Meu carro alugado quebrou e agora? Fique calmo! Neste post falamos tudo o que você precisa saber se o seu carro alugado parar na rua, furar um pneu ou qualquer outra situação.

Alugar um carro e vê-lo parado devido a uma falha mecânica é uma situação desagradável, mas que, no entanto, pode ocorrer por consequências da má condição das vias brasileiras ou outros fatores imprevistos. Os buracos na pista e a sinalização precária – que muitas vezes não sinalizam lombadas ou pistas irregulares, por exemplo, contribuem para a danificação de uma suspensão, um pneu furado e até mesmo acidentes.

Se o seu carro alugado quebrou, as locadoras possuem assistência 24 horas e o conserto pode sair sem nenhum custo. Neste post, explicaremos quais os procedimentos a serem seguidos em caso de quebra do automóvel.

O carro alugado quebrou e agora?

Se o veículo que você alugou apresentou alguma pane mecânica ou elétrica, o primeiro passo a ser tomado é comunicar o fato imediatamente à agência de locação. Certifique-se de sua localização e, caso você não conheça muito bem a região, tente descobrir o nome da rua ou algum ponto de referência para facilitar a identificação.

Independente do horário – seja de dia ou à noite –, faça o contato primeiramente com a locadora (loja de retirada do carro alugado). Boa parte das agências de locação, como a Hertz e Unidas, contam com um telefone exclusivo para a assistência 24 horas. Caso a operadora não tenha, ligue para a central de atendimento Rentcars.com 4003 7368 (capitais), 0800 604 7368 (demais localidades) ou +55 41 3152 9700 (chamadas internacionais).

Algumas pessoas ficam nervosas diante de uma situação de quebra do veículo alugado e, na ânsia de resolver rapidamente a situação, acabam seguindo o caminho “errado” e tendo mais dor de cabeça ao tentar resolver o caso. Portanto, fique calmo e siga as instruções, pois a agência de locação só cobrirá os custos da oficina se o usuário utilizar o serviço de uma empresa cadastrada e autorizada.

Posso consertar o carro alugado por conta?

Levar o veículo a uma oficina de sua confiança, sem o aval da locadora, infringe uma das regras do contrato e você perderá a cobertura da proteção do carro. Todo o custo com mão de obra e substituição de peças ficará, neste caso, sob a sua responsabilidade.

O que fazer caso seja necessário um guincho

Para a remoção do veículo por um guincho também é preciso entrar em contato com a agência de aluguel que irá contatar uma empresa autorizada para lhe auxiliar o mais rápido possível. Nesta situação, é preciso ficar atento às regras da locadora, pois em determinadas empresas, se você estiver fora da cobertura do guincho, o custo do serviço será por conta do locatário.

assistencia-24h-o-que-fazer-se-o-carro-quebrar
Por Pixabay – flat-tire-breakdown-tire-service-76563/

Após notificar a locadora sobre a quebra, um profissional será enviado ao local para tentar resolver o problema. Caso o guincho seja necessário, o carro será encaminhado à oficina e você poderá pedir outros serviços da assistência 24 horas, como transporte ou estadia – este último é oferecido somente por algumas agências de locação.

Se o conserto do veículo for demorar muito, a locadora se encarregará de trocar o carro por outro da mesma categoria sem nenhum custo extra.

Assistência 24 horas

Cada agência viabiliza benefícios especiais para auxiliar o cliente. A Movida Rent a Car, por exemplo, oferece estadia, serviço de chaveiro, troca de pneu, envio de mensagem urgente para familiares e acompanhante para os menores de idade, caso ocorra um acidente.

assistencia-24h-o-que-fazer-se-o-carro-quebrar
Por Pixabay – flatfoot-senselessly-mature-76564/

A Unidas Rent a Car garante aos seus usuários táxi, troca de pneus e abertura de portas. A Budget oferece reboque, atendimento no local e transporte sem franquia. Se o condutor principal estiver impossibilitado de dirigir, seja por doença ou acidente e não exista outra pessoa apta para conduzir o veículo, a Budget dispõe de motorista que levará o usuário até a sua casa ou destino inicial. Este serviço e hospedagem – para os casos em que o conserto demore mais de 48 horas – estão dentro da franquia de 50 km.

Vale a pena perguntar, ao retirar o veículo, quais são os benefícios da assistência 24 horas, pois, desta forma, você terá ciência dos seus direitos e não ficará na mão se houver uma pane mecânica.

Cobertura do conserto

Ao assinar o contrato de aluguel do carro, a agência lhe dará as opções de franquia. Após optar pelo tipo de proteção, você já terá noção do quanto será coberto caso seja necessário levar o veículo à oficina.

Quanto mais alto o valor da franquia, maior é a sua cobertura. No entanto, há exceções para o seguro ser aplicado. Por exemplo, se for comprovado que o carro foi mal utilizado e houve danos na pintura, estofamento ou quebra de vidro, o seguro não será acionado e a troca das peças ficará ao seu cargo. Imprudência, falta de apresentação do Boletim de Ocorrência ou transferência do veículo para um motorista não autorizado também resultam na perda da proteção.

Atenção! Também será de sua responsabilidade os danos decorrentes da circulação em vias precárias, por isso, preste o máximo de atenção no trânsito e trajeto escolhido para trafegar com o carro alugado.

Todas as cobranças relativas ao conserto estão ligadas a sua escolha de proteção durante a assinatura do contrato. Em algumas empresas, o reboque, o atendimento no local e o transporte estão inclusos na diária e não entram na franquia, ou seja, você não pagará nada ou não terá nenhum desconto ou análise de franquia para receber o benefício.

Sabemos que muitas vezes chegamos cansados ao chegar no local de retirada do carro e a única coisa que queremos é pegar logo o carro e ir para o hotel. Mas alertamos para importância de ler o contrato de locação do carro com máxima atenção. Não fique com dúvidas, fale com o atendente e deixe todas as cláusulas contratuais bem claras. Essa poderá ser a diferença entre uma boa ou má experiência em locação de veículos.

Atenção antes da retirada do carro alugado!

Todos os carros alugados saem da loja de atendimento com revisão completa e você pode acompanhar a vistoria para ter certeza que o veículo locado não apresenta nenhuma falha.

Estar presente na inspeção é uma garantia contra eventuais problemas no futuro, pois esta verificação apresentará todo e qualquer defeito existente no veículo antes da locação. Após o procedimento, a empresa lhe apresentará um relatório que informa as condições do automóvel.

Na devolução do carro alugado, este documento será analisado e, caso haja alguma avaria que não constava na lista, o problema será de sua responsabilidade.

Ficou com alguma dúvida? Mande a sua pergunta que iremos responder!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

9 Comments

  1. Olá, boa tarde. Aluguei um carro e após andar um percurso a luz do airbag acendeu, e permaneceu acesa. Eu não liguei para o seguro pois não tinha conhecimento que era necessário, retornei a cidade de origem e no dia posterior fiz a devolução do carro. Aluguei por um dia apenas, mas perdi meu dia. Comuniquei a locadora e eles não quiseram fazer um desconto ou oferecer o carro outro fim de semana. O que eu faço ? Entro na justiça ? Vale lembrar, que a luz do airbag é algo de extremo risco, uma vez que o airbag pode explodir a qualquer momento, ou não funcionar direito em caso de acidente. Obrigado !

    • Oi Bruno, tudo bem? Essa é uma situação bem atípica e específica, o ideal seria entrar em contato conosco para que possamos entender melhor o posicionamento da locadora. Pode nos enviar um email ou telefonar para o 4003 7368.

  2. Oi. Aluguei um carro em Porto Alegre para passear no Vale dos Vinhedos (Aprox 2 horas de Poá).
    O carro apresentou problemas mecânicos. Disseram que o carro seria rebocado e eu teria que ir até outra loja para retirar outro carro. Aí perder praticamente uma manhã ou uma tarde ou até mesmo um dia de passeio para resolver isso. É esse mesmo o procedimento?

    • Oi, Mimi, tudo bem?

      Quando o veículo apresenta problemas mecânicos durante o período de locação, é imprescindível que o cliente retorne a loja para realizar a troca.
      Caso a locadora possua alguma filial mais próxima, você poderá ser direcionado a ela para fazer a troca e otimizar tempo.

      Um abraço, equipe Rentcars.com

  3. Boa noite,

    Para caso de pneu furado também é preciso entrar em contato com a locadora para um borracheiro credenciado ou posso consertar por conta própria?

    • Oi, Marianna, tudo bem?
      Caso você possua uma extensão de proteção que contemple este tipo de dano, pode entrar em contato diretamente com a locadora.
      Caso contrário terá que realizar a troca por conta própria sem reembolso, pois a proteção que incluímos na reserva é a mais básica e não contempla esse tipo de dano.
      As extensões de proteção são todas disponibilizadas diretamente no balcão da loja. ?

      Abraços, equipe Rentcars.com

    • Olá Seara Nazireu dos Santos, boa tarde!

      Cada locadora tem procedimentos próprios para o caso de quebra do veículo alugado. É sempre importante se informar, antes de retirar o carro da loja, quais são as condições e coberturas que garantirão a melhor experiência na locação de carros.

      Não é comum a Assistência 24h não atender o chamado de vocês, independente de dia ou horário, já que trata-se de uma Assistência 24h.

      A sua locação foi feita pelo site Rentcars.com? Se sim, peço gentileza que entre em contato com a Central de Atendimento aos Clientes, por meio dos telefones 4003 7368 (Capitais) | 0800 604 7368 (Demais Localidades), para que a equipe possa prestar o suporte cabível ao caso. Se a sua reserva não foi feita por meio do site Rentcars.com, sugerimos que entre em contato com a Locadora que fez a reserva, para que ela esclareça o ocorrido e preste o suporte necessário.

      Infelizmente situações de quebra acontecem, mesmo quando os carros são novos. Nesse caso, o ideal é sempre estar ciente das opções de suporte que a locadora oferece e além disso, buscar o maior número de referências possíveis sobre qualquer prestador de serviços, seja na área de aluguel de carros ou não.

      Esperamos que as informações tenham sido úteis, conte sempre conosco.

      Equipe, Rentcars.com

  4. Seara Nazireu dos Santos

    Boa Noite! Se locar um carro e o mesmo apresentar pani na parte mecanica do carro, o procedimento foi ligar para Assistencia Tecnica 24, pois aconteceu por volta das 23:20 do dia 31/12/2015 ( vespera de virada de ano…e a locadora local nao funciona esse horario e estavamos em outro estado) e a Assistencia Tecnica nao atender no 0800… ficar preso na av. Mais perigosa ( assaltos frequentes se nao for pior, segundo policiamento local) …ter que empurrar o carro no hotel mais proximo, pois nao teve nenhum auxilio. Na manha seguinte conseguiu contato na Assistencia 24 h e o procedimento foi enviar um mecanico e apos o guincho ( deixando claro… q depois de.muito custo e enrolacao para nos atender) nos deixaram a merce em outro estado sem estadia, sem locomocao… informando q era para aguardar contato da locadora q locamos… , mais uma noite passada no local e sem sucesso de contato com a.locadora e a Assistencia 24 simplismente nao fez nada… tivemos q correr atraz de onibus para voltar para casa ( visto q pela viacao local so teria vaga para dia 05/01/16) sendo assim tevemos q fazer embaldiacao…pegando onibus…metro e onibus e circular para chegar em casa( ja q a viajem foi encerrada pelo falta de profissionalismo) horas e horas nas filas… andando por onde nunca andou…passando fome e frio e pegando chuva! Como proceder nesse caso? Espero um parecer o mais breve possivel…

Write A Comment