Planejando ir a Belém, no Pará? Veja o que fazer em Belém, os melhores passeios e atrações para conhecer as principais atrações da cidade!

A capital do Pará é uma cidade exuberante e intensa que oferece aos seus visitantes muito além do esperado. Com uma refrescante brisa que se mistura ao cheiro das mangueiras que enfeitam a região, o Carimbó – famoso ritmo amazônico – não deixa ninguém parado!

Além disso, suas lindíssimas praias de água doce, sua culinária forte e rica em peixes e temperos e sua arquitetura, com casarões centenários da época das invasões portuguesas e holandesas, encantam e fazem desse destino turístico um dos mais lindos do Brasil. Até mesmo o escritor Mário de Andrade fez uma belíssima declaração de amor à localidade, quando a visitou em 1927: “Em Belém o calorão dilata os esqueletos e meu corpo ficou exatamente do tamanho da minha alma”.

O que fazer em Belém e principais passeios

Vista aérea de Belem
Belém reserva muitos passeios culturais e gastronômicos!

A chegada a Belém é feita através do Aeroporto de Belém, Val de Cans (BEL), onde você já pode garantir um carro alugado, previamente reservado via Rentcars.com. Para saber o que fazer nessa linda localidade, que é considerada uma das melhores para se viver no país, acompanhe o nosso roteiro e confira atrações imperdíveis e para todos os gostos!

De início, visite os principais cartões postais, começando pelo Forte do Presépio, que fica a 20 minutos de carro do aeroporto e é um dos marcos da fundação da cidade, onde estão expostos canhões originais da época em que a construção foi edificada para proteger a região. Além de muita história, o lugar conta uma linda vista privilegiada do Rio Guamá e do Mercado Ver-o-Peso, que ficam bem próximos.

Depois, siga para o Museu Casa das Onze Janelas, que fica pertinho do forte, e é uma imponente e esplendorosa construção histórica, erguida para ser a casa do senhor do engenho. Hoje, seu espaço cultural abriga obras de artistas famosos, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall.

Pegue o carro e em 20 minutos você chegará ao Theatro da Paz, um dos mais lindos do Brasil. Localizado na Praça da República, e construído em 1870, o prédio expõe objetos e materiais trazidos da Europa, como é o caso de seu belíssimo lustre, assim como o piso de pedras portuguesas e as estátuas francesas que deixam qualquer um de queixo caído com tamanha beleza.

Parte externa no Theatro da Paz em Belém
Que tal uma parada histórica neste lindo teatro?

Continuando o roteiro, siga para o Museu Histórico do Estado do Pará que fica a pouco mais de 1 km do teatro, para conhecer detalhes da diversificada e colorida cultura desse estado apaixonante.

Além dos locais históricos, a cidade também conta com uma gama de locais para se divertir e relaxar. Os amantes da natureza vão adorar conhecer o Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado a cerca de 20 minutos do centro. A instituição realiza pesquisas sobre a cultura, o meio ambiente e a sociedade da Amazônia, além de ser um centro de referência em biodiversidade. Nele, inclusive, há um incrível Parque Zoobotânico repleto de plantas e animais nativos.

Dirigindo mais um pouco, em 30 minutos você chegará ao Museu de Gemas, onde é possível conhecer a riqueza mineral do estado e comprar lindas biojoias em seu polo joalheiro, criado pelos artesãos paraenses.

Outro lugar incrível, principalmente para quem gosta de aves, é a famosa passagem Carneiro Rocha, que abriga um impressionante santuário com várias espécies, como flamingos, gaviões, garças e muitas outras. O local ainda conta com um mirante, um orquidário e um incrível borboletário que também funciona como viveiro para beija-flores.

Estação das Docas: passeio obrigatório em Belém

Estação das Docas em Belém
A Estação das Docas é um passeio de dia inteiro em Belém!

A Estação das Docas é um espaço multicultural e um dos mais representativos do estado. Nesse complexo turístico, que é referência nacional, o visitante encontra opções de gastronomia, moda, lazer e eventos.

Dividido em 3 armazéns, o primeiro é o Boulevard das Artes onde é possível comprar e admirar vários produtos locais, roupas e artesanatos. O segundo espaço é voltado para a culinária e oferece restaurantes com diversos pratos típicos. Já o terceiro é Boulevard das Feiras, onde ocorrem exposições, manifestações artísticas, apresentações e muito mais.

Além disso tudo, é da Estação das Docas que diariamente saem barcos, canoas e embarcações para os mais diversos passeios, repletos de incríveis atrações, por esse Caribe da região Norte do Brasil.

Um tour imperdível por lá é Ilhas e Trilhas, que tem duração de 6 horas, e leva os turistas ao maravilhoso mundo das florestas da Região Amazônica, com uma parada estratégica para almoçar na Praia de Rio de Sirituba. Há também a possibilidade de conhecer a Ilha dos Papagaios e assistir de pertinho a revoada desses pássaros ao nascer do sol.

Outra boa opção é ir até a ilha de Marajó, a maior fluviomarinha do mundo, e presenciar a famosa pororoca – fenômeno natural produzido através do encontro entre as correntes fluviais com as águas oceânicas. Por lá ainda há diversas apresentações de Carimbó e a fabricação e venda da linda cerâmica marajoara.

Dica: como na ilha há muito a ser visto,e as opções de o que fazer são quase que infinitas, leve o carro na balsa. Assim você não perde tempo entre uma atração e outra e ainda pode voltar com a mala cheia de compras, porque ninguém resiste ao artesanato da região!

Círio de Nazaré

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em procissão em Belém
Todos os anos o Círio de Nazaré atrai milhares de pessoas a Belém

A fé não costuma “faiá”, já dizia a letra do ídolo, Gilberto Gil. Se você pretende visitar Belém no mês de outubro, saiba que é nessa época que ocorre a maior festa religiosa do país, o Círio de Nazaré, um conjunto de romarias que reúne 2 milhões de pessoas e permite que os visitantes conheçam uma importantíssima parte da cultura da cidade.

A festividade conta com várias procissões, porém é no primeiro domingo de outubro que ocorre a grande comitiva que vai da Catedral até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Durante todo o trajeto, a imagem da padroeira é acompanhada por muita música, orações e chuva de pétalas de flores, recebendo bonitas homenagens dos comerciantes e dos moradores. Assim sendo, o Círio de Nazaré é um evento marcante para os milhares de fiéis que buscam renovar as energias com as bençãos recebidas.

Dica: mesmo que sua viagem esteja planejada para outra época do ano, não deixe de visitar a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para contemplar sua arquitetura maravilhosa e usufruir de momentos de muita paz.

Gastronomia em Belém

Mercado Ver-o-Peso em Belém
O Mercado Ver-o-Peso é parada gastronômica obrigatória em Belém!

Com vários mercados espalhados por seu território, Belém também chama a atenção por sua diversidade de cores, cheiros, sabores e curiosidades. O maior e mais importante comércio por lá é o Mercado Ver-o-Peso, que fica a 30 minutos do centro da cidade e ao lado de importantes pontos turísticos, como a Estação das Docas e a Casa das Onze Janelas.

Considerado como uma das maiores feiras a céu aberto do país, o local reúne excelentes variedades de frutas, plantas, ervas, peixes, frutos do mar e diversos outros produtos regionais, como o famoso açaí, vendido na maioria das barraquinhas.

Além de ótimas opções de lembrancinhas, por lá você encontrará vários restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes e sorveterias, que permitem que os visitantes experimentem os mais variados sabores que só existem nesse cantinho brasileiro.

Dica: ao caminhar por entre as barracas, não deixe de experimentar a pupunha, delicioso fruto típico da região amazônica, assim como o tucupi, tempero extraído da raiz da mandioca brava e muito usado para temperar frango e outras carnes brancas.

Gostou do nosso roteiro? Aproveite para alugar um carro e facilitar o seu transporte na cidade na Rentcars.com, líder na América Latina!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

1 Comment

Write A Comment