Praias paradisíacas, numa ilha caribenha, com comida boa e muita festa… Estas são algumas coisas que Curaçao oferece.

Introdução ao paraíso caribenho de Curaçao

Você já ouviu falar de Curaçao? Provavelmente sim porque é um destino altamente procurado. Mas, onde fica Curaçao? 

Curaçao é uma ilha caribenha localizada na Costa Venezuelana. O mar que rodeia Curaçao é conhecido por suas águas cristalinas e sua rica vida marinha. Curaçao é um verdadeiro paraíso tropical com mistura de culturas e clima perfeito para desfrutar de suas incríveis praias.

Além disso, a capital de Curaçao, Willemstad, é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO por sua arquitetura única e sua importância histórica e cultural.

O centro da cidade possui mais de 700 edifícios históricos e sua forte influência multicultural pode se notar na variada gastronomia, música e arte do local.

Por que Curaçao é perfeito para brasileiros?

Uma das principais vantagens de viajar para Curaçao é a isenção de visto para brasileiros. Além disso, o clima oferece temperaturas agradáveis e sol durante todo o ano, então, pode esquecer a ideia de passar frio na ilha!

Outros dois pontos positivos são: a quantidade de voos disponíveis que saem do Brasil para Curaçao e a imensa maioria das atrações turísticas da ilha que agradam muito os brasileiros pela grande quantidade de praias com águas cristalinas, a variada gastronomia e a agitada vida noturna.

Vista do mar azul turquesa da praia Porto Marie em Curaçao

As melhores praias de Curaçao

Como comentado anteriormente, um dos destaques da ilha são suas belas praias, porque no final das contas, Curaçao é uma ilha no Caribe. Neste litoral, você poderá realizar uma infinidade de atividades, começando por impressionantes mergulhos, passando por incríveis passeios de barco e também está disponível o aluguel de buggies, por exemplo. Mas, isso não é a única coisa que você pode alugar…

A melhor maneira de percorrer a ilha é alugar um carro. Você pode desembarcar no aeroporto de Willemstad e retirar o carro previamente alugado. Se você vai com sua família, pode alugar um carro maior para ter mais comodidade. Na Rentcars temos opções disponíveis de carros para 7 pessoas.

1. Kenepa Grandi

Kenepa Grandi é uma das praias mais bonitas de Curaçao, muito devido a suas águas azul turquesa. A praia está a uma distância de aproximadamente 40 km da capital, Willemstad.

Kenepa Grandi é uma praia um pouco isolada e pequena, que quase chega a ser uma praia privada, mas isso não quer dizer que o local não fique cheio, principalmente nos finais de semana. 

Pela sua água ser extremamente cristalina, é uma praia perfeita para praticar snorkel. Mas, cuidado: o chão está cheio de conchas e pedras, portanto, use o chinelo sempre que for possível, mesmo quando for entrar na água.

Por ser uma praia caribenha mais natural, sua estrutura é básica e existe apenas um quiosque que vende bebidas e comidas, mas como você estará de carro, fica mais fácil para trazer lanches e até mesmo um isopor com bebidas geladas.

Na areia, existem algumas mesas com guarda-sol de palha – algo bem caribenho – mas, para não ficar sem e conseguir um bom lugar na praia, o melhor é chegar bem cedo.

2. Porto Mari

A famosa praia de Porto Mari ou Porto Marie é uma praia privada e, ao contrário que Kenepa Grandi, ela possui uma boa estrutura. Porto Mari fica mais próxima ainda de Willemstad, em cerca de 40 minutos de carro, em torno de 28 km.

Por ser uma praia privada, existe um custo para frequentá-la, como o ingresso de US$ 3,00 por pessoa. Por lá, você terá acesso ao restaurante que oferece refeições completas, além de poder contar com duchas, banheiros, vestiários e mais.

A praia funciona diariamente das 09h30 às 18h30, exceto em datas especiais como o dia 31 de dezembro. Da mesma forma que acontece em Kenepa Grandi, o melhor é chegar bem cedo porque a área é bem pequena e bastante procurada pelos turistas. 

Porto Mari é um dos melhores pontos de mergulho das praias caribenhas de Curaçao devido aos seus recifes de coral, que são encantadores! Além disso, você vai se impressionar com os porcos nadadores de Curaçao, que são animais já bem conhecidos por nadar até barcos que passam por ali, em busca de comida.

Ah, e a depender da onde você for comer, é muito provável que você almoce com a companhia de lagartos e iguanas que aparecem com bastante frequência perto das rochas ou ver de perto os típicos passarinhos de cor laranja e preto da ilha.

3. Cas Abao

Cas Abao é uma praia cheia de espreguiçadeiras, guarda-sóis, chuveiros e banheiros, portanto, além de possuir todas as belezas das outras praias irmãs, a estrutura turística é fantástica.

Assim como em Porto Mari, existe uma taxa por pessoa de US$ 3,00. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, todos os dias da semana.

Cas Abao e Porto Mari são praias bem próximas. A distância entre uma e outra é de aproximadamente 30 minutos de carro. Por isso, é super cômodo se deslocar pela ilha com um carro alugado e, ao mesmo tempo, desfrutar das paisagens caribenhas de Curaçao. A dica aqui é alugar um carro no aeroporto de Curaçao pela Rentcars.

Um dos destaques desta praia é a paisagem que tem em volta, com colinas rodeadas de uma vegetação exuberante. Ao contrário das suas praias irmãs, essa é um pouquinho maior com seus 500 metros de extensão.

Além da temperatura da água ser perfeita, você consegue ver o fundo. É uma água cristalina e um mar bastante calmo. Em Cas Abao, a prática de fazer topless é proibida, no final das contas, pessoas de todo o mundo visitam as praias de Curaçao e a multiculturalidade pode provocar um choque cultural, por isso, é sempre bom conhecer as regras de cada praia.

4. Klein Curaçao

Klein Curaçao ou “pequena Curaçao” é uma pequena ilha que está a umas 2h do porto de Curaçao. Para realizar o passeio, você precisa fechar um pacote com alguma empresa que faça esse tipo de serviço.

Assim que o barco está suficientemente próximo da ilha, os passageiros são levados à mesma em pequenos botes. Sem dúvidas, uma experiência fantástica!

Quando você desembarca nesta ilha deserta, é livre para fazer o que quiser. Klein Curaçao possui um farol bem ao centro, onde é possível subir ao topo. Antigamente, muitos navios encalhavam em volta da ilha e, por isso, é possível visualizar ruínas de navios e barcos abandonados.

No receptivo você encontrará comidas e bebidas não alcoólicas que geralmente são incluídas no café da manhã ou almoço. Aproveite para desfrutar da água azul turquesa da praia e tomar o sol – com moderação para não se queimar.

O que fazer em Curaçao?

Bom, como você pôde perceber, Curaçao é uma ilha com muitas opções, principalmente para turistas. Esse é um destino perfeito para você que quer se desestressar e, ao mesmo tempo, fazer algo diferente. Além de tudo, geograficamente Curaçao é uma ilha caribenha relativamente perto do Brasil.

Sem mais, separamos aqui algumas das atividades mais representativas que você poderá fazer na ilha. Confira!

Aventuras em terra: trilhas e passeios de quadriciclo

Curaçao é uma pequena ilha e por isso a melhor forma de percorrê-la é estando de carro. Qualquer coisa que você for fazer, fica mais fácil com a comodidade e liberdade de estar motorizado.

Mas agora vamos falar de uma das atividades mais procuradas na ilha: passeio de quadriciclo. Existem várias trilhas para fazer de quadriciclo pela ilha, mas as rotas mais famosas são: o passeio pelas plantações de aloe vera, a rota pela costa norte ou subir as colinas para ter uma vista privilegiada da ilha. Lembrando que a imensa maioria destes passeios são oferecidos por empresas turísticas da região.

Em geral, os passeios duram entre 2 a 4 horas e costumam ter a presença de um guia que fará todo percurso se comunicando  em inglês ou outros idiomas. Você também poderá dirigir um buggy ou o próprio quadriciclo, mas saiba que, em muitos casos, será necessária a carteira de motorista para realizar essas atividades.

Excursões para explorar a natureza e a vida selvagem

A quantidade de coisas que você pode fazer na ilha caribenha de Curaçao é realmente impressionante! Mas, com toda certeza, conhecer o lado selvagem dessa região é uma das coisas mais importantes que você deve fazer.

Por isso, selecionamos 5 excursões em Curaçao para que você aproveite ao máximo sua passagem pela ilha:

  1. Christoffel Park: Inaugurado em 1978, o Parque Nacional Christoffel ou Christoffel Park possui 1860 hectares de montes arborizados. Este é o maior parque de Curaçao com uma flora e fauna nativas impressionantes, além de uma grande variedade de sítios culturais e históricos.
  1. Curaçao Sea Aquarium: O maior destaque deste complexo de aquários é que a estrutura principal foi construída diretamente à beira-mar com um recife de coral. Esse é considerado um dos mais exclusivos aquários do mundo, devido ao seu sistema de águas abertas em que a água do mar entra constantemente nos aquários.
  1. Curaçao Zoo e Jardim Botânico: O zoológico abriga uma vasta variedade de animais como leões, tigres, macacos, crocodilos e inúmeras aves exóticas. Já o Jardim Botânico apresenta uma grande coleção de plantas e árvores tropicais, bem como um bonito jardim de borboletas.
  1. Hato Caves: A visita a Hato Caves é imperdível. Estas cavernas possuem mais de 250.000 anos e, durante o passeio pelo interior das cavernas, o qual sempre é feito com a ajuda de um guia experiente, os turistas podem ver impressionantes estalactites e estalagmites que formam interessantes desenhos.
  1. Shete Boka National Park: Finalmente, o Shete Boka Park é uma reserva natural que fica ao lado do gigantesco Christoffel Park, do qual já falamos anteriormente. Com sua aparência árida, o Parque possui solos vulcânicos surpreendentes. Como dado curioso, Shete Boka significa “Sete Bocas” em uma tradução da língua local, Papiamento, fazendo referência às baías e enseadas encontradas no parque. 

Quando ir para Curaçao?

A melhor época para visitar Curaçao é entre os meses de dezembro a abril porque neste período as temperaturas são mais agradáveis, variando entre os 25°C e 30°C. Assim, as condições tornam-se ideais para visitar as praias de Curaçao. 

Além disso, a água é mais tranquila para poder praticar mergulho e snorkel, por exemplo. Entre maio e novembro, é considerada a baixa temporada e, por isso, viajar para Curaçao neste período pode ser mais econômico. Porém, não é muito recomendado porque as chuvas são mais frequentes, o que pode limitar a sua viagem.

De qualquer forma, Curaçao é um destino popular durante todo o ano, sendo que a melhor época para visitar a ilha dependerá das preferências do viajante.

Vale a pena alugar um carro em Curaçao?

A ilha de Curaçao é pequena, mas tem uma infinidade de atrativos para ver e visitar, por isso a melhor opção para percorrer todo o território é alugando um carro

Imagine este cenário: você desembarca na ilha com sua família e todas as malas de viagem e precisa de espaço e conforto, logo a comodidade de poder entrar diretamente no carro que você alugou para ir aonde você quiser, sem esperas, sem limitações se torna o cenário ideal. Na Rentcars, possuímos várias opções de carros, tendo inclusive modelos com 7 assentos e espaço no porta malas. Só vantagem, né?

Estamos aqui para tornar a sua viagem inesquecível! Sua única preocupação será em  desfrutar de todos os lugares que decidiu conhecer. 

Com certeza esse guia completo de uma viagem para Curaçao vai te ajudar demais para aproveitar ao máximo a sua viagem. Até a próxima!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment