Difícil escolher apenas um, entre os incríveis passeios pela Europa. Por isso, para ajudar na missão de escolher seu próximo destino de férias, a equipe Rentcars.com fez um passeio pela bela Toscana e arredores para trazer a você dicas especiais sobre uma das regiões mais visitadas da Itália. Então já sabe, depois de conferir o roteiro completo, escolha o carro ideal para alugar e garanta o máximo de conforto e mobilidade. Afinal de contas, cada quilômetro rodado nessa viagem reserva surpresas incríveis e por isso, deve ser muito bem aproveitada!

Onde fica a Toscana e como chegar?

Um passeio pela bela toscana e arredores

O Sol da Toscana é para muitos um doce sonho ou uma doce recordação, bem como seus extensos vinhedos e campos de Lavanda. A região foi berço da renascença e de nomes que mudaram o mundo, como Dante Alighieri, Galileu Galilei e Puccini, motivo pelo qual tem um rico patrimônio cultural, com destinos tombados pela UNESCO, além de inúmeras igrejas e monumentos admiráveis.

A capital desta região é Florença e ainda não há voos diretos do Brasil para lá. Portanto, quem pretende fazer essa viagem tem como opções, sair do Aeroporto de Brasília, Guarulhos ou Galeão, enfrentando no mínimo uma escala, geralmente em Amsterdã ou Paris (nada mal) – pelas companhias aéreas KLM, AirFrance, Alitalia entre outras.  Você pode optar também por pegar um voo direto para Roma, saindo dos mesmos aeroportos – tempo aproximado de viagem é de 11 horas, depois deverá pegar um trem com destino a Florença. Nenhuma das opções parece fácil, mas a Toscana irá lhe recompensar pelo “esforço”.

Florença

passeando-pela-toscana

Florença é um museu a céu aberto, é como se a cidade toda pudesse ser considerada um ponto turístico. Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, Firenze, como também é denominada, possui um encanto literário; O centro histórico, as igrejas, esculturas e arquitetura, o transportarão à Era Medieval e a época da Renascença.

Em alguns locais da cidade é imperativa uma visita, como é o caso da Piazza del Duomo.  É aqui que ganha endereço, por exemplo, a Catedral Santa Maria de Fiori, ou Duomo, como também é denominada, levou praticamente 6 séculos para ser finalizada. A estruturara de estilo gótico renascentista é um dos mais famosos cartões postais de toda a Itália. Obra de mestres como Giotto e Brunelleshi, entre outros.

um-passeio-pela-bela-toscana-e-arredores
FLORENCE, ITALY, OCTOBER 24, 2015 : exteriors and architectural details of cathedral Santa Maria del fiore, october 24, 2015 in Florence, Italy

Outra construção incrível situada na mesma praça é o Batistério com suas portas de bronze e estrutura octogonal. O local tem painéis surpreendentes que narram cenas do Velho Testamento, além de estátuas que representam o batismo de Cristo. Detalhe, as portas originais foram feitas por Giotto, com a ajuda de Leonardo da Vinci.

um-passeio-pela-bela-toscana-e-arredores
Batistério – Por Pixabay – pisa-italy-italia-baptistery-1064526/

Além da Praça do Duomo, outros locais merecem sua visita, são estes: Piazza della Sigonoria, a principal de Florença, na qual acontecem diversos eventos durante o ano. Por aqui, você também encontrará palácios e outras obras de grandes nomes. Um passeio pela ponte Vecchio, visitas a Galeria Degli Uffizi e Della Academia, para apreciar obras como “O nascimento de Vênus” de Boticelli e a escultura de Davi, feita por Michelangelo, entre tantas outras obras de arte.

Um passeio pela bela Toscana e Arredores
Ponte Vecchio

Pisa

Um passeio pela bela Toscana e arredores
Torre de Pisa

Saindo de Florença e dirigindo cerca de 1 hora de carro você chegará a Pisa, onde um dia de passeio pode ser suficiente. O maior atrativo da cidade encontra-se na Piazza dei Miracoli, a Torre de Pisa. Não se esqueça de tirar fotos legais por lá e procure também fazer o passeio pelo interior da Pisa. São quase 300 degraus que garantem uma bela vista de Pisa (este passeio custa em torno de 15 euros).

A Catedral da Piazza, o Duomo de Santa Maria Assunta, também merece sua visita. Inclusive há uma lenda sobre o Duomo, conta-se que demônio tentou escalar a construção para fazer com que ela fosse abandonada, a prova seria um pedaço de mármore cheio de furos pretos que ninguém consegue contar ao certo quantas ranhuras possui. Antes de sair da cidade também passeie ao longo do Rio Arno e visite as faculdades.

Siena

Um passeio pela bela Toscana e arredores
Siena

Siena encontra-se a aproximadamente 34 km da “rival” medieval Florença e, sem dúvidas, é uma das cidades mais bonitas de toda a Itália. A cidade das artes teve seu centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ao visitá-la, dirija-se a praça principal, a Piazza del Campo. É neste espaço que acontece o Palio, uma corrida de cavalos em homenagem a Nossa Senhora, na qual cavalos e cavaleiros representam os bairros da cidade. A corrida do Palio ocorre duas vezes ao ano (2 de Julho e 16 de agosto), mobiliza toda a cidade e os turistas têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a rica cultura da Toscana. Se você não puder visitar a cidade entre essas datas não se preocupe, a Piazza é palco constante de festividades e celebrações tradicionais italianas. Ainda nesta praça encontra-se o Palácio Público e não muito longe está o Museu Cívico, ambiente com muitas obras de arte características do histórico de Siena.

A Piazza del Duomo é outro local muito interessante, a Catedral local data de 1380 e também é um símbolo da arquitetura gótica italiana, contendo esculturas de Pisano e um batistério cujos autores dos arabescos são Donatello, Jacopo della Quercia, entre outros. A Pinacoteca Nacional de Siena é também muito indicada para um passeio, ainda mais para quem deseja mergulhar de vez na cultura da região.

San Gimignano

passeando-pela-toscana
San Gimignano

Aproveite a estadia em Siena para dirigir até San Gimignano (também tombada pela UNESCO). São aproximadamente 45 minutos até chegar ao alto de uma colina cercada por girassóis (ambas comunas estão na mesma província de Siena). A cidade preserva 14 de um total de 72 torres construídas durante a idade média e muito de sua extensão ainda é cercado pela muralha que protegia a cidade. Altamente receptiva ao turismo, as ruas e a arquitetura das casas mais comuns ainda é fortemente ligada ao apogeu da cidade durante a idade média, assim sendo andar pelas vielas de San Gimignano é um convite à história.

Agora que você conheceu um pouco mais da Toscana, o que acha de programar sua próxima viagem?



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment