O Brasil é um país riquíssimo em belezas naturais que muitos brasileiros não conhecem, mas que deveriam conhecer e valorizar ainda mais o turismo no país.
Aqui vamos listar apenas três e não pensem que vão encontrar pontos como Rio de Janeiro, Rio de Grande do Sul ou outros que já são suficientemente conhecidos. A ideia é mostrar novas belezas desse país imenso.
1) Espírito Santo: Além das praias, o estado do Espírito Santo é uma ótima opção para os aventureiros de plantão. Lugares como o Parque Estadual da Pedra Azul que abriga as trilhas do Lagarto, das Piscinas e a Trilha da Pedra Azul.
Outra opção de aventura é o Pico da Bandeira. Uma aventura cheia de boas surpresas em um pico onde de um lado se está no Espírito Santo, e do outro, em Minas Gerais. Ali, contam os visitantes, tem o mais belo nascer do sol do Brasil. Mas, para conseguir assistir a esse espetáculo é preciso percorrer a trilha a noite (o pico tem 2.890 metros de altitude até o cume).
Pra quem gosta de Rapel, uma das opções é a Cachoeira Véu da Noiva. São 50 metros ao de descida ao lado da cascata que sobre a pedra, fica realmente parecendo o véu de uma noiva.
Já para escalada, uma das opções é a formação rochosa chamada de Cinco Pontões, um das mais bonitas do Espírito Santo. No topo dos Cinco Pontões, a 1.250 metros de altitude é possível ter uma visão 360º do local e ainda encarar mais uma subida de 120 metros usando técnicas de Rapel.
2) Foz do Iguaçu: Por estar em uma tríplice Fronteira, a cidade de Foz do Iguaçu tem atrativos que vão além das belíssimas Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves e a Hidrelétrica de Itaipu. Esses são, sem dúvidas, paradas obrigatórias para todo turista, mas há muito mais para aproveitar nessa cidade quente e suas fronteiras.
Mas, ainda falando de Cataratas, para os aventureiros, o Parque reserva algumas opções de esportes radicais, como rafting, rapel, arvorismo, trilha com trechos a pé e de bike, além do Macuco Safári que leva os visitantes até bem pertinho da maior queda: A Garganta do Diabo.
Já do outro lado da Ponte, a Argentina além de ser dona de outra parte das Cataratas del Iguazu, tem um Dutty Free Shop e é conhecida pela sua gastronomia.
Os restaurantes servem os famosos Bifes de Chorizo e a Parrillada que atraem dezenas de brasileiros todos os dias à vizinha cidade de Foz, Puerto Iguazu. Os bares com jeito de bistrô e aconchegantes, e a famosa feirinha também costumam receber muitos visitantes vindos do lado de lá da Ponte da Fraternidade.
Além disso, a cidade vizinha tem outras atrações como as Minas de Wanda, La Aripuca, e a Casa de Che que são bastante procurados.
3) Chapada Diamantina: A Chapada Diamantina fica no Estado da Bahia e apesar da Bahia lembrar sempre belas praias e paisagens, a Chapada tem opção diferente de lazer. O Parque tem várias cachoeiras, grutas, serras e vales. Uma das principais cidades da Chapada é Lençóis, que tem várias opções de passeios e na maioria das vezes feitos sempre caminhando.
Um dos passeios que é cartão postal é o morro do Pai Inácio, com 1.200 metros de altitude, vista panorâmica e ponto de contemplação de um belíssimo pôr do sol. A cachoeira da Fumaça é outro atrativo, e é a maior do país, com 380 metros de queda. Mas, contemplar tanta beleza tem o seu custo.
Só é possível visualizar a queda de cima se for se arrastando até a beira do precipício. Para chegar até lá é preciso caminhar seis quilômetros em cerca de duas horas. Já para chegar à parte de baixo da cachoeira é preciso caminhar um pouco mais. Partindo de Lençóis, são três dias de caminhada. Mas a bela vista compensa.
E além dessas, ainda existem outras cachoeiras que costumam atrair muitos aventureiros, como a Cachoeira do Mosquito, Cachoeira do Sossego e Cachoeira Poço do Diabo.
Como podem ver, o Brasil tem diversas opções de turismo, lazer e aventura pra todos os gostos. Se você se animou e quer incluir algum desses lugares, ou todos eles, no seu roteiro, veja as opções de aluguel de veículos em cada cidade e não esqueça de verificar quanto ao trânsito de carro alugado em outros países.