Vai alugar um carro? Saiba o que esperar do momento de retirada e devolução do carro para ter uma experiência incrível na sua locação!

Mulher com chave na mão abrindo carro

Para quem nunca alugou um veículo, a retirada e devolução do carro podem ser momentos de grande tensão. Afinal, são muitos os pontos que merecem a sua atenção para que a experiência com o aluguel de carros seja super positiva.

Por isso, fizemos um manual com tudo o que você precisa saber na hora de retirar e devolver o seu carro alugado. Fique de olho nos detalhes e boa viagem!

Retirada do carro alugado

1. Tenha em mãos o voucher da Rentcars.com

Depois de fazer a sua reserva, o primeiro ponto de atenção é o voucher da Rentcars.com.

É nele que você vai encontrar informações importantes sobre a sua reserva, desde itens mais básicos — como a data e horário de retirada e retorno do carro — até quais proteções estão inclusas, documentos necessários e outras orientações indispensáveis.

Além disso, também é crucial que você imprima o voucher e o leve com você até o balcão da locadora!

No voucher, você também encontra as “Orientações Gerais de Locação”, que são as regras normalmente aplicadas pelas locadoras. Muitas das dúvidas mais comuns sobre o aluguel de carros são esclarecidas nesta parte, por isso, recomendamos a leitura!

2. Documentos necessários

É super importante ter com você todos os documentos necessários. Isso porque a falta de qualquer um deles pode impedir a retirada do carro!

E fique atento! Reservas nacionais e internacionais exigem documentos diferentes! Veja a seguir quais os documentos necessários:

Para reservas no Brasil
1) Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de 2 anos (definitiva), válida e
dentro do prazo de vencimento;
2) RG e CPF originais, sem restrições junto ao SPC ou SERASA. Para estrangeiros, é necessário também o passaporte original (no caso de dupla nacionalidade, todos os documentos devem ser da mesma);
3) Cartão de crédito para o bloqueio caução em nome do locatário (falaremos sobre este item específico mais à frente);
3) Comprovante de reserva (voucher).

Para reservas no exterior
1) Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de 2 anos (definitiva), válida e dentro do prazo de vencimento;
2) Passaporte original e válido;
3) Cartão de crédito para o bloqueio caução em nome do locatário;
4) Comprovante de reserva (voucher);
5) PID ou CHI (Permissão Internacional para Dirigir).

Lembrando que a CNH e passaporte precisam ser também da mesma nacionalidade!

Sempre confira no seu voucher de reserva quais são os documentos solicitados pela locadora 🙂

3. Contrato de locação do veículo

Atendente da locadora ajudando o locatário
Fique atento ao contrato de locação do veículo!

Também é na retirada no balcão da locadora que o contrato de locação do veículo será aberto. O contrato especificará todos os termos e condições de sua reserva e, por isso, é muito importante lê-lo com atenção.

Lá estão especificados os seus direitos e deveres como locatário, como, por exemplo, o que acontece em casos de infrações de trânsito, apreensão do veículo, condições das proteções contratadas, franquia das proteções, entre outros. Dá para ver como este documento é importante, não?

Leia com atenção e tire suas dúvidas com o colaborador da locadora!

Atenção: também na abertura do contrato de locação, fique atento aos opcionais já inclusos e àqueles que a locadora quer incluir além do que consta na sua reserva!

Qualquer problema ou dúvida que você tenha sobre o contrato, mesmo depois da retirada do veículo, não deixe de falar com o time de atendimento da Rentcars.com!

4. Caução de garantia

Uma das principais dúvidas de quem está alugando um carro pela primeira vez é o caução de garantia. O caução não é nada mais do que uma garantia para a locadora, uma precaução caso qualquer coisa aconteça com o veículo.

O caução é um valor retido no cartão de crédito do locatário (quem assinou o contrato de locação) e é devolvido após a vistoria final do carro se tudo estiver ok com ele. Fique tranquilo: o valor não é debitado no cartão, apenas retido ou bloqueado no limite.

O valor do bloqueio caução do carro que você reservou varia de acordo com o modelo, locadora, período de locação, entre outros itens. Se você tem dúvidas quanto ao valor que deverá ser retido como caução de sua reserva, entre em contato com a nossa central de atendimento!

Atenção! O cartão de crédito precisa ter limite suficiente para o bloqueio e, para reservas fora do Brasil, ele também precisa ser internacional.

Para saber tudo sobre o bloqueio caução, dê uma olhada no nosso post dedicado somente a este item!

5. Inspeção do veículo

A inspeção do veículo acontece na retirada e na devolução do carro. A locadora faz a inspeção para detectar avarias, como arranhões nos carros alugados, e assim identificar qual condutor é responsável por elas.

Por isso é importante que você acompanhe a vistoria e veja se o carro que você vai retirar já apresenta algum arranhão ou amassado que pode passar despercebido. Se necessário, avise o colaborador da locadora que está fazendo a vistoria para não ter problemas no momento da devolução do carro.

Terminada a vistoria, você recebe o laudo da inspeção para assinar. É importante ficar atento, já que qualquer avaria identificada na volta do veículo que não consta neste laudo poderá ser cobrada.

Durante a vistoria, cheque tudo! Lataria, vidros, retrovisores, pneus, itens de segurança, interior do carro…

Devolução do carro alugado

1. Tanque de combustível

É muito importante que você fique atento ao tanque de combustível do carro para entregá-lo! Isso porque a locadora irá cobrá-lo caso você devolva o carro com o tanque vazio e o preço por litro é geralmente mais salgado do que o praticado pelos postos!

Algumas reservas podem já incluir o enchimento do tanque de combustível no retorno, verifique se a sua reserva foi feita com o plano que contém esta facilidade. Ela normalmente também inclui a retirada do carro com tanque cheio, o que é outra vantagem 🙂

2. Nova inspeção

Como já falamos ali em cima, no momento da devolução do carro à locadora, é feita uma nova inspeção para verificar se o carro está nas mesmas condições da retirada.

Se estiver tudo certinho, não há com o que se preocupar!

Se alguma avaria for detectada, são grandes as chances de a locadora reter pelo menos parte do valor caução que você deixou como garantia. O valor, é claro, varia de acordo com dano e com a locadora.

3. Devolução do valor do bloqueio caução

Passando na inspeção, o valor retido no cartão de crédito do locatário será liberado.

Mas atenção: a devolução não é imediata! Pergunte sobre o prazo para o desbloqueio na locadora 🙂

4. Recibo

O recibo é a última parte. Não se esqueça de pedir um recibo de que seu contrato de locação foi terminado!

Pronto para não ter surpresas na retirada ou devolução do carro? Qualquer dúvida, conte com a nossa central de atendimento ou deixe seu comentário aqui embaixo!

8 Comentários

  1. Paulo Renato Mendonça Responder

    Contratar um carro com o tanque cheio não é a melhor opção. Algumas locadoras abaixam a bóia do tanque e, assim, vc paga por um tanque cheio quando, na verdade, ele está com 3/4 de combustível, no máximo.

    • Olá, Paulo. Isso chegou a acontecer com você? Porque não é uma situação comum. Prezamos pelo atendimento de excelência, assim como selecionamos nossas parceiras para que sigam sempre um padrão de qualidade.

    • Oi José! Exatamente! O carro virá abastecido e ao devolver o senhor deve repor conforme foi recebido. Boa locação!

  2. Boa noite

    Até quanto tempo depois a empresa pode cobrar alguma avaria? Existe algum prazo?

    • Olá, Manoel! Avarias do carro normalmente não demoram a chegar, visto que a locadora verifica o estado do veículo assim que devolvido. Porém, cobranças de multas e pedágios não tem um prazo para chegar, pois varia de cada localidade e tempo da locadora identificar o condutor.

  3. No meu contrato não fala sobre entregar o carro limpo é obrigado entregar limpo, ou se cobra para limpar após a entrega?

    • Oi Natan, o carro deve ser entregue nas mesmas condições em que foi retirado. Só será cobrada taxa extra de limpeza caso o carro esteja visivelmente sujo.

Deixe um comentário

cinco × 2 =