A capital portuguesa é uma cidade que merece semanas para ser explorada, mas isso nem sempre é possível. Veja o que você pode fazer com poucos dias em Lisboa e arredores!

Com telhados vermelhos e azulejos coloridos, Lisboa é um destino encantador que oferece belas paisagens emolduradas pelo lendário Rio Tejo e aromas que despertam a vontade de experimentar cada sabor de sua excepcional culinária. Além disso, suas belas ruelas guardam um passado precioso, repleto de roteiros históricos e locais novos e bem condizentes com o século XXI, como o Centro Cultural, o Oceanário e o Museu de Design e Moda. Sem falar em seus inúmeros restaurantes e hotéis que, com os charmosos bondinhos, o típico bacalhau e o tradicional vinho, fazem de Lisboa uma região mais do que especial.

O que fazer em poucos dias em Lisboa

A chegada a Lisboa é feita pelo Aeroporto de Lisboa (LIS), de onde você já pode sair com um carro previamente reservado via Rentcars.com, aproveitando os melhores preços e condições das locadoras do mercado português.

Nesse incrível destino há muito o que fazer, logo, um roteiro bem planejado otimiza o seu tempo e consequentemente, permite que você possa visitar mais lugares. Como a região conta com diversos pontos turísticos de tirar o fôlego, começar seu roteiro por Lisboa por alguns dos principais lugares históricos é uma boa pedida.

Para começar, vá ao Castelo São Jorge que fica a menos de 10 km do aeroporto. Situado no alto de uma bonita colina, a construção do século XI é uma das atrações mais famosas de Portugal. Além disso, o local é perfeito para ter uma vista panorâmica de todo o território e do lindo Rio Tejo, que corta a cidade. No castelo também é possível percorrer as muralhas de suas 11 torres e subir suas escadas contemplando lindas paisagens em cada parada.

A 5 km do Castelo de São Jorge, não deixe de conhecer o Elevador de Santa Justa, construído em 1902 para facilitar o trânsito entre a Cidade Baixa e a Alta, proporcionando uma incrível perspectiva do castelo em uma prazerosa subida.

Bem ao lado, o Museu Arqueológico do Carmo ainda guarda o que restou da antiga Igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte Carmo, fundada em 1939. O local ainda é lar de um grande acervo de túmulos medievais, múmias pré-colombianas, esculturas e peças romanas.

Já a 11 km dali, o Mosteiro dos Jerónimos, imponente construção do século XVI, considerada como uma verdadeira joia da arquitetura manuelina. Com sua extensa fachada de 300 metros, a monumento está situado em um dos principais bairros da cidade e chama a atenção de todos os visitantes.

Assim, turistas e moradores ficam ainda mais deslumbrados ao entrar em suas dependências para ver de perto seu lindo claustro, onde se encontra o túmulo de Fernando Pessoa, e a Igreja Santa Maria Belém, que abriga os jazigos de Vasco da Gama e Luís de Camões, ícones da cultura local.

Próximo ao mosteiro, a famosíssima Torre de Belém foi construída às margens do Rio Tejo e se tornou um dos principais monumentos locais, pois simboliza Lisboa de uma maneira sem igual. Idealizada pelo Rei João II, em 1515, ela serviu para controlar a entrada dos navegantes que chegavam à região. Considerada uma das sete maravilhas de Portugal, a construção recebe milhares de pessoas todos os anos e foi considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

E a menos de 20 minutos de carro fica o Padrão dos Descobrimentos, um monumento em homenagem a Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, grandes navegantes e descobridores portugueses, assim como o Infante Dom Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões. Situado em um lindo paredão na frente do Rio Tejo, a construção sintetiza o passado glorioso das descobertas desse povo.

Dica: no Padrão dos Descobrimentos é possível admirar o pôr do sol de um dos ângulos mais incríveis da cidade. Assim que sol começar a se despedir, vá até lá e dispute, literalmente, um lugar ao sol.

A encantadora Cidade das Sete Colinas, nome pelo qual Lisboa é conhecida, é cheia de belíssimas paisagens e nada melhor do que mirantes para admirá-las, certo? O Miradouro das Portas do Sol, localizado no bairro de Alfama, a 30 minutos de carro do aeroporto, proporciona uma vista inigualável do nascer do sol, então, programe-se para acordar cedo e não perder esse espetáculo! A 5 km dali, conheça o Miradouro Senhora do Monte, a vista mais bonita de toda a cidade, segundo visitantes e moradores.

A apenas 5 minutos, o Miradouro e a Igreja da Graça é outra parada obrigatória, pois por lá, além da vista, você também poderá admirar a arquitetura do templo que foi todo reformado nos últimos anos e encanta a todos com sua beleza e riqueza de detalhes.

Dica: se quiser um clima romântico para curtir a dois, vá ao Miradouro Senhora do Monte. O local é apaixonante e oferece uma estrutura muito bacana para casais.

Compras e gastronomia em Lisboa

Ir a uma cidade portuária é a oportunidade perfeita para experimentar deliciosos pratos com frutos do mar. Em Lisboa, a primeira indicação é a Cervejaria Ramiro, localizada bem no centro da cidade, onde além de degustar as saborosas cervejas, você pode pescar o seu próprio peixe no aquário local, alguns minutos antes do preparo. Além disso, não deixe de provar os camarões de todos os tipos, assim como as Amêijoas à Bulhão Pato e o famoso Prego no Pão.

Para os amantes de carne bovina, o Atalho Real é o restaurante perfeito, pois oferece uma Maminha Black Angus que desmancha na boca por um preço bem em conta para toda a família. Se você está atrás de uma comida típica portuguesa, não deixe de jantar no Solar dos Presuntos. O nome pode ser peculiar, mas para quem está disposto a desembolsar um pouquinho mais por uma boa comida, vale a pena!

Para quem busca um delicioso almoço e um passeio, nossa sugestão é o Mercado da Ribeira, localizado a 20 minutos do aeroporto. Lá você conhece um pouco da vida cotidiana de quem mora em Lisboa, basta visitar a tradicional feira de frutas e verduras do lado esquerdo da construção! Já do lado direito, você encontra o Time Out Market, repleto de restaurantes escolhidos a dedo pela revista Time Out, especialista em entretenimento, compras e gastronomia.

A visita ao Mercado da Ribeira é um ótimo programa para os dias de chuva, já que é todo coberto, mas vale um aviso: o espaço para comer nas mesas é concorrido, então vale a pena chegar um pouco antes do horário de almoço para andar por todo o mercado, decidir o que comer e encontrar um bom lugar para se sentar.

Agora, para quem gosta das delícias doces portuguesas, vale a visita para experimentar o pastel de Belém original no café que, é claro, se chama Pastéis de Belém. O café fica na mesma região do Mosteiro dos Jerónimos e é muito fácil identificá-lo: é só procurar por uma fila na calçada! O local tem um salão para quem quiser mais do que um pastelzinho e uma fila separada para quem quer apenas buscar um pastel e comer enquanto explora a arquitetura extraordinária do Mosteiro.

Como toda viagem merece algumas comprinhas, a nossa sugestão é Rua Augusta fica entre as famosas Praças do Rossio e do Comércio. Repleta de lojas e atrações com artistas de ruas, assim como muitos cafés e restaurantes para um descanso merecido, a área atrai turistas de todos os cantos, pois é um dos principais pontos de compras e curtição locais.

As duas maiores opções de shopping centers na cidade são o Centro Comercial Colombo, ao lado do estádio do Benfica, caso queira aproveitar a viagem para conhecer seu museu e estrutura. Já o Centro Vasco da Gama fica na “parte nova de Lisboa”, cercada de construções modernas, como o Oceanário e o Parque das Nações. Ambos têm uma enorme variedade de lojas de marcas internacionais para todos os bolsos, sem falar em seus diversificados restaurantes, cafés e lanchonetes.

Dica: para garantir souvenirs e presentes para toda a família, visite também a Rua do Ouro e Rua da Prata, paralelas à Rua Augusta.

Passeios obrigatórios nos arredores de Lisboa

Sobrou tempo e você não sabe o que fazer perto de Lisboa? Uma boa sugestão de passeio de um dia é visitar Cascais e Sintra, duas cidades próximas a Lisboa e que podem ser exploradas em um único dia.

Com um carro alugado, saia cedinho de Lisboa e dirija por 30 km até chegar em Cascais. Se você estiver visitando a cidade no verão, pode haver um grande movimento de banhistas aproveitando o calor e as praias! Se quiser estender sua visita, você também pode passar o dia desfrutando da água fresca e do ar gostoso da cidade.

Bem pertinho do centro de Cascais fica a Boca do Inferno, famosa formação rochosa que atrai turistas pela força com que as ondas batem e se esparramam por ela. Ali você encontra muitas vagas para estacionar e uma parada rápida de 15 minutos é o suficiente para apreciar a força da natureza e tirar fotos de recordação.

Mais adiante, a 15 km da Boca do Inferno, você encontra o Cabo da Roca, o ponto mais a oeste de Portugal. Ali você encontra o Farol do Cabo da Roca, ventos fortes e uma vista magnífica de uma grande faixa de mar. Não foi por nada que Luís Vaz de Camões descreveu o local como “Onde a terra se acaba e o mar começa” em Os Lusíadas.

Do Cabo da Roca a Sintra são apenas 18 km ou meia hora de viagem. Em Sintra, não deixe de aproveitar para visitar Palácio Nacional de Sintra, o Palácio Nacional da Pena e o imperdível Castelo dos Mouros.

Além de todas as atrações citadas, Lisboa ainda tem muito a mostrar, pois é uma cidade acolhedora, com um povo educado e animado e com uma linda história que só deixará lembranças maravilhosas em suas férias. Aproveite para andar por suas ruelas e descobrir a cidade como um local!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment