Para facilitar a locomoção de um local para outro o homem é capaz de fazer construções incríveis, verdadeiras obras de arte de concreto que encantam e são dignas de muitas admiração. Hoje, iremos viajar pelas Estradas mais desafiadoras do mundo.

Vamos listar algumas, começando por duas brasileiras: A Serra do Rio Rastro, em Santa Catarina, já falada aqui no blog; e a Transamazônica – que ao contrário das demais, causa espantamento e transtorno por ser a terceira maior do Brasil, com 4223 km, que têm de ser percorridos no barro, ou na lama em dia de chuva. Isso quando os motoristas conseguem de fato terminar o percurso.
A quantidade de lama é tão grande que nem automóveis preparados para esse tipo de estrada conseguem prosseguir.
Lagos Congelados, no Canadá
Essa não é exatamente uma estrada. É um conjunto de lagos congelador que formam um caminho para caminhões. Liga Tibbit a Contwoyto, no extremo no norte do Canadá.
Como são lagos congelados, a estrada abre somente durante o rigoroso inverno e fica sob constante monitoramento.
Já no Alasca a Rodovia Dalton foi construída nos anos 70 e vai da cidade Livengood até os poços de petróleo da Baía de Prudhoe.
São 640 km desertos, sem asfalto, em meio a montanhas, sem posto de gasolina, hotéis, ou restaurantes.
High Five Interchange, no Texas
O trevo conecta a Interestadual 635 com a Nacional 75, com cinco níveis diferentes ela forma um labirinto de viadutos e 37 pontes. MIlhares de pessoas passam por ali diariamente.
Semelhante a ela, há a The Judge Harry Pregerson Interchange, em Los Angeles. Um complexo viário com inúmeras ruas conectadas para acomodar o enorme fluxo viário.
No Reino Unido há a Gravelly Hill Interchange, apelidada também de “The Spaghetti Junction”, é a junção da importante auto-estrada M6 com a movimentada A38 Expressway Aston em Birmingham. Ela acomoda 2 linhas ferroviárias, 3 canais e 2 rios. É a junção mais complicada no Reino Unido.
Túnel de Guoliang, na China
Para chegar até as inúmeras belezas naturais da província de Hunan, no Sul da China, é preciso passar pelo túnel de Guoliang, talhado por moradores locais no interior dos imensos penhascos das montanhas Taihang, a beira de um precipício. Para acabar com a situação de isolamento do vilarejo, os moradores locais usaram apenas marretas.
Muito semelhante a ele, em Taiwan existe a Taroko Gorge Road que corta as montanhas e o Parque Nacional Taroko. O trajeto começa a oeste do Distrito Dongdhi em Taichung e atravessa a Cordilheira Central, seguindo o rio Dajia e atravessando os municípios de Guguan e Cingshan.

O local é usado como rota de transporte de mármore e proporciona belíssimas vistas aos turistas. As estradas do desfiladeiro são bastante estreitas e pedestres, motos, ônibus e carros precisam disputar o espaço.
Passo dello Stevio, na Itália
Tem 24 km e fica a mais de 2700 metros de altura. Suas belas paisagens alpinas encantam tanto quanto suas mais de 50 curvas fechadas causam admiração.
Na Noruega existe a Estrada do Troll, em Trollstigen. Fica a mais de 800 metros de altura e tem 11 curvas fechadas e também proporciona paisagens incríveis sobre as montanhas, à beira da cachoeira de Stigfossen.
Ainda há estradas muito semelhantes a essas. Quem desejar conhecer pode procurar por: Col de Turini, na França; Pasubio, no norte da Itália; Los Caracoles, nos Andes Chilenos; Tian Men Chan, na China; e Garganta do Dades, no Marrocos.