Que tal conhecer mais do que só a cidade do Rio de Janeiro? Ali pertinho, a 30 minutos de carro, você encontra Niterói: repleta de passeios turísticos, praias e aventuras!

Conhecida como a Cidade Sorriso, Niterói é assim chamada graças à simpatia de seus moradores que estão sempre felizes e com um grande alto astral. E mais: a beleza local é motivo de muitas alegrias por lá!

Se você está pensando no que fazer na região, saiba que a cerca de 30 minutos de distância do Rio de Janeiro, usando um carro, você pode conhecer lugares incríveis com paisagens tropicais, centros de arte e cultura, lindas trilhas e muito mais! Siga nosso roteiro, arrume as malas e pé na estrada!

Por onde começar o passeio em Niterói?

Que tal começar o seu passeio por um lugar cheio de história e paisagens lindas? A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, cercada pela Baía de Guanabara, está localiza no bairro de Jurujuba. Do centro da cidade até lá você percorrerá uma distância de 12 km, passando pela orla e aproveitando a brisa.

Dica: uma boa opção para curtir a localidade com conforto e autonomia é o aluguel de carros. Em nosso site ou no aplicativo Rentcars.com você pode comparar os melhores preços entre as melhores locadoras do mercado, fazer uma reserva e facilitar o planejamento da sua viagem!

Diante da imponência da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, você logo perceberá por que ela foi uma das principais estruturas de defesa edificadas para proteger o país durante o período colonial e imperialista. Hoje em dia a construção é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, recebendo em média mais de 3 mil turistas por mês. Ao fazer uma parada por lá, aproveite um dos tours guiados que acontecem de hora em hora e confira de perto toda a beleza histórica do local.

Em seguida, dê uma passadinha na sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército e contemple seus mais de 7 mil metros quadrados repletos de diversas riquezas que pertencem ao patrimônio militar carioca. Dentre elas, um impressionante relógio de sol, criado em 1820 com algarismos romanos, chama a atenção de adultos e crianças.

A Capela de Santa Bárbara também faz parte da visitação e é considerada uma das mais antigas do estado, tendo sido construída no início do século XVII e restaurada em 1912.

Para finalizar sua passagem por ali sem perder nada, não deixe de passar pelas masmorras e pelo Pátio da Cisterna. E para fechar com chave de ouro, confira a exposição das armas utilizadas em várias guerras, o farol e o mastro da bandeira. Ao terminar esta imperdível parte histórica, é hora de apreciar a vista lindíssima da Barra e do Rio de Janeiro por um ângulo pouco comum!

Para quem curte passeios mais culturais, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é o mais indicado. Os apaixonados por arte precisam fazer a clássica foto em frente ao MAC, pois sua arquitetura impressiona e já é um convite para visitá-lo. Projetado por ninguém menos que o célebre arquiteto Oscar Niemeyer, hoje o museu se tornou um dos grandes símbolos de Niterói. Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, localizado no bairro nobre da Zona Sul da cidade de mesmo nome, ele foi inaugurado em 1996 com um design futurista que lembra a forma de um prato.

O prédio abriga as mais impressionantes obras de arte contemporânea desde 1950 até os dias atuais, e seu acervo conta com mais de 1.200 peças que foram colecionadas por João Sattamini, formando a segunda maior coleção do tipo no Brasil.

Para chegar até lá de carro, você gastará em média 20 minutos do centro da cidade. Aproveite o carro e organize seu dia com uma programação artístico-cultural para conhecer também o Museu do Ingá, o Maquinho e o Solar do Jambeiro, todos com experiências muito interessantes.

Praias e trilhas em Niterói

Uma das atrações mais famosas de Niterói é uma combinação de paisagens sem igual: a Praia e o Costão de Itacoatiara. Muito famoso por ser um ponto turístico “dois em um”, a localidade recebe muitos admiradores todos os anos.

Para chegar à Praia de Itacoatiara, você levará cerca de 40 minutos de carro. Diferentemente das badaladas Copacabana, Ipanema, Barra e muitas outras, Itacoatiara é um excelente lugar para quem quer uma vista natural maravilhosa e muita tranquilidade para relaxar. Além de uma ótima infraestrutura, ela é separada por rochas enormes – uma delas é o Costão de Itacoatiara – e muito verde, o que contribui para um visual ainda mais único.

Outro ponto positivo dali é fato de que o bairro onde a praia está localizada é residencial, o que favorece a fuga do caos urbano. Por fim, vale ressaltar que o mar é geralmente bem agitado e com bastante ondas, tornando o lugar ideal para os surfistas à procura de manobras perfeitas.

Para aventureiros da região metropolitana, o Costão é o destino certo e está longe de ter sua beleza e encanto naturalizados ao ponto de não surpreender a cada nova visita. Para quem nunca esteve por ali, a jornada começa ao final da Praia de Itacoatiara, no posto de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Por ser uma área de proteção ambiental, é preciso registrar seu nome para manter o controle de acessos à localidade.

Que quem quiser curtir o pôr do sol lá de cima da rocha deve ficar atento ao horário de funcionamento do posto do INEA, que abre às 8h e fecha às 17h. Depois de fechado, não há como entrar.

Para começar essa aventura, pegue a trilha de 2 km de distância – que leva uma média de 40 minutos para subir seus mais de 200 metros de altura – e curta o visual. O caminho é bem sinalizado e não necessita de um guia. Dá para pensar num dia mais perfeito do que esse? Depois de curtir uma praia sensacional e fazer uma boa trilha, o pôr do sol do alto da rocha fechará o passeio com chave de ouro e garantia de lindas fotos!

Dica: como você passará pela mata fechada e caminhará por subidas íngremes, não se esqueça de usar calçados e roupas confortáveis e apropriadas para esse tipo de atividade. Além disso, garanta uma boa camada de protetor solar e muita água para se hidratar! Para os visitantes mais radicais há ainda a possibilidade de fazer um incrível rapel em alguns pontos da subida para curtir um pouco mais adrenalina, então, não se esqueça da câmera!

Gostou do nosso roteiro? Não se esqueça de alugar o seu veículo e aproveitar toda a liberdade para passear por Niterói!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment