Você quer conhecer as cidades mais famosas do Uruguai de carro e acabar a viagem nas charmosas ruas de Buenos Aires? Então esse roteiro é para você.

América do Sul, é destino certo da elite de Buenos Aires durante o verão. Punta é o nome dado ao conjunto cidades localizadas em uma pequena península no ponto de encontro do Rio da Prata com o oceano Atlântico.

Aqui você vai encontrar opções para todos os gostos. Quanto mais distante do centro da cidade, menos movimentada será a praia. O porto é congestionado com iates nos meses mais quentes do ano. A melhor época para visitar as famosas praias da região, como você pode imaginar, é no verão para aproveitar ao máximo as atrações do local!

Passeios em Punta del Este

Monumento ao Afogado (La Mano ou Los Dedos)

monumento ao afogado ou la mano em punta del este

Um dos cartões postais mais famosos da cidade, a atração é conhecida como “La Mano”. Feita em 1982, de ferro, plástico e aço, a escultura é obra do chileno, Mario Irarrázabal. Lugar perfeito para uma foto 🙂

Porto de Punta del Este

vista aérea do porto de punta del este

No centro da cidade está localizado o Porto de Punta del Este (seu nome oficial é Porto de Nuestra Señora de la Candelaria). Nos arredores do porto, você pode experimentar deliciosas opções de pratos de frutos do mar, ou então curtir a noite em um dos badalados bares. Tudo com a vista do porto e suas embarcações luxuosas.

Museus em Punta del Este

Para quem gosta de explorar um pouco da história dos locais que visita, a cidade oferece alguns museus. Entre os mais visitados estão o Muso Paseo de Neruda (antiga moradia de Pablo Neruda), Ralli e del Mar. No último, você pode encontrar obras do Salvador Dalí.

Casapueblo

casapueblo em punta ballena

Localizada a 20 minutos de carro de Punta del Este, em Punta Ballena, a casa de verão do artista uruguaio, Carlos Páez Vilaró, oferece uma bela vista para os visitantes. Hoje o local abriga um museu, com hotel e restaurante. É impossível não lembrar das famosas casinhas brancas da Grécia. O lugar é um excelente ponto para ver o pôr do sol.

Plaza de los Ingleses

Além de proporcionar uma bela paisagem, o local tem um importante peso histórico para o Uruguai, pois foi palco da Batalha do Rio da Prata, em 1939. Outra boa pedida para quem gosta de assistir ao pôr do sol.

Além dos pontos turísticos, a cidade oferece diversas opções de bares e baladas para quem gosta de curtir a noite. Além disso, os cassinos de Punta costumam ser uma boa opção para quem quer se divertir. Para quem gosta de fazer compras, o shopping mais conhecido do local é o Punta Shopping e vale a pena dar uma passada. 

Próxima parada: Montevidéu

plaza independencia no centro de montevideu

O próximo destino da viagem fica a 110 Km de Punta del Este. A estrada até Montevidéu é toda duplicada e sinalizada. Fique atento aos limites de velocidade, ká que não faltam radares no trajeto até lá.

A capital do Uruguai abriga um enorme porto, em uma cidade com clima de interior. A arquitetura colonial dos séculos 18 e 19 conquista os visitantes. A icônica Torre de las Telecomunicaciones é um dos prédios mais lindos de Montevidéu.

No centro histórico, chamado de Ciudad Vieja, você vai encontrar dezenas de estátuas dedicadas ao herói nacional, José Gervasio Artigas. Além disso, no Palácio Municipal você pode ver uma réplica do Davi de Michelangelo.

É fácil de se localizar na cidade: praticamente todas as ruas saem da Plaza Independencia. Você pode começar a explorar Montevideo pela Ciudad Vieja, passando pela tradicional rua Peatonal Sarandí até chegar à charmosa Plaza Constitución, onde fica a maior catedral da capital.

mercado de rua em montevideu

No Mercado del Puerto, uma espécie de mercado municipal, você pode encontrar comidas típicas uruguaias e lojas de artesanato local. No centro da cidade, você vai se sentir no século 19. Lá, não esqueça de tirar uma foto no lindo Palacio Salvo.

Para aproveitar melhor a capital uruguaia, o ideal é ficar no mínimo dois dias. Além de explorar os principais pontos turísticos da cidade, você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco da culinária local, seja o churrasco uruguaio ou os pratos de frutos do mar fresquinhos.

Colônia do Sacramento

carruagem antiga em colonia del sacramento

A última parada no Uruguai será na histórica Colonia del Sacramento.

Essa charmosa cidade teve um papel fundamental na criação do Uruguai. Fundada por portugueses em 1680, era considerada um ponto estratégico para avançar na conquista de Buenos Aires. Depois de muitas tentativas de avanço pelas duas partes (Portugal e Espanha) e alguns tratados, se chegou a uma “Convenção Preliminar de Paz”, quando foi criado o Uruguai. Nas palavras do mediador inglês, o novo Estado seria “um algodão entre dois cristais”, se referindo ao Brasil e à Argentina.

Às margens do Rio da Prata, a cidade, patrimônio histórico da Unesco, atrai turistas todos os dias pelas suas charmosas ruas, com restaurantes temáticos e rústicas pousadas. Dois dias (uma noite) são mais do que suficientes para explorar todos os cantos da cidade e conhecer um pouco da cultura local. Aqui vão alguns pontos imperdíveis para tornar completo o seu passeio na cidade!

Portão da Cidadela

ponto del campo ou portão da cidadela em colonia del sacramento

Ao chegar em Colônia, a primeira coisa que você vai ver é o grande Portão da Cidadela. O portal era a porta de entrada entre os muros que protegiam a cidade, que um dia foi uma fortaleza. A sensação ao passar é a de se transportar ao passado. Do outro lado, a praça principal da cidade nos recepciona.

Na antiga muralha, além de ter uma vista linda do rio e de boa parte da cidade, você ainda pode ver alguns canhões que completam o cenário. Ótimo local para tirar aquela foto da viagem.

Calle de los Suspiros

Logo na entrada da cidade você vai encontrar uma das ruas mais famosas de lá: a Calle de los Suspiros. A origem do nome não é nada romântica, de acordo com os moradores, a rua era o último trajeto que os escravos faziam antes de serem executados.

Farol de Colônia

Para aproveitar uma vista de tirar o fôlego da cidade, a nossa recomendação é subir no Farol de Colônia, construído há mais de 150 anos. De cima você vai conseguir ver toda a cidade histórica e ainda vislumbrar Buenos Aires de longe, do outro lado do rio.

Bares e restaurantes

No centro histórico de Colônia, você vai encontrar os mais charmosos bares e restaurantes do Uruguai, mas não espere preços convidativos. Quanto mais turistas vem visitar o local, mais os preços sobem. Mas para quem quer comer e beber bem, com uma vista, vale a pena escolher ao menos uma parada e aproveitar o clima colonial.  O mais famoso deles é o Drugstore, mas se prepare que os preços são salgados.

Além dessas atrações, quem está na cidade não pode deixar de visitar a igreja mais antiga do Uruguai: Basílica del Santíssimo Sacramento. E para quem gosta de passar horas explorando museus, não faltam opções. Entre os mais visitados do local estão o Indígena, o Naval, o Português, o do Azulejo, entre outros.

Última parada: Buenos Aires

obelisco em buenos aires

Para chegar à capital argentina, você só precisa cruzar o Rio da Prata e hoje em dia não faltam opções para fazer isso sem perder muito tempo. A travessia dura entre 1 e 2 horas e pode ser feita por diferentes companhias. No porto de Colonia, você pode optar por uma das empresas: Buquebus, Colonia Express ou Seacat.

Na cidade portenha você pode passar uns dias regados de muito vinho, história e tango, explorando charmosas ruas. A sua arquitetura neoclássica, com um café a cada esquina e uma vibe internacional, dão à cidade um clima europeu. Tudo isso fez com que a cidade ficasse conhecida como a Paris da América do Sul. Apesar do clima europeu, Buenos Aires é tipicamente argentina, com seus salões de tango, lojas de roupas criativas e as deliciosas parrillas (churrascos argentinos).

Não faltam coisas para fazer na capital argentina. Caminhar pelas ruas e parques de Palermo, conferir as obras de arte latinas e europeias nos museus da Avenida del Libertador, se maravilhar com as edificações de mármore e bronze na Avenida 9 de Julio, a maior avenida do mundo. Para quem gostou da comparação com Paris, a chique Avenida de Mayo é uma clara resposta para a icônica Champs Elysées, de Paris.

Os melhores restaurantes da cidade podem ser encontrados nos mais variados pontos de Buenos Aires, do histórico bairro Recoleta ao Porto Madero, mas a maior parte da culinária imperdível fica em Palermo. Após o jantar, você pode estender a noite para uma das casas de show de Tango ou aproveitar para conhecer os bares e baladas que a cidade oferece.

Confira mais dicas de Buenos Aires no blog!

Alugue um carro no Uruguai

Para seguir esse roteiro, recomendamos que você reserve um carro na Rentcars.com e retire-o logo na saída do aeroporto de Punta del Este. Assim você terá muito mais liberdade para curtir as cidades do Uruguai e Buenos Aires, com todo conforto e no seu tempo.

Confira todas as locadoras disponíveis e compare os melhores preços em aluguel de carros pelo nosso site ou aplicativo. Se preferir, é só fazer uma pesquisa abaixo!

Gostou do roteiro? Comente abaixo e não deixe de acompanhar os próximos posts!

Se você ainda não decidiu para onde vai, faça o nosso quiz para descobrir a road trip perfeita para você!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

2 Comments

  1. Ótimo roteiro, lugares muito interessantes, mas quanto o aluguel do veículo, como foi feito, como foi usar um carro alugado em um país e usado em outro, tem seguros diferenciados, teve taxa de retorno? O custo beneficio é interessante? Deem mais dicas sobre isto o restante do roteiro qualquer site informa!

    • Olá, Eduardo! Agradecemos a sugestão! Vamos analisar essas informações para os próximos posts! Caso tenha dúvidas sobre o aluguel, sinta-se à vontade para conversar com os nossos especialistas em reservas pelo telefone: 0800 604 7368.

Write A Comment