Vai viajar? Baixe nossa checklist e não se esqueça de nada: preparativos para viajar + bagagem de mão + documentos e muito mais!

O momento de viajar é sempre muito esperado, não é mesmo? No meio de toda a ansiedade, é muito fácil se esquecer de algum item essencial ou sentir que deu um branco total na hora de fazer a mala!

Por isso, preparamos um checklist de viagem essencial para não esquecer de nada, não só para ajudar a fazer a mala como também dar um help nos preparativos e coisas que você precisa conferir com bastante antecedência.

Clique aqui para abrir o checklist de viagem em PDF.

checklist de viagem

Imprima o PDF com nosso checklist de viagem, cole na parede e veja as suas férias se transformarem em realidade!

Checklist de viagem

Planejar com antecedência para a viagem

  1. Destino e roteiro completo
  2. Passaporte (se necessário)
  3. Visto de entrada (se necessário)
  4. Passagens de avião, trem, ônibus, aluguel de carro
  5. Hospedagem
  6. Seguro viagem
  7. Vacinas exigidas pelo país

Neste item incluímos algumas coisas que você precisa ter ou decidir com maior antecedência para viabilizar a sua viagem.

Uma das primeiras coisas que você precisa pensar é, claro, no destino de sua viagem e qual roteiro vai seguir. Já pensou para qual países e/ou cidades vai visitar? Como vai se transportar de um lugar para o outro?

É aí que entram os itens que você precisa organizar com bastante antecedência. Até porque, quando falamos em passagens de avião, trem e aluguel de carros, é possível que você encontre ofertas muito mais interessantes quando procura alguns meses antes da viagem, com muito planejamento!

Além disso, a documentação necessária precisa estar em ordem, muitas vezes até mesmo para a compra das passagens. Comprar passagens de avião sem passaporte ou visto, por exemplo, é arriscado principalmente quando você tem um intervalo de tempo muito pequeno para organizar toda a papelada necessária a documentação.

Uma coisa que também precisa ser organizada com maior antecedência para a sua viagem, mas muitas vezes cai no esquecimento: se é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir para pegar o seu carro alugado, também chamada de carteira de motorista internacional. Se você não sabe como a PID funciona ou se o país para onde você vai exige esse documento, não deixe de ler o nosso post sobre o assunto!

Para ver todos esses e outros itens que você merecem sua atenção com antecedência para a sua viagem, baixe o nosso PDF com o checklist de viagem completo!

Itens que fazem a diferença no checklist de viagem

  1. Cópias impressas dos principais documentos e vouchers da viagem
  2. Liberar o roaming do celular
  3. Liberar o uso international do cartão

Sabe aquelas coisas que a gente acaba esquecendo, mas fazem a diferença na viagem? É sobre isso que vamos falar. Aquilo que às vezes fica para trás, mas que é mais fácil de resolver do que os itens anteriores.

Liberar o roaming do celular, por exemplo, é ótimo para quem vai fazer viagens internacionais. É claro que você pode adquirir um chip internacional aqui mesmo, no Brasil. No entanto, você também pode optar por comprar um ao chegar em seu destino.

Para não ficar sem meio de comunicação, nossa sugestão é que você libere o roaming do seu celular, mesmo se for para usar apenas por algumas horas até comprar o outro chip.

Da mesma forma, liberar o seu cartão para crédito e/ou débito internacional é ótimo para sair de sufocos. Gastar demais acontece, assim como alguma emergência. Nesses casos, o dinheiro que você levou em moeda local ou cartão pré-pago pode não ser suficiente e o seu cartão aqui do Brasil pode fazer a diferença.

Outra coisa para não ser pego desprevenido: sempre tenha cópias impressas dos principais comprovantes da viagem. Vouchers de passagens de avião, trem, hospedagem, aluguel de carros — tudo isso é importante ter em mãos, mesmo que carregar papel seja um pouco chato.

Ter essas cópias no celular e na nuvem também pode evitar possíveis transtornos, fica aí a nossa dica 😉

Acessórios que você pode precisar durante a viagem

  1. Cadeado, capa e etiquetas de identificação para a mala despachada
  2. Balança para mala
  3. Adaptador de tomada
  4. Carregador portátil para celular e outros eletrônicos pequenos
  5. Chip internacional para celular

Nem todos os itens da nossa checklist são tão opcionais assim, hein! Cadeados para as malas, por exemplo, são um item de segurança essencial, assim como etiquetas que identifiquem a bagagem em caso de perda.

Outro item muito importante nesta parte do nosso checklist de viagem é o adaptador de tomada. Lembre-se que, dependendo do seu destino de viagem, o padrão da tomada pode ser diferente, o que significa que não será possível carregar nenhum eletrônico ou usar outros aparelhos que você colocou na mala sem um adaptador.

Já pensou colocar algo na mala que não pode ser usado? Além de desperdício de espaço, é uma grande frustração!

Para isso, lembre-se sempre de levar um adaptador e checar a voltagem do seu destino. Se algum aparelho não for compatível, não desperdice espaço na sua mala!

O que você precisa lembrar antes de fazer as malas

  1. Lavar as roupas necessárias
  2. Limpar os sapatos
  3. Comprar embalagens pequenas para produtos de higiene ou produtos de tamanho viagem

Todo o processo de fazer as malas pode ser estressante, mas não será se você se organizar com um pouco de antecedência.

Uma coisa que facilita muito na hora de arrumar a mala e torna o processo todo muito mais rápido é deixar todas as suas roupas e sapatos limpos. Sabe aquilo que você não sabe se vai levar ou não? Já deixe o item limpo para não ter que colocar roupa na máquina em cima da hora ou ficar frustrado porque não vai conseguir levar aquela peça de roupa que tanto deseja!

Outra dica que facilita muito, principalmente se você quer reduzir o tamanho e o peso das suas malas, é comprar a versão “travel size” dos seus itens de higiene, que têm tamanho compacto para a viagem. Se você vai viajar por apenas alguns dias, isso reduz drasticamente o peso da sua mala.

Outra opção é comprar kits com recipientes pequenos para colocar os produtos que você precisa em embalagens menores, o que pode ser uma opção mais barata dependendo da quantidade de produtos que você normalmente leva para uma viagem.

Checklist de mala de mão

  1. Apoio de pescoço
  2. Eletrônicos e carregadores de sua escolha
  3. Adaptador de tomada
  4. Jóias e óculos de sol e/ou grau
  5. Muda de roupa reserva
  6. Curativos e remédios para dor de cabeça, enjoo etc.
  7. Caneta/lápis
  8. Cópias e/ou comprovantes de passagens, reservas etc.
  9. Passaporte e outros documentos como RG, CPF CNH etc.

A mala de mão é um dos itens mais importantes para sua viagem. Isso porque ela pode ser um curinga para levar algumas coisas que não cabem na sua mala despachada, mas também precisa ter um pouquinho de tudo o que você necessita para viver por alguns dias.

É claro que ninguém quer ter a sua mala despachada extraviada, mas precisamos estar preparados caso isso aconteça. Por isso, um dos itens que colocamos na nossa checklist de viagem foi justamente uma muda de roupa reserva na mala de mão.

Além disso, todo e qualquer item de valor, como eletrônicos e joias, deve ser levado com você na mala de mão. Além de evitar problemas ainda maiores em caso de extravio, você mantém os eletrônicos seguros contra quedas, batidas mais bruscas e qualquer outra coisa que possa acontecer.

E tem mais: viagens de avião podem ser um pouco desconfortáveis e estressantes para muitas pessoas, então é sempre bom adicionar à bagagem de mão alguns itens que te trazem conforto. Blusas, toucas e cachecóis, além de te protegerem contra o ar condicionado do avião, são ótimas fontes de conforto. Um apoio de cabeça ou um travesseirinho para dormir também são sempre bem-vindos.

E não se esqueça dos itens mais que essenciais: documentos, vouchers e comprovantes de reserva e alguns remédios simplesmente não podem faltar!

Checklist de mala despachada

  1. Roupas e sapatos com menor peso e que amassam pouco (ou menos)
  2. Acessórios de unha, cotonete, algodão, maquiagem etc.
  3. Boné, gorro e outros acessórios para o cabelo
  4. Chinelo
  5. Produtos de higiene (sabonete, shampoo, condicionador, gel etc.)
  6. Remédios e prescrições
  7. Guarda-chuva e/ou capa de chuva
  8. Saco para roupa suja

Se você fez a sua tarefa de casa antes de arrumar a mala, essa parte vai ficar muito mais fácil!

Uma coisa que você definitivamente deve levar em consideração para escolher o que colocar na mala é o que você realmente vai usar durante a viagem. É muito fácil encher a mala de peças incríveis e ficar usando sempre o mesmo conjunto de roupas por toda a viagem.

Para facilitar e não pesar a mala, pense em combinações de roupas simples, práticas e confortáveis. Em viagens, ficar caminhando o dia todo é comum, então é melhor dispensar aquele par de sapato que você talvez use uma única vez e trocá-lo por um bom tênis.

Se você quiser levar alguns itens para fazer o look, é muito mais fácil apostar em acessórios, que são menores, mais leves e literalmente se encaixam em qualquer cantinho da mala. Neste caso, colares, brincos e cintos são uma ótima pedida.

Também adicionamos à nossa lista alguns itens que são facilmente esquecidos. É claro que você pode comprar muitos deles durante a viagem, mas quem não gostaria de gastar dinheiro desnecessariamente pode levá-los de casa: cotonete, pinça, lixa de unha e guarda-chuva ou capa de chuva, por exemplo, não são essenciais, mas podem custar muito mais caro no país que você está planejando visitar.

E aí, ainda não clicou para baixar o checklist de viagem? Acompanhe o passo a passo e boa viagem!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário

três × 1 =