Histórica, a Estrada da Graciosa é roteiro obrigatório para todos os amantes de viagens.

Esta estrada cênica, que é sem dúvida alguma uma das mais belas do Brasil, foi uma das mais antigas trilhas de acesso ao planalto, tendo sido durante muitos anos a principal via de acesso ao litoral do estado, por representar até o século XX o único caminho pavimentado de ligação ao Porto de Paranaguá.

A Graciosa foi um projeto realizado a pedido do primeiro presidente da recém criada província do Paraná, Zacarias de Góis Vasconcellos, que via a necessidade da abertura de uma nova ligação com o litoral, já que o Caminho do Itupava encontrava-se em condições precárias e perigosas para o trânsito. O projeto foi então executado por tropeiros paulistas e paranaenses, que utilizaram uma trilha indígena para basear suas explorações.

Este caminho levava inicialmente ao Arraial Queimado, tido como um dos mais antigos assentamentos de mineradores da região. Após diversas reformas e aberturas, permaneceu praticamente desativado até os primeiros anos do século XIX, tendo sido reaberto apenas em 1807.

A estrada permaneceu com dificuldades operacionais graves até os primeiros anos da instalação da província, mas segundo Vieira dos Santos, as primeiras travessias pela Graciosa se deram por volta de 1570.

Este magnífico roteiro é rodeado pelo mais preservado trecho de mata atlântica do Brasil, onde belíssimos riachos, cachoeiras, uma variedade de mais de 20.000 espécies de plantas e 1.600 espécies de aves completam o cenário.

Em 1993, parte do trecho da Serra foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atântica, e na região existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

Nós da Rentcars.com fizemos o trajeto, e preparamos as melhores dicas para você curtir este magnífico roteiro, que é com certeza um dos mais prazerosos que eu já tive a oportunidade de completar.

Não deixe de conferir também a seleção de fotos ao final do post, que nós separamos para você apreciar um pouco mais deste magnífico percurso.

Começando a viagem

A viagem começa na BR-116, onde percorremos apenas um trecho antes de avistar a placa que indica a entrada para o belíssimo portal da estrada histórica. Neste local existem vagas de estacionamento tanto após a passagem quanto antes, logo à direita da pista. A partir deste ponto é importante cuidar com a velocidade, pois este trajeto deve ser feito com calma, de maneira a apreciar a bela vista e evitar acidentes que podem ser decorrentes  das curvas bem acentuadas da pista.

estrada-da-graciosa
Portal – Por Marcos Guerra (Trabalho próprio pelo carregador) [Public domain], undefined

Você de imediato já irá sentir-se abraçado pela natureza, com árvores em ambos os lados da estrada, onde um belíssimo corredor natural lhe dá as boas vindas, sendo a perfeita introdução para a sua viagem.

A partir daí, fique atento para os “recantos”, que são as paradas ao longo da rodovia contendo estruturas de lazer (churrasqueiras, sanitários, mirantes). Estes locais mantidos pelo DER são a alma do trajeto.

Recanto Eng. Lacerda (ou Vista Lacerda)

A primeira parada se dá já no inicio da viagem.

Neste local, o atrativo principal é a belíssima vista para a Baía de Paranaguá. Ao observar toda a magnitude da natureza, já percebemos o porquê deste roteiro ser mais indicado nos dias de sol, que em seu pico reflete seus raios no espelho d’água da porta de entrada de nosso estado, nos proporcionando um espetáculo indescritível.

estrada-da-graciosa
Por Henrique Jakobi Moreira (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Após uma parada na simpática banquinha de alimentos para comprar as tradicionais balas de banana, seguimos a viagem rumando para o próximo recanto.

Recanto Rio Cascata

Esta parada é uma das que faz jus à indicação de que é necessário se fazer o trajeto cedo.

estrada-da-graciosa
Recanto Rio Cascata – Por LuisFS (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Com poucas vagas de estacionamento, o ideal é sair antes das 9 da manhã para pegar a estrada, pois até mesmo fora de temporada as vagas dos recantos ficam lotadas. As chances de muitos curitibanos terem a mesma ideia que você neste final de semana de sol são grandes, portanto é importante se programar.

Felizmente, conseguimos uma vaga espremida entre uma Fiorino e uma Ducato, e conseguimos aproveitar esta que é uma das mais recompensadoras paradas.

Neste local, você irá encontrar uma majestosa cachoeira, que irá encantar seus olhos. É um bom lugar para parar e apenas relaxar e deixar o som das águas encontrando as pedras levarem todos os seus problemas embora.

Recanto Grota Funda

O atrativo deste recanto é o vale profundo que corta a rodovia.

O local, que é assombrado por diversas histórias de ataques indígenas aos tropeiros que faziam a construção da estrada, possui uma beleza quase mística e é interessante que se reserve alguns minutos para sua contemplação.

Esta é a única parada que tem sua entrada à esquerda, portanto fique alerta para os carros que vêm na direção contrária, pois a visão da pista é levemente prejudicada.

estrada-da-graciosa
Renato dos Santos [CC BY 3.0], undefined

Recanto Bela Vista

Este recanto é mais um coroado pela magnífica vista da Baía de Paranaguá. Porém, por estar localizado em uma parte mais baixa da serra, a visão da Baía é inferior à anterior.

Ao estacionar neste recanto tome cuidado com seus pneus, pois a entrada para as vagas de estacionamento não possui guia rebaixada.

estrada-da-graciosa
Por LuisFS (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Recanto Curva da Ferradura

À primeira vista, esta parada parece não ter muito a oferecer e este fator faz com que ela seja a mais fácil para se encontrar uma vaga de estacionamento.

O que muitos não sabem é que aqui que se inicia uma das mais belas trilhas da serra.

Ao descer este caminho escondido pela mata, você tem duas opções. Seguindo pela direita há um caminho mais curto que leva à cachoeira maior, local mais conhecido e frequentado. Seguindo para a esquerda, no caminho em que continua a descida, pode-se chegar à outra cachoeira, um pouco mais reservada.

Infelizmente passamos uma boa parte do tempo em que ficamos neste recanto recolhendo o lixo que havia sido deixado ali por outros viajantes. Embora a estrada seja bem preservada, sempre existem algumas pessoas que se esquecem do quão importante é a preservação ambiental.

Sempre é bom se prevenir ao fazer estas viagens, como por exemplo, levar sacolas de lixo extras, pois embora existam latas de lixo espalhadas nas diversas paradas, às vezes é difícil encontrá-las.

estrada-da-graciosa
Por Guilherme Scharf (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 3.0], undefined

Recanto Mãe Catira

Em minha humilde opinião, esta é a mais interessante de todas as paradas.

Não só por possuir a mais ampla estrutura para lazer, sendo o local preferido dos viajantes para se fazer um churrasquinho ou apenas pela magnífica ponte sobre o Rio Mãe Catira, que corta o belíssimo parque de preservação ambiental. Mas sim pelo inexplicável clima relaxante que é proporcionado pelo som das árvores com seus galhos ao vento, que como em uma sinfonia, é acompanhado pelo canto dos exóticos pássaros e o correr das águas do rio.

Neste local também é possível encontrar uma diversidade de trilhas, que em sua maioria levam até o leito do rio.

Dependendo do ponto em que se chegue ao rio, você encontrará desde águas límpidas e calmas até algumas pequenas cascatas. De acordo com o quão cheio esteja, você também poderá usufruir das relaxantes piscinas naturais que se formam devido ao seu fundo acidentado.

estrada-da-graciosa
Recanto Mãe Catira – Por Vlima.ferreira – Trabalho próprio pelo carregador, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32849385

Após a passagem pela ponte de ferro, é terminada a descida da serra e você chegará à São João da Graciosa.

Caso deseje prosseguir sua viagem até Morretes ou Paranaguá para conhecer o porto ou comer um delicioso barreado, siga pela PR-411, que representa o trecho mais curto.

Caso você queira conhecer a simpática cidade histórica de Antonina e almoçar em um de seus renomados restaurantes, siga pela PR-410.

Seja qual for o destino escolhido, você com certeza irá adorar.

Fotos da Estrada da Graciosa

Nós separamos também uma seleção com as melhores fotos, para você sentir um pouco desse maravilhoso trajeto que é a Estrada histórica da Graciosa.

Hortênsias
No verão e na primavera, as Hortênsias colorem a estrada
Serra na Estrada da Graciosa
Cuidado com as curvas acentuadas. Sempre mantenha uma velocidade controlada
Serra da Graciosa
A magnífica Serra da Graciosa coroa o trajeto com toda a sua elegância
Estrada da Graciosa
Em vários trechos a estrada é de paralelepípedos. Redobre a atenção em caso de chuvas
Cachoeira Recanto Rio Cascata
A Estrada da Graciosa nos recompensa com diversas cachoeiras. Como por exemplo a queda d’água do Recanto Rio Cascata.
Estrada da Graciosa, Área de Preservação Ambiental
A Estrada da Graciosa representa uma Área de Preservação Ambiental, portanto lembre-se de jogar seu lixo no lixo!
Trilha Recanto Rio Cascata
Calçadas ou não, a Estrada da Graciosa oferece uma infinidade de trilhas ecológicas.

E você? Já fez o trajeto da Estrada da Graciosa?

Nós queremos saber o que você achou do percurso! Comente sua experiência.

Ainda não viajou por essa magnífica estrada histórica? Alugue já o seu carro com a Rentcars.com e aproveite esse maravilhoso percurso!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

4 Comments

  1. Olá. É realmente um dos pontos turísticos mais fascinantes de nosso estado. Agora, será que vocês têm a foto dos morros ao por do sol em resolução máxima? Se puderem me enviar por email, agradeço….

  2. Realmente ao passear pela Estrada Graciosa pessoalmente também achei o Parque da Mãe Catira o lugr simplesmente paradisiaco, entretanto quando precisamos de um banheiro é que percebemos o abandono publico do local, pois não ha condições no final da tarde sem iluminação nos banheiros e durante o dia todo falta limpeza, enfim tratasse de um detalhe logistico importante.

    • Verdade Maristela, infelizmente a infraestrutura deixa a desejar no quesito sanitários, assim como em boa parte das regiões turísticas do Brasil. Mas o passeio vale a pena, é incrível, repleto de surpresas e paisagens de tirar o fôlego.

      Agradecemos o seu feedback e comentários, sempre auxiliam outros viajantes. Continue participando sempre.

      Equipe, Rentcars.com

Write A Comment