Se você é um viajante frequente, você já sabe que a América Latina esconde diversos paraísos turísticos né? E, ainda, com um baixo custo, já que muitos países latino-americanos têm uma taxa de câmbio favorável em relação ao real brasileiro, permitindo que os viajantes desfrutem de viagens incríveis com preços mais acessíveis. 

E é aqui que entra o nosso destino de hoje: a Guatemala! Esse país que fica geograficamente um pouco mais para cima da Costa Rica, colado no México, e que encanta os visitantes com suas ruínas maias imponentes, como Tikal e Copán, e suas paisagens naturais variadas, incluindo o Lago Atitlán e o Vulcão Pacaya!

Foto de uma das construções mais icônicas da Cidade da Guatemala. O céu está azul e não há pedestres na rua.

Além disso, a gastronomia guatemalteca é algo único que mistura sabores vindos de receitas indígenas e espanholas históricas. Todos esses elementos combinados tornam a Guatemala um destino turístico fascinante para quem busca uma experiência mais autêntica. E que tal começarmos por um relato real de quem esteve pelo país durante 14 dias e viveu tudo que a região tinha a oferecer? Vamos lá!

O que fazer na Guatemala?

Olá pessoal, eu sou o Helisson aqui da Rentcars e hoje vou compartilhar um pouco da minha experiência de duas semanas inteiras em La Antigua, na Guatemala. Primeiro de tudo: foi incrível!

Foto por Helisson da Costa Menezes em sua viagem pela Guatemala. Ele está de camiseta do Brasil e sorri para foto, O fundo da foto está bastante nebuloso.
Foto por Helisson da Costa Menezes em sua viagem pela Guatemala

Pontos turísticos de La Antigua

A Guatemala é um país que encanta como um todo, mas essa região se destaca bastante. Isso porque La Antigua, localizada no vale de Panchoy, é uma cidade que foi fundada em 1543 e que, por quase 200 anos, foi a capital do Reino da Guatemala, ou seja, super importante.

No entanto, em 1776, um terremoto devastador forçou a mudança da capital para a Cidade da Guatemala. E, após o terremoto, La Antigua foi parcialmente abandonada. Parece uma história triste, mas acredite: devido a tudo isso, a cidade mantém aquela arquitetura colonial preservada e igrejas barrocas que sobrevivem por tantos séculos! Hoje, inclusive, ela é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e atrai turistas de todo o mundo!

Foto da cidade de La Antigua, na Guatemala, com o morro ao fundo rodeado por nuvens. O céu está azul. Na parte da frente podemos ver as construções antigas da cidade, com um portal amarelo e ruas de paralelepípedos.

Um passeio imperdível próximo a La Antigua é, sem dúvidas, a cachoeira Semuc Champey, a cerca de 2 horas de carro. A estrada é tranquila e, com o clima mais quente da Guatemala, é simplesmente maravilhoso tomar um banho por lá. 

Além disso, é bem fácil alugar um carro e desbravar o país. Dá para comparar os preços das principais locadoras da região e escolher o melhor carro para esse tipo de viagem. Eu recomendo um carro Intermediário ou Compacto, pois ambos são suficientes para a maioria das viagens. Não há uma escolha específica, tudo depende do destino. Mesmo assim, considerando que tem alguns morros, é aconselhável que a potência do carro seja de pelo menos 1.4. Se for para circular apenas pela cidade, um carro com motor 1.0 já é suficiente.

E, de carro, você pode fazer passeios turísticos nos vulcões que ficam nos arredores, como o Vulcão Pacaya, o Vulcão Acatenango e o Vulcão Fuego. Valem a pena!

Por falar em transporte, fiquei impressionado com as “caponeiras”, que são aqueles carrinhos de três rodas que parecem ter saído do filme “Velozes e Furiosos”, porque são extremamente rápidos! Então, na hora de dirigir, é preciso tomar cuidado e ficar bem atento à passagem deles. São muitos!

Dicas e perrengues na Guatemala

Tenho uma outra dica valiosa pra dar: seja extremamente cortês com os moradores locais. Eles têm acesso a lugares que não estão nos roteiros turísticos tradicionais e podem levar você a destinos incríveis por preços muito mais acessíveis. Uma das melhores economias que fiz em minhas viagens pela Guatemala foi fazer amizade com os nativos que me proporcionaram experiências únicas por preços muito mais baixos! E não se preocupe: apesar do idioma principal ser o espanhol, se você falar um bom portunhol, você vai se virar bem!

Para não falar que tudo são flores, eu passei um perrengue por lá também! Mas, foi por erro meu mesmo. Quando tentei subir para tirar uma foto na La Danta, uma estrutura que lembra um pouco as pirâmides do Egito e os seguranças me abordaram dizendo que era proibido e que eu deveria ficar atento às sinalizações. Então, mais uma dica: fique atento às sinalizações.

Por fim, se seu objetivo nessa viagem é também degustar a culinária local, um dos pontos altos da Guatemala, eu recomendo os restaurantes que ficam bem próximos a La Danta, que são ótimos e baratos. A maioria deles têm decorações inspiradas em pinturas incas e maias, o que já deixa você imerso na cultura local.

A cotação da moeda local é favorável para nós, porque o Real vale mais do que o Quetzal Guatemalteco atualmente, e mesmo assim, muitos lugares aceitam dólares facilmente. Isso não é um problema.

No geral, me senti super seguro viajando pela Guatemala. La Antigua preserva muito bem a natureza e tem uma riqueza histórica incrível, então vale a pena explorar e se deixar envolver pela essência desse país.

Quais os principais pontos turísticos da Guatemala?

Foto do complexo onde ficam os monumentos parecidos com pirâmides de Tikal, que foi um dos maiores centros populacionais e culturais da civilização maia. A vegetação é bem verde e o céu azul. Não há pessoas na foto.

A Guatemala tem centenas de opções para quem quer turistar pelo país, sendo que algumas opções são mais populares, como essas selecionadas abaixo:

  • Ruínas Maias: Conheça Tikal, um complexo de templos e palácios situado na selva, e Copán, conhecido por suas esculturas elaboradas e inscrições hieroglíficas.
  • Antigua Guatemala: Cidade colonial encantadora, famosa por sua arquitetura barroca, ruas de paralelepípedos e igrejas históricas, como a Catedral de Santiago.
  • Lago Atitlán: Um dos lagos mais bonitos do mundo, cercado por aldeias indígenas, vulcões e montanhas.
  • Vulcão Pacaya: Um vulcão ativo onde os visitantes podem caminhar até a cratera e desfrutar de vistas espetaculares da paisagem.
  • Chichicastenango: Lar de um dos mercados indígenas mais vibrantes da América Central, onde os visitantes podem comprar artesanato local, alimentos tradicionais e produtos têxteis.
  • Semuc Champey: Um conjunto de cachoeiras e piscinas naturais de água turquesa em meio à selva, perfeito para nadar e relaxar.
  • Parque Nacional Rio Dulce: Uma área de conservação com desfiladeiros, florestas tropicais e o rio Dulce, onde é possível caminhar e fazer passeios de barco.

O que saber antes de ir para a Guatemala?

Foto das piscinas naturais da Guatemala. A cor da água é bem azul e cristalina, com vegetação em volta.

Como toda viagem bem planejada, alguns pontos são importantes de serem vistos com antecedência. Abaixo você encontra os principais tópicos para poder programar sua próxima experiência com mais segurança.

É seguro viajar para a Guatemala?

Em geral, nas áreas turísticas mais populares, como La Antigua, Tikal e o Lago Atitlán, são regiões consideradas seguras para os turistas. Além disso, esse não é um país reconhecido pela violência. Fique atento aos arredores e tome as medidas de segurança que você já tomaria no Brasil.

Qual a melhor época para visitar a Guatemala?

A melhor época para visitar a Guatemala é durante a estação seca, que geralmente ocorre de novembro a abril. Durante esses meses, o clima é mais estável e há menos probabilidade de chuvas intensas, o que facilita a exploração de pontos turísticos ao ar livre, como as ruínas maias, os lagos e as montanhas. 

Como chegar na Guatemala?

Para chegar à Guatemala saindo do Brasil, você tem algumas opções de voos internacionais. A maneira mais comum é voar para a Cidade da Guatemala, servida pelo Aeroporto Internacional La Aurora (GUA). Você pode encontrar voos diretos de grandes cidades brasileiras como São Paulo ou Rio de Janeiro, embora esses voos diretos possam ser limitados.

Alternativamente, é possível voar com conexão em cidades como Miami, Houston, Cidade do México ou Cidade do Panamá. É importante pesquisar e comparar as opções de voos disponíveis para encontrar a rota mais conveniente e adequada às suas necessidades de viagem.

O que é preciso para viajar para a Guatemala?

Primeiramente, é preciso ter um passaporte válido, com validade de pelo menos seis meses além da data de entrada na Guatemala; a passagem de retorno ou comprovação de saída do país; e demais documentos pessoais de identidade.

Se você optar por alugar um carro no país, é recomendável ter a Carteira de Motorista Internacional (PID), embora não seja obrigatória. Na Guatemala, é permitido que motoristas usem apenas a CNH brasileira física e válida, porém ter a PID pode ajudar a evitar eventuais complicações. Além disso, você precisará ter um cartão de crédito para garantir o pagamento e possíveis taxas adicionais no momento da locação e, por fim, é recomendável ter o seguro de carro, para garantir uma cobertura mais abrangente em caso de acidente ou roubo.

Preciso de visto para a Guatemala?

Na Guatemala, não há exigência de visto para estadias de até 90 dias. Se você pretende ficar mais de três meses no país, consulte as regras da Embaixada da Guatemala.

Como funciona o chip de celular na Guatemala?

Funciona normalmente, como aqui no Brasil. Ao chegar à Guatemala, você pode comprar um chip de celular pré-pago em lojas de operadoras locais ou quiosques de recarga. As operadoras mais comuns incluem Tigo, Claro e Movistar.

Precisa de vacina para viajar para Guatemala?

Não é obrigatório ter vacinas específicas para entrar na Guatemala, a menos que você esteja vindo de um país onde a febre amarela é endêmica. Nesse caso, pode ser exigido um certificado de vacinação contra a febre amarela.

Que idioma se fala na Guatemala?

Na Guatemala, o idioma oficial é o espanhol. A grande maioria da população guatemalteca fala espanhol como língua materna e é a língua usada na educação, governo, mídia e comunicações comerciais.

No entanto, existem também muitos grupos étnicos indígenas que falam suas próprias línguas nativas, como quiché, kekchi, mam e muitas outras. Essas línguas indígenas são reconhecidas pela constituição guatemalteca como co-oficiais.

Qual a moeda da Guatemala?

A moeda oficial da Guatemala é o quetzal, cujo código ISO é GTQ. O quetzal é subdividido em 100 centavos. O nome da moeda é uma homenagem ao quetzal, uma ave nacional da Guatemala e também uma importante figura na mitologia maia.

Explorar os pontos turísticos da Guatemala pode ser uma experiência verdadeiramente inesquecível, repleta de paisagens deslumbrantes, uma história rica e uma cultura forte! No entanto, vimos como é importante considerar alguns pontos para sua viagem sair como você idealizou. Um desses pontos é facilitar a sua locomoção no país!

Alugar um carro pode ser uma excelente opção para explorar a Guatemala de forma independente e flexível. Com um veículo alugado, você tem a liberdade de criar seu próprio roteiro, visitar pontos turísticos fora do circuito tradicional e descobrir os encantos escondidos do país.

Além disso, a Guatemala possui uma paisagem variada, com estradas panorâmicas que levam a vulcões majestosos, lagos deslumbrantes e cidades coloniais encantadoras! Compare os preços das locadoras locais na Rentcars e escolha o melhor preço



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment