O Nordeste do Brasil é uma região repleta de belezas naturais e culturais que encantam tanto brasileiros como turistas do mundo inteiro! Com praias deslumbrantes, areias fofinhas e águas cristalinas, não tem jeito: o Nordeste é um paraíso tropical.

Então, que tal conhecer aquelas praias mais afastadas, quase exclusivas do Nordeste? Ou passar um final de semana descansando em um arquipélago de ilhas? Hoje vamos te dar todas as dicas para sua viagem de carro pela região ser incrível!

Banner com texto dica extra: compare preços e alugue carro em um só lugar, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

1. Maragogi, AL

Foto da Praia de Maragogi, no Alagoas. O céu está completamente azul e a água cristalina.

Maragogi é um verdadeiro paraíso da nossa costa nordestina! Localizada no estado de Alagoas, cerca de 124 km da capital Maceió, essa região também é conhecida como o Caribe Brasileiro por conta das suas paisagens cinematográficas, suas águas cristalinas e piscinas naturais formadas por corais coloridos.

Além disso, a hospitalidade calorosa da população local e a culinária típica enriquecem ainda mais a experiência. Maragogi é, sem dúvida, um destino imperdível para quem busca tranquilidade, beleza natural e momentos inesquecíveis à beira-mar. Confira nosso roteiro completo sobre uma viagem pela região de Maceió.

A melhor época para conhecer Maragogi é de outubro a janeiro, período mais seco. Já os meses de abril até agosto vivem o período mais chuvoso da região.

2. Aracati, CE

Foto da Praia de Canoa Quebrada, em Aracati Ceará. Na foto tem pessoas praticando o Parapente.

Aracati é uma cidade encantadora do estado do Ceará. Conhecida por sua rica história e arquitetura colonial, a cidade oferece uma viagem no tempo, com suas ruas de paralelepípedos e casarões coloridos que refletem a herança cultural da região.

Aracati também é famosa por suas belas praias, como Canoa Quebrada, destino paradisíaco que atrai turistas de todo o mundo, e que é ótima para jovens que procuram por movimento e festas. Por lá, além de curtir um dia de praia, é possível nadar no Rio Jaguaribe ou andar de buggy pelas dunas locais. Vale a pena conhecer!

A melhor época para visitar Aracati é no verão, de dezembro até meados de fevereiro. Mas, também vale a pena conhecer no período das férias escolares, de julho a agosto. Já os meses mais chuvosos de Aracati são de fevereiro a maio.

3. Mangue Seco, BA

Podemos dizer que Mangue Seco é um tesouro escondido no litoral da Bahia! Com suas paisagens intocadas e uma atmosfera serena, essa pequena vila de pescadores é um verdadeiro paraíso tropical. Suas extensas dunas de areia fina e coqueirais criam uma imagem digna de cartão-postal, atraindo viajantes em busca de tranquilidade e beleza natural.

Mangue Seco é banhada pelo encontro do rio com o mar, sendo assim é possível realizar passeios de barco com aquela vista surpreendente. A região como um todo acaba sendo um refúgio perfeito para aqueles que desejam se desconectar do mundo e se reconectar com a natureza.

4. Morro de São Paulo, BA

Foto aérea do Morro de São Paulo, na Bahia. O céu está azul com nuvens e o mar completamente azul.

Ainda na Bahia, chegamos nesse paraíso: Morro de São Paulo! Esse é um destino paradisíaco localizado na Ilha de Tinharé, conhecido por suas praias deslumbrantes numeradas de Primeira a Quarta Praia.

Por lá, é possível curtir as piscinas naturais de águas claras e mornas, além de apreciar as falésias imponentes com suas vistas panorâmicas. O centrinho da vila também é repleto de charme, com suas ruelas de areia, lojinhas, bares e restaurantes que oferecem uma deliciosa culinária local. É bom saber que Morro de São Paulo não permite carros. 

A melhor época para conhecer Morro de São Paulo é de agosto a fevereiro.

5. Caraíva, BA

Foto de Caraíva, Bahia. Na foto é possível ver o encontro do mar com o rio, alguns barcos e muito verde da natureza.

Quer curtir uma vibe bem roots? Então Caraíva é para você! Esse é um verdadeiro paraíso escondido na Costa do Descobrimento. Essa pequena vila de pescadores possui uma atmosfera rústica e preservada. Suas ruas de areia, casas coloridas e ausência de carros proporcionam uma experiência ainda mais natural.

Além de curtir praias encantadoras, em Caraíva é possível observar o encontro do rio com o mar, seja através de um passeio de barco ou uma aula de mergulho. A cultura local é encantadora, com festividades tradicionais e uma gastronomia regional deliciosa. Caraíva é o destino ideal para os viajantes que desejam se desconectar do mundo moderno e se conectar com a beleza natural e autenticidade do Brasil!

6. Lençóis, BA

Você já conhece Lençóis? Localizada na Chapada Diamantina, também na Bahia, a cidade é rodeada por uma exuberante paisagem de montanhas, cachoeiras e grutas!

Lençóis é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre. Suas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais conferem um charme singular. Atualmente, Lençóis é uma referência para os ecoturistas que buscam trilhas desafiadoras, mergulhos em rios de águas cristalinas e atividades mais radicais.

Lençóis é uma joia do interior baiano que convida os viajantes a explorar suas belezas naturais e mergulhar em sua história. Aproveite os meses de novembro a março para curtir a melhor época na cidade!

7. Costa do Conde, PB

Foto de uma imponente montanha rochosa com uma ampla área de areia e o mar chegando próximo. O céu está azul com nuvens, o mar é azul e verde.

A Costa do Conde fica pertinho de João Pessoa, aproximadamente 20km de carro. Por isso, é super indicado para um bate-volta! Como no próprio nome, essa costa é formada por um conjunto de praias incríveis, sendo que muitas delas já foram consideradas as mais lindas da Paraíba.

Para quem ama uma praia, a Costa do Conde é uma excelente opção, mas também é possível realizar outras atividades como apreciar as belas falésias, curtir as piscinas naturais e realizar trilhas.

As praias mais famosas são Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e a Praia de Tambaba. Se quiser evitar o período de chuvas, não viaje entre março e meados de agosto. Mas, se quiser viver a melhor experiência de verão, programe sua passagem pela Costa do Conde entre setembro e fevereiro.

8. João Pessoa, PB

Foto das piscinas naturais e os corais de João Pessoa. O mar é azul e verde. O céu está completamente azul.

João Pessoa é uma das cidades mais famosas do litoral da Paraíba! Apesar de ser mais conhecida pelas suas praias de areia branca e água morna, a sua história também é um dos seus atrativos. João Pessoa conta uma parte da história do Brasil, principalmente da época colonial, por isso passear pelo seu centro histórico e apreciar as construções icônicas também é um evento.  

Para chegar em João Pessoa de carro é bem fácil. Se você estiver saindo de Recife (Pernambuco), pegue a BR-101 Sul por aproximadamente 120 km, depois a BR-101 se conectará à BR-230, que o levará diretamente a João Pessoa.

Se estiver saindo de Natal (Rio Grande do Norte), você pegará a BR-101 Norte e seguirá por uns 180 km. Depois, pegue a saída para a BR-230 até chegar na cidade.

Por fim, se estiver saindo de Campina Grande, na Paraíba mesmo, pegue direto a BR-230 e siga por 120 km.

