Julho é um mês incrível para tirar férias, seja porque coincide com o período de recesso escolar, permitindo que as crianças também aproveitem o tempo livre, seja porque é uma época ideal para visitar cidades que se tornam ainda mais encantadoras durante o inverno. Por outro lado, se você não é fã do frio, julho se torna o momento perfeito para realizar aquela viagem ao exterior e aproveitar as altas temperaturas nos Estados Unidos ou em países da Europa!

Neste artigo, exploraremos destinos tanto no Brasil quanto no exterior que prometem tornar as suas férias de julho ainda mais inesquecíveis! Vamos lá?

Onde ir nas férias de julho no Brasil?

Conforme destacado anteriormente, julho é um momento ideal para explorar cidades que são famosas principalmente pela sua temporada de inverno. A seguir, apresentamos uma lista das principais:

Bonito, MS

Foto de um dos rios de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a água é super cristalina podendo ver o fundo mesmo com a profundidade. Há um barco estacionado na ponta e a vegetação super verde rodeia o rio.

Em Bonito, Mato Grosso do Sul, os visitantes podem explorar uma variedade de atividades ao ar livre, desde visitas em cachoeiras e rios de águas cristalinas até trilhas em meio à exuberante Mata Atlântica. As grutas e cavernas da região oferecem uma aventura fascinante para os amantes da natureza, com paisagens de tirar o fôlego. 

A cidade fica aproximadamente a 300 km de distância da capital do estado, Campo Grande. Inclusive, é pelo Aeroporto de Campo Grande que chega a maior parte dos turistas e onde você pode retirar um carro alugado para desfrutar ao máximo do que a região tem a oferecer. Não sabe como é dirigir em Bonito? Então confira um artigo completo sobre como conhecer Bonito de carro e boa viagem!

Gramado, RS

Gramado, no Rio Grande do Sul, é uma das cidades mais famosas do país pelo seu charme europeu e variedade gastronômica. Os turistas podem desfrutar de uma experiência única nas diversas fábricas de chocolate ou, de quebra, participar de atividades de esqui e snowboard que acontecem neste período do ano.

Entretanto, Gramado tem muito mais a oferecer do que apenas chocolates e atividades interativas. Se você está planejando uma visita, não deixe de visitar estes 6 pontos turísticos de Gramado e, quem sabe, esticar a viagem até Canela, localizada a apenas 9 km.

Fernando de Noronha, PE

Foto da praia de Fernando de Noronha com as águas bem azuis e cristalinas. O céu está azul. A pedra famosa ao fundo e vegetação verde ao redor.

Em Fernando de Noronha, Pernambuco, os viajantes são recebidos por praias de areias brancas e águas cristalinas, ideais para mergulho com snorkel ou mergulho com cilindro. As trilhas ecológicas oferecem vistas espetaculares da paisagem deslumbrante da ilha, enquanto a observação de golfinhos e tartarugas marinhas é uma experiência imperdível.

Mas, atenção, apesar de muita gente alugar carro para desbravar ao máximo a natureza pernambucana, em Fernando de Noronha, não é permitido o tráfego de veículos particulares para visitantes. Isso se deve às políticas de preservação ambiental e controle do fluxo turístico na ilha. Sendo assim, muitas locadoras oferecem a opção de deixar o veículo estacionado em estabelecimentos parceiros ou nas próprias lojas da locadora. Esses locais costumam ser próximos aos aeroportos ou portos de onde partem os voos ou embarcações para a ilha. 

Chapada Diamantina, BA

Chapada Diamantina, na Bahia, é um paraíso para os amantes do ecoturismo, com suas cachoeiras deslumbrantes, grutas fascinantes e trilhas incríveis! Um dos passeios que é cartão postal é o morro do Pai Inácio, com 1.200 metros de altitude, vista panorâmica e ponto de contemplação de um belíssimo pôr do sol. A cachoeira da Fumaça é outro atrativo, e é a maior do país, com 380 metros de queda. Se quiser saber mais sobre esse destino encantador, confira o nosso artigo com dicas da Chapada Diamantina e mais 2 lugares de pura aventura no Brasil.

Alter do Chão, PA

Alter do Chão, no Pará, é famosa por suas praias de água doce, como a Praia de Alter do Chão, conhecida como o “Caribe Amazônico“. Os turistas podem relaxar em suas areias brancas, fazer passeios de barco pelos igarapés ou explorar as florestas tropicais circundantes, onde é possível observar uma incrível diversidade de vida selvagem.

Onde ir nas férias de julho gastando pouco?

Julho é considerado um mês de alta temporada no Brasil. Entretanto, sempre há opções econômicas para aproveitar esse período. Confira nossas sugestões:

Chapada dos Veadeiros, GO

Foto de uma das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, com duas quedas d'água fortes e altas que desaguam num riacho. Há pedras ao redor e muita vegetação verde.

Na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, os visitantes podem se maravilhar com aquelas paisagens de cinema do cerrado, trilhas de níveis diferentes de dificuldade que levam a cachoeiras escondidas e piscinas naturais cristalinas! 

A Chapada dos Veadeiros é um bom exemplo, principalmente para aqueles que curtem momentos em contato com a natureza, ecoturismo e um pouco de esoterismo.  Além disso, é um destino super indicado para quem gosta de viajar em casal.

Jalapão, TO

Foto de uma Arara colorida da região do Jalapão, em Tocantins. O animal tem três cores principais: azul, verde e amarelo. O fundo está embaçado.

Jalapão, no Tocantins, é uma terra de aventuras selvagens, onde os viajantes podem explorar dunas douradas, cachoeiras de cores impressionantes e formações rochosas únicas. Por lá, é possível realizar atividades que incluem rafting em águas turbulentas, trekking pelo cerrado e banhos relaxantes em nascentes de águas termais. Para facilitar a sua viagem, separamos todas as dicas sobre como é dirigir no Jalapão, quantos dias ficar e quais pontos turísticos visitar para você poder usufruir muito mais dos atrativos da região!

Ilha Grande, RJ

Em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, os turistas são recebidos por praias paradisíacas, trilhas que atravessam florestas e águas cristalinas perfeitas para mergulho e snorkel. A ilha também oferece a oportunidade de explorar antigas ruínas e fortalezas coloniais, adicionando uma dose de história à sua experiência.

Ilha Grande não permite veículos aos visitantes, por isso, você pode deixar seu carro alugado estacionado em Angra dos Reis ou Mangaratiba, que são as cidades de onde partem as embarcações para a ilha. Muitos estacionamentos nas proximidades dos piers oferecem serviços de guarda de veículos por diárias ou períodos mais longos, não deixe de consultar antes.

Eldorado de Goiás, GO

Eldorado de Goiás é um destino ideal para os amantes da natureza e da aventura. Os visitantes podem explorar cavernas impressionantes, fazer rapel em cachoeiras e praticar atividades aquáticas como canoagem e stand-up paddle nos rios da região.

A cidade está localizada a cerca de 232 km da capital Goiânia, conhecida por seus parques, bosques, centro histórico e outras atrações. Por isso, alugar um carro é uma ótima escolha para essa viagem, proporcionando mais liberdade para explorar as cidades e desfrutar da vida noturna sertaneja e típica do estado.

Brotas, SP

Brotas é conhecida como a capital da aventura no estado de São Paulo. Aqui, os turistas podem se aventurar em atividades emocionantes como rafting, tirolesa, rapel, trilhas off-road e canyoning. Incrível, né?

Além disso, Brotas fica geograficamente muito bem localizada, onde é possível pegar o carro alugado e conhecer mais destinos, como São Pedro, também conhecida por suas belas cachoeiras e pelo turismo de aventura; Jaú, famosa por suas plantações de laranja e pelo turismo rural, onde os visitantes podem conhecer fazendas históricas e saborear produtos orgânicos; e, por fim, São Carlos, com seus museus e construções históricas, proporcionando uma viagem enriquecedora pela região.

Onde ir nas férias de julho com filhos?

Julho, tradicionalmente marcado pelo período de férias escolares, é uma excelente oportunidade para planejar uma viagem em família, colocando as crianças no carro e explorando novos destinos juntos! Descubra algumas opções de destinos perfeitos para viajar com os pequenos:

Beach Park, CE

Foto do Parque Aquático Beach Park, em Fortaleza, Ceará. É possível ver um enorme tobogã com uma mulher escorregando pela água. O céu está bem azul e ao fundo é possível ver todo o parque com suas piscinas azuis e vegetação super verde. Ao longe, podemos ver a praia.

Localizado em Aquiraz, no Ceará, o Beach Park é um dos maiores parques aquáticos da América Latina. É um destino fantástico para visitar com os filhos, pois oferece uma variedade de atrações adequadas para todas as idades. Desde piscinas infantis e áreas de recreação até toboáguas emocionantes, há muitas opções para manter as crianças entretidas durante o dia inteiro. Além das atrações aquáticas, o parque também oferece atividades como área de jogos, restaurantes e lojas de lembranças.

Hot Park, GO

Localizado em Rio Quente, Goiás, o Hot Park é conhecido por suas águas termais e uma variedade de atrações aquáticas. Com áreas específicas para crianças, como piscinas rasas e brinquedos infantis, os pais podem desfrutar de um dia relaxante enquanto as crianças se divertem com segurança. Além das atividades aquáticas, o parque oferece áreas verdes para piqueniques, trilhas ecológicas e até mesmo interações com animais em seu mini zoológico, sendo um destino familiar completo.

Parque Nacional da Serra da Bocaina, RJ

Este parque nacional, localizado entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, oferece uma experiência mais próxima da natureza para as famílias. Com trilhas suaves e bem marcadas, é possível explorar a rica biodiversidade da Mata Atlântica enquanto desfruta de belas paisagens naturais. As crianças podem se encantar com cachoeiras refrescantes, piscinas naturais e até mesmo avistar animais selvagens como macacos e aves. É importante estar preparado com equipamentos adequados e respeitar as normas de preservação ambiental ao visitar este parque com os filhos.

Manaus, AM

Foto incrível do encontro dos rios em Manaus, no Amazonas. É possível ver o contraste de cores do marrom e as águas se encontrando. Há alguns barcos na imagem e um território de terra e vegetação ao centro.

A capital do Amazonas oferece uma variedade de atividades adequadas para crianças, desde passeios de barco pelos majestosos rios Negro e Amazonas, onde podem avistar botos cor-de-rosa e outros animais selvagens, até visitas ao incrível Teatro Amazonas, com sua arquitetura histórica e apresentações culturais fascinantes.

Além disso, os pequenos podem se encantar com o Encontro das Águas, onde as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas barrentas do Rio Solimões. As opções de passeios incluem visitas a reservas ecológicas, onde as crianças têm a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade da Amazônia e interagir com comunidades indígenas locais, proporcionando uma experiência educativa para toda a família.

Quais lugares quentes em julho Brasil?

Aos fãs do verão, aqui estão alguns destinos que, embora tenham temperaturas mais amenas, não chegam a ficar muito frios, sendo ideais para viagens em família com as crianças!

Natal, RN

Foto de uma das praias do Rio Grande do Norte. As águas são bem azuis e o céu também está azul. No meio do mar encontra-se um barco azul e amarelo estacionado.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, os visitantes podem desfrutar de praias paradisíacas, como Ponta Negra e Genipabu, onde podem praticar esportes aquáticos emocionantes, como surf, kitesurf e stand-up paddle. Confira um roteiro completo pelas praias, dunas e o maior cajueiro do mundo que fica na região. Dica extra: explorar as dunas de areia de Genipabu em um passeio de buggy é uma atividade imperdível! Você não vai se arrepender. 

João Pessoa, PB

João Pessoa, na Paraíba, é conhecida por suas praias tranquilas e sua rica história colonial. Os turistas podem visitar pontos turísticos como a Praia de Tambaba, famosa por suas piscinas naturais, e o centro histórico da cidade, onde podem conhecer edifícios históricos e experimentar a deliciosa culinária paraibana.

De carro, fica muito mais fácil viajar pela região porque há várias opções fascinantes ao redor. Uma delas é Campina Grande, famosa pelo Maior São João do Mundo, uma festa junina tradicional que acontece no mês anterior a julho, além de oferecer atrativos como o Parque do Povo e o Museu de Arte Popular da Paraíba. Outra opção é Bananeiras, uma charmosa cidade histórica conhecida por suas belas paisagens naturais e arquitetura colonial. Por fim, é possível visitar Guarabira, uma cidade incrível e mais interiorana da região.

Maceió, AL

Foto de um barco estacionado na faixa de areia da uma das praias de Maceió, no Nordeste do Brasil. O céu está azul e o mar está calmo ao fundo. O barco possui uma vela com uma bandeira nas cores vermelho, laranja e branco.

Maceió, no estado de Alagoas, oferece aos visitantes praias de tirar o fôlego, como a Praia do Francês e a Praia de Pajuçara, onde é possível desfrutar de águas cristalinas e piscinas naturais formadas pelos recifes de corais. Os passeios de jangada até as piscinas naturais são ideais para levar os pequenos!

Se estiver passeando pela cidade, não deixe de esticar a viagem de Maceió até Porto de Galinhas e Maragogi. Sem dúvidas, você não vai se arrepender!

Fortaleza, CE

Foto de uma das praias de Fortaleza, Ceará, no Nordeste do Brasil. A faixa de areia é extensa e na cor bege, com coqueiros posicionados quase que simetricamente. Em contraste, temos o mar azul e suas ondas brancas chegando a costa.

Fortaleza, localizada no Ceará, é famosa por suas praias deslumbrantes, incluindo a renomada Praia de Iracema. Além disso, a culinária cearense é uma atração à parte, com pratos típicos deliciosos que vão desde a carne de sol até a tapioca, proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível.

A maior parte da deslumbrante costa cearense pode ser explorada pela Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), uma importante via de acesso que conecta diversas ruas em direção às praias. O visual marítimo se revela especialmente a partir da Escola de Aprendizes Marinheiros, tornando o oceano azul um companheiro da janela do seu carro. Neste artigo, criamos um roteiro de carro completo pela região.

Salvador, BA

Salvador, capital da Bahia, oferece uma mistura única de história, cultura e beleza natural. Os visitantes podem explorar o centro histórico da cidade, com seus prédios coloniais e igrejas barrocas, além de desfrutar das famosas praias da cidade, como Porto da Barra e Itapuã

O Pelourinho é um dos locais mais emblemáticos, com suas ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e igrejas barrocas, como a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja de São Francisco. O Elevador Lacerda proporciona uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos, enquanto o Mercado Modelo é o lugar ideal para comprar artesanato local e lembrancinhas da cidade. Por último, mas não menos importante, a culinária baiana é considerada uma das melhores do Brasil, então está aqui mais um motivo para você conhecer Salvador.

Para onde viajar em julho no exterior?

Enquanto no Brasil curtimos o inverno, em cidades dos Estados Unidos e da Europa, os nativos vivem o verão com altas temperaturas. Por isso, se você vai viajar para fora, o ideal é escolher um destino de praia. Que tal um desses?

Orlando, EUA

Foto de um dos parques temáticos de Orlando, na Flórida. O céu está azul e é possível ver a roda gigante ao fundo.

Em Orlando, na região da Flórida, nos Estados Unidos, os visitantes podem explorar os famosos parques temáticos, como Walt Disney World, Universal Studios e SeaWorld, com várias opções de passeios, espetáculos e encontros com personagens, ou seja: ideal para ir em família! Além disso, Orlando oferece uma variedade de opções de compras nos shoppings e outlets da região, bem como uma cena gastronômica diversificada para todos os gostos.

Cancún, México

Foto de Cancún México com o mar ao redor. A cor é azul e é possível ver a cidade ao centro cheia de prédios.

Já em Cancún, no México, você pode usufruir de praias de areias brancas e águas cristalinas, ótimas para levar os pequenos. Além disso, é possível desfrutar de atividades aquáticas como mergulho, snorkel e parasailing. Caso sua ideia seja viajar em casal ou em amigos, Cancun ainda oferece uma rica vida noturna com uma variedade de bares, clubes e restaurantes para explorar.

De carro, é possível conhecer lugares turísticos do México como a Isla Mujeres e Riviera Maya, consulte nossas dicas e boa viagem!

Punta Cana, República Dominicana

Punta Cana, na República Dominicana, é um paraíso tropical com praias de tirar o fôlego e resorts de luxo à beira-mar. Aqui você vai pegar dias ensolarados para aproveitar uma boa praia, participar de atividades aquáticas como mergulhos ou passeios de catamarã. Além disso, que tal explorar as belezas naturais da região, como os cenotes e as lagoas de água doce?

Buenos Aires, Argentina

Foto do ponto turístico famoso da região de Buenos Aires, na Argentina, o El Caminito, com suas cores super chamativas. Ao topo, vemos a bandeira do país. O dia está claro.

Aqui do ladinho, nossos hermanos de Buenos Aires, na Argentina, têm bons motivos para amar essa cidade. Além de ser vibrante, possui uma rica cultura, arquitetura impressionante e uma deliciosa gastronomia. Os turistas podem explorar bairros históricos como San Telmo e La Boca, assistir a uma apresentação de tango em uma das muitas milongas da cidade, e saborear pratos tradicionais argentinos em restaurantes renomados.

Se quiser ser ainda mais ousado, é possível viajar de carro da Argentina ao Uruguai. Que tal?

Lisboa, Portugal

Uma das queridinhas dos brasileiros, Lisboa, em Portugal, é uma cidade encantadora repleta de história, arte e boa comida. Os visitantes podem passear pelas ruas de paralelepípedos do bairro de Alfama, explorar os monumentos históricos como o Castelo de São Jorge e a Torre de Belém, e provar os famosos pastéis de nata em uma das muitas cafeterias charmosas da cidade.

Como aproveitar as férias de julho viajando?

Viajar em julho é uma oportunidade para conhecer novas culturas, experimentar gastronomias locais e relaxar em meio à natureza. Seja uma viagem internacional ou nacional, planejar com antecedência, escolher atividades que agradem a todos os membros da família e aproveitar cada momento são ingredientes essenciais para tornar as férias de julho mais tranquilas e divertidas. Por isso, listamos 3 itens essenciais para o seu planejamento de viagem:

Compare os preços, sempre

Antes de fechar qualquer reserva, é essencial comparar os preços de passagens, hospedagens e locações de carros para garantir as melhores ofertas e economizar dinheiro durante a viagem. Usar sites de comparação e aplicativos de viagem pode ajudar a encontrar as opções mais vantajosas para o seu orçamento, como a Rentcars, que reúne mais de 300 locadoras para destinos variados no mundo inteiro, e você fica no controle para escolher a melhor opção para você e sua viagem em família.

Alugue um carro

três mulheres sorrindo dentro de um carro alugado na semana do consumidor. Duas usam óculos escuros. Todas usam roupas de cores claras e tem os cabelos castanhos

Se a sua viagem envolve diversos destinos ou áreas além do centro urbano, pensar em alugar um carro pode oferecer mais flexibilidade e comodidade. É possível simular as diárias e filtrar pelos tipos de veículos antes de fazer a reserva, permitindo acesso prévio aos custos da locação e dando a possibilidade de ajuste conforme o seu orçamento.

Além disso, o site Rentcars apresenta todas as informações da locação, abrangendo detalhes sobre seguro e políticas de devolução. A conveniência é ainda maior com o aplicativo do site, disponibilizando todas as opções diretamente em seu celular, com a possibilidade de reservar sem sair de casa, ou seja, você chega ao seu destino com todos os detalhes já acertados.

Explore os arredores

Ao planejar sua viagem, reserve tempo para explorar os arredores do seu destino principal. Pesquise sobre atrações próximas, trilhas naturais, cidades históricas ou praias isoladas que podem enriquecer a sua experiência de viagem e proporcionar momentos inesquecíveis fora do roteiro tradicional.

Com um carro à disposição, você pode traçar seu próprio itinerário, descobrir lugares fora do circuito turístico convencional e mergulhar de cabeça na autenticidade do local. Faça sua comparação de preços no site Rentcars e reserve o carro perfeito para sua viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment