Porto Alegre é uma bela capital com aquele gostoso arzinho de interior… Com clima frio no inverno, mas um calor escaldante no verão, a cidade tem muito a oferecer a seus visitantes.

Na região central, por exemplo, você encontrará seu patrimônio histórico, além de imperdíveis atrações culturais e gastronômicas. Assim sendo, um city tour é imprescindível para quem quer conhecer essa incrível e maravilhosa região.

Alugar um carro é a forma mais tranquila e prática para curtir as ótimas opções de ecoturismo da localidade e ainda estender seu roteiro pelos arredores. Aproveite mais da região e facilite o seu transporte!

O que fazer em Porto Alegre

Centro histórico de Porto Alegre

A chegada a Porto Alegre ocorre por meio do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), de onde você já pode sair com o seu veículo alugado.

Assim que pegar seu automóvel e colocar o pé na estrada, a primeira parada será no centro da cidade, que fica a 20 minutinhos de carro do POA, e onde estão reunidos os principais pontos turísticos locais.

Ao chegar lá, deixe o veículo em um dos diversos estacionamentos e faça o Free Walk Poa, um city tour guiado, feito a pé pelos principais locais da cidade, e que não te deixará sem saber o que fazer em meio a tantas opções de turismo.

A bela Praça da Matriz, um lugar arborizado e rodeado por belos prédios, esculturas e memoriais, também é lar da Catedral Metropolitana, construída em 1920 no lugar da Igreja Matriz.

praça da matriz em porto alegre

Sua fachada conserva linhas simples e firmes, características do período da Renascença, e sua cúpula tem um volume adicional, criado propositalmente para chamar a atenção dos visitantes, dando a Catedral Metropolitana um cunho de grandiosidade e beleza. Além disso, os mosaicos de seu interior dão um toque final a essa verdadeira obra de arte arquitetônica, assim como as diversas pinturas e esculturas que a ornamentam.

Outro edifício empoderado e que chama a atenção de todos os que passam pelo centro da cidade é o Mercado Público. Construído em 1869, o prédio é repleto de boxes onde é possível comprar diversos artigos, desde alimentos variados até roupas e presentes, além de conhecer variados bares e restaurantes. Afinal, como os moradores dizem por lá, no Mercado Público você encontra de tudo!

fachada do mercado público de porto alegre

Bem próximo dali, a Casa de Cultura Mário Quintana, onde o famoso poeta viveu a maior parte de sua vida, conta com exposições fixas da obra do artista, além de um amplo espaço de lazer com salas de cinema e de teatro.

Seguindo a viagem, vá para a Rua dos Andradas, também conhecida como Rua da Praia, e conheça seu calçadão, tombado como Patrimônio Histórico, e seu incrível shopping a céu aberto, onde há várias lojas vendendo lembrancinhas e artesanatos.

Já na Praça da Alfândega, aprecie o cenário simétrico promovido pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Memorial do Rio Grande do Sul com sua arquitetura maravilhosa e impecável.

frente do museu de arte do rio grande do sul em porto alegre

No MARGS, uma das mais importantes instituições culturais do estado, você terá acesso a um acervo de mais de 3 mil obras de diferentes linguagens como artes visuais, têxtil, digital e outras. Já no Memorial do Rio Grande do Sul é possível conhecer de perto o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e as maravilhosas Salas do Tesouro.

Dica: se sobrar um tempinho, visite também o Santander Cultural, onde ocorrem diversas exposições e apresentações superbacanas sobre a cultura local e nacional.

Imperdível: Usina do Gasômetro

Quem visita Porto Alegre precisa saber que é na Usina do Gasômetro, localizada no coração da cidade, que se encontra a mais linda vista de todas! Hoje, o local recebe eventos e exposições durante todo o ano e realiza festivais à beira do Rio Guaíba.

usina do gasômetro em porto alegre às margens do rio guaíba

Suba até o último andar da construção e contemple o pôr do sol maravilhoso que essa perspectiva proporciona. Após a visita, faça uma caminhada pelo calçadão e depois relaxe em um inesquecível passeio de barco pelo rio.

Parque da Redenção ou Parque Farroupilha

A menos de 10 minutos de carro da Usina do Gasômetro, o Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção, é outro lugar imperdível!

lago, árvores e palmeiras no parque farroupilha em porto alegre

Comparado ao famoso Central Park, em Nova York, o espaço é muito arborizado, com uma ampla área verde e diversas atrações para toda a família, como trilhas para caminhadas, pedalinhos na lagoa, parque de diversões, bares, restaurantes e muitos brinquedos para a criançada. Além disso, aos domingos de manhã ocorre a Brique da Redenção, uma feira com a comercialização de artesanatos, antiguidades e muito mais.

Dica: na Brique da Redenção, não perca a oportunidade de saborear o famoso e delicioso chimarrão e viver uma verdadeira experiência gaúcha!

Passeios mais distantes do centro de POA

Outro lugar interessantíssimo para visitar é o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que fica a 20 minutos de carro do centro de Porto Alegre.

O local conta com exposições que mesclam ciência e tecnologia, convidando os visitantes a interagir com os experimentos realizados na instituição. Se você está viajando com crianças, essa parte do roteiro é imprescindível de ser cumprida, pois o lugar tem um tour especial para os pequenos!

frente da fundação iberê camargo em porto alegre
A arquitetura da Fundação Iberê Camargo surpreende por suas linhas modernas.

Fugindo um pouco do centro, vá à Fundação Iberê Camargo, que fica a 10 km de distância e é um local bem menos movimentado. Por lá ocorrem diversas exposições, incluindo um vasto acervo de obras do artista que dá nome à fundação. Além disso, a área oferece uma linda vista para o Rio Guaíba, então, aproveite para tirar diversas fotos!

Aproveite a gastronomia local em Porto Alegre

Uma das coisas mais valorizadas do estado é a sua culinária!

Saborosa e muito rica em variedades, a gastronomia gaúcha é uma mistura do tempero brasileiro, italiano e alemão, sendo sua marca registrada o Pampa. Assim, o gaúcho tem preferência por pratos feitos com carne, e não é à toa que o churrasco de lá é referência nacional!

Dessa forma, todo turista deve experimentar essa iguaria, pois seu sabor é inigualável e delicioso! Além do churrasco, o Arroz Carreteiro também é um dos pratos tradicionais, assim como a Tainha na Taquara, o Matambre Recheado, o Espinhaço de Ovelha com Aipim e a Paçoca de Pinhão com Carne Assada.

E de sobremesa, a Ambrosia, o Sagu com Creme, o Papo de Anjo e a Cuca são os queridinhos. Então, não deixe de apreciar um pouquinho de cada!

Passeios próximos a Porto Alegre

O Rio Grande do Sul conta com diversas cidades turísticas interessantíssimas e de beleza sem igual, então saiba que você tem muito o que fazer nesse passeio!

Pegue o carro e pé na estrada, pois a 2 horas de distância está Gramado, região nacionalmente conhecida por causa do seu célebre Festival de Cinema e visual europeu em cada canto.

Também a aproximadamente 2 horas, a bela Canela oferece uma viagem ao século XIX, graças ao seu misto de museus e parques temáticos. No elevador panorâmico do Parque do Caracol, por exemplo, você terá uma vista privilegiada dos 130 metros de uma linda queda d’água que renderá boas lembranças e fotos maravilhosas!

Por fim, feche o seu roteiro dirigindo por mais 1 hora e 30 minutos e visite Caxias do Sul, onde é possível conhecer de perto um pouco mais sobre a cultura italiana, presente em sua arquitetura e culinária, e eternizada no belo Museu Casa de Pedra, que conta muitos detalhes sobre a colonização dessa incrível cidade.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário

4 × 2 =