Porto, cidade do Norte de Portugal, é repleta de vilas encantadoras situadas nas encostas do rio Douro. Mesmo com uma cultura tradicionalista é reconhecida como uma cidade moderna, forte centro comercial e industrial, a cidade recebe anualmente muitos turistas e estudantes.

No ano de 2012, e também em 2014, Porto recebeu o título de “Melhor Destino Europeu” pela European Consumers Choice e, em 2013 a cidade foi eleita como o “Melhor Destino de Férias na Europa” pela Lonely Planet. Porto, também conhecido como Cidade Invicta, é a segunda maior cidade de Portugal e reserva muitos encantos e aventuras para quem quiser conhecê-la, por tanto, alugue um carro e prepare-se para nossas dicas!

Turismo gastronômico

Se você é amante da gastronomia e dos vinhos, não pode deixar de conhecer a variedade de aromas e sabores dos vinhos do Porto. Com qualidade e confecção tradicional, os vinhos, produzidos na região vitivinícola do Alto Douro, tornaram-se símbolos da cidade, sendo um elemento cultural mundialmente conhecido.

Vale a pena conferir em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha, as Caves de Vinho do Porto, onde é possível fazer uma degustação dos famosos vinhos do Porto.

Tripas à moda de Porto é um dos pratos tradicionais da cidade, que pode ser encontrado em diversos restaurantes, para os paladares mais sensíveis a dica é peixe! Experimente o Bacalhau à Gomes de Sá, prato também criado na cidade e muito popular no país.

Com uma beleza infindável de contrastes de cores e elementos da natureza, Porto revela a harmonia entre a modernidade, a tradição cultural e a natureza. Com extensão de 16km ao longo da costa litoral entre a foz do rio Neiva e a Apúlia, o Parque Natural do Litoral Norte, área administrada pelo município de Esposende, foi criado para a conservação dos valores naturais, culturais e paisagísticos, onde a preservação é indispensável.

Bem próximo à cidade do Porto, encontramos também o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Atualmente com 43 anos (fundado em 1971), o parque compreende a área mais antiga, e a única protegida com estatuto de Parque Nacional no país, são 72 mil hectares.

Turistando em Porto

Para aqueles que apreciam a arte, a Torre dos Clérigos é um tópico imprescindível na lista de locais a visitar. Conhecido como Patrimônio da Humanidade, classificação da UNESCO, a Torre dos Clérigos é um museu de arte contemporânea que abriga obras que valem a pena conhecer. Sua construção foi concluída no ano de 1763 com os estilos arquitetônicos Barroco e Rococó. Com entrada em valor bastante acessível e opção de áudio guia, o museu funciona das 9h00 às 19h00, todos os dias da semana.

Próximo à Torre dos Clérigos, você pode conferir a Sé do Porto, Catedral da cidade e ponto onde Porto começou a se desenvolver. Localizada no centro histórico, esse é um dos monumentos mais antigos de Portugal, cuja construção foi concluída no século XIII, apesar de ter sofrido alterações com o passar dos anos. A catedral pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.

Analisando o contexto histórico da cidade, não deixe de conhecer a Casa do Infante, local onde nasceu D. Henrique e que atualmente é um museu medieval e de arquivo distrital. No edifício da Alfândega Nova está localizado o Museu de Transportes e Comunicações, onde você poderá acompanhar a história desses segmentos.

Outro ponto turístico que não pode faltar em seu roteiro, é o Museu do Carro Elétrico. O ambiente, instalado na antiga central termo elétrica de Massarelos, apresenta aos visitantes uma coleção de carros elétricos que circulavam na cidade. Todos os anos o museu apresenta um evento de desfile dos carros pelas ruas da cidade.

Dando sequência ao roteiro, aproveite para conhecer o Mercado do Bolhão. Construído em arquitetura neoclássica, o local possui dois pisos, quatro entradas principais e atende ao mercado gastronômico. Além disso, o ambiente possui uma parte exterior onde você pode comprar artigos variados como roupas e perfumes. Próximo ao mercado, você ainda pode visitar mercearias finas como a Casa Transmontana e a Pérola do Bolhão.

A região à beira do Rio Douro é conhecida como Ribeira e conta com diversas casas coloridas,excelentes restaurantes ao ar livre para você aproveitar a natureza e, aos domingos, uma feira de artesanato. Nessa região, você pode conferir também uma vista maravilhosa para a Ponte Luis I, conhecido ponto turístico da cidade.
 



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment