Vai viajar? Então baixe o checklist completo de tudo que você precisa levar em uma viagem de verão ou de inverno!

Suas férias estão chegando e sua próxima viagem já tem data marcada! Agora, é hora de organizar tudo para não esquecer nada. E, a gente sabe, neste período de preparação é bem comum a ansiedade tomar conta e dar um branco total na hora de fazer a mala.

Por isso, preparamos 2 checklists de viagem essenciais para te ajudar! Um deles é dedicado para destinos mais quentes, com praias e piscinas. Já o segundo é para quem vai enfrentar o friozinho ou até o frio mais intenso com dias de neve!

Baixe agora os Checklists de Viagem: Verão e Inverno

Preparamos um vídeo especial para você em nosso canal do YouTube! Confira o que não pode faltar no seu checklist de viagem para viajar sem estresse:

O que é checklist de viagem?

O checklist de viagem é uma ferramenta fundamental para garantir que você esteja totalmente preparado para sua próxima aventura. Com as férias se aproximando e a data da viagem já definida, surge a necessidade de organizar todos os detalhes para evitar esquecimentos. 

Então considere que o checklist de viagem irá te ajudar tanto no planejamento – com documentos e reservas – como com suas roupas e acessórios de viagem.

O que preciso ver com antecedência da viagem?

O que preciso ver com antecedência da viagem?

Agora, vamos para as atividades que você precisa fazer antes de viajar, mas não com tanta antecedência. Pode ser, inclusive, na semana da sua viagem:

  • Lavar todas as roupas que for levar;
  • Limpar os sapatos que for levar;
  • Comprar embalagens pequenas para produtos de higiene ou kits de viagem (conferir especificações no site da companhia aérea);
  • Liberar cartão de crédito e débito (para uso internacional, se necessário).

Uma coisa que facilita muito na hora de arrumar a mala e torna o processo todo muito mais rápido é deixar todas as suas roupas e sapatos limpos. Sabe aquilo que você não sabe se vai levar ou não? Já deixe o item limpo para não ter que colocar roupa na máquina em cima da hora ou ficar frustrado porque não vai conseguir levar aquela peça de roupa que tanto deseja!

Outra dica que facilita muito, principalmente se você quer reduzir o tamanho e o peso das suas malas, é comprar a versão “travel size” dos seus itens de higiene, que têm tamanho compacto para a viagem. Se você vai viajar por apenas alguns dias, isso reduz drasticamente o peso da sua mala.

Aproveite, para separar os acessórios que você pode precisar: cadeado, capa e etiquetas para mala, adaptador de tomada (lembre-se de conferir a voltagem), carregador portátil de celular e, por fim, se for preciso, realizar a compra de um chip de celular para o destino escolhido.

Outra coisa para não ser pego desprevenido: sempre tenha cópias impressas dos principais comprovantes da viagem. Vouchers de passagens de avião, trem, hospedagem, aluguel de carros — tudo isso é importante ter em mãos, mesmo que carregar papel seja um pouco chato. Aliás, ter essas cópias no celular e na nuvem também pode evitar possíveis transtornos, fica aí a nossa dica.

Se liga nos principais documentos:

  1. Passaporte válido: Certifique-se de que seu passaporte esteja válido por todo o período da viagem.
  1. Seguro Viagem: Garanta uma cobertura abrangente para imprevistos médicos e outras emergências.
  1. Comprovante de hospedagem: Tenha os documentos que comprovem suas reservas de hospedagem.
  1. Passagem de volta para o Brasil: Confirme e tenha em mãos o bilhete de retorno.
  1. Carteira de motorista ou PID: Caso planeje dirigir, verifique se sua carteira de motorista está em ordem ou obtenha uma Permissão Internacional para Dirigir.

Comprovante de Vacinação: Certifique-se de estar em dia com os requisitos de vacinação do destino.

O que não pode faltar na mala para viagem?

Ao equilibrar uma mala de mão bem organizada com uma mala despachada preparada de acordo com as especificidades do seu destino, você garante praticidade e conforto ao longo de toda a viagem. Por isso, aproveite essas dicas e embarque em suas férias com a confiança de ter tudo o que precisa, independentemente do clima do seu destino.

O que levar na mala de mão?

mulher com chapeu de de palha e oculos de lentes amarelas segura uma mala amarela na mão direita e passagens aéreas na mão esquerda em um fundo amarelo

Agora falando da sua mala de mão, que tem restrição de peso máximo de 10kg, é importante você lembrar dos itens abaixo:

  • Eletrônicos e carregadores (notebook, celular, kindle, câmera, etc);
  • Óculos de sol/grau;
  • Muda de roupa reserva;
  • Blusa, casaco, cachecol (caso o destino seja frio);
  • Curativos/remédios (dor de cabeça, enjôo, febre);
  • Cópias e comprovantes de passagens, reservas de hotel, aluguel de carro impressas;
  • Passaporte e outros documentos (RG, CPF, CNH, etc).

Além disso, todo e qualquer item de valor, como eletrônicos e joias, deve ser levado com você na mala de mão. Além de evitar problemas ainda maiores em caso de extravio, você mantém os eletrônicos seguros contra quedas, batidas mais bruscas e qualquer outra coisa que possa acontecer.

O que levar na mala despachada?

Bom, quase tudo pronto! Hora de separar o que não pode faltar na sua mala despachada! Lembrando que aqui é que as coisas mudam bastante se o seu destino é frio ou calor, porque isso impacta no tipo e volume das roupas. Destinos de frio, exigem uma mala maior para os casacos e itens mais pesados. Já se o destino é quente, sua mala despachada poderá ir muito mais leve e, quem sabe, até sobrar espaço para você preencher com presentes que você compre na viagem?

De qualquer forma, não deixe de separar: os sapatos, pijamas e roupas íntimas, itens de higiene e estética, necessaire de maquiagem, boné ou chapéu, chinelo, guarda-chuva ou capa de chuva, sacos ou sacolas para roupa suja, roupas adequadas para o destino.

Uma coisa que você definitivamente deve levar em consideração para escolher o que colocar na mala é o que você realmente vai usar durante a viagem. É muito fácil encher a mala de peças incríveis e ficar usando sempre o mesmo conjunto de roupas durante toda a viagem.

Para facilitar e não pesar a mala, pense em combinações de roupas simples, práticas e confortáveis. Em viagens, ficar caminhando o dia todo é comum, então é melhor dispensar aquele par de sapato que você talvez use uma única vez e trocá-lo por um bom tênis.

Se você quiser levar alguns itens para fazer o look, é muito mais fácil apostar em acessórios, que são menores, mais leves e literalmente se encaixam em qualquer cantinho da mala. Neste caso, colares, brincos e cintos são uma ótima pedida!

Também adicionamos aqui alguns itens que são facilmente esquecidos: cotonete, pinça, lixa de unha, etc.  É claro que você pode comprar muitos deles durante a viagem, mas quem gosta de gastar dinheiro desnecessariamente, né?

O que não pode ser levado em viagens internacionais?

Ao viajar para fora do país, é importante estar por dentro dos itens proibidos para garantir uma viagem tranquila. Em geral, objetos como armas, explosivos, produtos químicos perigosos, substâncias corrosivas, medicamentos controlados, drogas ilícitas, animais vivos e alimentos não industrializados são restritos.

Cada país também pode ter regras específicas; por exemplo: os Estados Unidos proíbem alimentos in natura, enquanto o Brasil restringe cigarros e bebidas brasileiras destinadas à venda no exterior.

Quanto a bagagem de mão, há restrições para líquidos e objetos cortantes. Geralmente, líquidos devem estar em embalagens de até 100 ml em um saco transparente. Objetos cortantes, como canivetes, são proibidos.

Para garantir que nada atrapalhe seu embarque, o Guia do Passageiro, criado pelo Ministério da Infraestrutura dá detalhes do que pode ou não levar ao sair ou entrar no Brasil.

Checklist de viagem para baixar e imprimir

Conheça o mundo de carro!

A Rentcars é o jeito prático de alugar carro: você faz a comparação das melhores locadoras do mundo e escolhe a melhor opção para você, dentro do que cabe no seu bolso e do que fica perfeito no seu cronograma de viagem. Além disso, você aproveita promoções o ano inteiro, com descontos de até 30%OFF na tarifa do aluguel de carro no Brasil e no exterior. Faça sua reserva na maior plataforma de aluguel de carros da América Latina e aproveite a viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment