Goiânia sempre foi uma cidade muito procurada pelo público corporativo, mas, aos poucos, seus encantos foram sendo descobertos e cada vez mais turistas passaram a visitar a região em busca de roteiros turísticos.

Planejada com muitos edifícios no estilo Art Déco, suas avenidas são arborizadas e seus bairros são chamados de setores. Além disso, a cidade possui vários parques agradabilíssimos, com muitas famílias e jovens caminhando ao seu redor. Assim, a atmosfera social desse destino é muito animada e cheia de vida!

Com 94 km² de área verde por habitante, Goiânia é considerada uma das regiões mais arborizadas do Brasil e ganhou fama por meio do Sertanejo, graças às suas várias opções de bares, cafés, restaurante, eventos e outras atrações imperdíveis que englobam esse estilo.

Quer aproveitar ao máximo o há de melhor nesse roteiro? De carro alugado você terá muito mais autonomia para desbravar as belezas dessa belíssima região brasileira e seus arredores.

Principais atrações turísticas de Goiânia

Ao chegar à cidade através do Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva (GYN), retire o seu carro previamente reservado via Rentcars e aproveite os melhores preços e condições de pagamento para viajar com tranquilidade.

Feito isso, coloque aquele modão sertanejo para tocar e entre no clima desse roteiro inesquecível! Siga até o centro, que fica a 11 km dali, a cerca de 20 minutos de carro e desfrute a vista das ruas arborizadas em meio a edifícios imponentes.

O que fazer no centro de Goiânia

Nessa incrível região, há muito o que fazer, então comece seu roteiro cultural pelos principais locais históricos. A 25 minutos de carro do centro, por exemplo, o Museu Memorial do Cerrado é um complexo cultural da PUC-GO composto pelo Museu de História Natural, a Vila Cenográfica, o Quilombo e a Aldeia Indígena Timbira.

No museu, é possível ver fósseis, uma floresta petrificada e uma diversa e enorme fauna, que nos faz voltar 12 mil anos no tempo, com esqueletos completos ou parciais de animais que habitavam o cerrado, dentre eles elefantes, tatus-gigantes e bichos-preguiças.

Além disso, bem na região central da cidade, outro lugar que chama a atenção e é parada obrigatória para todos os visitantes é o Teatro Rio Vermelho, que também é conhecido como Centro de Convenções de Goiânia. O local recebe diversos eventos culturais, como apresentações de teatro e shows musicais, atraindo visitantes e moradores da região.

A Praça Cívica é considerada o marco inicial do surgimento da cidade, assim como o Monumento das Três Raças, localizado no centro. Palco da festa de aniversário de Goiânia, que ocorre no mês de outubro e das apresentações de Natal e Ano novo, o lugar é um verdadeiro centro de eventos festivos. Além disso, a praça é lar do belo Palácio das Esmeraldas, residência do governador de Goiás.

momento centro goiânia
Monumento das Três Raças, Centro – Goiânia

Situada bem próxima à Praça Cívica e o Palácio das Esmeraldas, a Catedral Metropolitana de Goiânia tem grande importância histórica para a cidade, pois é a Mãe da Arquidiocese local. Com uma arquitetura esplendorosa que encanta a todos, o santuário é imponente e se encontra em perfeito estado de conservação.

Outro local de tirar o fôlego é o Museu de Arte Contemporânea, que fica junto à Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado, com um acervo de 500 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, reproduções e objetos variados. O espaço ainda promove mostras de artistas locais e nacionais.

Dica: Tenha ainda mais liberdade! Dirija pela cidade e se encante com os belos edifícios da capital e aproveite para fazer uma parada em um dos diversos cafés e se deliciar enquanto observa a natureza presente em todos os cantos da cidade.

Cidade Verde: parques e bosques de Goiânia

Goiânia cidade verde

A capital de Goiás possui diversos parques e bosques que contribuem para que os seus moradores respirem ar limpo e fresco, e também para que seja reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do país.

Além do prazer do convívio com uma ampla fauna e flora, os parques e bosques são perfeitos para a prática de atividades físicas como caminhadas, pedaladas e corridas. Sem falar que eles também possuem estações de ginástica, centros de convivência e áreas infantis onde as crianças podem se divertir livremente. Um passeio agradável para toda a família!

Parque Flamboyant

Localizado a 5 km do centro, cerca de 25 minutos de carro, o Parque Flamboyant possui dois lagos com fonte luminosa, uma ponte de madeira que perpassa os lagos, um charmoso mirante para os visitantes se apaixonarem com a vista e tirarem muitas fotos, além de ciclovia, pista para caminhada e uma extensa flora com árvores nativas do cerrado.

Bosque dos Buritis

bosque dos buritis goiânia
Bosque dos Buritis, Goiânia.

Você também não pode deixar de conhecer o Bosque dos Buritis, que é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Localizado no centro da cidade, o bosque tem uma imensa área com mais de 130.000 m², que abrange a Assembleia Legislativa, o Museu de Arte de Goiânia e o Centro Livre de Artes da Prefeitura.

Ao longo do Bosque, você pode desfrutar da calmaria e da beleza de seus três lagos, de um amplo orquidário, além de poder fazer uma parada em um de seus diversos quiosques.

Parque Vaca Brava

A próxima parada é o Parque Vaca Brava, que fica a apenas 10 minutos de carro do Bosque dos Buritis e é um dos locais mais procurados da cidade. O parque conta com um grande lago, parque infantil, estação de ginástica, pista de cooper e um mirante que possui a mais bela vista de Goiânia. Perfeito para um passeio e um bom descanso para toda a família! 

Jardim Botânico

Para fechar o passeio pelos parques locais, não deixe de conhecer o Jardim Botânico, situado a 30 minutos de carro do Parque Vaca Brava. Considerado a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados – isso mesmo, um milhão! –, o jardim abriga uma área de mata fechada remanescente com animais silvestres e espécies nativas do cerrado, um borboletário, trilhas ecológicas, lago e pista para caminhada.

jardim botanico goiania
Jardim Botânico de Goiânia.

Dica: como a região possui parques e bosques em todo o seu território, um automóvel confortável é fundamental. Além disso, sobrando tempo, você também pode visitar as cidades vizinhas, como Caldas Novas (a 160 km da capital), Corumbá de Goiás (110 km) e Cidade de Goiás (142 km), que ficam por volta de duas horas de viagem, ampliando um pouco mais o seu roteiro de férias!

Festa, música e diversão: Conheça as atrações noturnas de Goiânia

Quem não conhece pelo menos uma música sertaneja? Este é o ritmo não só da capital, mas de todo o estado de Goiás. Inclusive, foi lá que nasceu a maioria das duplas sertanejas do Brasil. Então, para fechar o passeio com chave de ouro, visite pelo menos um dos quatro lugares onde ocorrem as principais atrações sertanejas.

O Villa Mix, o festival que encanta fãs em todo país e um dos eventos mais famosos de música sertaneja do Brasil, vive cheia de gente animada e bonita e sempre tem apresentações de vários artistas.

show música sertaneja goiania

Por fim, o Boishoi Pub, um clube aconchegante, com pista de dança e festas temáticas, fecha este incrível roteiro com sua agenda de shows sempre cheia, variando entre artistas locais e de renome nacional.

Dica: Prepare sua bota e um chapéu, porque o que não falta em Goiânia é balada sertaneja! Conheça também as atrações e eventos dos arredores da capital, como em Pirenópolis (128 km de distância de Goiânia), Caldas Novas (171 km), e Cavalcante (510 km).

Conheça Goiânia de carro!

A Rentcars é o jeito prático de alugar carro: você faz a comparação das melhores locadoras do mundo e escolhe a melhor opção para você, dentro do que cabe no seu bolso e do que fica perfeito no seu cronograma de viagem. Além disso, você aproveita promoções o ano inteiro, com descontos de até 30%OFF na tarifa do aluguel de carro no Brasil e no exterior. Faça sua reserva na maior plataforma de aluguel de carros da América Latina e aproveite a viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment