Em São Luís, no Maranhão, você fica a poucos metros das mais maravilhosas paisagens naturais. Dunas, falésias e o mar quente são combinados com uma cidade de arquitetura esplendorosa, que a cada metro convida o turista para as suas entranhas e revela segredos de um passado distante.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis
Pôr do Sol – Por Luciano cta (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

É comum o motorista trafegar por uma rua e avistar logo à frente o mar sem fim: parece que, de repente, você está indo rumo ao Oceano. Assim, São Luís surpreende por suas lendas, casarões e a bela natureza.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis
A romântica e atraente São Luís – Por Lyssuel Calvet from São Luis, Brasil (Escadaria Reviver) [CC BY 2.0], undefined

O trânsito da capital do Maranhão vive dias de caos extremo. Buracos nas pistas, má sinalização, ruas estreitas e muitos carros! Um dos locais mais atrativos de São Luís é o Centro Histórico e infelizmente é por lá que tudo fica ainda pior. Há congestionamento, principalmente durante os feriados, quando o fluxo aumenta com a vinda dos turistas.

O nosso tour começa saindo do Aeroporto Internacional Cunha Machado, que fica afastado do centro. Para chegar até o Centro Histórico pegue a Avenida dos Franceses até chegar à Avenida Guaxenduba. O caminho é longo e você deve permanecer na via até encontrar a Avenida Senador Vitorino Freire.

Esta última tem uma paisagem bem aberta e como não há prédios próximos, você vê tudo à sua frente. Tome cuidado com os semáforos, pois eles não são fáceis de avistar em certos trechos e também não há marcação no asfalto de faixa de pedestres.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis
O charme dos prédios azulejados – Por Lyssuel Calvet from São Luis, Brasil (Mirantes) [CC BY 2.0], undefined

No Centro Histórico de São Luís você encontra prédios totalmente azulejados. Como o calor era intenso, os proprietários decidiram construir as fachadas desta forma para aliviar a sensação térmica. Há muitas lendas envolvendo os antigos moradores destes casarões e vale a pena passear pelo centro a pé.

As melhores praias de São Luís ficam nas zonas periféricas; a Praia de Calhau está a uns 20 minutos do centro, localizado na chamada São Luís nova. Você pode sair do centro pela Avenida Senador Vitorino Freire, que logo passa a se chamar Avenida Beira Mar.

O fluxo de carros é alto durante os horários de pico, mas a paisagem compensa qualquer perda de tempo no trânsito. Depois será necessário fazer a volta pelas ruas adjacentes, pois a via muda de sentido. Cruze o mar pela Ponte da Avenida Marechal Castelo Branco.

A Avenida Marechal Castelo Branco é larga, com três pistas, mas o trânsito é tão intenso que parece ser insuficiente para o tráfico existente.

Passe pela rotatória e siga por esta avenida até encontrar outra rotatória; após alguns metros, você avista a Avenida Litorânea. Por toda a sua extensão você tem a praia de Calhau. Com dunas e mar calmo, ela é ideal para quem apenas quer aproveitar o dia na praia sem praticar esportes radicais.

Já para os praticantes de windsurf e surf, a praia mais indicada é Olho D’água. Os ventos fortes e o som de reggae das barracas atraem muitas pessoas em função da beleza do mar e das falésias.

Outra praia que também é badalada é Ponta D’Areia, porém as águas não são tão boas para o banho. Caso queira conhecer a noitada maranhense, volte novamente pela Avenida dos Holandeses, passando pela Laguna da Jansen até chegar ao bairro da Ponta de Areia, que é literalmente na borda do continente.

como-dirigir-no-transito-de-sao-luis
Lagoa da Jansen – Por Lyssuel Calvet from São Luis, Brasil [CC BY 2.0], undefined

Se você prefere um programa alternativo, na Laguna da Jansen há quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para cooper, barzinhos, restaurantes e o mirante da Laguna, onde é possível ter uma visão excelente de toda São Luís.

Para os curiosos de plantão, que querem saber o porquê do nome da laguna, Jansen é o sobrenome de uma antiga família de São Luís muito influente. Uma lenda local conta que a matriarca da família maltratava os escravos da fazenda e após sua morte seu espírito foi condenado a vagar pelas ruas de São Luís, numa carruagem guiada por escravos sem cabeça. Se você for corajoso e quiser ir atrás do fantasma da senhora, a carruagem sai do cemitério local em direção ao Centro Histórico toda sexta-feira.

Fique Sabendo!

É preciso calma ao trafegar por São Luís. A cidade é linda, com suas pontes, mar e lagos, porém no trânsito o motorista encontra situações às vezes desagradáveis como furo de sinal e conversão sem dar seta. Os ônibus urbanos nem sempre param no local devido; alguns ficam no meio da pista esperando os passageiros.

Evite a todo custo sair no horário do rush: das 7h00 às 8h00 da manhã e das 17h00 às 18h00. O fluxo cresce absurdamente e você pode levar mais de meia hora para fazer um trajeto que poderia levar apenas 10 ou 15 minutos.

E você, já esteve em São Luís? Tem mais dicas para os nossos viajantes? Use a nossa caixa de comentários e deixe a sua mensagem!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.



Attention! All efforts were made to validade the information published in this blog at the moment they were written, however, Rentcars.com does not take responsibility for inaccuracies or future adjustments that can happen as a result of different offers and conditions. The posts here published, as well as the eventual comments from its readers, are merely informative and it is the client's duty to confirm with Rentcars.com and/or suppliers any content that may affect their vacation plans.

Want the best deals and offers?

Subscribe to our newsletter and be part of our VIP list.
Up to 30% off, upgrades and more!



¡Atención! Se ha hecho todo lo posible para validar la información de los textos publicados en este blog en el momento de la redacción, pero Rentcars.com no se responsabiliza de las inexactitudes o cambios futuros que puedan producirse debido al dinamismo de las ofertas y condiciones del mercado turístico. Los artículos aquí publicados, así como los comentarios de sus lectores, son meramente informativos y corresponde al cliente validar de antemano con Rentcars.com y/o empresas de alquiler cualquier información que pueda afectar a sus planes de viaje.

¿Quieres las mejores ofertas?

Suscríbete a nuestra newsletter y forma parte de nuestra lista VIP.
Hasta un 30% de descuentos, upgrades y más!

Write A Comment