Dirigir um automóvel em Fortaleza é ter na janela do seu carro uma vista de coqueiros e uma orla de areia dourada refletindo o sol escaldante sob a brisa quente do mar cearense.

Fortaleza faz valer a pena as quilometragens percorridas para chegar a ela. Suas principais avenidas contornam as praias e serão elas que o levarão a caminhos algumas vezes esburacados, mas que dão de encontro a praias encantadoras.

Viagem de carro para Fortaleza
Fortaleza – Ceará – Por Sheila Tostes – Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0) – Flickr

A maior parte da orla cearense pode ser visitada utilizando a Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). Ela é via de acesso para as ruas que chegam às praias. No trajeto, o mar só começa a aparecer a partir da Escola de Aprendizes Marinheiros; dali em diante o oceano azul se torna o seu companheiro de viagem.

A situação do asfalto não é das melhores nesta área e a via é bem estreita; algumas obras estão ocorrendo e o cuidado é redobrado quando for fazer ultrapassagem. A Avenida tem várias bifurcações para retorno, não é necessário fazer toda a volta para retornar ao ponto em que deseja.

Em Fortaleza, centro e orla ficam próximos e caso você queira se concentrar mais nas praias, estes serão os destinos mais percorridos: a Avenida Santos Dumont, paralela à Leste-Oeste e a Avenida Beira Mar.

No trajeto entre a Avenida Leste-Oeste e a Avenida da Abolição, você pode mudar um pouco a rota e dar uma paradinha na Avenida Beira Mar. Na hora do pôr do sol, procure um lugar para estacionar e contemplar a beleza do sol cearense morrer aos poucos. A vida noturna nas imediações é bem agitada, com festinhas rolando até na segunda-feira.

Adentrando na Avenida Beira Mar, vá até a Rua dos Tabajaras. Ela é indicada aos boêmios que gostam de encontrar pessoas de diferentes nacionalidades e curtir um pouco de literatura. Esta rua está próxima da praia da índia dos lábios de mel: Iracema. A obra de José de Alencar, uma ode ao Ceará, dá nome à praia e recebe várias homenagens através de esculturas pela cidade.

Ainda na Rua dos Tabajaras, você pode aproveitar restaurantes e bares na Ponte dos Ingleses. O estacionamento não é muito fácil de achar e é bom levar um dinheiro a mais para os flanelinhas, comuns em boa parte do litoral brasileiro.

Viagem de Carro para Fortaleza
Ponte dos Ingleses – Por Noel Portugal – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – Flickr

Dizem que a melhor praia de Fortaleza é a Praia do Futuro. Para chegar a ela, que tem 8 km de areia clarinha e águas aquecidas, não é preciso sair muito da rota beira-mar. Basta apenas seguir a sinalização e percorrer a avenida da Abolição e Avenida Vicente de Castro. O caminho é um pouco longo, podendo chegar a 3 km, mas vale a pena gastar um pouco mais de combustível para conhecer esta praia.

Você notará que os bairros adjacentes na Praia do Futuro não são bem investidos, apesar de a área ser privilegiada com vista total do mar; lá, o que você encontra são terrenos baldios e prédios em mau estado de conservação. O mar cearense tem um nível de salinidade muito alto e uma maresia que causa forte corrosão e afasta investidores nesta zona. Mas é esse “excesso” se sal que torna as águas cristalinas e limpas.

Procure evitar esta praia nos horários noturnos; como ela fica mais isolada, a segurança é menor.

A principal dica é: aproveite a paisagem de Fortaleza. As ruas esburacadas e o congestionamento podem atrapalhar um pouco, mas não supera a diversão que é dirigir por uma capital tão linda quanto esta.

Nos horários de rush, tente evitar as avenidas Mister Hull e Bezerra de Menezes. Quem as vê acha que não enfrentará nenhum congestionamento por terem três faixas, mas nestes horários você pode encarar um trânsito mais pesado. Outro lugar que também enfrenta grande congestionamento é a Avenida Washington Soares, que corta a zona leste.

Atenção:

Fortaleza tem sensores por todos os lados! Cuidado não somente com o limite de velocidade, preste atenção também nas conversões e nos semáforos. Dirigir pela primeira vez em uma cidade pode render alguns descuidos, como entrar em via errada e não saber o limite permitido e em Fortaleza esses descuidos geram multas!

Dica: Siga a “velha máxima” onde devemos dirigir por nós e pelos outros, podemos tomar todas as providências para não bater, mas se o outro motorista estiver desatento, às vezes não há muito a se fazer. Em Fortaleza o índice de acidentes é alto e por isso o melhor é optar pela direção defensiva.

Quanto vou gastar em Fortaleza?

O acesso à cidade é feito pelas rodovias BR: 101, 406, 304 e 116. Um site que ajuda no planejamento do orçamento da sua viagem é o Mapeia.com. Ele calcula o tanto de combustível e pedágio que você vai gastar.

Se você prefere viajar de avião e alugar um carro para circular pela cidade, as principais operadoras que funcionam na cidade são: Hertz, Unidas, Avis, Thrifty,; para saber qual fornece o melhor preço, você pode usar o nosso site: Rentcars.com e fazer a comparação.

Já viajou para Fortaleza e tem mais alguma dica para nossos leitores? Use a nossa caixa de comentários e compartilhe a sua experiência!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas.
Até 30% de desconto e muitas outras vantagens!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário

um × 2 =