Esta magnífica estrada cênica é um dos mais ricos roteiros turísticos brasileiros, tendo passagem por um local que já abrangeu mais de 178 povoações. Uma localidade que proporciona a vista de belíssimas paisagens urbanas e naturais. O trajeto turístico da Estrada Real se refere ao trecho aberto na época do Brasil Colônia para ligar a região das Minas Gerais, onde recentemente havia sido descoberto ouro e diamantes, ao litoral brasileiro.

conheca-a-estrada-real
Totem representativo com o mapa e emblema da Estrada Real – Por Fernando Souza

Sua denominação se dá com o significado de “caminho oficial”, pois na época, qualquer abertura ou utilização de outras vias constituía crime de lesa-majestade. Dessa maneira, o único trajeto permitido para o acesso à capitania mineira era o mencionado.

Prepare-se para uma aventura repleta de paisagens incríveis e uma experiência única!

O que é a Estrada Real em Minas Gerais?

A Estrada Real refere-se a um conjunto de antigas trilhas e caminhos utilizados no período colonial brasileiro para o transporte de ouro e diamantes das minas do interior de Minas Gerais até o litoral, onde esses recursos eram enviados para Portugal.

Construída principalmente durante os séculos XVII e XVIII, a Estrada Real passa por diversas cidades históricas do estado, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina

Atualmente, a Estrada Real é uma rota turística muito procurada na região por toda sua beleza natural, além de proporcionar esse contato com a história do período colonial.

Onde começa a Estrada Real em Minas?

A Estrada Real não tem um ponto de início único, pois é uma rede de caminhos que se originam em diferentes regiões de Minas Gerais. Entretanto, tradicionalmente, considera-se que a Estrada Real tem três ramificações principais que se conectam em Ouro Preto, como veremos a seguir. 

Caminho Velho (ou Caminho do Ouro)

Foto das casas coloridas e famosas de Paraty no Rio de Janeiro. Há pessoas na rua que é feita de pedras.

Essa ramificação parte do Rio de Janeiro, passando por Paraty (RJ) e Tiradentes (MG), até chegar a Ouro Preto. O Caminho Velho, pioneiro, traça uma rota que proporciona uma imersão nas tradições mais coloniais. 

Caminho Novo

Essa ramificação faz a ligação entre o Rio de Janeiro e Ouro Preto. Criada no final do século XVII como uma alternativa mais curta e segura ao Caminho Velho, essa rota destaca-se por cidades como Barbacena e Juiz de Fora. 

Caminho dos Diamantes

Foto de uma das igrejas mais famosas da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O solo é repleto de pedras e as casas azuis, amarelas e brancas ao redor.

Já essa ramificação inicia em Diamantina (MG) e segue até Ouro Preto, passando por cidades como Serro e Conceição do Mato Dentro. Aqui é possível encontrar paisagens naturais exuberantes em localidades como Serro e Conceição do Mato Dentro.

Caminho do Sabarabuçu

Por fim, o Caminho do Sabarabuçu, ao desviar para Sabará, oferece uma jornada que mescla história e cultura, destacando-se pela diversidade de experiências.

Quantos dias leva para fazer a Estrada Real?

Estima-se que a rota total da Estrada Real possa chegar a aproximadamente 1.630 quilômetros. Por isso, se considerarmos uma viagem de carro, a Estrada Real pode levar de uma a três semanas, dependendo da quantidade de paradas, da duração das visitas às cidades históricas ao longo do percurso e das atividades planejadas. Para aqueles que optam por explorar apenas uma seção específica, o tempo necessário será proporcionalmente menor.

Qual a melhor época para fazer a Estrada Real?

Os meses de abril a setembro são considerados uma época favorável para viajar pela Estrada Real, pois correspondem ao período de outono e inverno no Brasil. Durante esses meses, as temperaturas são mais amenas, há menos chuvas e as condições climáticas são mais estáveis, o que pode tornar a viagem mais agradável.

Quais cidades conhecer na Estrada Real?

A Estrada Real passa por diversas cidades e você pode conhecer cada uma delas. Veja as dicas que separamos para você!

Santa Bárbara

É uma encantadora cidade que se destaca por sua rica herança histórica e belezas naturais. Fundada no século XVIII, durante o ciclo do ouro, a cidade preserva arquiteturas coloniais e igrejas centenárias, como a Igreja Matriz de Santa Bárbara. Além de seu patrimônio histórico, Santa Bárbara conta com montanhas, cachoeiras e trilhas que atraem amantes da natureza de vários lugares do Brasil.

Santuário do Caraça

Esse é um verdadeiro tesouro histórico do Brasil. Abrigado entre as imponentes montanhas da Serra do Espinhaço, o santuário é conhecido por seu majestoso conjunto arquitetônico que inclui a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída no século XIX, e o imponente edifício do antigo colégio, que serviu como seminário por décadas. Além de sua rica herança arquitetônica, o Santuário do Caraça é famoso pela biodiversidade que o cerca, abrigando uma reserva natural com trilhas, cachoeiras e uma variedade de flora e fauna. O destaque do local é a singular experiência de se deparar com o lobo-guará, símbolo da região, que frequentemente visita a área ao entardecer.

Ouro Preto

Fundada no final do século XVII, Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de ruas de paralelepípedos, igrejas barrocas deslumbrantes e casarões coloniais preservados. Destacam-se monumentos como a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, e a imponente Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Além de seu patrimônio arquitetônico, a cidade possui uma cultural muito forte, com eventos, festivais e vida noturna agitada.

Mariana

Fundada em 1696, Mariana é uma das cidades mais antigas do Brasil, testemunhando os primórdios da colonização portuguesa. Seu centro histórico é um verdadeiro deleite para os amantes da arquitetura colonial, com ruas de pedra, praças pitorescas e igrejas centenárias, incluindo a imponente Catedral da Sé e a Igreja de São Francisco de Assis

Bichinho

Aninhada próximo a Tiradentes, essa pequena vila preserva o encanto das tradições locais e da arquitetura colonial. Suas ruas de pedra, casinhas coloridas e ateliês de artistas criam um ambiente incrível e mais retrô. Além disso, a gastronomia local também é um destaque, com restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária mineira.

Tiradentes

Foto de uma das igrejas mais famosas da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. O solo é repleto de pedras Paralelepípedos e as casas azuis, amarelas e brancas ao redor.

Fundada no século XVIII, durante o ciclo do ouro, Tiradentes é incrível! Suas ruas de paralelepípedos levam a praças encantadoras, igrejas barrocas e casarões coloridos que conferem à cidade um charme único. Destaca-se a Matriz de Santo Antônio, uma majestosa igreja construída com detalhes arquitetônicos impressionantes.

Carrancas

Essa cidade é famosa por suas cachoeiras deslumbrantes, piscinas naturais e trilhas que atraem tanto amantes da natureza quanto aventureiros em busca de cenários encantadores. Com dezenas de cachoeiras, como a da Fumaça, da Zilda, e do Moinho, Carrancas oferece aos visitantes a oportunidade de explorar paisagens intocadas e se refrescar em águas cristalinas. 

São João Del Rei

Foto aérea da cidade de São João Del Rey, em Minas Gerais. As construções são bem padronizadas na cor branca e telhas avermelhadas. O pôr do sol está acontecendo no momento da foto. É possível ver a imensidão de casas.

Fundada no século XVIII, a cidade é testemunha dos ricos acontecimentos do período do ouro, refletidos em toda a sua arquitetura. Destacam-se monumentos como a imponente Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, adornada com obras de Aleijadinho. O famoso passeio de Maria Fumaça até Tiradentes, uma cidade vizinha, oferece aos visitantes uma experiência nostálgica, enriquecendo a visita com a beleza do cenário rural mineiro.

Lavras Novas

Aninhada entre colinas e cercada por uma paisagem montanhosa, Lavras Novas oferece aos visitantes um refúgio sereno longe do ritmo agitado da vida urbana. Com suas ruas de pedra e arquitetura que preserva o estilo colonial, a cidade transmite um charme nostálgico. Além disso, a região é conhecida por suas cachoeiras, trilhas e mirantes que proporcionam vistas deslumbrantes.

Qual a melhor forma de percorrer a Estrada Real?

Mulher sorridente com um celular na mão. Ela está posicionada na porta no veículo, vestindo um casaco azul. O carro está parado e existe um prédio de espelhos ao fundo.

Por possuir diversos trechos de terra e pedras, o ideal é que se alugue um carro maior e próprio para esse tipo de terreno, ou uma caminhonete. Esta região é uma das melhores áreas para a pratica do offroad, mas é sempre importante se preocupar com a integridade do veículo, mesmo nos trechos considerados pelos aventureiros como mais leves.

A viagem em muitos pontos exige um tanto de paciência, pois tem trechos de velocidade sugerida de 25km/h, mas a intenção desse trajeto é o contato com a majestosa natureza que promete lhe envolver de uma maneira à derreter todos os seus problemas.

Com a liberdade de explorar no próprio ritmo, os viajantes podem criar roteiros personalizados, visitando cidades históricas, cachoeiras e trilhas.

No site e app da Rentcars, você consegue comparar os preços das locadoras que atendem toda a região de Minas Gerais e escolher o carro que combina mais com seu estilo de viagem: desde os econômicos até os mais espaçosos para comportar a família toda.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment