Com os avanços da sociedade moderna, muita coisa mudou. Dentre as principais transformações, estão os direitos alcançados pelas mulheres. E dirigir é um deles. Após muita relutância e preconceito do público masculino, elas provaram que sabem sim assumir o volante, mostrando ainda que, na maioria das vezes, são mais cautelosas e responsáveis.

No entanto, toda vez que guia um carro sozinha, a mulher ainda, infelizmente, pode se deparar com algumas dificuldades, o que exige uma série de cuidados na tentativa de transitar com segurança nos grandes centros urbanos e estradas. Na verdade, as medidas devem ser tomadas por todos os motoristas. A vulnerabilidade da mulher, porém, faz com que pessoas más intencionadas se aproximem e abusem de situações comuns, que acabam se transformando em palcos para diversos crimes.

Outro problema que pode prejudicar o bom desempenho no trânsito é o medo de dirigir. Como faz pouco tempo que finalmente as mulheres conseguiram o direito de ter habilitação, é comum a descrença na capacidade de direção, o que, na verdade, não passa de um erro cometido inconsciente por boa parte do público feminino. É possível superar essa insegurança, basta ter confiança e praticar e muito.

É sobre isso e muito mais que fala o post de hoje. A ideia é deixar a vida em ruas, avenidas e estradas mais tranquila para todos os motoristas, seja ele ou ela. Olha só!

Dicas de segurança

A segurança no trânsito vai além da adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Com a violência cada vez mais constante nas grandes cidades, é preciso se preocupar também com roubos, assaltos e até mesmo sequestros relâmpagos. Como prevenção, vários cuidados podem ser tomados.

– Atenção redobrada: à noite e em lugares afastados, a atenção deve ser redobrada, antes de estacionar e depois de retornar ao carro. A preferência por estacionamentos particulares ajuda bastante, mesmo com as taxas altas. Quando não for possível estacionar em um local seguro, antes de descer do carro, verifique se não há presença de nenhum estranho. Observar a movimentação ao redor do veículo é fundamental para evitar situações complicadas. O mesmo procedimento vale para a hora de deixar o local estacionado. Uma vez dentro do carro, não é recomendável ficar muito tempo parada, falando ao celular ou distraída com qualquer outra coisa que possa te colocar em situações de risco;

– Vidros fechados e portas travadas: assim que entrar no carro, trave as portas e dirija sempre assim. Os vidros devem permanecer fechados, tanto de dia quanto de noite, especialmente em congestionamentos e diante de sinais vermelho. Durante o verão, quem não tem ar condicionado pode deixar o vidro aberto quando o carro estiver em movimento, mas, nestes casos, será necessário ficar sempre atento a movimentos estranhos, principalmente quando a velocidade for reduzida;

– Não fale ao celular: além de ser uma infração de trânsito, dirigir falando ao celular pode provocar acidentes e facilitar a ação de bandidos. A recomendação é evitar usar o aparelho até mesmo depois de estacionar e descer do carro, enquanto você se caminha para o local de destino ou volta ao carro. A distração nestes momentos é um dos principais responsáveis por atrair criminosos;

– Preste socorro apenas quando tiver certeza do problema: um truque muito comum entre pessoas más intencionadas é ficar com o carro parado no acostamento e pedir ajuda. O ideal é não parar, exceto quando a situação for evidentemente verdadeira. À noite ou em estradas afastadas, parar para prestar socorro somente se houver acidente. Caso contrário, não pare. Infelizmente a solidariedade pode ser prejudicial e uma isca para roubos e sequestros.

Estas pequenas medidas não devem ser esquecidas durante o dia-a-dia, por nenhum motorista. Com a devida atenção, muitos problemas podem ser evitados.

Para perder o medo de dirigir

Além de trabalhar a confiança em si própria, a única maneira de perder o medo de dirigir é praticando. Hoje em dia, muitos centros de formação de condutores oferecem aulas e atendimento especial para quem tem medo de dirigir. Aulas extras, instrutores pacientes e até mesmo acompanhamento psicológico, muito requisitado por quem já se envolveu em algum acidente de trânsito, são alguns dos cuidados que muitas autoescolas disponibilizam aos alunos.

Antes de fazer a prova prática, vale a pena solicitar aulas a mais e praticar ao lado do instrutor. Somente depois de adquirir a confiança necessária, marque o exame. Em caso de reprovação, comum tanto entre homens como entre as mulheres, não desista. Tudo pode fazer parte do aprendizado.

Assim que for aprovada e tiver com a habilitação em mãos, faça trajetos curtos e em ruas mais tranquilas até se sentir verdadeiramente preparada para enfrentar o trânsito em vias rápidas ou em rodovias. Com o tempo e a prática, o medo simplesmente desaparece, dando lugar à segurança e a uma motorista confiante.

Dicas extras

Para conseguir dirigir confortavelmente, use sempre calçados fechados e evite o uso de salto alto. A posição do banco e espelhos retrovisores deve ser ajustada sempre que necessário, para que seja possível manter a postura correta ao volante e observar tudo à sua volta.

Caso se envolva em algum acidente, lembre-se de manter a calma em primeiro lugar, por mais difícil que seja. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que não está ferida e caso tenha outras pessoas presentes, verifique se há alguém ferido e chame logo por ajuda. Sinalize o local do acidente, para evitar outras colisões. Conte com a ajuda de policiais e outras autoridades para solucionar o problema. Quando não for possível, tente colher as informações necessárias para consertar possíveis estragos e, logo em seguida, registre queixa na delegacia.

Dirigir tranquilamente e com segurança, é mais fácil do que a gente imagina. Basta ficar sempre atenta e evitar distrações que possam ocasionar problemas mais graves. Com isso em mente, sinta o prazer de cair na estrada, sempre que precisar ou sentir vontade!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

  1. Parabéns, é sempre bom compartilhar dicas de segurança! conteúdo informativo e de excelente qualidade. Mirella

Write A Comment