Quando se ouve falar em São Paulo, logo se pensa em poluição, muitos carros, prédios, e correria. Mas existe uma realidade bem diferente em cidades muitos próximas da capital. Já comentamos aqui no blog Rentcars.com sobre o roteiro Campos do Jordão, Monte Verde e Gonçalves, mas em São Paulo há também outros locais cheios de tranquilidade e natureza que revigoram a alma. No roteiro de hoje, faremos um percurso especial de carro, onde localizam-se os paraísos do interior de São Paulo

Campos do Jordão

os-paraisos-do-interior-de-sao-paulo
Campos do Jordão – Por Rodrigo Soldon – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Um dos destinos bastante procurados, principalmente por casais que querem fugir da rotina e descansar, é a bela Campos do Jordão. Uma cidade que exala romantismo, com suas construções coloniais, é ideal para uma viagem durante o inverno, com variedades de fondue, vinhos e muito chocolate. Além das várias opções de passeios a dois.

os-paraisos-do-interior-de-sao-paulo
Fondue em Campos do Jordão – Por Deni Williams – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Amantikir – Jardins que falam: No local há belos jardins de diferentes partes do mundo, com 680 espécies de plantas divididas em 22 espaços. Esse tipo de atração é muito comum nos Estados Unidos e Europa e é feito para contemplar a arte da jardinagem.

os-paraisos-do-interior-de-sao-paulo
Amantikir garden – Por Kevin Costain – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Bondinho e Estrada de Ferro: Construída e inalterada desde 1910, a estrada é uma alternativa turística para conhecer a Serra da Mantiqueira. O passeio é feito de bondinho urbano, saindo de Campos do Jordão, passando por três vilas: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia.

Os paraísos do Interior de São Paulo
Bondinho de Campos do Jordão – Por lubasi – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

Outra alternativa de passeio é seguir os trilhos até a cidade de Santo Antônio do Pinhal, passando pelo Vale do Lageado, onde há o ponto mais alto das ferrovias brasileiras, ligando Campos à Pindamongangaba.

Morro do Elefante e Teleférico: Esse é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O morro tem altitude de 1800 metros acima do nível do mar e promove uma vista panorâmica maravilhosa. Para chegar até o morro há dois acessos: a estrada e o teleférico. Qual você escolhe?

pedra-do-bau
Pedra do Baú, de lado a vista da serra de Campos do Jordão, do outro, as montanhas de Minas Gerais. Foto: Ana Paula Hirama/Flickr

Pedra do Baú – Essa é uma opção para casais que gostam de aventura. É composto por três formações rochosas: Pedra do Baú, com 1950 metros de altitude; Bauzinho, com 1760 metros e Ana Chata com 1670 metros de altitude. De carro é possível subir até o Bauzinho e dali, fazer a subida íngreme a pé.

Caso vocês sejam um casal daqueles que não dispensa aventura ao nível máximo nem mesmo em viagens, fazer a subida inteira a pé vale a pena por conta das lindas paisagens, mas leva cerca de 1h30 para chegar às estradas de ferro. A partir dali, o trajeto é feito por escalada – recomenda-se que esse trajeto seja feito na companhia de guias treinados. Afinal de contas, segurança nunca é demais.

O esforço, pra quem tem o preparo físico em dia, é recompensador. Do ponto mais alto da pedra é possível avistar toda a serra de Campos do Jordão de um lado, e do outro as montanhas de Minas Gerais.

São Francisco Xavier

É um distrito de São José dos Campos, cidade que fica a 91 km de São Paulo, 85 de Minas Gerais e 300 do Rio de Janeiro, seguindo pela via dutra. São Francisco fica a 55 km de São José, região montanhosa, cheia de verde, sossego e aventura para quem gosta.

As principais atrações são as trilhas e cachoeiras que podem ser muito bem aproveitadas pelos turistas, com banhos relaxantes após a caminhada.

Assim como em Campos do Jordão, a melhor época para visitar a região é no inverno, quando as temperaturas são mais baixas (e bem baixas!) e as opções de hospedagem são bem confortáveis e aconchegantes: chalés nas montanhas com lareira e outros confortos indispensáveis para viagens como esta.

Até as nuvens parecem estar mais próximas em São Francisco Xavier. Foto: Victor Sounds/Flickr

Quem não gosta do frio não tem com o que se preocupar, não faltam opções refrescantes. Uma delas é o salto de Tirolesa, no Portal Equilibrium – mas antes vamos abrir um parênteses: a chegada ao local já é algo de se admirar: curvas sinuosas e muitas subidas que levam a um pico onde a paisagem pode ser admirada numa visão panorâmica extraordinária.

Voltado ao salto, a tirolesa tem duas etapas e ao todo totaliza mais de 700 metros de extensão e 1.050 metros de altura, indo a uma velocidade aproximada de 70km/h. Ou seja, é diversão garantida. No Portal, além dessa modalidade, tem também: trilhas, rapel, passeio a cavalo e charretes.

Pouso do Rochedo é outra opção de lazer com aventura e muito contato com a natureza. É uma pousada com 30 nascentes e trilhas muito bem cuidadas que levam a pequenas cachoeiras. É lá que fica o Mirante do Cruzeiro. São 2 km de caminhada até chegar às cachoeiras e 4km até a montanha.

Pra quem tem preparo físico ou se encoraja a caminhar por 5 horas para ter uma recompensa revitalizante, o trekking até a Pedra da Onça, Muriqui e Monte Verde serão bem vindos. São 12 km, considerando ida e volta. Da Pedra da Onça, a 2 mil metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica incrível. Para chegar a Monte Verde são mais 22 km, ou 8 horas de caminhada passando por riachos e bosques.

Mas, se o que você quer mesmo é se desligar do mundo, relaxar e só curtir a natureza linda do local, será bem recebido na cidade também. Em São Francisco Xavier há várias pousadas e spas especialistas em fazer os visitantes esquecerem os problemas e recarregarem as energias.

Pindamonhangaba

Sabia que em Pindamonhagaba há voos de balão? Pois é, se você não sabe, não é o único. Muita gente não faz ideia, mas tem e o visual é realmente encantador.

A cidade fica ao pé da Serra da Mantiqueira e fica a 160 km de São Paulo, e a apenas 47 km de Campos de Jordão – e mais, esse trajeto pode ser feito num simpático e gostoso passeio de trem pela Estrada de Ferro, com duração de três horas. Esse é um dos principais atrativos de Pinda, como é carinhosamente chamada.

Por estar localizada em região de serra, a cidade pode tirar proveito das belezas naturais da região e do turismo por ali e em cidades vizinhas, como Monteiro Lobato, que tem como atração o balneário Reino das Águas Claras.

Criado em 1970, o local tem esculturas dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e garante a diversão de todos, principalmente das crianças.

E nem só de calmaria vive Pinda. Quem gosta de aventura também encontra onde se divertir por essa pacata cidade. Dentre as atrações o viajante tem a disposição as belas trilha, o rafting e trekking. Destaque entre as trilha, indicamos o Parque Municipal do Trabijú e do Pico do Itapeva.

Outra alternativa de passeio é o paraquedismo, com opção de salto individual, para quem já é veterano no esporte, e também salto duplo para os ‘aventureiros de primeira viagem’.

Dentre os passeios, um dos que chamam muito a atenção pela visão incrível que proporciona são os voos de balão. Eles acontecem todos os finais de semana pela manhã, cedinho, às 6h45, com saída no Hotel Colonial. O local de pouso não e pré definido, mas tenha a certeza de que a recepção é garantida por especialistas: uma equipe de resgate aguarda no local de pouso com tudo preparado para o batizado, regado a champanhe, certificado de voo e café da manhã. O balão tem capacidade para oito pessoas e o passeio dura 1h15.

Enfim, os paraísos do interior de São Paulo são muitos, basta escolher o melhor roteiro, alugar o carro e partir em direção ao destino preferido. O importante mesmo é aproveitar as viagens e fazer o que gosta.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment