Você provavelmente já ouviu falar em moda ecológica, produtos biodegradáveis, eventos sustentáveis… Mas turismo ecológico? O que é isso? A gente te explica!

A gente sabe que com as mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, uma das maiores preocupações da atualidade é buscar formas de recuperar o tempo perdido e promover ações que viabilizem um mundo mais sustentável e saudável para todos. E, acredite se quiser, mas as viagens de férias, à trabalho, ou um simples bate-volta no final de semana podem influenciar o meio ambiente também. Neste artigo vamos te dar dicas de como tornar seus momentos de lazer mais sustentáveis: conheça o turismo ecológico!

O que é turismo ecológico?

Ilha das Cabras, em Ilhabela. A imagem mostra a ilha com área verde, o mar e as montanhas ao fundo.

O turismo ecológico, ou ecoturismo, é uma forma de turismo que busca minimizar o impacto ambiental e promover a conservação da natureza. Diferente do turismo convencional, que pode ser responsável por danos ambientais e sociais, o ecoturismo busca proporcionar experiências de contato com a natureza de forma responsável e sustentável. 

Você já deve ter visitado lugares em que existia uma limitação de pessoas ou de tempo para usufruir daquela área de preservação, não? Isso acontece em visitas aos fervedouros do Jalapão (TO) ou às grutas naturais de Bonito (MT) – e em tantas outras localidades do país – para que esses atrativos sejam protegidos da degradação humana e permaneçam saudáveis a todo o ecossistema que está interligado, como a vida marinha, animais terrestres, fauna e flora. Além de, claro, permanecerem abertos ao turismo.

Sendo assim, o ecoturismo ecológico traz benefícios para o meio ambiente e para a comunidade, uma vez que também pode gerar renda, incentivando a economia regional e a geração de empregos sustentáveis. Além disso, o turismo ecológico também pode contribuir para a educação ambiental e a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Como funciona o turismo ecológico?

Se você é um viajante frequente, que espera o final de semana ou o próximo feriado para cair na estrada e conhecer um novo lugar, saber como funciona o turismo ecológico é um ótimo passo para ter uma vida melhor e que contribua mais para mantermos um país (e um planeta!) mais saudável.

O turismo ecológico pode funcionar de diversas maneiras, desde o incentivo à conscientização que prefeituras locais podem promover, até atividades turísticas com foco na preservação do meio ambiente que agências ou determinados pacotes de viagens podem proporcionar, como trilhas ecológicas, ações de reflorestamento e limpeza de áreas degradadas, até escolhas mais simples que dependem exclusivamente do próprio turista, como a escolha de utilizar um transporte mais sustentável, a reutilização de itens biodegradáveis, economia de recursos naturais e o destino correto do lixo produzido durante uma viagem.

Quais são os tipos de atividade realizada no turismo ecológico?

No primeiro plano da imagem, mãe e filha subindo uma trilha rochosa cercada por mata. Ao fundo, pai e filho seguem.

Se você é um amante da natureza e quer aproveitar suas férias para conhecer novos lugares e espécies de animais, o turismo ecológico é uma ótima opção para você. Mas, afinal, quais atividades eu posso realizar para fomentar ainda mais o turismo ecológico?

  1. Trilhas

As trilhas são uma das atividades mais populares no turismo ecológico. Elas podem variar em dificuldade e duração, mas todas têm em comum a oportunidade de se conectar com a natureza e conhecer novos lugares. Algumas trilhas são guiadas, enquanto outras podem ser feitas de forma independente.

Quando for escolher esse tipo de passeio, busque saber o nível de dificuldade, o tempo de subida e descida e se existe alguma limitação física para prática da mesma. Essas informações são extremamente importantes para que você possa avaliar a sua participação e curtir o melhor dessa experiência. Spoiler: a vista do alto sempre compensa!

  1. Observação de animais:

A observação de animais é outra atividade muito popular no turismo ecológico. Existem diversas opções, desde a observação de aves até a busca por animais selvagens em seu habitat natural. É importante lembrar que a observação deve ser sempre feita com respeito e sem interferir no comportamento dos animais.

As formas mais fáceis de realizar a observação é por trilhas, acesso à mirantes, passeio de barco, realização de safári ou participação de projetos ecológicos voltados para a prática. Mas lembre-se: o ideal é fazer o trajeto em silêncio para aumentar as chances de observação. Faça pausas para perceber sons e movimentos na mata e avistar os animais que podem estar escondidos.

  1. Camping:

O camping é uma opção para quem quer se conectar ainda mais com a natureza. É possível acampar em diversos lugares, desde parques nacionais até reservas particulares. 

Essa prática é uma das queridinhas de quem já gosta de fazer trilha, que muitas vezes aproveita o percurso percorrido para pernoitar no local e fazer a volta apenas no dia seguinte. Sendo assim, entenda que o camping deve ser feito sempre de forma responsável, seguindo as regras do local e deixando o ambiente como você encontrou.

Nos acampamentos, evite fazer fogueira, principalmente em períodos do ano em que o clima está mais seco, já que isso contribui para possíveis incêndios. Além disso, procure por locais regulamentados para o camping, pois assim você garante mais segurança e suporte de órgãos e instituições em caso de acidentes ou qualquer eventualidade.

De resto, aproveite ao máximo o seu momento de conexão com a natureza e respeite sempre os animais e o ecossistema local.

  1. Passeios de barco:

Quer conhecer a natureza de uma forma diferente? Faça um passeio de barco! Esse tipo de passeio é possível de ser feito em rios, lagos e até mesmo no mar, dependendo da região. 

Na maioria dos casos, esse tipo de experiência é guiada, o que possibilita que além da observação de animais, você conheça mais sobre a fauna e a flora local. Além disso, o balanço do barco deixa tudo mais aconchegante e totalmente imersivo à natureza.

  1. Atividades de conservação:

Algumas empresas e organizações oferecem atividades de conservação para os turistas. Essas atividades incluem desde a limpeza de praias até o plantio de mudas de árvores nativas. Esse tipo de turismo é excelente para quem quer fazer a diferença!

Alguns locais como Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada da Diamantina (BA), Jalapão (TO) e muitos outros oferecem passeios turísticos voltados para atividades de conservação. Vamos falar mais a frente sobre essas localidades.

Quais cidades oferecem turismo ecológico no Brasil? 

A seguir vamos falar sobre cidades que possuem unidades de conservação muito bem administradas e que possibilitam o turismo ecológico no país. Entretanto, antes de escolher um destino, pesquise sobre a política ambiental da região e verifique se há iniciativas de conservação da natureza.

Durante as atividades, respeite a fauna e flora local, evitando o contato direto com os animais e não retirando plantas ou pedras do ambiente. Além disso, evite o uso de produtos que possam causar danos ao meio ambiente, como protetores solares e repelentes químicos.

Dito isso, vamos às dicas?

  1. Chapada Diamantina (BA) 

Localizada no coração do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é uma região muito conhecida por sua beleza natural impressionante, que consiste em cânions, cachoeiras, cavernas e montanhas. Esse destino tem alguns pontos turísticos indispensáveis, como o Morro do Pai Inácio, o Poço Encantado, e a trilha da Cachoeira das Andorinhas.

Por ser uma região que abrange mais de 20 municípios, é bom planejar a viagem com base nas atrações que mais interessam e considerar a construção de um roteiro de carro!

  1. Curitiba (PR)

Apesar de ser um centro urbano, Curitiba é um destino muito propício para o ecoturismo! A cidade é considerada uma das mais arborizadas do país, e conta com diversos parques e áreas adequadas à atividades ao ar livre, como o Parque Barigui, o Parque São Lourenço e a Universidade Livre do Meio Ambiente.

A cidade também é rodeada por serras e morros perfeitos para trilhas, como o Morro do Anhangava e o Caminho do Itupava. Além disso, há aproximadamente 1 hora de carro está a Ilha do Superagui, considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.

  1. Chapada dos Veadeiros (GO) 
Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Imagem mostra uma mulher, de costas, andando pelo riacho entre formações rochosas. Ao fundo, montanhas e muitas árvores.

Localizada no interior de Goiás, a Chapada dos Veadeiros engloba oito municípios do estado, e é uma região muito procurada pelos adeptos do ecoturismo. A Chapada é cheia de atividades como trilhas, piscinas naturais e cachoeiras, como a Trilha dos Santos, a Cachoeira do Segredo, o Vale da Lua e a Cachoeira Santa Bárbara.

Para chegar lá, o aeroporto mais próximo é o de Brasília, que fica há pouco mais de 200km de Alto Paraíso, um dos municípios mais buscados pelos turistas!

  1. Ilhabela (SP) 

Com uma quantidade enorme de cachoeiras, praias e ilhas, Ilhabela é um destino rico em atividades voltadas ao ecoturismo, como trilhas, morros e pontos próprios para mergulho! Algumas atrações muito buscadas por turistas são o Parque Estadual de Ilhabela, o Pico de São Sebastião e a caminhada até as Piscinas Naturais, ao sudoeste da ilha.

A forma mais comum de chegar até Ilhabela é de carro, passando pela balsa em São Sebastião.

  1. Maringá (PR)

Localizada na região noroeste do Paraná, Maringá já foi reconhecida pela ONU como uma das “Cidades Árvore do Mundo”, por conta de suas áreas de preservação e arborização. A cidade é perfeita para quem quer relaxar e conhecer diversos parques e cachoeiras.

Dentre as atrações mais conhecidas na cidade, o Parque do Ingá, o Parque do Japão e o Parque Alfredo Nyffeler são imperdíveis! Já na região metropolitana, na média de 30km de carro, a Cachoeira de Marialva e a de Água Boa são pontos bastante visitados para realizar trilhas e caminhadas.

  1. Fernando de Noronha (PE) 
Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, vista de cima, o mar azul cristalino cercado por formações rochosas, cobertas por vegetação.

Um dos destinos mais buscados no Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha é totalmente protegido por Unidades de Conservação, já que a região tem muita diversidade de espécies de flora e fauna tanto terrestre quanto marinha.

A Baía dos Porcos, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Leão são alguns dos pontos turísticos indispensáveis na viagem, que também pode contar com trilhas, passeios de mergulhos e com uma visita ao Projeto Tamar!

  1. Urubici (SC) 

Um dos principais destinos na serra catarinense, Urubici é ideal para quem gosta de trilhas, morros, cânions e cachoeiras. Algumas das principais e mais conhecidas atividades por lá são as trilhas do Altos do Corvo, da Pedra Furada e do Cânion do Espraiado, com vistas impressionantes da serra! Urubici também é muito procurada no inverno, já que é comum gear e nevar na região.

Para se locomover entre as atrações e não perder as paisagens incríveis ao longo do caminho, o ideal é estar de carro.

  1. Lençóis Maranhenses (MA)
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses visto de cima, ao pôr-do-sol, com as lagoas de água azul cercadas pelas dunas de areia.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem uma das paisagens naturais mais únicas do mundo, com lagoas de água quentinha e própria para banho que se formam em meio as dunas. A área do parque também impressiona: são mais de 150 mil hectares!

A forma mais fácil de chegar nos Lençóis é partindo de São Luís e seguindo de carro para um dos municípios base que dão acesso ao Parque: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Saiba mais sobre como montar um roteiro para os Lençóis Maranhenses no conteúdo disponível aqui.

  1. Jalapão (TO)

O estado de Tocantins conta com um dos destinos mais procurados por viajantes interessados em ecoturismo, o Parque Estadual do Jalapão. O Jalapão tem muitos pontos turísticos de tirar o fôlego, como a Lagoa do Japonês, a Pedra Furada, os fervedouros do Buritizinho e do Rio do Sono e o Cânion de Sussuapara.

Para se deslocar no Jalapão, é legal alugar um carro e ter a presença de um guia que conheça bem a região, assim a viagem ocorre de uma forma mais segura e tranquila!

Saiba mais sobre como é explorar o Jalapão neste conteúdo especial sobre o destino.

  1. Bonito (MT)
Rio Sucuri, em Bonito. Na imagem, o rio de águas cristalinas cercado de muita mata e vegetação, e um homem navegando um barco de madeira.

O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, deve estar na lista de viagem de qualquer um que se interesse por paisagens naturais e ecoturismo! Além disso, Bonito conta com diversos passeios voltados para viajantes interessados em mergulhar e praticar esportes aquáticos, como o Rio Formoso, o Museu Subaquático de Bonito, o Abismo Anhumas e a Gruta do Mimoso.

A cidade fica há 300km da capital Campo Grande, então o acesso mais prático e confortável é de carro!

Veja mais dicas essenciais para conhecer Bonito de carro neste post aqui.

Qual a melhor forma de fazer turismo ecológico?

Primeiramente, tendo consciência que as nossas ações influenciam diretamente a natureza e, por conta disso, podemos sempre repensar nossos hábitos e atitudes para fazer com que essa influência seja mais positiva.

Avalie seu estilo de viagem: o que posso mudar no tipo de acomodação, no tipo de transporte de deslocamento, nos momentos de refeições e lazer, que farão com que eu contribua para o meio ambiente?

Sabemos que os principais meios de transporte liberam para atmosfera gases como o monóxido e dióxido de carbono, óxido nitroso e hidrocarbonetos que, claro, não fazem bem. Então, é hora de colocar no papel: sustentabilidade x custo x conforto e demais prioridades que você tenha nesse quesito.

O carro alugado pode te dar mais liberdade e autonomia para incluir no seu roteiro aqueles atrativos fora da rota turística ou mais naturais, o que dificulta o acesso por outro meio de transporte. Mas, que tal viver a experiência de um carro elétrico?

No primeiro plano da imagem, um carro elétrico sendo recarregado em um campo verde, e ao fundo muitas árvores.

Essa é uma saída para equilibrar sua viagem. Faça uma simulação de aluguel de carro agora mesmo e confira preços e benefícios das principais locadoras.

Bom, depois de tantas dicas e opções de destinos, não tem desculpa: a sua próxima viagem vai acontecer! Então, bora organizar mais uma aventura e cair na estrada. Boa viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment