As temperaturas mais baixas podem deixar algumas cidades ainda mais charmosas e você pode curtir os pontos turísticos com mais tranquilidade e aproveitar a baixa temporada para economizar no aluguel de carro!

A gente sabe que a América do Sul é muito conhecida pela sua rica diversidade geográfica, contemplando desde selvas tropicais até as mais cenográficas cordilheiras de montanhas. Mas, apesar dos pontos turísticos mais famosos serem voltados para praias, natureza e lugares que são procurados pelo clima mais quente, a parte sul da América também abriga países onde a neve é uma parte regular do inverno. Esses países, situados principalmente nos Andes, oferecem vistas deslumbrantes de picos nevados, além de uma infinidade de atividades para quem busca turismo no frio.

Neste artigo, vamos explorar alguns dos países da América do Sul onde a neve é um fenômeno regular, proporcionando uma experiência única para os visitantes que desejam desfrutar de aventuras no gelo e cenários de tirar o fôlego!

Conheça os países que você pode ver neve na América do Sul

Viva essa experiência única em uma viagem pertinho do Brasil! Separamos alguns destinos para você colocar na rota da sua próxima aventura. Confira:

1. Bariloche, Argentina

Estação de esqui com pessoas se divertindo em Bariloche, Argentina.

Nada como conhecer os nossos hermanos na Argentina! Com uma mistura de cidades cosmopolitas, vastas áreas naturais e uma rica herança cultural, esse país oferece opções de passeios para todos os gostos!

A capital, Buenos Aires, é uma cidade cativante, conhecida por sua arquitetura impressionante, vida noturna animada, tango envolvente e gastronomia de primeira classe. Com seus bairros distintos, como o colorido La Boca e o elegante Recoleta, Buenos Aires é um ponto de partida perfeito para descobrir a cultura argentina.

Já a imponente Cordilheira dos Andes percorre o oeste do país, proporcionando oportunidades para caminhadas, escaladas e esportes de inverno nas estações de esqui renomadas, como Bariloche – que falaremos na sequência –  e Las Leñas. A região dos lagos, com seus lagos cristalinos e florestas exuberantes, também é um destino popular para os amantes da natureza.

A principal estação de esqui em Bariloche é o Cerro Catedral, que oferece uma ampla variedade de pistas para todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até esquiadores avançados. Com mais de 120 km de pistas, Cerro Catedral é conhecido por suas paisagens impressionantes, com vistas deslumbrantes do Lago Nahuel Huapi e das montanhas circundantes.

Foto do Lago Nahuel Huapi, na Argentina, com os picos nevados ao fundo e o céu bem azul.

Além das pistas, Cerro Catedral possui excelentes instalações e serviços. Há uma variedade de escolas de esqui e snowboard que oferecem aulas para iniciantes e avançados, permitindo que os visitantes aprendam e melhorem ainda mais suas habilidades. Além disso, por lá é possível alugar equipamentos próprios para prática de esportes.

A estação também oferece opções de restaurantes, cafés e bares. A atmosfera é animada e acolhedora, com uma mistura de turistas internacionais e locais desfrutando da experiência de esquiar em Bariloche.

Além do Cerro Catedral, há outras opções de esqui na região de Bariloche, como o Cerro Bayo, em Villa La Angostura, e o Cerro Chapelco, em San Martín de los Andes. Essas estações também oferecem excelentes condições de esqui e uma experiência única na neve. 

2. Pucón, no Chile

O Chile, situado no extremo sul da América do Sul, é abençoado com uma paisagem espetacular que vai desde o deserto árido do Atacama, no norte, até as impressionantes montanhas da Cordilheira dos Andes, passando por lagos, glaciares e fiordes no sul.

A capital, Santiago, combina uma arquitetura moderna e histórica, bairros vibrantes e uma animada cena cultural. Além disso, a apenas algumas horas de distância da cidade, estão as vinícolas de renome mundial do Vale Central, onde os visitantes podem desfrutar de tours de degustação de vinhos e aprender sobre a produção das uvas do país.

Banner com fundo laranja em que se pode ler, em preto, o texto: "Quer uma experiência mais completa? Baixe o app da Rentcars e confira ofertas exclusivas para alugar um carro", seguido de dois botões pretos de download do App (um da App Store, e um do Google Play). Ao lado direito, há dois celulares com o App da Rentcars em destaque.

Para os amantes da natureza, o Chile oferece uma variedade de paisagens impressionantes. No norte, o deserto do Atacama, considerado o deserto mais árido do mundo, surpreende os visitantes com suas dunas de areia, gêiseres, lagoas salgadas e observatórios estelares. No sul, a Patagônia chilena apresenta uma beleza surreal, com fiordes, glaciares, parques nacionais e muita vida selvagem. A famosa Rota Austral, uma estrada cênica que percorre a região, é um destino popular para os aventureiros que desejam explorar essa área remota.

Agora, se você quer esquiar, seu destino deve ser Pucón! Essa é uma experiência única e emocionante. Localizada na região dos lagos e vulcões do sul do Chile, Pucón oferece uma combinação perfeita de esportes na neve e paisagens deslumbrantes.

A principal estação de esqui em Pucón é o Centro de Ski Pucón, também conhecido como Vulcão Villarrica. O destaque deste centro de esqui é a oportunidade de esquiar nas encostas do Vulcão Villarrica, um dos vulcões mais ativos da América do Sul. 

As pistas de esqui em Pucón são adequadas para esquiadores de todos os níveis, desde iniciantes até esquiadores mais experientes. Há uma variedade de pistas largas e bem mantidas, com diferentes graus de dificuldade.

Uma das maiores atrações de esquiar em Pucón é a possibilidade de fazer uma descida de esqui ou snowboard do topo do Vulcão Villarrica. Guiados por especialistas, os esquiadores podem subir ao topo do vulcão e descer por suas encostas nevadas, desfrutando de uma experiência emocionante e única.

Além de tudo, a infraestrutura turística em Pucón é bem desenvolvida, com opções de hospedagem, restaurantes e serviços turísticos.

3. Huaraz, Peru

Imagem incrível do vulcão do Peru ao fundo, com seu pico nevado e a cidade abaixo, com muita vegetação preenchendo a paisagem.

Que tal ver a neve no Peru? Apesar de ter uma infraestrutura mais limitada que os países mencionados anteriormente, essa pode ser uma excelente opção de viagem mais em conta!

A capital do Peru, Lima, é uma cidade cosmopolita que combina tradição e modernidade. Com sua arquitetura colonial, bairros pitorescos e uma vibrante cena gastronômica, Lima é sem dúvidas uma ótima forma de começar sua viagem. A cidade é conhecida por sua culinária de classe mundial, oferecendo uma rica mistura de influências indígenas, espanholas e asiáticas. Além disso, estique a viagem para conhecer a icônica cidade perdida dos Incas: Machu Picchu.

A cidade de Machu Picchu, no Peru, vista do alto no momento do pôr do sul.

Mas, se o seu intuito é ver neve, seu destino no Peru deve ser a cidade de Huaraz, localizada na região dos Andes peruanos, e famosa por suas impressionantes montanhas, lagos e trilhas de trekking. A região é um paraíso para os entusiastas de montanhismo e alpinismo, afinal é cercada por algumas das montanhas mais altas do país, incluindo o Huascarán (mais de 6.700 metros de altura).

Em Huaraz é mais comum encontrar neve nas áreas acima dos 4.000 metros de altitude. Assim, é possível contemplar uma paisagem deslumbrante, com picos nevados contrastando com o céu azul e os vales verdejantes. 

Outra dica é conhecer a cidade de Cusco, frequentemente visitada por sua proximidade com a antiga cidade de Machu Picchu. Ela também oferece áreas de esqui para quem ama praticar o esporte.

4. Cajón del Maipo, Chile

Foto das montanhas repletas de neve que rodeiam o rio congelado ao centro, no Chile.

Cajón del Maipo, localizado nos arredores de Santiago, no Chile, não é um destino conhecido por oferecer atividades de esqui convencionais. No entanto, a região possui opções para aqueles que desejam desfrutar de experiências relacionadas à neve.

Em Cajón del Maipo, a principal atividade relacionada à neve é o esqui touring ou esqui de montanha. Essa modalidade de esqui é praticada em áreas não preparadas e fora das pistas tradicionais. Os entusiastas de esqui touring têm a oportunidade de explorar as montanhas nevadas de Cajón del Maipo e aproveitar a sensação de liberdade e aventura.

Para praticar o esqui touring em Cajón del Maipo, é necessário contar com um bom nível de experiência em esqui e conhecimento das técnicas de segurança em ambientes de montanha! É recomendável estar acompanhado de um guia especializado para garantir a segurança e obter o máximo proveito da experiência.

5. Villa la Angostura, Argentina

Foto da estrada com paisagem de montanhas nevadas ao fundo e a placa que indica Argentina e Chile para direções opostas.

Esquiar em Villa La Angostura, na Argentina, é uma experiência maravilhosa para quem ama um esporte na neve! A Villa está localizada na região dos lagos da província de Neuquén, perto do Parque Nacional Nahuel Huapi, e oferece um cenário deslumbrante para a prática do esqui.

A principal estação de esqui em Villa La Angostura é o Cerro Bayo. Com pistas bem cuidadas e uma atmosfera acolhedora, o Cerro Bayo é conhecido por sua qualidade e tranquilidade. A estação oferece uma variedade de pistas para todos os níveis de habilidade, desde iniciantes até esquiadores mais avançados.

Uma das vantagens de esquiar em Villa La Angostura é a falta de multidões e filas, tornando a experiência mais tranquila e relaxante. Além disso, o Cerro Bayo é conhecido por sua qualidade de neve, com uma boa quantidade de neve fresca durante a temporada.

6. Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Foto da estrada dentro do Parque Nacional Torres del Paine no Chile, com as montanhas nevadas e o lago bem azul.

O Parque Nacional Torres del Paine é famoso por suas paisagens cinematográficas, montanhas imponentes, lagos cristalinos e trilhas de trekking desafiadoras. Aliás, se você valoriza uma boa vista, aqui você terá uma incrível das montanhas e colinas nevadas.

O clima e o terreno de Torres del Paine são mais adequados para atividades como caminhadas, escaladas e observação da natureza. Durante o inverno, as temperaturas podem ser muito baixas, com nevascas e ventos intensos, por isso a dica é levar roupas adequadas e acessórios de proteção.

Algumas atividades que você pode fazer no Parque Nacional Torres del Paine são:

  1. Caminhadas e trekking: O parque é conhecido por suas trilhas de caminhada desafiadoras e cênicas. A Trilha W e o Circuito O são as rotas mais famosas, oferecendo a oportunidade de explorar as montanhas, lagos, geleiras e vales em uma aventura inesquecível. As vistas espetaculares das famosas Torres del Paine e do Glaciar Grey estão entre os destaques dessas trilhas.
  2. Observação da vida selvagem: Torres del Paine é o lar de uma variedade de espécies selvagens. Durante suas caminhadas, você poderá avistar guanacos, condores, raposas, pumas (raramente avistados) e uma variedade de aves. Os pássaros endêmicos, como o ñandu, também são comuns na região.
  3. Cruzeiro pelo Lago Grey: Faça um passeio de barco no Lago Grey e maravilhe-se com os enormes icebergs flutuantes, provenientes do Glaciar Grey. É uma experiência única que permite uma visão mais próxima e impressionante do glaciar.
  4. Fotografia: O parque oferece oportunidades incríveis de fotografia. As paisagens deslumbrantes, com montanhas majestosas, lagos cintilantes, cachoeiras, fauna e flora exuberantes, são um paraíso para os fotógrafos em busca de imagens impressionantes.
  5. Acampamento e refúgios: O parque possui uma rede de acampamentos e refúgios que oferecem opções de acomodação para os visitantes que desejam passar várias noites explorando o parque. Acampar sob as estrelas ou ficar em um refúgio nas montanhas é uma experiência autêntica para aproveitar a natureza ao máximo.

7. Valle Nevado, Chile

Foto de carro alugado na estrada com montanhas cobertas de neve. Há uma criança dentro do carro posando para foto.

O Valle Nevado, localizado na Cordilheira dos Andes, no Chile, é um dos destinos mais populares no inverno. Com sua localização privilegiada e excelente infraestrutura para esqui e snowboard, o Valle Nevado oferece uma variedade de atividades e experiências para os turistas. Aqui estão algumas das principais coisas para fazer no Valle Nevado:

  1. Esqui e snowboard: Com mais de 40 pistas de diferentes níveis de dificuldade, os entusiastas de esportes na neve têm a oportunidade de aproveitar as pistas bem cuidadas e deslizar pela neve fresca. As áreas de esqui do Valle Nevado atendem a esquiadores e snowboarders de todos os níveis, desde iniciantes até profissionais experientes.
  2. Aulas de esqui e snowboard: Para aqueles que desejam aprender a esquiar ou melhorar suas habilidades, o Valle Nevado oferece aulas de esqui e snowboard ministradas por instrutores qualificados. As aulas são personalizadas para atender às necessidades individuais e são uma ótima maneira de aproveitar ao máximo sua experiência na neve.
  3. Heliski: Para os esquiadores e snowboarders mais experientes e aventureiros, o Valle Nevado oferece a opção de heliski. Nessa atividade, você é levado de helicóptero para áreas remotas e intocadas, onde pode desfrutar de descidas emocionantes em terrenos desafiadores e cercados por paisagens impressionantes.
  4. Caminhadas na neve: Aqui você pode explorar as trilhas designadas e admirar as vistas panorâmicas das montanhas cobertas de neve. É uma ótima opção para aqueles que desejam aproveitar a neve e a natureza sem necessariamente praticar esportes na neve.
  5. Relaxar e desfrutar das instalações: O Valle Nevado possui uma excelente infraestrutura para atender às necessidades dos visitantes. Você pode desfrutar de spas, piscinas aquecidas, restaurantes e bares que oferecem uma variedade de opções gastronômicas e bebidas para relaxar e se divertir após um dia nas pistas.
  6. Desfrutar das vistas panorâmicas: Além das atividades na neve, o Valle Nevado oferece vistas deslumbrantes das montanhas e do horizonte circundante. Aproveite para admirar a beleza das paisagens e tirar fotos memoráveis!

8. São Joaquim, Brasil

Foto do momento pela manhã no Brasil onde a geada toma conta da vegetação e deixa tudo branquinho, parecendo neve.

Oi? Neve no Brasil? Sim, nós temos! A cidade de São Joaquim é um gostinho de Europa em plena Serra Catarinense. Apesar de ser uma das principais produtoras de maçã do Brasil, o que chama atenção mesmo é o seu clima com as temperaturas mais negativas! Isso se dá pela sua localização em uma área de altitude elevada e sua proximidade com a Serra do Mar. Assim, as baixas temperaturas, especialmente durante o inverno, tornam São Joaquim um destino turístico popular, especialmente para aqueles que buscam a experiência da neve!

Especialmente durante os meses de junho a agosto, o turista que chega em São Joaquim encontrará paisagens deslumbrantes e uma variedade de atividades de inverno, como:

  1. Apreciar a neve: São Joaquim é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível testemunhar a queda de neve. Então, se você for um sortudo e conseguir ver a neve cair na região, aproveite para desfrutar dessa experiência única.
  2. Conhecer a vinicultura: Que tal visitar as vinícolas locais para conhecer o processo de produção de vinho? Você também pode desfrutar de belas paisagens de vinhedos. Mas, lembre-se: se beber, não dirija.
  3. Explorar a Serra Catarinense: São Joaquim está localizado exatamente na Serra Catarinense, então que tal fazer passeios pela serra e apreciar as paisagens, cachoeiras, trilhas e áreas de preservação ambiental? Aproveite!
  4. Praticar esportes de inverno: Durante os meses de inverno, é possível até praticar esportes de inverno, como esqui e snowboard. Embora as opções sejam limitadas em comparação com destinos internacionais, você pode encontrar áreas para praticar esses esportes e se divertir na neve.
  5. Visitar o Morro da Igreja: O Morro da Igreja é um dos pontos mais altos da região sul do Brasil. Além de proporcionar uma vista panorâmica deslumbrante, o local abriga o famoso cartão-postal Pedra Furada, uma formação rochosa interessante que vale a pena ser visitada.
  6. Gastronomia: Aproveite a oportunidade para experimentar a gastronomia local. São Joaquim é famoso por seus pratos típicos da serra, como o pinhão, trutas frescas e outras delícias culinárias.

9. Montanhas Chacaltaya e Huayna Potosí, Bolívia

Foto que mostra o vulcão da Bolívia ao fundo e os flamingos tomando água do rio a frente.

As montanhas Chacaltaya e Huayna Potosí, localizadas na Bolívia, oferecem uma variedade de atividades emocionantes para quem ama uma boa aventura na natureza! 

Uma das opções é escalar o Huayna Potosí, um dos picos mais famosos do país, com uma altitude de cerca de 6.088 metros. A montanha atrai montanhistas de todo o mundo que desejam enfrentar o desafio de escalar uma montanha de altitude elevada. Há opções de subir até o cume em uma expedição guiada, geralmente levando vários dias, ou fazer uma caminhada até o Acampamento Base para desfrutar das vistas deslumbrantes da montanha.

Além disso, é possível passear pela Montanha Chacaltaya, que costumava ser o ponto mais alto do mundo com uma estação de esqui, mas por conta do aquecimento global, a neve é cada vez mais rara por lá.

Aproveite sua viagem para realizar caminhadas e trekking na Bolívia. Tanto a Chacaltaya quanto o Huayna Potosí oferecem essas atividades. Ainda, existem trilhas que levam a paisagens deslumbrantes, com vistas panorâmicas das montanhas e geleiras circundantes. Aventure-se em caminhadas curtas ou em trilhas mais longas, aproveitando toda a beleza natural da região!

10. Ushuaia, Argentina

Foto do início da noite em Ushuaia, Argentina, também conhecido como fim do mundo. As montanhas estão cobertas pela neve.

Chegamos ao fim do mundo! Bom, para quem ama dirigir, sabe que essa é uma das rotas mais procuradas, seja pela beleza da paisagem, seja pela facilidade de completá-la.

A forma mais comum de chegar a Ushuaia de carro é partir de Buenos Aires, capital da Argentina. Prepare-se para cerca de 3.000 km, em torno de 3 a 4 dias de condução, dependendo do ritmo e das paradas ao longo do caminho.

A rota mais direta é seguir a Ruta Nacional 3, que percorre a costa da Argentina até a cidade de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. A partir de Rio Gallegos, você seguirá para o sul pela Ruta Nacional 40, passando por cidades como Rio Grande e Tolhuin, antes de chegar a Ushuaia.

Ushuaia, localizada na Argentina, é uma cidade fascinante conhecida como “a cidade mais austral do mundo”. Situada na região da Terra do Fogo, Ushuaia oferece uma ampla variedade de atividades e atrações turísticas. Vamos começar pela neve!

A cidade oferece uma estação de esqui chamada Cerro Castor, localizada a cerca de 26 km do centro de Ushuaia. Cerro Castor é reconhecida internacionalmente e oferece uma variedade de pistas para esquiadores de todos os níveis, desde iniciantes até esquiadores avançados. Com uma elevação máxima de cerca de 1.057 metros e uma área esquiável de aproximadamente 600 hectares, Cerro Castor possui um terreno diversificado e bem mantido.

As condições de neve em Ushuaia são geralmente muito boas, especialmente durante a temporada de esqui, que vai de junho a outubro. Durante esse período, é possível encontrar neve fresca e pistas bem preparadas para a prática do esqui e do snowboard. Além disso, é possível fazer aulas de esqui e snowboard por lá.

Além das pistas de esqui, o Cerro Castor oferece outras comodidades, como restaurantes, lojas de equipamentos, áreas de descanso e vistas panorâmicas deslumbrantes das montanhas e do Canal de Beagle.

Outras atividades para fazer em Ushuaia são:

  1. Explorar o Parque Nacional Tierra del Fuego: Faça caminhadas pelas trilhas do parque, aprecie a beleza da natureza, lagos, rios e montanhas, e desfrute de vistas deslumbrantes do Canal de Beagle. Uma opção popular é o Trem do Fim do Mundo, um antigo trem a vapor que percorre as paisagens do parque.
  2. Navegar pelo Canal de Beagle: Faça um passeio de barco pelo famoso Canal de Beagle, que separa a Argentina do Chile. Durante o passeio, você pode apreciar paisagens magníficas, avistar uma variedade de aves marinhas, como pinguins e cormorões, e até mesmo visitar a Ilha dos Lobos e a Ilha dos Pássaros.
  3. Visitar o Farol do Fim do Mundo: Localizado no Parque Nacional Tierra del Fuego, o Farol do Fim do Mundo é um marco histórico e um local de grande beleza. Você pode visitar o farol e aprender sobre sua história e importância na navegação ao longo dos tempos.
  4. Navegar até o Glaciar Martial: Faça um passeio de barco até o Glaciar Martial, localizado a poucos quilômetros de Ushuaia. Você pode apreciar a majestosidade do glaciar, fazer caminhadas pela área e até mesmo fazer um passeio de teleférico até o topo para desfrutar de vistas panorâmicas incríveis.
  5. Conhecer o Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia: O Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia é uma atração histórica interessante que conta a história da região, desde os primeiros habitantes indígenas até a colonização e a história da prisão de Ushuaia. 
  6. Experimentar a gastronomia local: Ushuaia oferece uma variedade de restaurantes e bares onde você pode experimentar pratos típicos da região, como cordeiro patagônico, frutos do mar frescos e deliciosas sobremesas, como o famoso doce de leite argentino.

11. Snowland, Brasil

Mais neve no Brasil! O Snowland é o primeiro parque de neve indoor da América Latina e está localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul. Esse é um destino único que permite aos visitantes vivenciarem a experiência de neve e atividades relacionadas durante o ano todo, independentemente das condições climáticas externas.

O parque foi inaugurado em 2013 e oferece uma série de atrações para todas as idades. A principal atração do Snowland é a pista de esqui e snowboard, onde os visitantes podem praticar esportes típicos da neve. A pista é projetada para iniciantes e intermediários, oferecendo uma experiência segura e divertida. 

Além da pista de esqui, o Snowland também possui uma área chamada Snowplay, onde as pessoas podem aproveitar atividades recreativas na neve, como tubing (descida em boias), escorregadores, batalhas de bolas de neve e construção de bonecos de neve.

O parque conta com uma estrutura completa, incluindo restaurantes, lojas de aluguel de equipamentos, lojas de souvenirs e espaços para descanso e relaxamento. Há também aulas de esqui e snowboard disponíveis para aqueles que desejam aprender ou aprimorar suas habilidades.

O Snowland é um destino bastante popular, especialmente durante o inverno e durante a temporada de férias. É uma opção ideal para aqueles que desejam experimentar a neve e atividades relacionadas sem precisar viajar para destinos de neve no exterior. Você pode consultar preços e mais informações no site oficial da Snowland.

Perguntas frequentes

Uma viagem para fora do Brasil requer muito planejamento, certo? Então, para te ajudar nessa programação, vamos responder as perguntas mais frequentes sobre uma viagem pela América do Sul na temporada de neve!

Como aproveitar a neve na América do Sul?

A melhor forma de curtir a neve no nosso continente é se preparar com antecedência! Antes de embarcar, é essencial se preparar adequadamente: separe roupas quentes e impermeáveis, incluindo casacos, calças, luvas, meias térmicas e botas, além de incluir itens primordiais como protetor solar e óculos de sol, pois a radiação solar pode ser intensa mesmo no inverno. Além disso, verifique as condições climáticas e as previsões de neve para a região que você planeja visitar.

Além disso, pesquise muito e escolha o equipamento certo. Se você pretende praticar esportes na neve, como esqui ou snowboard, é importante alugar ou adquirir o equipamento certo. Se você é iniciante, considere aulas ou orientação com instrutores qualificados para aprender as técnicas corretas e garantir uma experiência mais segura e divertida.

Por fim, explore além das pistas de esqui! Embora as estações de esqui sejam destinos populares, não deixe de explorar outras atividades e paisagens que cada país tem a oferecer. Faça caminhadas na neve, passeios de trenó, visite vilarejos pitorescos próximos ou que tal uma aventura de snowmobile? 

Quando neva na Argentina?

Geralmente a neve na Argentina começa em junho e segue até setembro. No entanto, é importante notar que essas datas podem variar dependendo das condições climáticas específicas de cada ano.

Para os amantes de neve, o ideal é curtir Bariloche, na província de Río Negro, a região mais famosa para a prática de esqui e snowboard. 

Quando neva no Chile?

A temporada de neve no Chile é mais comum entre os meses de junho a setembro. Como já mencionado anteriormente, a Cordilheira dos Andes, que atravessa o país, é a principal área onde o turista pode encontrar neve no Chile. A região central do país, que inclui Santiago e seus arredores, possui algumas das estações de esqui também. Estâncias de esqui como Valle Nevado, La Parva e El Colorado são destinos populares para os amantes de esportes radicais na neve.

Quando neva na Bolívia?

A neve tende a começar em maio na Bolívia e finalizar em setembro. Para curtir a neve, lugares como o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, localizado no sudoeste do país, e a famosíssima Cordilheira Real, perto de La Paz, são regiões onde esse fenômeno climático pode aparecer durante toda a temporada de inverno.

Quais lugares tem neve o ano todo?

Não existe nenhum país na América do Sul onde a neve esteja presente o ano inteiro. Essa parte do continente é predominantemente tropical e subtropical, com estações bem definidas, incluindo um período de inverno mais frio em algumas áreas montanhosas. Embora alguns locais nas montanhas possam ter neve durante boa parte do ano, ela ainda é sazonal e está sujeita a variações climáticas.

Alguns picos de montanha muito elevados podem apresentar neve o ano todo, mas isso geralmente está restrito a cumes extremamente altos e inacessíveis, como o Aconcágua na Argentina, que é a montanha mais alta das Américas. Nessas altitudes extremas, as condições climáticas são adversas e a presença de neve permanente é mais uma exceção do que a norma.

Onde neva mais na América do Sul?

O país da América do Sul com a temporada de neve mais longa é a Argentina. Devido a sua extensa cordilheira dos Andes e a presença de estações de esqui bem desenvolvidas, a Argentina oferece uma temporada de neve consideravelmente mais longa em comparação com outros países da região.

A região de Bariloche, na província de Río Negro, é particularmente conhecida pela neve! Muitos brasileiros aproveitam a temporada de esqui em Bariloche, que geralmente começa em meados de junho e se estende até setembro ou até mesmo outubro, dependendo das condições climáticas, para curtir as férias de inverno. Essa duração estendida se deve à altitude e à localização geográfica favorável, que permitem a formação e a manutenção da neve por um período prolongado.

Como já falamos anteriormente, as províncias de Mendoza, San Juan, Neuquén e Chubut também têm estações de esqui populares e uma temporada de neve ampliada no país.

Quais são todos os países que nevam?

Os países que podem contemplar a temporada de neve na América do Sul são Argentina, Chile, Peru e Bolívia.

Explore mais cidades de carro!

Na Rentcars, trabalhamos com promoções o ano todo e até 30%OFF na tarifa para viagens de carro no Brasil e no mundo. Além disso, você recebe o melhor atendimento e todo suporte necessário para o seu aluguel de carro. Faça sua reserva na maior plataforma de aluguel de carros da América Latina e aproveite a viagem!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment