Todo apaixonado por carro sabe que seu veículo precisa de cuidados especiais, tanto para durar mais tempo quanto para se manter valorizado na hora da troca ou revenda. Um detalhe importante na manutenção diária é considerar o clima e seguir medidas de acordo com a temperatura local. Em regiões frias, será necessário observar alguns critérios, enquanto em lugares onde o calor predomina, outras medidas deverão ser tomadas.

cuide-do-seu-carro-de-acordo-com-o-clima

Além do mais, como a Rentcars.com trabalha com o aluguel de carros internacional e nacional, ou seja, vai do frio muito frio, ao quente, muito quente,  nada mais justo do que ajudar  com dicas para que você possa cuidar do carro e estar preparado para enfrentar qualquer tipo de clima na estrada! Confira!

No frio

Geralmente, as pessoas acham que somente em regiões onde predominam o clima negativo é que os carros precisam de cuidados especiais. Mas é só a temperatura cair um pouquinho, para que seja necessário dispensar atenção extra ao veículo. Os principais cuidados incluem:

– Com o motor: durante os dias de frio intenso, o óleo lubrificante do motor pode ficar mais denso, ou seja, mais pesado, o que prejudica a irrigação às galerias. Por isso, o inverno é responsável por acelerar o desgaste do motor, principalmente em partidas a frio. No entanto, não adianta esquentar o carro em marcha lenta. O melhor a ser feito é sair devagar e não forçar o motor durante alguns minutos;

– Com a bateria: no inverno, o motor de arranque e todo o sistema elétrico exigem mais energia da bateria. Isso porque o motor fica mais pesado, devido ao adensamento do óleo. A dica é acionar a embreagem no momento da partida. Dessa forma, a transmissão se desacopla, fazendo com que a bateria forneça carga apenas para movimentar o motor, o que pode evitar a sobrecarga. Além disso, fazer uma revisão no sistema elétrico pode evitar problemas;

– Com veículos a diesel: ao contrário dos outros combustíveis, o diesel congela, passando do estado líquido para um tipo de gel e, dessa forma, a bomba de combustível não consegue funcionar. Para evitar o problema, é possível adquirir produtos específicos, que atuam no descongelamento;

– Conte com aditivos anticongelantes: no sul do país e em algumas cidades em regiões serranas, é comum a água do radiador congelar durante a madrugada. Em situações como essas, a partida é prejudicada, já que a água demora a circular. Nestes casos, o motorista pode recorrer a aditivos anticongelantes, que eliminam os pontos de congelamento e fazem que a água ferva mais rápido. Outra medida bastante eficaz é limpar o sistema de arrefecimento.

O inverno exige cuidados ainda para o próprio motorista. É possível evitar choques térmicos, dores musculares e crises alérgicas. Antes de entrar no carro pela manhã, por exemplo, deixe a porta aberta por alguns minutos. Dessa forma, o ar quente acumulado no interior do veículo no dia anterior é eliminado. Isso porque o carro fechado pode fazer com que a temperatura do lado de dentro seja mais alta que a do lado de fora e o contato com essa diferença climática causa o choque térmico.

Para se manter a salvo de dores musculares e resfriados, causados pelas temperaturas baixas, o ar condicionado quente pode ser um grande aliado, mas deve ser usado com atenção. A recomendação é que o aparelho aqueça o carro, sem ultrapassar a diferença de 5º com a temperatura lá fora. Assim, mais uma vez, o choque térmico pode ser evitado e, do mesmo modo, as dores e outros sintomas comuns no inverno.

Por fim, um cuidado ainda em relação à segurança dos motoristas e passageiros é impedir que o vidro fique embaçado. Para isso, há diversos produtos especializados vendidos no mercado, que podem ser aplicados sobre a superfície, mantendo a visibilidade.

No calor

Durante os dias de sol a pino, vale a pena seguir algumas recomendações, para manter a pintura bem conservada e o motor em bum funcionamento. Vale a pena ainda investir em medidas par deixar o interior mais confortável. Nesse sentido, os cuidados necessários são:

– Proteção contra raios UVB: películas escurecedoras, vidros verdes e até mesmo telas plásticas removíveis são ótimas barreiras contra os raios de sol e evitam o superaquecimento do lado de dentro do carro. Estes itens devem ser aliados ao ar condicionado, essencial para quem dirige em grandes centros urbanos, especialmente em horários quando a intensidade do sol é ainda mais forte como, entre as 11h e às 16h. Proteger bancos e painel com produtos específicos também é válido quando o objetivo é manter tudo bem conservado;

– Com a pintura: com a exposição constante ao sol, a pintura é facilmente prejudicada e, com isso, o carro acaba perdendo a cor. A dica é encerar o automóvel pelo menos a cada 15 dias, aumentando a proteção natural que a tinta proporciona à lataria;

– Com o sistema de arrefecimento: para evitar problemas nas peças ligadas ao sistema de arrefecimento, a dica é trocar periodicamente a água e o aditivo do radiador. A recomendação é fazer a troca a cada 10 mil quilômetros rodados ou sempre que o motorista sentir que algo está errado. Nestes casos, uma opinião profissional é sempre bem-vinda;

– Com a calibragem dos pneus: como o asfalto muito quente aumenta e altera o valor da calibragem, a dica é calibrar os pneus à noite ou no início da manhã. Dessa forma, os pneus ficarão calibrados por mais tempo.

Seguindo essas dicas, no frio ou no calor, seu carro estará sempre em boas condições de uso.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment