Não há sensação pior do que estacionar o seu veículo e na volta perceber que ele não está mais lá. Provavelmente uma das pessoas que está lendo este post já deve ter passado pelo inconveniente de ter o carro roubado ou danificado numa tentativa de furto. Para evitar que o carro seja roubado, selecionamos algumas dicas especiais.

Com o alarme do veículo, achamos que já estamos precavidos deste tipo de ocorrência, mas infelizmente nem os alarmes estão segurando o ímpeto dos assaltantes. Confira nossas dicas para evitar que seu carro seja roubado.

Como evitar roubos
Há maneiras de evitar esta situação

A polícia até consegue recuperar alguns veículos, contudo quando ele é devolvido, o motorista tem a desagradável constatação de que o carro foi depenado ou completamente avariado. Para não chegar a este extremo, listamos medidas especiais de segurança para fazer com que seu automóvel não seja o mais visado e reduza as possibilidades de acontecer qualquer caso do tipo.

Da mesma forma que você sabe quais são os acessórios para evitar roubos, os ladrões também sabem os mesmos segredos. Invista em soluções simples, como uma chave abaixo do volante ligada diretamente na ignição. Há também acessórios voltados para o corte do giro do motor, como um botão que fica escondido dentro do carro e tem custo baixo.

Como evitar roubo
Pouca iluminação e pouco movimento: o local preferido dos bandidos

O maior chamariz para o roubo é o rádio, malas e roupas deixadas dentro do carro. Com o intuito de diminuir os roubos, você já encontra no mercado modelos com a frente do rádio removível, que pode ser retirada facilmente e guardada em um local seguro, de preferência, que seja lavado contigo ao sair estacionar o carro. Pode até ser chato ter que tirá-lo toda vez que for sair do veículo, mas será ainda mais chato lidar com a quebra de um vidro ou arrombamento da porta.

Lembre-se também que os documentos do carro não devem ficar nunca guardado no porta-luvas. Por mais conveniente que seja deixá-los ali, quando houver um furto o ladrão vai ter ainda mais facilidade para revender o automóvel com todos os documentos em mãos.

Como evitar roubo
Quanto mais dificuldade o ladrão encontrar menos visado será o seu carro

Os bandidos também fazem seleção sobre quais carros vão roubar e quais vão apenas furtar. Os carros populares são mais visados na hora de furtar objetos, como toca CD e bolsas deixadas no interior do veículo. Modelos mais novos e luxuosos são normalmente roubados, ao invés de furtados; os ladrões preferem estes para revenda de peças.

Encontrar vaga de estacionamento virou missão impossível. E a situação consegue ficar ainda pior quando ocorre um evento nas imediações. Se a sua paciência nessa hora acabou e você deixou seu carro naquela vaga garantida pelo flanelinha, tome muito cuidado! Diversos telejornais e a mídia em geral noticia mês a mês o que tudo mundo já sabe: Na maioria das vezes, eles não cuidam do carro e o deixam à mercê de trombadinhas.

Com uma fila de veículos estacionados sem proteção, os ladrões fazem a festa. Por isso, neste caso, prefira pagar um pouco mais e deixar o carro em parques de estacionamento. Caso você não encontre nenhum, opte por deixar o carro parado num local um pouco distante, mas que seja bem iluminado e com maior fluxo de pessoas.

Como evitar roubo
Os flanelinhas geralmente só fingem cuidar dos carros

Um dos golpes mais comuns no trânsito é o furto de relógios. Deixe para usar suas joias após sair do veículo, principalmente se você tem o costume de andar com os vidros abertos. Outro golpe utilizado para roubos é provocar uma pequena batida e o condutor, ao sair do carro, é rendido e perde o veículo.

Se algum motociclista suspeito faz sinal de que seu veículo está com algum problema, porta aberta ou pneu furado, deixe para averiguar somente quando chegar ao destino final ou a um local seguro. Sabe-se de muitos casos registrados na polícia, com essa mesma situação onde ao final, o motorista foi abordado e teve o carro furtado.

Para não precisar parar em semáforos no período noturno, vá diminuindo a velocidade bem antes de chegar ao sinaleiro. Em alguns centros, o sinal já fica constantemente piscando na cor amarela, justamente para o motorista não precisar parar ou poder avançar quando o fluxo permitir. Quando isto não ocorre, o melhor é seguir esta dica.

Como evitar roubos
Nunca deixe objetos e bolsas no interior do veículo

Infelizmente, algumas medidas podem parecer absurdas, porém são casos que vi acontecer e podem até salvar a sua vida. Lavar o carro na calçada é algo que a maioria dos brasileiros faz, mas até nisso os ladrões ficam de olho.

Já houve o caso de um vizinho que foi assaltado quando realizava a limpeza de seu veículo depois das 18h00. Com o portão aberto de casa e o carro disponível, ele foi rendido e perdeu vários objetos de valor. Para evitar situações como esta, escolha um horário com maior circulação de pessoas e de preferência de dia para a limpeza do carro.

Dizem que há carros preferidos dos ladrões para o roubo. Uma época atrás, os eleitos eram os carros brancos. Hoje, segundo dados do Denatran obtidos pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) e pela Revista Exame, os veículos da moda para os ladrões são em ordem de classificação: Fiat Stilo, Fiat Punto, SpaceFox, CrossFox, Peugeot 307, Fiat Fiorino, VW Voyage, Fiat Idea, Honda Civic e VW Fox.

O Rio de Janeiro é a cidade com maior índice de roubos, seguida de São Paulo e Salvador. Assim como os trabalhadores, domingo é o dia de descanso para os ladrões e esta é a data que registra menor ocorrência de furtos e assaltos. O horário com maior incidência é depois das 18h00, quando o sol começa a sumir e os bandidos podem trabalhar na surdina.

E você, já teve seu veículo roubado ou furtado? Você toma alguma medida antifurto? Caso tenha outras dicas para nossos motoristas, use a nossa caixa de mensagens e compartilhe as suas experiências!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment