Se você alugou um carro e quer devolvê-lo antes ou depois do prazo, saiba que isso é possível e pode até reduzir os valores da locação (ou gerar taxas). Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas e ficar atento às regras da locadora. Veja como funciona a devolução de carros alugados e como aproveitar essa opção ou evitar dor de cabeça.

Como funciona a devolução de carros alugados antes do prazo?

A primeira coisa que você deve fazer é verificar o contrato de locação do veículo. Nele, estarão as condições para a devolução antecipada, como o valor da diária, a quilometragem permitida e as taxas extras. Além disso, o contrato também informa se há algum desconto ou penalidade para quem devolve o carro antes do tempo.

Em geral, as locadoras oferecem duas modalidades de cobrança: a pré-paga e a pós-paga. Na pré-paga, você paga o valor total da locação no momento da reserva ou da retirada do carro. Nesse caso, se você devolver o carro antes do prazo, poderá receber de volta parte do valor pago, proporcional ao tempo não utilizado. Porém, pode haver uma taxa de cancelamento ou de alteração de reserva, que varia conforme a locadora e o período da locação.

Na pós-paga, você paga o valor da locação no momento da devolução do carro. Nesse caso, se você devolver o carro antes do prazo, pagará apenas pelo tempo que usou o veículo, sem nenhuma taxa extra. Porém, pode haver uma alteração no valor da diária, que depende da disponibilidade e da demanda dos carros na locadora.

Portanto, mais uma vez, antes de devolver o carro alugado antes do prazo, é importante entrar em contato com a locadora e informar sobre a sua intenção. Assim, você poderá saber qual é a melhor opção para o seu caso e evitar surpresas na hora de pagar.

Como funciona a devolução de carros alugados depois do prazo?

Se você alugou um carro e precisa devolvê-lo depois do prazo, saiba que existem algumas regras e procedimentos que você deve seguir. 

Primeiro, você deve entrar em contato com a locadora o quanto antes e informar o motivo do atraso. Assim, você pode negociar uma nova data de entrega e evitar multas ou penalidades. 

E segundo, você deve verificar as condições do contrato de aluguel e conferir se há alguma cláusula sobre a devolução fora do prazo. 

Em alguns casos, pode haver uma cobrança extra por dia ou hora de atraso. 

Devolver um carro alugado depois do prazo pode ser uma situação inconveniente, mas não precisa ser um problema. Se você seguir essas dicas, você pode resolver a questão de forma rápida e tranquila, e ainda aproveitar os benefícios de alugar um carro para suas viagens. Lembre-se de que a locadora é sua parceira e está disposta a ajudá-lo em casos de imprevistos. Por isso, não deixe de comunicar qualquer alteração nos seus planos!

Qual o tempo de tolerância para devolver carro alugado?

O tempo de tolerância é o período que você tem para entregar o carro sem pagar multas ou taxas extras

Esse tempo varia de acordo com a locadora, mas costuma ser de 1 hora após o horário combinado. Isso significa que se você alugou o carro por um dia e deveria devolvê-lo às 10h da manhã, você tem até às 11h para fazer isso sem custos adicionais. 

Mas cuidado: se você ultrapassar esse limite, mesmo que seja por alguns minutos, você pode ter que pagar uma diária inteira a mais. Por isso, é importante planejar bem o seu roteiro e evitar imprevistos que possam atrasar a sua entrega. Além disso, lembre-se de verificar as condições do contrato e as regras da locadora antes de alugar o carro. Assim, você evita surpresas desagradáveis e aproveita melhor a sua viagem. 

E se você quer comparar todas as opções de locadoras e carros disponíveis para sua próxima viagem em um lugar só, conte com a Rentcars. Pelo site ou aplicativo, você tem acesso a mais de  300 locadoras no Brasil e no mundo e, no processo de reserva, consegue ver todas as regras de devolução do veículo.

Outra pessoa pode devolver meu carro alugado?

Se você está pensando em deixar outra pessoa devolver seu carro alugado, saiba que isso é possível, mas com algumas condições. A primeira e mais importante é que essa pessoa deve ter sido adicionada como condutor adicional no início da locação. Isso significa que ela também assinou o contrato e está autorizada a dirigir o veículo. Caso contrário, ela não poderá devolver o carro e você terá que fazê-lo pessoalmente.

Além disso, você deve avisar a locadora com antecedência sobre a mudança de planos e confirmar se há alguma taxa extra ou procedimento especial para essa situação. Lembre-se de que você continua sendo o responsável pelo carro até que ele seja entregue e vistoriado pela locadora. Portanto, certifique-se de que a pessoa que vai devolver o carro esteja ciente das regras e condições da locação, como o horário, o local, o nível de combustível, a quilometragem e o estado do veículo.

Posso alugar um carro em uma cidade e devolver em outra?

Sim, você pode alugar um carro em uma cidade e devolver em outra, mas é preciso ficar atento às condições da locadora que você escolher. Algumas locadoras cobram uma taxa extra chamada one-way ou de Taxa de Retorno, que é o valor que você paga para devolver o carro em uma loja diferente da que você retirou. Essa taxa pode variar de acordo com a distância entre as cidades, a disponibilidade de veículos e a época do ano. 

Por isso, é importante pesquisar bem antes de fazer a sua reserva e comparar os preços das diferentes locadoras. Assim, você pode encontrar a melhor opção para a sua viagem e evitar surpresas na hora de pagar.

Preciso abastecer o carro antes de devolver?

É muito importante que você fique atento ao tanque de combustível do carro para entregá-lo! Isso porque a locadora irá cobrá-lo caso você devolva o carro com o tanque vazio e o preço por litro é geralmente mais salgado do que o praticado pelos postos.

Busque sempre realizar a devolução do veículo nas mesmas condições de retirada. Caso o veículo seja entregue pela locadora com metade do combustível, a regra (desde que descrito em contrato) é devolvê-lo com a mesma quantia. 

Indica-se abastecer logo antes da entrega e sempre guardar o comprovante de abastecimento com especificação do horário.

Algumas reservas podem já incluir o enchimento do tanque de combustível no retorno, verifique se a sua reserva foi feita com o plano que contém essa facilidade. Ela normalmente também inclui a retirada do carro com tanque cheio, o que é outra vantagem. 

O que mais devo saber ao devolver o carro alugado?

1. Nova inspeção

No momento da devolução do carro à locadora é feita uma nova inspeção para verificar se o carro está nas mesmas condições da retirada.

Se estiver tudo certinho, não há com o que se preocupar!

Se alguma avaria for detectada, são grandes as chances de a locadora reter pelo menos parte do valor caução que você deixou como garantia. O valor, é claro, varia de acordo com dano e com a locadora.

2. Devolução do valor do bloqueio caução

Passando na inspeção, o valor retido no cartão de crédito do locatário será liberado.

Mas atenção: a devolução não é imediata! Pergunte sobre o prazo para o desbloqueio na locadora.

3. Recibo

O recibo é a última parte. Não se esqueça de pedir um recibo de que seu contrato de locação foi terminado!

Seguindo todos esses passos, não tem erro: a sua locação será tranquila e bem aproveitada. Em casos de dúvidas sobre o processo de alugar um carro, a Rentcars está disponível 7 dias da semana, com suporte especializado e bilíngue. Acesse o site, faça sua comparação de preços e escolha a melhor opção para você. Boa viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

40 Comments

  1. Aluguei um carro fechei um contrato mas nesse contrato nao foi visado que se eu devolvesse o carro antes do contrato acabar eu perderia meu calção, isso e certo?

  2. Estou com carro alugado e para ir até minha hospedagem preciso passar por uns trechos de barro e brita, vi que várias pedras entraram nos sulcos dos penus e o carro também está muito sujo. Não houve danos aos pneus. Nesse caso a Unidas pode cobrar pra desenganchar essas pedras?
    Segundo, encostei a calota num meio fio e arranhou, porém contratei o seguro da RentCover Total…pelo que vi parece que cobrem esse dano, apesar de o dano não ser necessariamente na roda mas em uma das calotas. Ao devolver o carro a Unidas vai me cobrar esse valor em cima do caução? E o seguro? Me reembolsa por isso? Não entendi esse processo. Não contratei seguro da Unidas, apenas o parcial. Mas na RentCars paguei a mais para o RentCover via app.

    • Oi Márcio, tudo bem? A RentalCover tem várias coberturas, pode ser que cubra o reembolso sim. Pra verificar melhor, por favor nos envie um email ou ligue pra nós que vamos te ajudar 🙂

  3. Aluguei um carro em São Paulo, meu cadastro passou na consulta porém estou com problemas financeiros já passei da data de devolução e não sei o que fazer, posso devolver e ficar c a divida em meu cpf e pagar depois?

  4. Joaquim Dionisio P de Bessa Bessa

    Costumo alugar na Movisa da loja da Av.Princesa Isabel em Copacabana RJ e na última locação tive uma decepção com eles, me cobraram 700,00 a mais, alegando q tinha um risquinho no parabrisa? como saber se o carro já não saiu assim da locadora e também se esse valor despontaram da Caução? já tem + ou – uns 2 meses atrás.

    • Oi Joaquim, tudo bem? É importante fazer a vistoria do carro antes de retirar da loja, sempre junto a um funcionário e anotar todos os pontos de avaria antes para que garanta que na volta não haja imprevistos. Vale a pena checar sua fatura e o contrato completo. Se precisar de ajuda com isso, pode entrar em contato conosco no número disponível no seu voucher.

  5. Bom dia, após a devolução e vistoria do veículo, a locadora pode nos cobrar por alguma avaria não identificada tanto na retirada como na devolução do veículo?

    • Oi Denis, tudo bem? A locadora deve identificar a avaria e sinalizar o locatário. Isso tanto antes da retirada quanto na devolução. É importante que o funcionário da loja e o locatário estejam juntos para verificar.

    • Oi Alan! Se for o seu condutor adicional que for devolver, não tem problema nenhum. Apenas lembre de incluir ele no contrato na hora da retirada 😉

  6. Caso no dia da retirada do veículo eu não tenha limite disponível no cartão de crédito, outra pessoa pode assumir o contrato de locação do veículo?

    • Oi Alex! Algumas locadoras permitem a inclusão de um ‘responsável financeiro’, mediante taxa. Isso quer dizer que você será o condutor mas outra pessoa será o responsável pela caução. Já em outras lojas, o ideal será fazer a reserva em nome do titular do cartão, e incluir você como um condutor adicional no contrato – essa é a opção mais comum.

  7. Fernando Andre Martins Ferreira

    Boa TARDE. Acabo de tentar receber um carro que aluguei para as 15h pelo site. Prestadora UNIDAS. Ao chegar, me informaram que não dispunham do carro, e de categoria similar só uma hora após, porque estavam lavando o veículo. Então me ofereceram um carro de categoria superior, com ônus às minhas custas. Trata-se de um desrespeito imenso e gostaria de saber qual a política de vocês frente a essa situação. Pretendo judicializar.

    • Olá Fernando, tudo bem? Você pode entrar em contato com a nossa central de reservas, eles irão identificar sua reserva e te auxiliar nesse caso. 0800 604 7368. Conte conosco!

  8. lojas em aeroportos principalmente no nordeste onde os voos saem na madrugada, não tem loja aberta para devolução…uma vergonha…

    • Oi Alex, tudo bem? Alguns aeroportos têm lojas 24h, isso pode variar de acordo com a cidade e o número de voos que chegam de madrugada no aeroporto. Sabemos que agora neste período de pandemia muitas lojas estão com horário reduzido, pode ser isso.

  9. DANILO FERNANDES DE MELO

    Bom dia se eu aluguei o carro por 10 dias eu posso devolver ele com cinco dias ou sou obrigada a ficar os 10 dias com ele

    • Oi Danilo, tudo bem? Você pode fazer a devolução antecipada, nesses casos, a locadora irá recalcular a tarifa de acordo com o tempo em que você ficou com o carro. Você pode entrar em contato diretamente com a loja para negociar.

  10. Gostaria de saber se ao contratar o aluguel do carro através do site da rentscar, o seguro já está incluso? pois tem empresas que cobram novamente no dia da entrega o seguro afirmando que o que foi feito pelo site não é válido.

    • Oi Lilian, tudo bem? Todas as reservas feitas através do nosso site Rentcars.com já estão com a proteção do veículo incluída. O que pode acontecer é a locadora oferecer uma cobertura extra, contra danos à terceiros. Pode alugar tranquila! E se precisar de ajuda é só nos ligar!

    • Oi, Eduardo, tudo bem?
      É importante verificar o horário de funcionamento da loja em que você pretende retirar e devolver o carro. Lojas em grandes aeroportos, por exemplo, costumam funcionar até bem tarde da noite. Mas varia de loja para loja!

    • Olá, Bruno, tudo bem?
      As locadoras são responsáveis por fazer toda a manutenção necessária e entregar o carro sem nenhum problema para que você possa curtir sua viagem despreocupado. Além disso, no Brasil, as locadoras ficam no máximo 12 meses com o veículo e depois já fazem a revenda. Ou seja, os carros são sempre novos!

  11. Existe alguma empresa que leve o carro até mim, no ato da retirada, para que eu não precise me deslocar até a agência locação?

    • Oi, Adriana, tudo bem?
      As locadoras não trabalham com a entrega do carro, é necessário ir até a loja mais próxima para a retirada. Apenas nos aeroportos as locadoras oferecem uma van que te leva até a loja.

  12. O que é a “taxa de devolução que deverá ser paga à locadora na retirada do carro”?
    É o mesmo que a caução?
    É o mesmo que o seguro?
    É um valor que será devolvido a mim?
    Sou obrigado a contratá-lo?
    Obrigado!

    • Oi, Heitor, tudo bem?
      A taxa de devolução é cobrada quando você retira o carro em uma localidade e devolve em outra. Não tem relação com nenhuma das outras taxas ou serviços.
      Para evitar a cobrança desta taxa, o ideal é retirar e devolver o carro na mesma loja.

  13. Bem eu aluguei um veículo em RN e não tive nenhum problema tanto na hora de pegar o veículo no aeroporto, quanto na hora da entrega, recomendo que o locador fotografe TODO o veículo (na parte externa e interna )na hora da retirada e de preferência solicite a vistoria com fotografias que eles fazem na hora, e fiquem atentos a detalhes no veículo, afim de não ter qualquer contratempo. Ah, algumas locadoras que devolvem o valor do seguro caso não seja utilizado no momento da devolução, aconselho essas.

  14. Paulo Renato Mendonça

    Contratar um carro com o tanque cheio não é a melhor opção. Algumas locadoras abaixam a bóia do tanque e, assim, vc paga por um tanque cheio quando, na verdade, ele está com 3/4 de combustível, no máximo.

    • Olá, Paulo. Isso chegou a acontecer com você? Porque não é uma situação comum. Prezamos pelo atendimento de excelência, assim como selecionamos nossas parceiras para que sigam sempre um padrão de qualidade.

    • Oi José! Exatamente! O carro virá abastecido e ao devolver o senhor deve repor conforme foi recebido. Boa locação!

    • Olá, Manoel! Avarias do carro normalmente não demoram a chegar, visto que a locadora verifica o estado do veículo assim que devolvido. Porém, cobranças de multas e pedágios não tem um prazo para chegar, pois varia de cada localidade e tempo da locadora identificar o condutor.

    • Oi Natan, o carro deve ser entregue nas mesmas condições em que foi retirado. Só será cobrada taxa extra de limpeza caso o carro esteja visivelmente sujo.

Write A Comment