Com a proximidade do Carnaval, cresce a ansiedade dos foliões e, junto com ela, a procura por destinos vibrantes que celebram uma das maiores festas do Brasil! Destacam-se cidades como o Rio de Janeiro, onde os desfiles grandiosos e a energia contagiante das ruas atraem multidões apaixonadas pelo samba; São Paulo, com seus desfiles competitivos e a diversidade cultural que se reflete nos blocos de rua; e Recife e Olinda se destacam por suas tradições carnavalescas autênticas, marcadas por ritmos como frevo e maracatu. 

Além desses destinos, vamos explorar mais de 10 opções espetaculares para curtir o Carnaval, tanto dentro quanto fora do Brasil. Prepare-se para descobrir destinos fascinantes e mergulhar na alegria carnavalesca!

Qual é o melhor lugar para passar o Carnaval?

Existem centenas de lugares ideais para curtir o Carnaval no Brasil! Confira a nossa seleção de destinos:

Rio de Janeiro, RJ

Foto da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. A foto mostra a vasta faixa de areia e as árvores da região. O céu está azul e tem diversos guarda-sóis montados na areia.

O Carnaval do Rio de Janeiro é uma festa espetacular mundialmente conhecida por seus grandiosos desfiles de escolas de samba no Sambódromo. As ruas se enchem de vida com blocos de rua animados, onde multidões se reúnem para celebrar com música, dança e fantasia. A energia contagiante da cidade se estende por praias icônicas, como Copacabana e Ipanema, onde festas à beira-mar e desfiles de blocos tradicionais criam uma vibe única!

Durante o Carnaval, o trânsito pode ser mais intenso na capital carioca, entretanto, de carro ainda é possível conhecer destinos próximos ao Rio de Janeiro que, em geral, são mais tranquilos durante o período. Confira nossos roteiros pela região Sudeste do Brasil para planejar sua viagem da melhor forma! 

São Paulo, SP

Foto do MASP, Museu de Arte de São Paulo, na capital paulista. A construção é futurística, com duas grandes sustentações na cor vermelha e todo o prédio é preenchido com vidros. A avenida Paulista está vazia.

O Carnaval de São Paulo destaca-se pela sua diversidade cultural e pela grandiosidade dos desfiles no Sambódromo do Anhembi. As escolas de samba competem em espetáculos cheios de criatividade e paixão. Além disso, a cidade oferece uma vasta programação de blocos de rua, que atraem moradores e turistas para celebrar nos bairros mais diversos, como Vila Madalena e Pinheiros.

Aproveite sua passagem pela capital paulista, para alugar um carro e ter mais liberdade para conhecer os pontos turísticos da região

Recife, PE

Foto da orla de Recife, em Pernambuco. O mar é super azul e tem uma infinidade de prédios residenciais e comerciais a beira do mar.

Recife é palco de um Carnaval vibrante e multicultural, com uma mistura única de ritmos como frevo, maracatu e ciranda. Os tradicionais blocos de rua arrastam multidões pelo centro histórico, enquanto o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo, toma conta das principais avenidas. A cidade ganha vida com festas à beira-rio, oferecendo uma experiência autêntica e emocionante.

Além da capital pernambucana, alguns destinos próximos a cidade oferecem festividades tão incríveis quanto. Neste roteiro, separamos 10 viagens curtas saindo de Recife para fazer de carro.

Olinda, PE

Foto aérea de Olinda, Pernambuco. É possível ver a Igreja de Nossa Senhora do Carmo com o mar vasto e azul ao fundo. A Igreja é rústica e pintada de branco e amarelo.

Ao lado de Recife, Olinda oferece um Carnaval igualmente cativante, destacando-se por seus coloridos bonecos gigantes e ladeiras íngremes que se transformam em verdadeiras passarelas de foliões. Os blocos tradicionais, como o Eu Acho é Pouco, atraem admiradores da cultura carnavalesca. A cidade histórica respira folia, proporcionando uma experiência pra lá de animada!

Salvador, BA

Foto da praia do Forte, em Salvador, na Bahia. Além do mar azul e suas pedras, é possível ver o Farol da Barra ao fundo.

O Carnaval de Salvador é conhecido pela sua intensidade e participação ativa do público. Os trios elétricos arrastam multidões ao som do axé, enquanto os foliões, conhecidos como “pipoca”, participam da festa nas ruas. O circuito Barra-Ondina e o Pelourinho são os pontos altos, com artistas renomados animando o público em uma celebração que mistura tradição e modernidade. A diversidade e a alegria contagiante tornam o Carnaval de Salvador uma experiência obrigatória.

E se o seu destino em fevereiro é Salvador, confira os pontos turísticos obrigatórios em sua passagem pela cidade!

Praia de Pipa, RN

Foto da Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. A muralha de terra vermelha fica de um lado e o mar azul do outro, sendo que a separação se dá pela vasta faixa de areia. Ainda há algumas vegetações na praia e a areia está vazia.

O Carnaval na encantadora Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, é uma celebração descontraída e animada, com a combinação única de festividades de rua e a tranquilidade de curtir uma boa praia. Os blocos de rua e festas à beira-mar criam um ambiente vibrante, onde os foliões podem desfrutar de músicas locais, danças e a beleza natural que a região oferece. Pipa se transforma em um destino festivo e acolhedor durante o Carnaval, atraindo tanto os amantes da folia quanto aqueles que buscam uma celebração mais tranquila.

Além de Pipa, diversas outras praias brasileiras são perfeitas para viajar. Conheça as 10 melhores praias do Brasil para viajar de carro e ter uma experiência calma e relaxante.

Belo Horizonte, MG

Foto de um prédio icônico da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A construção é antiga e na cor bege. O céu está azul com algumas nuvens. A rua está vazia.

Belo Horizonte é palco de um Carnaval efervescente, conhecido por seus inúmeros blocos de rua e desfiles que ocupam a cidade. A capital mineira oferece uma experiência única, com ritmos variados, desde os tradicionais sambas até as músicas contemporâneas. A diversidade cultural se destaca nos diferentes bairros, proporcionando aos foliões a oportunidade de explorar a cidade e participar de festividades autênticas e acessíveis.

Florianópolis, SC

Foto da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina. O céu está bem claro e azul, tem vegetação verde ao lado e uma pequena faixa de areia. Ainda é possível ver um trapiche de madeira e um barco parado.

O Carnaval em Florianópolis, Santa Catarina, representa uma festa multicultural no Sul do país! Conhecida como a Ilha da Magia, essa cidade é lar de algumas das praias mais deslumbrantes e renomadas do Brasil. Além disso, durante o mês de fevereiro, a região ganha vida com tradicionais blocos de rua, desfiles, festas temáticas e uma variedade de eventos que englobam diversos estilos musicais. A combinação da beleza natural das praias e da calorosa hospitalidade dos moradores locais contribui para criar uma celebração de Carnaval espetacular!

Manaus, AM

Foto aérea da Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro, em Manaus. É possível ver 3 barcos cruzando o rio.

O Carnaval em Manaus, no coração da Amazônia, é uma festividade marcada pela fusão de ritmos regionais, como o boi-bumbá e influências culturais únicas. Os desfiles de escolas de samba e os eventos temáticos destacam a rica tradição artística da região. A celebração se estende às ruas e aos espaços públicos, onde os moradores e visitantes podem participar de festas animadas e apreciar as expressões culturais amazônicas durante esse período festivo.

Onde passar o Carnaval gastando pouco?

Uma boa opção para passar o Carnaval gastando pouco é na capital mineira, que tem visto um aumento nos blocos de rua e festividades carnavalescas. Os eventos são diversificados e acessíveis, permitindo que os foliões aproveitem o Carnaval com pouco dinheiro. Além dela, temos São Luís do Maranhão, que oferece um Carnaval mais em conta e, ainda assim, cheio de tradição e cultura, com seus blocos de rua, tambor de crioula e danças típicas.

Lugares para viajar no Carnaval fora do Brasil

Aqui vão alguns destinos incríveis fora do país para viajar de carro durante o Carnaval!

Lisboa, Portugal

Foto das casas de telhados laranjas da cidade de Lisboa, em Portugal. A similaridade das construções fazem a foto ser incrível e registrar uma identidade da capital portuguesa.

Em fevereiro, Lisboa também celebra o Carnaval! Por lá, o ideal é explorar os bairros pitorescos como Alfama e Bairro Alto, que além de proporcionar algumas comemorações de rua de forma gratuita, ainda é possível saborear a culinária local em restaurantes tradicionais e super bem avaliados! Para fazer uma viagem super planejada, veja o nosso roteiro em Lisboa e arredores, com dicas do que fazer em poucos dias.

Montevidéu, Uruguai

Foto da orla da praia na cidade de Montevidéu, Uruguai. A noite está começando a aparecer, o céu está azul e é possível ver as luzes de todos os prédios ao fundo.

O mês de fevereiro em Montevidéu é ideal para explorar as praias como Pocitos e Ramírez, onde é possível “fugir” do Carnaval e relaxar curtindo um clima super agradável. Agora se você quer aproveitar a vibe carnavalesca, uma boa pedida é esticar até a Ciudad Vieja onde ocorrem diversos eventos que destacam a paixão do país pela música e dança.

Buenos Aires, Argentina

Foto do ponto turístico famoso da região de Buenos Aires, na Argentina, o El Caminito, com suas cores super chamativas. Ao topo, vemos a bandeira do país. O dia está claro.

Em Buenos Aires, fevereiro é sinônimo de verão e cultura vibrante. Passeie pelo encantador bairro de San Telmo, descubra a riqueza artística de La Boca e desfrute dos parques como o Bosques de Palermo. As festividades do Carnaval portenho são famosíssimas e reconhecidas principalmente por seus desfiles coloridos e energia única.

E já que falamos de Uruguai e Argentina por aqui, que tal fazer de carro os dois países? Confira as dicas especiais desse trecho tão procurado pelos amantes da América do Sul.

Santiago, Chile

Foto dos bondinhos que fazem o circuito na cidade de Santiago, no Chile. Ao fundo, é possível ver os montes com seus picos nevados e também os prédios comerciais da região. Tem dois bondinhos em andamento.

O clima ameno de fevereiro em Santiago proporciona a oportunidade perfeita para explorar a cidade e seus arredores. Suba ao Cerro San Cristóbal para uma vista panorâmica espetacular, descubra o centro histórico e aproveite os vales vinícolas nas proximidades, como o Vale do Maipo

Cancun, México

Foto de Cancun, Mexico, com vista para os resorts de luxo da região. É possível ver o mar com mistura de cores entre verde e azul e as construções que ficam a beira mar.

Cancun em fevereiro é um paraíso tropical! Além das deslumbrantes praias de areia branca e águas cristalinas, os visitantes podem explorar a beleza subaquática dos recifes de coral, participar de atividades aquáticas emocionantes e absorver a animada atmosfera da Zona Hotelera. Fevereiro é uma excelente época para desfrutar do calor sem o auge da temporada de turismo.

E se você está planejando ir para o México no período do Carnaval, em fevereiro, saiba que essa é uma excelente época para desfrutar do calor sem o auge da temporada de turismo. Assim, fica ainda mais fácil alugar um carro e desbravar pontos icônicos da região de Cancún como a Isla Mujeres e Riviera Maya.

Miami, EUA

Foto de Miami Beach onde é possível ver o mar ao fundo e uma casa de salva vidas em frente. A casa é toda decorada com as cores da bandeira dos Estados Unidos. O céu está claro e bem azul.

Miami brilha em fevereiro com temperaturas agradáveis. Explore as praias de South Beach, mergulhe na cultura artística de Wynwood, e faça compras em lugares como o Lincoln Road Mall. Ainda, em fevereiro, Grande Miami e Miami Beach são cenários de uma série envolvente de eventos celebrando o Carnaval com muita música, arte e culinária latina.

E a gente sabe que Miami é uma cidade feita para carro! Por isso, confira nosso roteiro pela cidade e também as formas de economizar em sua viagem pela Flórida.

Com uma abundância de destinos e festividades para explorar, não tem desculpa: o Carnaval te espera! No entanto, para garantir que você possa se planejar e aproveitar ao máximo essa experiência, é essencial antecipar a reserva do hotel, do carro e das passagens. Dessa forma, você elimina essas preocupações da cabeça e pode focar apenas na melhor parte: cair na folia!

Viajar de carro no Carnaval proporciona a liberdade de criar sua própria road trip, explorando destinos e lugares novos e próximos às celebrações carnavalescas. A flexibilidade oferecida pelo carro aumenta a oportunidade de compreender toda a cultura e história que o Carnaval carrega. Faça a simulação de preços dos carros disponíveis em fevereiro e bora colocar o pé na estrada!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment