Não curte o Carnaval? Pois saiba que ainda há muitas opções para relaxar e passar longe dos trios elétricos, festas e badalação deste feriado. Veja 23 lugares para fugir do carnaval no Brasil!

Buscando refúgios tranquilos para escapar das festas e celebrações de Carnaval? Então este artigo é para você. Explore junto com a gente uma seleção incrível de destinos que oferecem retiros relaxantes e longe das multidões desta época do ano. Vamos lá? Hora de fugir da folia!

Onde se isolar no Carnaval no Sudeste?

Foto de três amigos passeando pelas ruas de uma cidade. O céu está super azul e os prédios são coloridos.

Essa é uma das regiões do Brasil que mais realizam festas de Carnaval. Entretanto, algumas cidades fogem da regra e oferecem passeios super tranquilos e relaxantes. Veja abaixo:

São Roque, SP

Em São Roque, no estado de São Paulo, você encontra uma variedade de experiências: desde passeios em vinícolas locais super tradicionais, onde degustações de vinhos premiados revelam os sabores únicos das uvas cultivadas nas encostas da Serra do Mar! Até atrativos mais naturais – com aquele charme rural que a região proporciona – e suas paisagens serranas deslumbrantes, propícias para caminhadas relaxantes e atividades ao ar livre. 

Socorro, SP

A cidade de Socorro, também em São Paulo, oferece um cenário ideal para os amantes do ecoturismo. Em meio à exuberante natureza local, a cidade proporciona atividades emocionantes a partir de trilhas que levam a cachoeiras incríveis. Além das atividades ao ar livre, Socorro é conhecida por seu artesanato, e os visitantes podem mergulhar na cultura local ao explorar lojas e feiras que exibem habilidades artísticas únicas da região. Ainda, para aqueles que buscam relaxamento, existem centros de bem-estar que oferecem momentos de tranquilidade que merecem a visita! 

Petrópolis, RJ

Foto de Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro, com a catedral ao fundo e o monte repleto de vegetação. Há um riacho em frente e o céu está nublado.

Indo para o estado do Rio de Janeiro, chegamos em Petrópolis: um tesouro histórico da região! Os amantes da era imperial brasileira podem explorar o icônico Museu Imperial, que foi residência de verão de Dom Pedro II, onde artefatos, móveis e exposições proporcionam uma visão fascinante do passado do país. Além disso, as charmosas ruas de paralelepípedo da cidade convidam para um passeio em meio a arquitetura, incluindo a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Palácio de Cristal. O clima ameno das montanhas acrescenta um toque romântico à experiência, incentivando passeios tranquilos pelos jardins exuberantes e praças bem cuidadas. Petrópolis é também um paraíso gastronômico, com uma variedade de restaurantes que celebram a culinária local e internacional!

Angra dos Reis, RJ

Foto do céu azul e toda a vegetação verde de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Em Angra dos Reis, também no Rio de Janeiro, temos um retrato paradisíaco que encanta os visitantes que amam praias! Os aventureiros podem embarcar em passeios de barco explorando as águas cristalinas e descobrindo enseadas isoladas, enquanto entusiastas do mergulho se deliciam com a rica vida marinha. A cidade é uma tapeçaria de beleza natural, onde o verde exuberante da Mata Atlântica encontra o azul intenso do oceano. As praias, como Lopes Mendes e Praia do Dentista, oferecem areias brancas e águas serenas, perfeitas para relaxar sob o sol tropical. Além disso, a região também é conhecida por suas trilhas ecológicas, proporcionando aos aventureiros uma oportunidade única de explorar a biodiversidade local.

Poços de Caldas, MG

Em Minas Gerais, temos a cidade de Poços de Caldas, que oferece aos visitantes uma experiência relaxante nas águas termais renomadas da região. Os spas e estâncias termais convidam os turistas a desfrutar de momentos de tranquilidade e rejuvenescimento. Além disso, o Parque José Affonso Junqueira é um refúgio verdejante, proporcionando cenários serenos e atividades ao ar livre, como caminhadas e piqueniques. As vistas panorâmicas da cidade, alcançadas a partir da Serra de São Domingos, oferecem uma perspectiva incrível e única! 

Capitólio, MG

Já em Capitólio, também em Minas Gerais, você chega a um paraíso da natureza, que se destaca pela imponência da Represa de Furnas e pelas paisagens deslumbrantes que a circundam. A região é famosa pelos seus cânions e cachoeiras espetaculares, sendo o passeio de barco pelos imensos lagos um dos destaques imperdíveis. A Gruta do Maquiné, a Lagoa Azul e a Cascata Eco Parque são atrações espetaculares e obrigatórias na região. 

Onde passar Carnaval sossegado no Norte e Centro-Oeste

Agora se a sua vontade é seguir pro Norte ou Centro-Oeste do Brasil neste Carnaval, aqui vão algumas cidades ideais para relaxar no feriado!

Caldas Novas, GO

A primeira cidade que indicamos é Caldas Novas, em Goiás, que é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo. As águas termais, ricas em minerais, são o coração da cidade, proporcionando aos visitantes a oportunidade de desfrutar de piscinas termais em diversos resorts e parques aquáticos espalhados pela região. Além dos banhos termais revigorantes, Caldas Novas oferece uma variedade de atrações, como o Lago de Corumbá, ideal para passeios de barco e pesca esportiva, e o Parque Estadual da Serra de Caldas, que encanta os amantes da natureza com suas trilhas e cachoeiras. Para quem gosta de sair à noite, a cidade também é famosa pela sua animada vida noturna!

Selva Amazônica, AM

Foto de um pôr do sol da Amazonia. As cores do céu mesclam entre azul, amarelo e rosa.

Na Selva Amazônica, no Amazonas, as opções de atividades são tão vastas quanto a própria floresta. Embarque em emocionantes passeios de barco pelos rios, participe de trilhas guiadas para explorar a densa floresta, visite comunidades indígenas para aprender sobre suas tradições, faça observação de aves e vida selvagem, experimente a pesca esportiva nos rios amazônicos e caminhe pelas copas das árvores em passarelas elevadas. A região também oferece a oportunidade de realizar passeios noturnos para observar jacarés e outras atividades únicas, proporcionando uma experiência completa e imersiva na rica biodiversidade e cultura da Amazônia.

Bonito, MS

Foto de um dos rios da região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, com a vegetação super verde ao redor de um rio super azul e com águas cristalinas.

Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, você vai encontrar aquelas belezas naturais mais preservadas. As águas cristalinas dos rios locais são o cenário perfeito para atividades de flutuação, como no incrível Rio Sucuri e na Gruta do Lago Azul, onde a visibilidade impressionante revela uma paisagem subaquática de tirar o fôlego. As trilhas e cachoeiras, como na Reserva Ecológica Boca da Onça, proporcionam experiências de ecoturismo emocionantes, enquanto os adeptos do mergulho encontram o paraíso nas formações rochosas e nas nascentes do Rio da Prata

Chapada dos Guimarães, MT

A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é um espetáculo natural que convida os visitantes a explorarem suas maravilhas. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães abriga formações rochosas imponentes, como a icônica “Cidade de Pedra“, além de cachoeiras deslumbrantes, como a Véu de Noiva. As trilhas pela vegetação cerrada levam a mirantes que proporcionam vistas panorâmicas das vastas planícies e dos coloridos paredões de arenito. Por fim, a Cachoeira dos Namorados e a Cachoeira da Martinha oferecem refrescantes oportunidades de banho em meio à natureza. Para os entusiastas de birdwatching, a região é um paraíso, com diversas espécies de aves nativas.

São Miguel do Gostoso, RN

São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, é um refúgio tropical que seduz os visitantes com suas praias intocadas e vibe descontraída. As extensas faixas de areia, como a Praia do Tourinho e a Praia de Santo Cristo, são ideais para relaxar e apreciar o pôr do sol espetacular. Os ventos constantes fazem da região um paraíso para os praticantes de esportes aquáticos, especialmente o kitesurf e windsurf, sendo a Praia de São Miguel do Gostoso um local popular para essas atividades. O charmoso centro da cidade preserva um ambiente tranquilo, com suas ruas de paralelepípedo e arquitetura encantadora. Além disso, os visitantes podem explorar de carro as lagoas próximas, como a Lagoa de Cardeiro, e provar a culinária local em restaurantes à beira-mar.

Jalapão, TO

Foto de uma das cachoeiras mais famosas do Jalapão, Tocantins. A água é super cristalina e a vegetação verde fica ao redor, dando um super contraste. A cachoeira fica ao fundo.

Por fim, uma ótima ideia é conhecer o Jalapão, no Tocantins. Esse é um tesouro natural que proporciona uma experiência única no coração do Brasil. Com suas paisagens de tirar o fôlego, como as dunas douradas do Deserto do Jalapão e as águas cristalinas da Cachoeira da Velha, a região é um paraíso para os amantes da natureza. Os Fervedouros, nascentes de águas transparentes que criam a ilusão de que é impossível afundar, oferecem uma experiência de flutuação única. Os visitantes podem explorar as formações rochosas surreais da Pedra Furada e mergulhar nas águas refrescantes da Cachoeiras da Formiga. As trilhas pela exuberante vegetação do cerrado revelam a rica biodiversidade da região. Jalapão é ainda conhecido pela cultura local, com comunidades remanescentes de quilombos, onde os visitantes podem conhecer tradições e artesanato.

Onde passar o Carnaval tranquilo no Nordeste

Apesar do Carnaval ser super movimentado em grandes capitais nordestinas, existem algumas cidades que celebram o período de forma mais tranquila. Conheça algumas opções!

Jericoacoara, CE

Foto de uma praia do Nordeste com céu azul e a praia com as ondas batendo e os coqueiros na areia.

Vamos começar por Jericoacoara, no Ceará, que é um paraíso tropical do país! As vastas dunas de areia branca, como a famosa Duna do Pôr do Sol, proporcionam vistas espetaculares do entardecer, uma experiência imperdível para os visitantes. A Pedra Furada, uma formação rochosa única, é um ícone da região e oferece uma trilha recompensadora para os aventureiros. As praias de águas cristalinas, como a Praia de Jericoacoara e a Praia da Malhada, são ideais para relaxar e praticar esportes aquáticos, como windsurf e kitesurf, aproveitando os ventos constantes. A Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul, com suas águas calmas e claras, são refúgios serenos para os banhistas.

Preá, CE

Preá, localizado no Ceará, é um refúgio tranquilo à beira-mar que oferece uma combinação única de beleza natural e oportunidades de lazer. A praia de Preá é conhecida por suas extensas faixas de areia dourada e ventos consistentes, tornando-a um paraíso para praticantes de esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf. A região é marcada por paisagens costeiras intocadas e coqueirais que emolduram o cenário. A Lagoa Azul, próxima a Preá, é um oásis de águas calmas e cristalinas, perfeito para relaxar e desfrutar de um ambiente sereno. Além disso, os passeios de buggy pela região proporcionam uma oportunidade emocionante de explorar as dunas e lagoas ao redor.

Ilha de Boipeba, BA

A Ilha de Boipeba, na Bahia, é um paraíso tropical que cativa os visitantes com suas praias intocadas, vilarejos charmosos e vibe relaxante. As praias de Moreré e de Bainema oferecem cenários incríveis para banhos de sol e mergulhos refrescantes. Os recifes de coral próximos à costa proporcionam excelentes oportunidades para snorkeling, revelando a rica vida marinha da região. A trilha que leva à Ponta dos Castelhanos oferece vistas deslumbrantes da paisagem litorânea, enquanto o vilarejo de Velha Boipeba encanta com suas ruas de terra, casinhas coloridas e cultura local autêntica. O passeio de barco até a Ilha de Cairu é um dos passeios obrigatórios da região!

Chapada Diamantina, BA

A Chapada Diamantina, na Bahia, é uma região de beleza cênica e diversidade natural que oferece uma variedade incrível de atividades para os visitantes. Com suas imponentes serras, cânions profundos, grutas misteriosas e cachoeiras espetaculares, a Chapada Diamantina é um paraíso para os amantes de ecoturismo e aventura. A trilha até a Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do Brasil, é uma experiência desafiadora e gratificante, proporcionando vistas panorâmicas deslumbrantes. O Poço Encantado e o Poço Azul são grutas subaquáticas com águas cristalinas que revelam um espetáculo de cores e formações geológicas únicas. Além disso, a cidade de Lençóis, ponto de partida para muitas aventuras na região, encanta com sua arquitetura colonial.

Lugares para fugir do Carnaval no Sul

Se você procura por destinos mais tranquilos de Carnaval, no Sul do Brasil você vai encontrar! Confira algumas opções:

Foz do Iguaçu, PR

Foto de um animal em frente às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O céu está azul e a vegetação verde.

Foz do Iguaçu, no Paraná, é um destino marcado pela grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas naturais mais impressionantes do mundo! Por lá, os visitantes podem explorar o Parque Nacional do Iguaçu, onde trilhas oferecem vistas deslumbrantes das quedas d’água majestosas, como a famosa Garganta do Diabo. Os passeios de barco pelo rio proporcionam uma experiência emocionante ao se aproximar das cataratas e sentir a força das águas. Além disso, a usina hidrelétrica de Itaipu é uma visita imperdível, oferecendo um insight fascinante sobre a engenharia e a produção de energia. A região também é conhecida pelo Parque das Aves, onde os visitantes podem se maravilhar com a diversidade da avifauna local.

Canela, RS

Canela, no Rio Grande do Sul, é um encantador destino na região serrana, repleto de atrações que combinam natureza, cultura e aventura. A Catedral de Pedra, com sua arquitetura imponente, é um marco icônico da cidade e proporciona vistas panorâmicas deslumbrantes. O Parque Estadual do Caracol abriga a deslumbrante Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros, acessível por trilhas cercadas pela exuberante flora nativa. O Lago Negro, com suas águas refletindo pinheiros e hortênsias, oferece um ambiente sereno para passeios de pedalinho. A cidade também é conhecida por sua gastronomia deliciosa e pelas boutiques de chocolate que permeiam suas ruas. Deliciosos!

Cambará do Sul, RS

Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, é um destino fascinante para os amantes da natureza e da aventura, conhecido por abrigar parte dos majestosos Aparados da Serra. A cidade é a porta de entrada para os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, onde se encontram os imponentes cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Trilhas bem marcadas levam os visitantes a mirantes espetaculares, oferecendo vistas deslumbrantes dessas formações rochosas incríveis. O Parque Nacional da Serra Geral é também um excelente local para observação de aves e apreciação da rica flora local. O clima serrano proporciona uma experiência única, com temperaturas mais amenas durante o verão.

Lugares para viajar no Carnaval fora do Brasil

Foto de uma pessoa sorrindo na janela de um carro estacionado.

Agora se a sua vontade é viajar para fora do país durante o Carnaval, aqui vão algumas cidades para você desbravar com tranquilidade e relaxamento!

Cartagena, Colômbia

Cartagena, na Colômbia, é uma cidade vibrante e histórica que oferece uma rica mistura de cultura, arquitetura e beleza à beira-mar. O centro histórico, conhecido como a Cidade Amuralhada, é um labirinto de ruas de paralelepípedos, casas coloridas coloniais e praças famosas. A imponente muralha que circunda essa área é testemunha de séculos de história. Os visitantes podem explorar a majestosa Catedral de Santa Catalina e o Palácio da Inquisição, que agora abriga um museu fascinante. À noite, as muralhas iluminadas e as ruas animadas tornam-se o cenário perfeito para desfrutar da agitada vida noturna. A cidade também oferece praias de águas cristalinas, como a Playa Blanca, onde os visitantes podem relaxar e aproveitar o sol caribenho.

Mendoza, Argentina

Foto aérea da região de Mendoza, Argentina. As montanhas ficam ao fundo e o céu está bastante nublado. A cor da água é verde e azul.

Mendoza, na Argentina, é uma região vinícola renomada e um destino encantador para os amantes do vinho e da natureza. Os vinhedos se estendem por paisagens cinematográficas, oferecendo oportunidades para degustações em algumas das melhores vinícolas da América do Sul. Os Andes, que se elevam imponentes ao fundo, oferecem cenários espetaculares para atividades ao ar livre. A região é um paraíso para os praticantes de trekking, esqui e rafting, com destaque para o Parque Provincial Aconcagua, lar da montanha mais alta das Américas. Além disso, a Rua Aristides Villanueva é conhecida por sua animada vida noturna, com uma variedade de bares e restaurantes que celebram a culinária argentina.

Montevidéu, Uruguai

Montevidéu, a capital do Uruguai, oferece uma atmosfera cativante que combina história, cultura e charme à beira-mar. O bairro histórico Ciudad Vieja é um labirinto de ruas de paralelepípedos, repleto de arquitetura colonial, galerias de arte, cafés e lojas encantadoras. A Plaza Independencia, com sua estátua de Artigas, é o coração da cidade e um ponto de partida para explorar a movimentada Avenida 18 de Julio, cheia de lojas, teatros e restaurantes. A Rambla, a extensa orla marítima, convida a passeios relaxantes e oferece vistas espetaculares do Rio da Prata. Os museus, como o Museu Torres García e o Museu Nacional de Artes Visuais, celebram a rica herança cultural uruguaia. Não se pode deixar de experimentar a culinária local em parrillas tradicionais, onde se saboreiam os famosos cortes de carne uruguaios.

Cusco, Peru

Por fim, Cusco, no Peru, é uma cidade que respira história e cultura, sendo o ponto de partida para a majestosa cidade inca de Machu Picchu. O centro histórico de Cusco, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, é um labirinto de ruas estreitas, praças encantadoras e arquitetura colonial, onde igrejas como a Catedral de Santo Domingo exibem a fusão única de estilos artísticos. A Plaza de Armas é o coração da cidade, rodeada por restaurantes, lojas de artesanato e edifícios históricos. Cusco também é conhecida pelos sítios arqueológicos próximos, como Sacsayhuamán e Qorikancha, que revelam a engenhosidade arquitetônica dos incas. A vibrante vida noturna e a cena gastronômica diversificada adicionam um toque contemporâneo à cidade, enquanto as trilhas para Machu Picchu, como a trilha Inca, oferecem aventuras épicas em meio às paisagens impressionantes dos Andes peruanos.

Com tantos destinos relaxantes para viajar no Carnaval, fica difícil escolher um só né? Mas, mesmo que você escolha uma cidade mais tranquila para viajar durante o feriado prolongado, você precisa deixar o carro reservado com antecedência. Neste período, a procura por carros aumenta muito e pode ter indisponibilidade em algumas regiões.

Então, simule os preços agora mesmo pelo site Rentcars e escolha a melhor tarifa com os melhores benefícios do mercado. Viajar de carro no Carnaval proporciona a liberdade de criar sua própria road trip, explorando destinos e lugares novos. A flexibilidade oferecida pelo carro ainda aumenta a oportunidade de compreender toda a cultura e história que cada destino carrega. Bora viajar?



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment