Recife! A bela capital de Pernambuco é uma das minhas preferidas no Nordeste. Além de toda a herança e charme holandeses presentes na cidade, você pode fazer várias viagens curtas saindo de Recife. E opções não faltam: desde o sítio histórico de Olinda, passando pelas tradicionais e belas praias ao Sul até chegar ao litoral alagoano.

Tenho certeza que você já ouviu falar muito das paradas dessa road trip que sugiro agora, como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Maragogi etc. Na verdade, você pode fazer vários bate-voltas a partir de Recife ou seguir o roteiro aproveitando as belezas dessa região. Garanto que é uma viagem de carro tranquila e barata para alguns dos lugares mais gostosos do Brasil!

Veja a lista dos lugares que vamos visitar hoje:

  1. Olinda
  2. Reserva do Paiva
  3. Praia de Calhetas
  4. Porto de Galinhas
  5. Praia de Maracaípe
  6. Praia dos Carneiros
  7. Praia de Maragogi
  8. Praia de Antunes
  9. Japaratinga
  10. João Pessoa

Viagens curtas saindo de Recife

1. Olinda

vista aérea da igreja do carmo em olinda pernambuco

Recife e Olinda são cidades irmãs. Elas até completam aniversário do mesmo dia! Juntas, também compartilham um dos melhores carnavais do mundo e é minha primeira sugestão de viagem curta saindo de Recife.

Curtíssima, diga-se de passagem! Já que da Praia de Boa Viagem, em Recife, até o Alto da Sé, em Olinda, são apenas 15 km.  Mas, dependendo do trânsito, a viagem pode ser bem mais demorada.

Olinda é Patrimônio Histórico e Cultural e Sítio Histórico reconhecido pela Unesco. Isso tudo graças às invasões dos holandeses e portugueses no século 15, que acabaram deixando muitas marcas na cidade.

Entre elas, destaco: a Catedral da Sé, que fica bem no alto da cidade e tem a melhor vista para o mar e Recife, o mosteiro de São Bento, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o convento de São Francisco (com seus azulejos lindos!), as ladeiras e os casarões antigos. Não deixe de experimentar a tapioca nas tradicionais barracas de rua ao som dos ensaios das orquestras de frevo. É uma delíciaaaaaa!

2. Reserva do Paiva

orla da praia do paiva próxima a recife

A Reserva do Paiva fica em uma área protegida na cidade de Cabo de Santo Agostinho, também a 15 km da Praia de Boa Viagem. Mais uma vez: o trânsito pode transformar esses poucos quilômetros em 40 ou 50 minutos de deslocamento, já que a maior parte da viagem é feita por dentro da cidade de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. Mas vale a pena!

Você pagará um pedágio de cerca de R$ 10 para entrar na reserva e logo que chegar nela vai se impressionar: são milhares de coqueiros que se estendem à beira-mar formando a Rota dos Coqueiros. Há alguns estacionamentos ao longo dos 7 km de praia.

Escolha um e caminhe até chegar ao mar. Quando está enchendo, tem muitas ondas e tomar banho se torna mais divertido do que tranquilo. Se você quer paz, aproveite a areia quente e o visual quase deserto. Não há barracas, nem estrutura para refeições ou bebidas (principalmente em dias de semana). A ideia é apreciar o visual sem interrupções!

3. Praia de Calhetas

vista aérea da praia de calhetas em cabo de santo agostinho

Essa é minha praia preferida! Também fica no Cabo de Santo Agostinho, e de Boa Viagem até ela são 30 km caso você faça o mesmo percurso via Rota dos Coqueiros (com pedágio). Do contrário, vá pela BR-101 (são 40 km, mas será mais rápido).

A estrada é boa e só fica menos confortável quando você entra na cidade do Cabo. Minha dica é: não coloque no GPS para chegar logo na Praia de Calhetas. Coloque para a Praia de Gaibu (vizinha).

Isso porque a travessia de uma praia para a outra, feita a pé, é a graça da viagem! Estacione no final de Gaibu e suba o morro que separa ambas as praias. Do alto, você terá um mirante magnífico, além de visualizar Calhetas de cima com seu formato de coração! Se for corajoso, você já pode chegar pela tirolesa que te leva direto para as águas de Calhetas.

A praia é super pequena, tem areia grossa e mar meio agitado. Aproveite para apreciar os barquinhos coloridos e tirar lindas fotos das rochas dentro da água. Por lá, você encontra também bares e restaurantes.

4. Porto de Galinhas

vista aérea da praia de porto de galinhas e seus arrecifes

Porto de Galinhas já é bem famosa. Fica no município do Ipojuca, a 54 km da capital pernambucana. Sugiro que siga pela BR-101. Essa é a praia com maior infraestrutura de todas essas viagens saindo do Recife.

A vila de Porto de Galinhas é uma atração à parte, com lojas de decoração (cada peça mais linda que a outra!), rede hoteleira de primeira, restaurantes charmosos e movimentação noturna.

É aqui que você gastará mais para curtir cada momento, mas vale muito a pena! Não deixe de fazer o passeio às piscinas naturais e apreciar as jangadas coloridas ao pôr do sol.

5. Praia de Maracaípe

deserta praia de macaípe próxima a porto de galinhas

A apenas 6 km de Porto de Galinhas está a Praia de Maracaípe. Muita gente a prefere, pois foge do agito inicial da vila de Porto de Galinhas.

Mas mesmo com menos turistas, essa praia conta com outro tipo de movimento: no mar! Suas ondas fortes atraem os amantes dos esportes aquáticos. Inclusive, ela faz parte do Circuito Brasileiro de Surf.

Portanto, se você quer águas mais calmas dirija até o Pontal de Maracaípe ou até mesmo a área do mangue, que fica mais à frente, e você poderá sentar-se em uma mesa com os pés dentro de um rio, enquanto aprecia o mar.

6. Praia dos Carneiros

igrejinha na praia dos carneiros

Eis aí outro cartão-postal pernambucano: a Praia dos Carneiros. A foto da igrejinha em frente ao mar é, sem dúvidas, o maior atrativo de turistas para essa região. De Boa Viagem são 90 km.

Porém, há muito mais para ver, principalmente dentro d’água: o mar é realmente uma piscina natural. Você caminha, caminha e não fica profundo.

É um ótimo destino para famílias. A infraestrutura é boa, embora paga-se a mais por isso: a praia é quase privada e você tem que pagar para entrar com o carro em áreas particulares. Dependendo do feriado, cobra-se até centenas de reais para entrar (R$ 200 por carro ou até mais).

7. Praia de Maragogi

praia de maragogi no estado do alagoas

A Praia de Maragogi fica no estado do Alagoas, a 126 km de Recife. É vizinha a Carneiros e fácil de chegar. Particularmente, eu acho que a cidade de Maragogi não oferece uma boa infraestrutura (exceto nos resorts ou hotéis mais confortáveis). Porém, as belezas naturais compensam.

O que chamamos de Praia de Maragogi é a praia que fica no centro da cidade. O mar é azul e tem barracas, restaurantes e sua orla é urbana, embora pequena. Aproveite o mirante para conhecer de cima as praias da região.

Ao sair do Recife para um bate-volta, saia mais cedo para curtir o dia todo no litoral alagoano.

8. Praia de Antunes

vista aérea dos coqueiros na praia do antunes em maragogi

A Praia de Antunes é a mais bonita de Maragogi. De longe, a minha predileta no estado de Alagoas e super pertinho de Pernambuco. Esse paraíso fica a 7 km do centro de Maragogi e não pouparei elogios para ela: a água é realmente azul, calma, rasa e quente.

Não imagino destino melhor para famílias com crianças ou para quem quer realmente descansar. Entre as praias já citadas aqui, a de Antunes é a que mais se parece com uma piscina sem fim (mais ainda do que Carneiros!).

Suas redes coloridas fincadas dentro do mar ainda lhe dão um charme único. Por favor, na hora de planejar a sua viagem, não hesite em incluir a Praia de Antunes. Fazendo o percurso de carro, são 120 km a partir da capital pernambucana, grande parte pela mesma BR-101 e depois pela PE-60.

9. Praia de Japaratinga

orla da praia de jarapatinha

Distante apenas 10 km de Maragogi, você encontrará um pequena cidade de Alagoas que começou a se desenvolver devido à colheita do coco. Mas diferente de Maragogi, as praias de Japaratinga são um paraíso ainda pouco explorado e suas piscinas naturais são ainda mais bonitas… e preservadas.

Planeje sua visita para a época seca, entre outubro e fevereiro, para curtir as praias com água cor verde esmeralda que certamente farão você eleger Japaratinga como o destino mais bonito da viagem.

Na maré baixa, pegue um stand-up paddle, caiaque ou contrate um barqueiro para visitar as piscinas naturais. Também de barco, é possível chegar num lugar ainda mais especial, conhecido como Croa de São Bento, um banco de areia no meio do mar.

10. João Pessoa

praia e mar com prédios ao fundo em joão pessoa

Essa é uma viagem para quem deseja conhecer a capital da Paraíba. Saindo de Recife, são 135km de Boa Viagem para a Praia de Tambaú, o cartão-postal de João Pessoa, também pela BR-101.

A cidade é bem mais calma que Recife e, por isso mesmo, atrai os visitantes. Aproveite o dia nas Praias de Tambaú ou Cabo Branco (com visita ao Farol) e no final da tarde conheça a Praia do Jacaré, cujo pôr do sol ao som do bolero de Ravel é um dos mais famosos do país.

Dicas para fazer as viagens saindo de Recife

Reuni aqui destinos super acessíveis para você sair de Recife e explorar a região. De quebra, incluir visitas a dois outros estados: Alagoas e Paraíba. A maior parte dos percursos é feita pela BR-101, o que oferece melhores condições de direção.

Não recomendo fazer esses trechos de transporte público (mesmo os mais curtos, como entre Recife e Olinda), pois você perderá muito tempo e os deslocamentos não são diretos e nem seguros o suficientes (principalmente na região metropolitana!).

Antes de sair de Recife fique pelo menos 2 dias na cidade e aproveite seu centro histórico e a Praia de Boa Viagem (embora não dê para tomar banho por conta dos tubarões). Depois, é só partir para conhecer lugares próximos que valem cada minuto de estrada!

Feito em​ parceria​ com Guilherme Tetamanti do Quero Viajar Mais.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

1 Comment

Write A Comment