9. Ilha de Santo Aleixo, PE

A Ilha de Santo Aleixo é um verdadeiro refúgio paradisíaco localizado na Costa de Pernambuco! Sabe aquele lugar dos filmes? Então…

A Ilha é acessível por meio de passeios de barco a partir de Porto de Galinhas ou do Cabo de Santo Agostinho. Mas, também é possível chegar de carro se você for sair do aeroporto de Recife com destino à Barra de Sirinhaém. Inclusive, fica a dica: pela Barra de Sirinhaém, os valores são mais acessíveis! Se for chegar pela outra ponta, você conhecerá a Praia de Guadalupe e Praia de Carneiros.

Seus recifes de coral criam piscinas naturais que convidam a um mergulho em meio a peixes coloridos e outras espécies marinhas. Além disso, caminhadas panorâmicas pelos morros da ilha revelam vistas deslumbrantes do oceano e das redondezas. Este passeio é ideal para quem busca tranquilidade e contato direto com a natureza bastante preservada.

A melhor época para visitar a Ilha de Santo Aleixo é entre dezembro e fevereiro. O período de chuvas acontece normalmente de abril a julho.

10. Cabo de Santo Agostinho, PE

Cabo de Santo Agostinho é mais um destino surpreendente de Pernambuco. Banhado pelo mar azul do oceano Atlântico, a região também é conhecida por suas belas praias, como a Praia de Calhetas, a Praia de Gaibu e a Praia de Enseada dos Corais.

Outro lugar que vale a pena conhecer é o complexo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e as belas Ruínas do Cabo! Além disso, o município possui uma herança histórica marcante, com antigos engenhos, igrejas centenárias e ruínas que remetem à época colonial. 

11. Olinda, PE

Foto do centro histórico de Olinda, onde é possível ver a Igreja ao centro. Há vegetação em volta e o mar ao fundo.

Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda oferece aos visitantes uma experiência única! Chegando pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes (Gilberto Freyre), em Recife, você pode retirar seu carro alugado ali mesmo e seguir por cerca de 20 km até a cidade.

Agora, quanto ao que fazer em Olinda, a cidade oferece muitos atrativos! Comece pelo Centro Histórico, repleto de casarões coloniais coloridos, igrejas barrocas e ruas paralelepípedos. Um passeio pelas ladeiras íngremes faz você voltar no tempo!

Aproveite que Olinda possui vistas panorâmicas incríveis a partir dos mirantes, e dê um pulo no Mirante do Alto da Sé que oferece visões deslumbrantes do litoral e da cidade.

Se quiser praia, não deixe de explorar a Praia de Bairro Novo, a Praia de Casa Caiada e a Praia do Carmo. A melhor época para conhecer Olinda é entre os meses de julho a fevereiro, quando as temperaturas são mais quentes, especialmente entre setembro e fevereiro, e pode haver pancadas de chuva, principalmente entre junho e agosto. A baixa temporada acontece de março a junho, quando o clima é mais ameno, com temperaturas mais frescas, e há menos probabilidade de chuvas intensas. 

12. São Luís, MA

Foto de uma das ruas do centro histórico de São Luís, capital do Maranhão. Há bandeirinhas de São João suspensa ao alto, parecendo um teto que liga os dois lados da rua.

São Luís, capital do Maranhão, é rica em história! Conhecida também por sua arquitetura colonial bem preservada e seus azulejos portugueses, a cidade é tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1997.

Com suas praias de águas mornas e a Ilha de São Luís próxima, essa cidade nordestina encanta os turistas, tornando-se um destino imperdível para aqueles que desejam explorar a riqueza cultural e histórica do Brasil.

Muita gente aproveita a passagem em São Luís para ir até os Lençóis Maranhenses. Já pensou em conhecer esse “deserto” de areia e suas lagoas coloridas? De carro, fica bem fácil chegar lá!  A estrada é bem pavimentada e a viagem leva cerca de 3 a 4 horas, dependendo das condições da estrada e da velocidade de condução.

Chegando em Barreirinhas, você pode contratar passeios para explorar os Lençóis Maranhenses, que incluem visita a lagoas e paisagens deslumbrantes. Essas excursões costumam ser realizadas em veículos 4×4 e são conduzidas por guias experientes, que conhecem bem a região. Os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro paraíso natural e uma parada obrigatória na sua viagem ao Maranhão.

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses, é durante a temporada de chuvas, que vai de janeiro a junho. Nesse período, os lençóis se transformam em verdadeiras lagoas de água doce e a paisagem fica ainda mais surpreendente.

13. Chapada das Mesas, MA

Também no Maranhão, a Chapada das Mesas é um paraíso! Suas formações rochosas únicas, paisagens exuberantes, cachoeiras, rios, cânions e mesas de pedra esculpidas pelo tempo criam cenários espetaculares para os amantes da natureza e aventureiros!

As trilhas e caminhadas permitem explorar a rica flora e fauna da região, que inclui espécies nativas e endêmicas. A Chapada das Mesas também abriga diversas piscinas naturais de águas cristalinas, perfeitas para banhos refrescantes. É um destino ideal para quem busca uma experiência memorável em meio à natureza selvagem e intocada do Maranhão.

O melhor momento para conhecer a Chapada é durante a estação seca, que vai de maio a setembro. Nesse período, o clima é mais estável, com menor probabilidade de chuvas intensas, o que torna as atividades ao ar livre mais seguras e agradáveis.

14. Parque da Serra da Capivara, PI

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma verdadeira jóia arqueológica e natural localizada no estado do Piauí. Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, esse parque abriga um dos maiores e mais ricos acervos de arte rupestre das Américas, com pinturas e gravuras pré-históricas em suas paredes de rocha.

Além disso, a Serra da Capivara é um ecossistema único, com uma diversidade impressionante de fauna e flora, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. 

Trilhas bem estruturadas conduzem os visitantes por formações rochosas imponentes, vales profundos e cachoeiras pitorescas, revelando paisagens espetaculares ao longo do caminho. É um destino perfeito para os amantes da história, da arqueologia e da natureza, que desejam se maravilhar com as belezas naturais e culturais do Brasil!

15. São Miguel do Gostoso, RN

Foto da praia de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. É possível ver o Farol ao centro, o mar a direita e a vegetação a esquerda.

Oi, Ano Novo? São Miguel do Gostoso é um charmoso paraíso litorâneo localizado no estado do Rio Grande do Norte, que geralmente é muito requisitado durante as festividades do final do ano!

Conhecido por suas praias paradisíacas de águas cristalinas e ventos constantes, o destino é um verdadeiro paraíso para os amantes dos esportes aquáticos, especialmente o kitesurf e windsurf

A vila de pescadores oferece diversos atrativos, como explorar a região de buggy, visitar lagoas encantadoras e admirar um pôr do sol inesquecível nas dunas de areia… Com seu clima ensolarado e vibes positivas, São Miguel do Gostoso é um refúgio perfeito para aqueles que buscam se desconectar e desfrutar de momentos relaxantes em um dos tesouros escondidos do Nordeste brasileiro.

A melhor época para conhecer São Miguel do Gostoso é de setembro a março. Nesse período, a região desfruta de um clima mais agradável, com menos chuvas e temperaturas mais amenas.

16. Salvador, BA

Foto de uma praia de Salvador, capital da Bahia. É possível ver o céu bem azul e o mar calmo. Ao fundo há uma construção isolada.

A nossa querida capital baiana, Salvador, também entra nessa lista. A vibrante cidade é extremamente rica em cultura, história e belezas naturais. Seu Centro Histórico, com o famosíssimo Pelourinho, é tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, uma rápida passagem pela cidade baixa e alta fazem você respirar a essência do Brasil.

Salvador também é famosa por suas festas e tradições culturais únicas, como o Carnaval, que atrai multidões de todo o mundo para celebrar com música, dança e alegria contagiante. As praias deslumbrantes ao longo da costa atlântica, como a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra, oferecem aos visitantes um refúgio tropical com águas mornas e vistas panorâmicas. 

Não precisamos nem falar da rica culinária baiana, né? Com suas iguarias tradicionais, como o acarajé, o vatapá e a moqueca de peixe que só a Bahia sabe fazer.

Se estiver em Salvador, vale a pena dedicar um final de semana para conhecer Morro de São Paulo como já falamos anteriormente, pois é bem fácil de se deslocar até lá e vale a pena curtir o visual mais tranquilo do Morro.

17. Porto Seguro, BA

Foto de Porto Seguro, na Bahia. A foto apresenta uma vista aérea repleta de verde e o azul do mar. A praia apresenta uma longa faixa de areia.

Ainda na Bahia, que tal Porto Seguro? Localizada no litoral sul da Bahia, aqui você encontrará as praias mais paradisíacas, coqueiros altos e as águas mais cristalinas… 

Além de suas belezas naturais, Porto Seguro é rica em história e cultura, sendo considerada o berço do Brasil, pois foi o local onde os portugueses chegaram pela primeira vez ao país em 1500. 

A vida noturna agitada também é uma atração da cidade, com diversos bares, restaurantes e casas de shows que animam os visitantes com música e dança. Porto Seguro é um destino cativante para todos os gostos, oferecendo desde momentos de relaxamento em suas praias de tirar o fôlego até uma viagem no tempo pelas raízes históricas do Brasil. Vale a pena conhecer!

Banner com texto dica extra: na Rentcars você aluga carro de forma fácil, prática e segura, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

Perguntas frequentes sobre viagem ao Nordeste

Tem alguma dúvida sobre o Nordeste do Brasil? A gente responde!

Foto de uma mulher na janela do carro sorrindo para foto.

Qual o lugar do Nordeste mais barato para viajar?

O Nordeste brasileiro é uma região diversificada, com destinos que se adequam a diferentes orçamentos de viagem. No entanto, em geral, alguns dos lugares mais baratos para viajar no Nordeste incluem três destinos que já mencionamos neste artigo: Maragogi (Alagoas), São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte) e Morro de São Paulo (Bahia).

Qual é o mês mais barato para viajar para o Nordeste?

O mês mais barato para viajar para o Nordeste varia de acordo com o destino escolhido. No entanto, em geral, os meses de baixa temporada costumam oferecer preços mais acessíveis para viagens na região.

A baixa temporada no Nordeste brasileiro geralmente ocorre durante os meses de março a junho e de agosto a novembro, excluindo feriados e eventos específicos que possam aumentar a procura em determinadas cidades. 

Qual o destino mais procurado do Nordeste?

O Nordeste do Brasil é requisitado o ano inteiro, para diversas cidades e ou eventos tradicionais. Mas alguns destinos se destacam, como Fortaleza (Ceará), Salvador (Bahia) e Maceió (Alagoas).

Como gastar pouco viajando pelo Nordeste?

Existem várias formas de gastar pouco em qualquer viagem, seja no Nordeste ou em outra região do Brasil, ou até mesmo fora do país. Mas aqui vão algumas dicas bem rápidas e fáceis de aplicar no seu planejamento de viagem:

  • Viajar na baixa temporada
  • Se hospedar em acomodações mais afastadas dos centros turísticos
  • Alugar um carro pelo site da Rentcars
  • Pesquisar pelos passeios gratuitos
Banner com fundo laranja em que se pode ler, em preto, o texto: "Quer uma experiência mais completa? Baixe o app da Rentcars e confira ofertas exclusivas para alugar um carro", seguido de dois botões pretos de download do App (um da App Store, e um do Google Play). Ao lado direito, há dois celulares com o App da Rentcars em destaque.

Pelo site da Rentcars, você pode comparar mais de 200 locadoras e decidir pelo melhor preço, aquele que cabe no seu bolso! Simule agora mesmo e descubra o melhor preço para você.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment