Viajar é uma das melhores formas de conhecer novos lugares, culturas, pessoas e experiências. Mas para tornar a viagem ainda mais prazerosa e inesquecível, nada melhor do que uma boa música para acompanhar! A música pode criar um clima, despertar emoções, inspirar, relaxar, divertir e até mesmo ensinar… 

Por isso, selecionamos 16 músicas brasileiras e 10 músicas em inglês que falam sobre viagens, de diferentes estilos e épocas, para você curtir na estrada, no avião, no trem, no barco ou onde quer que você esteja! Dá até para  usar em suas redes sociais, nos Reels ou Stories do Instagram. Confira a nossa lista e boa viagem!

Banner com texto dica extra: na Rentcars você aluga carro de forma fácil, prática e segura, com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

Músicas brasileiras sobre viagem

Trevo (Tu) (part. Tiago Iorc) – Anavitória 

“Tu que tem esse abraço casa
Se decidir bater asa
Me leva contigo pra passear
Eu juro, afeto e paz não vão te faltar”

Uma viagem a dois, compartilhando experiências, conhecendo novos lugares e ainda conhecendo um ao outro em um nível mais profundo. É sobre isso. E vamos falar a verdade, música mais aconchegante, que deixa o coração quentinho, não há.

Valsa de uma Cidade – Rita Lee 

“Rio de janeiro
Gosto de você!
Gosto de quem gosta
Desse céu esse mar
Essa gente feliz!”

A música é uma mensagem de esperança e otimismo. A Rita Lee realmente acredita que a vida é cheia de possibilidades e que é importante aproveitar cada momento. E nada melhor que viver aqueles momentos únicos em viagens por aí com pessoas especiais…

O Viajante – Forfun

‘Me sinto em casa em qualquer lugar
Mas sou turista em todos
Sou viajante em qualquer lugar
Sou uma parte do todo”

Essa música fala sobre como os viajantes são pessoas que estão sempre em busca de novos lugares e experiências. Eles se sentem em casa em qualquer lugar, mas também são turistas em todos, pois estão sempre explorando e aprendendo coisas novas.  Você se identifica?

Duas da Tarde – Silva

“Vê lá
Não dorme de novo
Tá linda a paisagem
Não dá mais pra esperar”

Aqui temos uma interpretação de que a viagem é uma oportunidade de apreciar a beleza do mundo ao nosso redor. Não devemos desperdiçar o tempo, pois a paisagem está lá para ser admirada. E Silva está certíssimo, não é mesmo?

O Viajante – Oriente

“Ele chegou a mais de mil lugares que antes não chegaria
Viu a vista de paisagens que nunca conheceria
Chegou a concluir que conclusão é só seu ponto de visão
E que isso é sabedoria”

A viagem é uma forma de expandir nossos horizontes! Ao viajar, conhecemos novos lugares e culturas, que nos ajudam a crescer como pessoas. E nesse beat do Oriente, a motivação para sair e conhecer o mundo é grande. Faça as malas, agora!

Vou Viajar – Banda Marauê

“Vou viajar pelo país te mostrar as belezas da natureza em si
Vou caminhar ficar feliz com os desenhos que as nuvens parecem transmitir”

Viajar é minha vibe! Explorar o Brasil, curtir as belezas naturais e até decifrar desenhos nas nuvens, são coisas que os viajantes amam mais do que tudo. Por isso, cair na estrada e viajar faz com que se inicie uma jornada para encontrar a felicidade. Essa música é uma ode à felicidade!

Aquele Lugar – Planta e Raiz

“A melhor coisa é poder viajar
E se livrar do stress desse mundo
Ficar numa casa ali bem perto do mar
Chegar e ver que as ondas estão rolando”

Bom, e quem não sonha em fugir do estresse e se refugiar na beira do mar? Nessa levada do Reggae então? Fica ainda melhor!

Nômade – Skank

‘Porque que eu sou apenas movimento
Sou do mundo, sou do vento
Nômade”

Meu espírito nômade, sempre em movimento, livre como o vento, sendo que o destino é o mundo inteiro. Viver é explorar! E por falar em explorar, Samuel Rosa e sua banda são especialistas em explorar ritmos e canções que nos fazem viajar.

O Sol – Jota Quest

“E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha sol
É pra lá que eu vou”

Em um resumo despretensioso, meu guia é o sol! Onde quer que ele brilhe, é para lá que eu sigo. Uma busca incessante por lugares ensolarados, porque o sol é meu norte. Quem aí se identifica?

A Viagem – Roupa Nova

“Há tanto tempo que eu deixei você
Fui chorando de saudade
Mesmo longe, não me conformei
Pode crer, eu viajei contra a vontade”

Essa música fala sobre o amor que resiste à distância e ao tempo, e que faz o coração bater mais forte quando se reencontra. A viagem é tanto física quanto emocional, e revela a saudade e a paixão que nunca se apagam.

E se for viajar, nem precisa ir de roupa nova!

De Volta Pro Aconchego – Elba Ramalho

“Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo um sorriso sincero, um abraço
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade”

Elba Ramalho fala sobre o retorno para o lar, depois de uma longa jornada pelo mundo. A viagem é uma forma de aprender, crescer e valorizar o que se tem. O aconchego é o lugar onde se encontra o amor, a paz e a felicidade.

A viagem é uma metáfora para o fim de uma jornada, que nos leva de volta ao nosso lugar de origem. E na voz da Elba, é de ouvir sentindo o vento nos cabelos!

O Mundo É Um Moinho – Cartola

“O mundo é um moinho 
Vai triturando tudo 
Que é bom e que é ruim 
O moinho vai girando
E vai jogando fora 
O que não presta mais”

Música composta por Cartola, e interpretada por Cazuza, Elis Regina, Ney Matogrosso e Beth Carvalho. Esse trecho fala sobre a crueldade da vida e a forma como ela pode nos transformar. A metáfora do “moínho” é usada para representar a vida como uma força imparável que arrasta tudo o que é bom e ruim.

Asa Branca – Luiz Gonzaga

“Inté’ mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce’ eu disse: adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce’ eu disse: adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração”

O grande e saudoso Luiz Gonzaga, neste trecho, fala sobre a partida do nordestino em busca de melhores condições de vida. A metáfora do “asa branca” é usada para representar a saudade da terra natal. Lembrou das aulas de flauta doce? Eu também.

Tocando em Frente – Almir Sater

“Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou”

Nesta clássica música do povo boiadeiro, Almir Sater fala sobre a força da esperança e da perseverança, mesmo diante das adversidades. A metáfora do “levando a boiada” é usada para representar a capacidade de seguir em frente, mesmo quando tudo parece perdido.

O Trem das Sete – Raul Seixas 

“Quem vai chorar, quem vai sorrir?
Quem vai ficar, quem vai partir?
Pois o trem está chegando, ‘tá chegando na estação
É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão”

O “Trem das Sete” é um clássico do rock brasileiro que fala sobre a busca por liberdade e autoconhecimento. O Raul relata que está cansado de sua vida atual e decide partir em uma jornada para encontrar algo novo. O trem das sete é um símbolo dessa jornada, pois leva o narrador para um lugar desconhecido.

Cidade Maravilhosa – André Filho 

“Cidade maravilhosa 
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa 
Coração do meu Brasil”

Esta marchinha é um convite para explorar o Rio de Janeiro. André Filho descreve a cidade em tantos detalhes, que é possível experimentar o sol no rosto, a areia sob os pés e o sabor da água salgada, apenas ao ouvir a música. E ainda convida as pessoas a conhecerem a cidade e a se apaixonarem por ela. Quem nunca ouviu e não sabe ao menos cantarolar esta marchinha, certamente não é daqui.

Banner com fundo laranja em que se pode ler, em preto, o texto: "Quer uma experiência mais completa? Baixe o app da Rentcars e confira ofertas exclusivas para alugar um carro", seguido de dois botões pretos de download do App (um da App Store, e um do Google Play). Ao lado direito, há dois celulares com o App da Rentcars em destaque.

Músicas de viagem em inglês

Not All Who Wander Are Lost – Lana Del Rey

“The thing about being on the road
Is there’s too much time to think
About seasons of old
As you pour yourself a drink
‘Cause every time I said no
It wasn’t quite what I meaned
If you know what I mean”

Essa música fala sobre a necessidade de viajar, de explorar o mundo e experimentar novas coisas. E na voz melancólica, vezes alegre mas sempre aveludada, Lana del Rey faz arrepiar.

I’m On My Way – The Proclaimers

“I’m on my way to what I want from this world
And years from now, you’ll make it to the next world
And everything that you receive up yonder
Is what you gave to me the day I wandered”

Uma celebração à viagem, com uma letra simples e direta que fala sobre a alegria de partir em busca de novas experiências. Tente ouvir esta música e não batucar no volante, te desafio!

Road Trippin’ – Red Hot Chili Peppers

“Road trippin’ with my two favorite allies
Fully loaded we got snacks and supplies
It’s time to leave this town, it’s time to steal away
Let’s go get lost anywhere in the USA
Let’s go get lost, let’s go get lost”

Para os fãs da road trip, uma forma de viajar que combina liberdade, aventura e um bom ritmo. O vocal animado de Anthony Kiedis, com o baixo eletrizante do Flea, a levada marcante de Frusciante fazem dessa canção a melhor opção para pegar o carro e rasgar a estrada.

Happy – Pharrell Williams

“It might seem crazy what I am ‘bout to say
Sunshine, she’s here, you can take a break
I’m a hot air balloon that could go to space
With the air, like I don’t care, baby by the way”

Se você não se mexer com essa música, com uma letra cheia de energia e positividade, algo está muito errado. A letra sugere que a viagem pode ser uma forma de encontrar a felicidade. E tem toda a razão, não é mesmo?

Take Me Home, Country Roads – John Denver

“Country roads, take me home
To the place I belong
West Virginia, mountain mama
Take me home, country roads”

Não sei você, mas essa música me dá arrepios (no bom sentido). ela fala sobre o desejo de voltar para casa, onde a viagem pode ser uma forma de encontrar a paz e a tranquilidade.

I Will Survive – Gloria Gaynor

“I’ve got all my life to live
And I’ve got all my love to give
And I’ll survive
I will survive, oh”

Essa música é um hino de superação, que fala sobre a força da mulher em superar desafios. A letra é cheia de referências indiretas à viagem, sugerindo que a jornada de vida é uma jornada de descoberta e autoconhecimento.

What a Wonderful World – Louis Armstrong

“I see trees of green
Red roses too
I see them bloom
For me and you
And I think to myself
What a wonderful world”

Jazz escrito por George David Weiss e Bob Thiele, e interpretada por Louis Armstrong. A música é um lembrete de que, mesmo em tempos difíceis, há sempre beleza a ser encontrada no mundo. É um convite para despertar o explorador que existe dentro de nós.

E me responda, você leu este trecho com uma voz grave como um trovão? Parabéns, você faz parte dos 100%

Hotel California – Eagles

“On a dark desert highway
Cool wind in my hair
Warm smell of colitas
Rising up through the air
Up ahead in the distance
I saw a shimmering light
My head grew heavy and my sight grew dim
I had to stop for the night”

Este hino dos anos 70 conta a história de um viajante que se perde em um hotel misterioso e decadente. A letra evoca uma sensação de nostalgia e melancolia, sugerindo que a viagem pode ser uma experiência transformadora.

Where the Streets Have No Name – U2

“I want to run, I want to hide
I wanna tear down the walls that hold me inside
I wanna reach out and touch the flame
Where the streets have no name, ha, ha, ha”

Bono criou uma metáfora para a busca de um lugar ideal, onde as pessoas possam viver em paz e harmonia. A letra é cheia de imagens e simbolismos que evocam a ideia de um mundo sem fronteiras e sem preconceitos.

The Road Goes On Forever – Willie Nelson

“The road goes on forever
And the party never ends”

O grande cantor, guitarrista e compositor de música country folk, criou esta obra prima que fala sobre a jornada de vida como uma viagem sem fim, sugerindo que essa pode ser uma forma de encontrar o nosso lugar no mundo.

E independente de pra onde você vá, se falam português ou inglês, seja de carro, avião ou navio, essas músicas certamente vão se encaixar! Prepare a playlist, alugue um carro com a Rentcars pelo melhor preço, aumente o volume e aproveite cada momento.

Banner com texto dica extra: compare preços e alugue carro em um só lugar com um link que leva para o site da Rentcars aluguel de carros

E se curtiu nossa seleção de músicas, também criamos uma playlist com todas elas!

E não se esqueça de compartilhar tudo com uma trilha sonora incrível!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment