Se você está pensando em dirigir na Europa, saiba que muitas leis de trânsito em vigência por lá são bem diferentes das brasileiras. Veja nesse post algumas curiosidades e dicas sobre as leis de trânsito na Europa, especialmente na Alemanha, Espanha, Reino Unido, Portugal, França, Itália e Suíça. 

Quem nunca sonhou em conhecer alguns países ao redor do mundo? Para aqueles que planejam viajar pela Europa, onde alguns países são realmente próximos, basta alugar um carro e realizar seu sonho!

Mas você sabia que algumas das leis de trânsito na Europa são diferentes das que estão em vigor no Brasil? Você sabe o que é necessário para ter autorização para conduzir veículos em outros países?

Como conseguir a habilitação internacional?

Dicas para longas viagens de carro
Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A habilitação internacional nada mais é do que uma autorização para dirigir em outros países, semelhante à CNH – Carteira Nacional de Habilitação – obrigatória no Brasil. A PID – Permissão Internacional para Dirigir pode ser feita no DETRAN de sua cidade, mas antes é preciso fazer a solicitação online no site da instituição de seu estado. Imprima duas vias do requerimento para a PID, faça uma cópia de sua habilitação – lembrando que é preciso que ela esteja válida no período de sua viagem – e pague a taxa de expedição.

Com os documentos, as duas vias do requerimento, a cópia da CNH e o comprovante de pagamento da taxa, vá até o DETRAN e faça a solicitação. É preciso, no entanto, que você se informe no órgão de seu estado, uma vez que podem haver variações nas regras para requerer e adquirir sua habilitação internacional. Esse processo costuma ser bem rápido.

Legislação na Europa

Com a PID em mãos, chegou a hora de se aventurar. Antes de alugar um carro e cair na estrada em outros países, é bom se informar sobre as legislações de trânsito, pois existem algumas peculiaridades em cada país. Esteja sempre atento aos limites de velocidade, mas também não ande muito devagar, pois em alguns lugares você pode ser multado por isso também. Para facilitar, separamos algumas dicas para você dirigir sem problemas em alguns países da Europa e aproveitar sua viagem.

Alemanha

O Reichstag, parlamento alemão, foi construído em 1894. Foto: Mark B. Schlemmer/Flickr

Na Alemanha, algumas das placas de trânsito são muito diferentes das que estamos acostumados. Além disso, as regras de trânsito são rigorosamente controladas, por isso esteja sempre muito atento às placas e sinalizações e, principalmente, aos limites de velocidade. Assim como no Brasil, o uso de cinto de segurança é obrigatório, da mesma forma que o uso de cadeirinhas especiais para crianças. Dirigir e beber, não precisa nem falar, não é mesmo? Não combina! E além de correr riscos, na Alemanha essa atitude pode fornecer multas altíssimas. Os estrangeiros, quando multados, precisam efetuar o pagamento na hora, por isso tenha sempre dinheiro no bolso.

Espanha

Curiosidades - Leis de trânsito na Europa
Espanha – Uso de óculos de Sol em dias ensolarados

Além das leis clássicas que nos mandam respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança, cadeirinha para crianças e não dirigir alcoolizados, por exemplo, a Espanha aplica algumas legislações diferentes. Você sabia que se estiver fazendo um dia de sol você é obrigado a dirigir usando óculos escuros? Além disso, a legislação do país apoia o uso das luzes do carro acesas sempre que estiver dirigindo e não somente durante a noite.

Reino Unido

curiosidades-leis-de-transito-na-europa
Por Pixabay – london-black-taxi-street-road-259173/

Você já ouviu falar de uma rua da sua cidade onde o tráfego obedece à “mão inglesa”? As ruas que são transitadas pela mão esquerda, ao contrário do padrão do Brasil, são chamadas assim, pois os países integrantes do Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, usam esse padrão. Além disso, os carros também são diferentes, com os volantes localizados onde os nossos passageiros sentam. Ao invés de usarem a mão direita para trocar a marcha, como fazemos por aqui, no Reino Unido usa-se a esquerda, assim como outros comandos básicos. Ao contrário do Brasil, se você entrar em uma rotatória, você precisa dar passagem para quem vem. Outra diferença é que a faixa da esquerda nesses países é sempre a mais lenta e a da direita é para velocidades maiores.

Portugal

Curiosidades - Leis de trânsito na Europa
Portugal

Se você pretende visitar Portugal, alugar um carro pode ser uma excelente opção para ter mais conforto. As leis de trânsito são bastante semelhantes às do Brasil, sendo de extrema importância, assim como nos outros países, sempre observar as placas de sinalização de trânsito. Brasileiros podem dirigir em Portugal durante seis meses a partir da data de sua chegada. Após esse período, é preciso que você possua o cartão de residente. Ao transitar por Portugal de carro, carregue sempre com você o passaporte.

França

Curiosidades - Leis de trânsito na Europa
França – Arco do Triunfo

Apesar de a legislação de trânsito da França ser semelhante à do Brasil, existem algumas regras peculiares que você precisa conhecer antes de dirigir no país. Em alguns lugares da cidade, existe uma sinalização que permite estacionar em determinado lado da rua apenas na primeira ou segunda quinzena do mês. Os franceses são muito rigorosos com as restrições de estacionamento, além de fiscalização relacionada ao excesso de velocidade. Assim como na Alemanha, as multas devem ser pagas na hora.

Itália

leis-de-transito-na-europa
Itália

A grande complicação da legislação de trânsito na Itália está relacionada aos estacionamentos. Vagas sinalizadas em azul com a letra P estão livres para qualquer pessoa estacionar. As linhas brancas simbolizam espaços públicos gratuitos de estacionamento e azul, pagos. Quando o motorista comete uma infração e recebe uma multa, 25% do valor deve ser pago no momento da notificação.

Suíça

curiosidades-leis-de-transito-na-europa
Por Pixabay – swiss-berne-the-old-town-1560619/

Na Suíça, ao andar de carro, esteja sempre atento à sinalização, principalmente de velocidade e estacionamento. Existem algumas estradas montanhosas onde as vias são de mão única durante algumas horas, por isso respeite os horários fixados nas placas. As leis de trânsito são rigorosamente controladas e é preciso tomar cuidado nas estradas estreitas e sinuosas. Dê sempre a preferência aos veículos que vêm da direita – a não ser que a placa indique o contrário. O uso de cinto de segurança é obrigatório, é proibido dirigir alcoolizado e crianças devem estar sempre no banco de trás.

Agora que você ampliou seus conhecimentos, passe lá no site Rentcars.com e confira as ofertas para aluguel de carros no exterior. Somente lá você aluga o carro com até 60% de desconto, paga em até 12x, fica isento de taxa de IOF (6,38%) e ainda ganha 5% de desconto optando pelo pagamento via boleto bancário.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

6 Comments

  1. Oi, parabéns pela iniciativa.
    Estou com uma grande dúvida…Vou fazer mestrado e o segundo ano não preciso ficar na cidade, então pensei em comprar um carro em Portugal e ficar alguns meses em alguns países, por ex, dois na Espanha, 4 na França, 5 na Inglaterra e assim por diante…Terei visto de estudante por todo esse período. Posso trafegar com o carro de Portugal por um ano pelos outros países? e minha carteira?
    att,
    Fabiana

    • Oi, Fabiana, tudo bem? Você pode averiguar junto a loja onde comprará o veículo sobre a permissão de trafegar por outros país, até mesmo para verificar se precisará de alguma autorização. Quanto a sua habilitação, é recomendado levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) junto com a CNH brasileira. Conte com a gente! Abraços.

    • Olá Deiwis, bom dia!

      Sim, poderá ter problemas com locação de veículos na locadora em que fez a locação e, em alguns casos, em outras companhias também. Sugerimos que pague normalmente para evitar desgastes futuros.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Equipe, Rentcars.com
      4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades)

  2. Cecilia Alberto Macamo

    A dorei as dicas sao de valer a pena,aprendi muito em algumas curiosidades de como conduzir um carro alugado no exterrior,a dorei as dicas,mas ha um detalhe muito importante,eu sou Moçambicana e estou ca em Moçambique como fazer para alugar um carro para uma viagem para o exterrior ” Brasil”

    • Olá Cecilia, bom dia!

      Ficamos contentes que tenha gostado das dicas. Continue acompanhando sempre as novidades.

      Para alugar carros no Brasil, acesse o site e preencha as seguintes informações, no campo indicado como “Pesquisar Aluguel de Carros”.

      – Local de retirada do carro (país, cidade e estado)
      – Local de devolução do carro (país, cidade e estado)
      – Data e horário da retirada do carro
      – Data e horário da devolução do carro

      Em seguida, o site irá apresentar as melhores opções disponíveis para a reserva solicitada.

      Se preferir, pode confirmar essas informações aqui mesmo que eu faço a pesquisa e encaminho as opções para sua análise.

      É importante que a carteira de habilitação do condutor seja de mesma nacionalidade do passaporte (nesse caso, de Moçambique).

      Além disso, sugiro que leia os requisitos mínimos necessários para alugar um carro no Brasil neste link.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Atenciosamente,

      Equipe, Rentcars.com

Write A Comment