

Visão central da Praça da Saudade, em Manaus, mostrando a estátua ao centro e algumas luminárias.
A Praça da Saudade foi reformada recentemente e é um bom local para relaxar e fazer boas fotos da viagem.

A região central de Manaus conta com outro ponto turístico: a Praça da Saudade, construída há mais de 100 anos na capital amazonense. 

A Praça foi revitalizada em 2010 e deu grande destaque ao monumento central de Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da Província do Amazonas. É um local bem movimentado e ótimo para tirar fotos e registrar o passeio por Manaus. 

5. Mercado Adolpho Lisboa

Fachada reformada do Mercado Adolpho Lisboa em Manaus
O Mercado Aldolpho Lisboa, em Manaus, é conhecido popularmente como “Mercadão”.

Uma linda construção em estilo Art Nouveau em meio ao movimentado Centro de Manaus: este é o Mercado Adolpho Lisboa, tombado como Patrimônio Nacional, uma atração turística perfeita para os apaixonados por arquitetura. 

O “Mercadão”, como é conhecido popularmente, foi restaurado e reinaugurado em 2013. É um local para conhecer, experimentar e comprar os produtos regionais amazônicos, como frutas, verduras, peixes, medicamentos tradicionais e artesanato. 

Visitar o Mercado Adolpho Lisboa é uma forma de conhecer a cultura amazonense, um passeio obrigatório para quem está de passagem por Manaus!

A distância entre o Mercado Adolpho Lisboa e o Aeroporto Internacional de Manaus é de 15 km. 

6. Museu da Amazônia (MUSA)

Vista superior de um lago com várias vitórias régias, plantas aquáticas .
No Museu da Amazônia (MUSA) é possível ter contato direto com as belezas da Floresta Amazônica.

Também conhecido como Jardim Botânico de Manaus, o Museu da Amazônia mostra as belezas naturais da Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma floresta localizada na zona Leste de Manaus. 

O local possui mais de 3 km de trilhas pela mata, além de serpentário, aquário com peixes amazônicos, lago com vitórias-régias e uma torre de observação com mais de 40 metros de altura, de onde é possível ter uma visão geral de toda a mata e a bela vista das copas das árvores. 

Esta é uma atração mais distante da região central. De carro, o Museu da Amazônia fica a 23 km de distância do Centro e a 16 km do Aeroporto Internacional de Manaus. 

7. Encontro das Águas em Manaus

Imagem do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus
No Encontro das Águas, é possível ver o contraste de coloração das águas dos Rios Negro e Solimões.

O encontro entre as águas dos Rios Negro e Solimões formam um fenômeno hidrológico indescritível, sendo uma verdadeira obra de arte da natureza. Os dois rios possuem águas com coloração bem diferentes entre si, por isso é possível enxergar a olho nu o momento em que os rios se encontram. 

Para ver este fenômeno é necessário contratar um passeio de barco ou avião. A forma mais acessível é ir de barco e o Passeio pelo Encontro das Águas é o mais popular entre as agências de turismo locais, com saídas em diferentes portos da cidade.

Aproveite para visitar Presidente Figueiredo

Estátua de um índio que simboliza a cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas.
Presidente Figueiredo é uma cidade próxima a Manaus e que conta com lindas paisagens naturais.

A cidade de Presidente Figueiredo fica a 134 km de Manaus. É possível ir de carro e a viagem dura, em média, 2h30min pela rodovia AM-240 ou pela BR-174, sentido Boa Vista.

É um destino ótimo para quem busca contato com a natureza, pois Presidente Figueiredo possui diversas quedas d’água em meio à Floresta Amazônica. Lugares paradisíacos como a Gruta da Judeia, Caverna Maroaga e a Cachoeira das Onças fazem a viagem valer a pena!

Faça o seu próprio roteiro e conheça os pontos mais visitados de Manaus!

Deu para perceber, não é? Manaus possui atrações para todos os gostos! Monte seu próprio roteiro de acordo com sua disponibilidade de tempo e conheça o melhor que a cidade tem a oferecer. 

Com um carro alugado, fica muito mais cômodo e simples transitar entre os pontos turísticos. Se você está planejando conhecer as belezas da capital amazonense, aproveite para reservar seu carro na Rentcars.com, uma plataforma que permite encontrar os melhores preços e condições de mais de 100 locadoras em 160 países. 




Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment