Pensando em visitar Natal, no Rio Grande do Norte? Veja nosso roteiro passando na Praia de Ponta Negra, Praia do Forte, Parque das Dunas e o Cajueiro de Pirangi, o maior do mundo!
Um cenário de filme cercado por falésias, dunas e águas claras. É assim que podemos começar a descrever Natal, uma linda cidade nordestina que conta com um povo acolhedor e sorridente.
Capital do Rio Grande do Norte, a região foi fundada no século XVI por portugueses e é considerada uma das mais lindas do Brasil, graças aos seus mais de 400 km de costa e diversas opções de o que fazer, seja por terra ou por mar, em meio à natureza ou até no asfalto.
Embarque nas nossas dicas e aproveite as sugestões do nosso roteiro, que inclui a exuberante Praia de Ponta Negra, o famoso Parque das Dunas e as lindas lagoas de Pitangui.
Praia de Ponta Negra
Durante praticamente todos os dias do ano, o sol predomina! E para quem ama praia e natureza, o destino se encaixa perfeitamente num incrível roteiro de férias.
Ao chegar à localidade, conheça de perto um dos mais lindos cartões-postais potiguares, a Praia de Ponta Negra, que tem como cenário o famoso Morro do Careca, situado a 20 km do centro, partindo de carro.
Ao longo da areia clara existem várias espreguiçadeiras (que não são muito comuns no Nordeste), mas se você está com criança ou prefere o mar tranquilo, o canto direito é a melhor opção, pois a água é bem mais calma.
Além disso, a área é perfeita para praticar windsurf, kitesurf e stand-up paddle, assim como para fazer um tour nas chamadas jangalancha, um tipo de jangada com motor, que partem de hora em hora do bar Old Five e contornam o Morro do Careca indo até a praia do Alagamar, que é território da Aeronáutica.
Já o calçadão local é convidativo para uma boa caminhada ao entardecer. Isso sem falar que por ali é fácil encontrar ótimos bares e casas noturnas, além de restaurantes renomados, que servem pratos típicos à base de frutos do mar, carne de sol, feijão-verde e arroz de leite.
Praia do Forte de Natal
Outra excelente opção do que fazer nos dias ensolarados é ir à Praia do Forte, que leva esse nome por causa do Forte dos Reis Magos. Situada a 35 minutos em relação ao Aeroporto de Natal (NAT), ela possui uma agradável piscina natural, formada por causa de seus recifes e pela ação da maré baixa.
Passando por ali, aproveite o passeio e conheça o forte, um verdadeiro marco arquitetônico de Natal, fundado em 1599 e que possui formato semelhante ao de uma estrela de cinco pontas. Para chegar até ele, basta caminhar 500 metros por uma passarela totalmente segura. Chegando lá, você terá a oportunidade de aprender muito sobre a história local, apreciar os seus antigos canhões e fotografar umas das mais lindas vistas da cidade e do mar.
Dunas com ou sem emoção?
Impossível ir à Natal e não se aventurar em suas dunas! Uma boa opção para quem quer uma folguinha do mar é o Parque das Dunas, que fica no coração da cidade, a 20 minutos do centro, dentro de uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica.
Considerado Patrimônio Ambiental da Humanidade pelo UNESCO, o local é o maior parque urbano sobre dunas do Brasil e possui trilhas que variam de 3 quilômetros a 800 metros. As crianças também podem aproveitar muito o passeio por lá, afinal, existem brinquedos e muito espaço para correr e se divertir!
Seguindo o seu roteiro por Natal, a Lagoa de Genipabu não pode ficar de fora do seu trajeto. Localizada em meio ao deserto e cercada por dunas branquinhas, esse belo atrativo está a 30 km da capital e serviu de cenário para algumas novelas globais. Além de muita beleza, você ainda pode desfrutar de uma ótima infraestrutura, contando com excelentes restaurantes.
Cajueiro de Pirangi: o maior do mundo!
Se você passar por Natal e não fizer uma parada para conhecer o maior cajueiro do mundo, de nada valerá a sua visita! Assim sendo, siga até Parnamirim, pela BR 101, e vá até o Cajueiro de Pirangi. Feito de carro, o trajeto leva pouco mais do que 30 minutos para quem parte do centro.
Por lá, a enorme árvore ocupa quase 9 mil metros quadrados e não para de crescer, pois produz cerca de 50 toneladas de caju por ano! Durante uma agradável caminhada por entre seus galhos, você mesmo poderá colher a fruta e degustar um maravilhoso e geladinho suco natural, servido de graça nos quiosques locais. Encerre a sua visita no mirante, onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a área.
Dica: para entrar no parque é necessário pagar uma taxa, mas é bom verificar o valor antes de viajar, pois ele pode variar de acordo com a época do ano. Além disso, não se esqueça de reservar um espaço extra na mala do carro, pois o lugar ainda conta com uma feirinha de artesanatos, onde é possível comprar não só bibelôs de cajus, mas também doces e outras iguarias feitas dessa maravilhosa fruta.
Aproveite a visita e dê um bom mergulho na bela Praia de Pirangi do Norte, a 50 metros do cajueiro, onde você também poderá aproveitar alguns restaurantes e passeios pela região.
Para conhecer Natal com conforto e autonomia, sem dúvidas, você precisará de um carro, já que algumas das principais atrações ficam afastadas do centro. Para chegar a esse destino, saiba que é possível seguir por três estradas principais, a BR-101, que costeia o litoral leste nordestino, a BR-304, que conecta o Ceará ao Rio Grande do Norte e a BR-406, que liga a capital à Macau, no noroeste do estado.
Agora, se preferir desembarcar no aeroporto, você pode contar com a facilidade de sair de lá já com um veículo, afinal, o Aeroporto de Natal fica em Parnamirim, a 35 km de distância dos hotéis da Via Costeira e da zona hoteleira de Ponta Negra.
Para que seu passeio seja ainda mais confortável e para que você e sua família consigam desfrutar de todo o roteiro planejado, lembre-se de que a Rentcars.com oferece os melhores preços para locação de veículos, pois conta com mais de 100 locadoras parceiras. Assim você garante os melhores preços e ainda conta com serviços indispensáveis para uma boa viagem, como GPS, cadeirinha para crianças e bebê conforto. Confira agora mesmo em nosso site ou faça a sua reserva em nosso aplicativo, disponível tanto para iOS quanto para Android.