Tem dúvidas sobre o contrato de locação de veículo que você precisa assinar quando aluga um carro? Veja todos os pontos que precisam da sua atenção na abertura do contrato!

Uma das coisas mais importantes no momento da retirada do carro é a assinatura do contrato de locação. Esse é o documento mais importante do seu aluguel e inclui todos os termos e condições da reserva e suas responsabilidades enquanto estiver com o carro.

É importante prestar atenção a cada item do contrato, que estabelece as regras para itens que são dúvida de muitos, como por exemplo a franquia da proteção, o que acontece quando você leva uma multa com o carro alugado e muito mais.

Contrato de locação: principais pontos de atenção

carros estacionados

1. Especificações do carro alugado

O primeiro item de atenção são as especificações do carro que você está retirando na locadora. No contrato constam diversos dados, como modelo do veículo, placa, o quanto de combustível ele tem no momento da retirada, assim como qual a quilometragem marcada. 

Isso é importante principalmente quando o aluguel do seu veículo tem condições especiais como quilometragem limitada ou entrega do carro com tanque cheio ou vazio.

Aqui na Rentcars.com todas as reservas têm quilometragem livre, o que significa que você pode andar o quanto quiser com o carro alugado. No entanto, sempre é bom checar se a quilometragem indicada no contrato condiz com o que consta no carro.

Além disso, dependendo do plano escolhido, sua reserva pode permitir que você devolva o carro com tanque mais vazio (ou não!). Também é no contrato que a locadora informa quanto custa o litro do combustível caso você deixe essa tarefa com eles. Geralmente o preço é bem mais salgado, então fique de olho!

2. Data e horário da retirada e entrega do carro

Se você fez sua reserva pela Rentcars.com, o voucher já inclui essas informações, mas é sempre bom conferir que no contrato elas são as mesmas! Não seja surpreendido por cobranças extras se acabar confundindo os horários.

Também é no contrato que a locadora estabelece quais são as condições caso você atrase a entrega do carro, o que pode acontecer por causa de algum imprevisto ou mesmo por causa do trânsito. É lá que está a explicação de como acontecerá o pagamento de possíveis horas ou reservas extras.

3. Valores da locação e proteções

Também é no contrato de locação do veículo que todo o custo da reserva está descrito, incluindo o valor do aluguel do carro e das proteções.

Fique atento para o valor da franquia das proteções e dos termos e condições de utilização delas, que também estarão descritos no contrato. No caso de coparticipação, ela também estará especificada, fique de olho!

Saiba o que cada uma das siglas de proteções significa e do que elas te protegem no blog!

4. Valor caução

O valor do bloqueio caução, ou pré-autorização, também estará no seu contrato de locação do carro. 

Lembre-se que o valor caução varia de acordo com uma série de critérios, como proteções contratadas, grupo do veículo que está alugando e muitos outros. 

A caução é uma das maiores dúvidas de quem aluga um carro. Se você também tem dúvida sobre isso, não deixe de ler nosso post sobre como funciona o valor caução!

5. Multas com o carro alugado

Muita gente se pergunta o que acontece quando se leva uma multa dirigindo um carro alugado. Dá para imaginar que para a locadora é fácil saber quem estava com o carro no dia e horários da multa, não?

Assim que o condutor é identificado, a multa é repassada pela locadora, mas com algumas condições. A cobrança de uma taxa administrativa, por exemplo, é comum.

Por isso, é preciso ficar atento não apenas na direção para não cometer infrações de trânsito, como também ao contrato para saber o que acontece nesses casos. 

Se você tem mais dúvidas sobre como acontece o processo, leia nosso post completo sobre multas com carros alugados.

Vai alugar um carro pela primeira vez? Saiba o que esperar do momento de retirada e devolução do carro.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment