Em Goiás, as águas termais atraem, anualmente, mais de dois milhões de pessoas! E no roteiro desta semana, as águas quentes conduzirão a nossa rota por Goiânia, Caldas Novas e Rio Quente. Nestas três cidades, os turistas têm ao mesmo tempo uma jornada de entretenimento puro e tranquilidade absoluta.

As águas termais da região vão acalmar os ânimos dos motoristas e nos darão dias de diversão garantida! Os parques ecológicos e a maior estância hidrotermal do mundo são os presentes da natureza aos turistas que visitam Goiás.

E para lhe ajudar neste tour pelo cerrado brasileiro, a dica é ter um veículo com boa potência. Se o seu carro não está nas melhores condições, alugue um veículo e veja como o seu orçamento ficará bem mais aliviado!

Goiânia

Quando você dirige fora das horas de rush em Goiânia, dá gosto de ser motorista. A capital de Goiás tem um paisagismo que prioriza o verde; nas ruas, os canteiros são todos floridos e as rotatórias são desenhadas seguindo as cores da natureza.

A Praça Cívica simboliza o coração de Goiânia, e a nossa primeira atração turística, o Bosque dos Buritis, fica na alameda adjacente a ela. O passeio é obrigatório a todos os turistas, o bosque é um lugar muito frequentado pelos amantes da natureza e por quem gosta de realizar uma caminhada ao final da tarde. Dentro do bosque os programas são variados, o visitante pode conhecer o Museu de Artes, o Centro de Artes Livres e o Monumento à Liberdade.

Todas as atrações do Bosque dos Buritis são gratuitas. Foto: Fernando Stankuns/Flickr

O Parque Zoológico de Goiânia, a poucas quadras dali, foi recentemente reformado e com as mudanças, o viajante tem um novo espaço para apreciar e ver de pertinho animais de grande e pequeno porte.

Sem sair do perímetro central, ainda dá tempo de admirar as obras do Museu Zoroastro Artiaga e a sua fachada. O prédio é um dos mais conhecidos de Goiânia por seguir o estilo art déco. Se você gosta do folclore brasileiro e das nossas raízes indígenas, não deixe de conhecer este completíssimo museu.

Em Goiânia, o futebol é levado muito a sério e os torcedores do Goiás fazem um espetáculo a parte quando o time está jogando. Para os entusiastas do esporte, a menos de 15 minutos do centro, está o Estádio Serra Dourada.

Em Goiânia, há parques ecológicos para todos os lados. Foto: Leo!/Flickr

Após a partida, você pode ir para o Shopping Flamboyant, o mais visitado da capital goiana. Exagerou nos lanches? No Parque Vaca Brava, um dos locais mais relaxantes da cidade, dá para queimar calorias realizando um dos percursos de caminhada.

Sair de Goiânia sem experimentar os doces da Feira Cora Coralina é um grande erro. Quando o sábado chegar, dirija-se até a Rua Oito para degustar os produtos caseiros feitos por produtores da região. Imperdível! Se você acordou tarde e perdeu o horário da feira, não se preocupe, seguiremos então para a Praça Alameda Tamandaré onde ocorre a tradicional Feira da Lua. Ela funciona a partir das 17 horas e acaba somente quando a energia dos goianos se esgota.

Uma dica: todas as ruas da cidade são numeradas, no entanto, elas não seguem uma ordem. As feiras de rua são muito comuns em Goiânia, e para chegar até elas, deixe o seu carro estacionado a algumas quadras da feira, pois geralmente as ruas próximas ficam fechadas.

Antes de sairmos da cidade, bem pertinho da BR-153, está o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Se você quer saber se vale a pena visitá-lo…vale e muito! No complexo conheça o Museu de Arte Contemporânea e o Palácio da Música, dois ótimos programas culturais.

Caldas Novas

Caldas Novas era mais uma cidade interiorana até o dia em que a descoberta das águas quentes mudou o destino do município. Atualmente, mais de dois milhões de pessoas seguem até a localidade em busca de serenidade e da cura através das águas hidrotermais.

Visitar Caldas Novas é como se reencontrar com a paz, a cidade pode ser um pouco agitada durante a alta temporada pelo grande fluxo de turistas, contudo, há um ritmo tranquilo, talvez por que quem visita o local está em busca justamente disso.

Há de se dizer que você deve preparar o bolso, as águas termais se encontram em propriedades privadas, mas não é nada exorbitante. Antes de chegar ao centro da cidade, siga até o Km 5,8 no bairro de Lagoa Quente. Em Lagoa Quente de Pirapitinga, o parque termal que visitaremos, a água chega a absurdos 57ºC! Em uma das lagoas chamada propriamente de Poço do Ovo, o visitante pode ver à sua frente um ovo cozinhar em poucos minutos. Há também várias piscinas de águas mornas, numa temperatura mais condizente para o banho.

O Lago Corumbá tem todas as opções de lazer para os turistas. Foto: Márcio Arnaldo Borges/Flickr

A região de Caldas Novas é muito quente, e para se refrescar depois das águas termais, siga até o Lago de Corumbá. O caminho até o lago é pelo sentido sul, e chegando lá, você encontrará muitos goianos praticando esportes náuticos ou pescando. O passeio não é tão bucólico quanto parece, também é possível visitar as cachoeiras situadas ao redor do lago.

Por enquanto, só falamos das atrações fora do centro, voltando à zona central, visite a Igreja Matriz, uma construção simples e charmosa, e as lojas que vendem compostas e outros doces típicos. Como elas estão espalhadas pelo centro e o município é pequeno, dá para estacionar por ali e continuar o roteiro a pé. Ainda está com ânimo? Então siga para o novíssimo Museu das Águas Termais, que conta a história da cidade.

Em Caldas Novas, vamos terminar o tour exercitando o corpo no maravilhoso Parque Estadual da Serra de Caldas. Você não é muito de esportes e se cansa rápido? Ainda assim dá para conhecer o parque, primeiro: estaremos de carro e a viagem é rápida; e segundo: as trilhas dão em lugares tão exuberantes que um esforçinho será bem recompensado.

Rio Quente

Para chegar a Rio Quente você levará menos de uma hora. Vizinha de Caldas Novas, Rio Quente é literalmente o que aponta o seu nome. Na nascente do rio, o turista experimenta a sensação de mergulhar nas águas quentinhas, com temperatura a 38ºC.

roteiro-pela-regiao-das-aguas-quentes
Rio Quente Resorts – Por Eric Gandolph (Trabalho próprio pelo carregador) [CC BY-SA 4.0], undefined

Nos dias frios, o vapor da água cria um cenário místico, há quem se sinta totalmente renovado e até melhor fisicamente após um banho nas águas quentes. Como o rio corta a cidade, o motorista o encontra sem precisar de muitos auxílios. Porém, há uma curiosidade, o rio quente só é acessível por um parque aquático.

No maior parque aquático da América Latina, o Hot Park, o visitante pode colocar o bronzeado em dia na Praia do Cerrado. Com areia verdadeira e até ondas, os turistas descansam à vontade usufruindo de toda a segurança de um resort. Todas as piscinas utilizam a água termal do rio, e você fica lado a lado com a natureza enquanto relaxa.

Rio Quente também tem espaço para os esportes radicais. Foto: Ana Liberato/Baixaki

Não é preciso ser hóspede para entrar no complexo, basta pagar a entrada para curtir os tobogãs e também o aviário com espécies exóticas. Em Rio Quente, você vai reparar que a cidade se desenvolveu a partir deste parque, desse modo, até as baladas são realizadas no empreendimento. No Parque das Fontes ocorrem shows e festas, e se você prefere algo mais calmo, é só partir para os bares ou tomar um banho de lua nas piscinas aquecidas.

Como chegar

Goiânia até Caldas Novas: Saia ao sul pela Avenida Dep. Jamel Cecílio e entre na BR-352. Siga em frente e depois vire à direita na GO-139. Faça a curva à esquerda para permanecer na GO-139. Na rotatória será preciso pegar a GO-213 e seguir por ela até a Avenida Santo Amaro, já em Caldas Novas.

Caldas Novas até Rio Quente: Pegue a Avenida Cel. Bento de Godoy em direção à R. Antônio Inocêncio de Oliveira para entrar na GO-139. Adiante, na rotatória, pegue a terceira saída direção rodovia GO-213. Na próxima rotatória, vire à esquerda na 2ª saída para a rampa de acesso à Rio Quente.

E você, já realizou o roteiro pela região das águas quentes? Caso tenha alguma dúvida ou alguma dica para os nossos viajantes, deixe o seu comentário!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment