Conecte-se com a natureza no maior polo de ecoturismo do Brasil. 

O interior do Mato Grosso do Sul abriga uma das cidades turísticas mais visitadas do país: Bonito. A cidade fica a cerca de 300 km de Campo Grande, a capital do estado, e recebe centenas de turistas diariamente. 

A razão de Bonito ser um sucesso é a beleza das paisagens naturais que ficam ao redor do município.

Em rios com águas cristalinas é possível fazer a famosa “flutuação”, que nada mais é do que, com auxílio de um snorkel, boiar com o rosto virado para o fundo do rio, observando os peixes e todos os detalhes incríveis que podem ser vistos facilmente graças à pureza da água. 

Além disso, Bonito oferece atrações incríveis para toda a família. É uma viagem transformadora, perfeita para quem quer se conectar com a natureza e esquecer a correria do dia a dia.  

Como chegar em Bonito

A melhor forma de chegar até Bonito é pegar um vôo para Campo Grande e depois viajar de carro até a cidade. Existem três possibilidades de trajeto: o mais rápido é pegar a BR-060 e percorrer 298 km até Bonito, cerca de três horas e meia de viagem; as outras opções são pegar e BR-262 e a MS-345 por 262 km ou seguir pela BR-267 por 335 km.

Alugue um carro para conhecer Bonito

Jovem mulher sentada no banco de motorista do carro, sorrindo e olhando para trás.
Escolha o melhor carro e pé na estrada!

Ao chegar na cidade, você perceberá que os pontos turísticos ficam distantes uns dos outros e também do Centro de Bonito. Por isso, alugar um carro traz muito mais conforto e praticidade para os passeios. É possível montar seu próprio roteiro, de acordo com a sua disponibilidade, e otimizar o tempo gasto com deslocamentos. 

O que fazer em Bonito

Peixe nadando nas águas cristalinas de um rio de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
A beleza natural de Bonito atrai turistas do mundo inteiro.

Desde lugares calmos e relaxantes, até aventuras super radicais, Bonito possui atrações para todos os gostos. Existem diversas agências de viagem que vendem os passeios e já possuem roteiros prontos, mas, como há uma grande diversidade de opções, vamos listar os locais mais visitados pelos turistas em Bonito. Assim fica muito mais fácil programar o seu próprio passeio! 

Aquário Natural de Bonito

Localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita, a 7km do Centro da cidade, o Aquário Natural de Bonito é uma das principais atrações de ecoturismo. Depois de uma trilha leve, com percurso de aproximadamente 400m pela mata, os visitantes podem fazer flutuação e observar os peixes e plantas subaquáticas em águas cristalinas. 

É bom ir com tempo e aproveitar sem pressa a beleza deslumbrante que este passeio oferece.

Gruta do Lago Azul

Vista interna da Gruta do Lago Azul, em Bonito, com alguns visitantes observando o lago.
A Gruta do Lago Azul é uma das atrações mais procuradas em Bonito.

Simplesmente uma das maiores cavidades inundadas do planeta! Como o próprio nome diz, a Gruta do Lago Azul surpreende seus visitantes pela beleza do seu lago azul turquesa. O acesso é um pouco difícil, mas o esforço realmente vale a pena! 

Para chegar até o lago é necessário descer mais de 300 degraus, equivalente a um prédio de 12 andares, em uma escada rústica e sem corrimão. Por isso, todo cuidado é pouco ao passar por esta etapa.

Mas, logo que você avistar a lagoa, verá que é um dos locais mais belos do mundo. A água reflete uma coloração azulada que varia de acordo com as condições de luminosidade do momento. Geralmente, o horário em que o tom de azul fica mais intenso é logo do início da manhã, nos primeiros grupos de visitação.

Por falar nisso, as visitas à Gruta do Lago Azul são controladas. O local possui um limite de visitação de 305 pessoas por dia, divididas em grupos com saídas em horários já estipulados, sempre acompanhados de guias de turismo locais. Então é importante se programar com bastante antecedência para esse passeio!

Outro ponto que deve ser lembrado é que a Gruta do Lago Azul fica a 21 km do Centro de Bonito, cerca de 35 minutos de carro. Por isso, tenha em mente o tempo de deslocamento ao montar o seu roteiro. 

Recanto Ecológico Rio da Prata

Entrada para flutuação no Rio da Prata, em Bonito, mostrando as águas cristalinas do rio e os peixes nadando.
O Rio da Prata é um lugar incrível para fazer flutuação e se conectar com a natureza.
Foto: Divulgação.

Este é um passeio completo! O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece quatro modalidades de atração: Trilha e Flutuação, Passeio à Cavalo, Observação de Aves e Mergulho com Cilindro. O Recanto também possui uma área com redes para relaxar e curtir a natureza!

A atividade mais popular é a Trilha com Flutuação, que conta com uma caminhada pela mata ciliar dos Rios Olho d’Água e Prata, onde é possível encontrar diversas espécies de aves e mamíferos.

A trilha termina na nascente do Rio Olho D’Água, uma piscina natural de água cristalina. Para os iniciantes, é possível treinar a flutuação para aproveitar ao máximo a descida pela rio, um percurso de 2 km até encontrar o Rio da Prata. O Recanto também possui um restaurante com comida típica da região. 

Assim como a Gruta do Lago Azul, o Recanto Ecológico Rio da Prata também fica em uma região afastada de Bonito. A distância do Centro da cidade até o Recanto é de 50 km, cerca de 45 minutos de carro. 

Barra do Sucuri

Vista aérea do Rio Sucuri, em Bonito, com pessoas fazendo flutuação.
O passeio pela Barra do Sucuri é uma experiência inesquecível!
Foto: Divulgação.

Se você prefere um passeio mais tranquilo, uma ótima opção é o passeio de barco pelo Rio Sucuri. Também é possível fazer a flutuação pelo rio, que é um dos mais cristalinos da região, e se encantar com a beleza da fauna e da flora local. Além da variedade de espécies de peixes, este rio também possui uma grande quantidade de plantas aquáticas. 

Antes de iniciar o trajeto pela água, seja flutuando ou de barco, você pode aproveitar a trilha de 500 metros pela mata nativa. Este é um passeio rico em detalhes que tornam a experiência inesquecível! 

O local fica a 20 km do Centro de Bonito, um trajeto de aproximadamente meia hora de carro. 

Buraco das Araras

Bando de araras voando no Buraco das Araras, em Bonito.
Aprecie a beleza das aves no Buraco das Araras.
Foto: Divulgação.

Você sabia que a maior dolina da América do Sul fica ao lado de Bonito, na cidade de Jardins? Dolinas são depressões causadas pela dissolução em regiões calcárias, como o desmoronamento de um teto de caverna que forma um buraco semelhante a um funil. 

O Buraco das Araras é uma linda dolina com 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência habitada por aves e outras espécies de animais silvestres. 

O local fica mais afastado da cidade, mas vale muito a pena conferir de perto sua beleza exuberante. O Buraco das Araras fica a 54 km de Bonito e a 27 km de Jardins. 

O passeio é feito em uma trilha de quase 1 km pela mata nativa com duas paradas em plataformas de observação da dolina. Este é o momento perfeito para relaxar e apreciar a natureza! 

Boia Cross no Rio Formoso

Que tal uma aventura pelo Rio Formoso? O Boia Cross é uma atividade super divertida, principalmente se você estiver passeando em grupo. A diversão começa com uma trilha até o rio e, depois, os participantes começam a se aventurar pelas águas do Rio Formoso, alternando entre corredeiras, cachoeiras e também áreas de calmaria. 

O Parque Ecológico Rio Formoso possui uma estrutura bem completa, que oferece várias atrações, como passeio à cavalo, trilha, tirolesa e banho de lagoa. É ótimo para aproveitar o dia inteiro! O melhor é que o Parque fica bem próximo de Bonito, a apenas 7 km de distância.

Abismo Anhumas

Uma das atrações mais incríveis do mundo fica em Bonito! O rapel pelo Abismo Anhumas proporciona uma experiência inesquecível. Só não é uma boa escolha para quem tem medo de altura!

Se você topa curtir essa aventura, não precisa se preocupar, pois a equipe dá todo o suporte para que você vivencie a melhor experiência possível. No dia anterior ao passeio, acontece um treinamento de segurança para ambientação.

A entrada do abismo é estreita e não mostra a imensidão que há dentro da caverna. São 72 metros de descida em que o participante pode apreciar a beleza em cada detalhe do abismo, que conta com diversas estalactites e estalagmites impressionantes. Depois da descida, é possível fazer flutuação ou mergulho com cilindro no lago da caverna, mas para mergulhar é necessário já ter formação na área. 

É uma atividade que exige bom condicionamento físico e muito planejamento, pois a entrada é limitada a 20 pessoas por dia. 

O Abismo Anhumas fica a 23 km de Bonito, cerca de 35 minutos de carro. Programe-se e viva esta aventura! 

Praia da Figueira

Orla da Praia da Figueira, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Aproveite para relaxar e se divertir muito na Praia da Figueira.
Foto: Divulgação.

Sabe aquele lugar que tem diversão para todos os gostos? A Praia da Figueira é assim. O local conta com ótima estrutura (tem até wi-fi!) e oferece atividades para quem quer relaxar, curtir a natureza e também para os apaixonados por aventura. 

Além de curtir a praia de rio, que tem um visual incrível, também é possível andar de quadriciclo, fazer stand up board, tirolesa, slackline, caiaque, pedalinho, flutuação e muito mais. Muitas atividades para passar um dia inteiro na praia, principalmente se você estiver com a família ou amigos. 

A Praia da Figueira fica a 16 km de Bonito, cerca de 25 minutos de carro. 

Onde comer em Bonito

Mulher partindo um Bolinho de Costela, prato do restaurante Juanita, em Bonito.
Bolinho de Costela do Restaurante Juanita, em Bonito.
Foto: Divulgação.

Com tantas atrações divertidas, precisamos encontrar bons restaurantes para curtir e também recuperar as energias, não é mesmo?

Bonito, por ser uma das principais cidades turísticas do país, tem uma estrutura gastronômica bem desenvolvida. Lá, você encontrará opções de restaurante para todos os gostos, dos mais acessíveis aos mais luxuosos. Mas, para te ajudar a escolher, listamos algumas opções imperdíveis na cidade:

Juanita

Fachada do restaurante Juanita, em Bonito.

Comida caseira em um ambiente super aconchegante, tipo “casa de mãe”. O Juanita é um restaurante bem conhecido na cidade e oferece um cardápio simples e muito saboroso. No almoço é servido buffet de comida caseira e, no jantar, é possível pedir pratos à la carte. O destaque vai para os peixes, principalmente o Pacu na Brasa, um dos pratos mais pedidos da casa. 

O Juanita fica na Av. Nossa Senhora da Penha, nº 854, no bairro Alvorada. 

Zapi Zen

Fachada do restaurante Zapi Zen, em Bonito
O restaurante Zapi Zen possui ambiente aconchegante e cardápio diversificado.

Se você procura por um restaurante com menu diversificado, o Zapi Zen é uma ótima opção em Bonito. As pizzas na chapa são famosas na cidade, mas, além disso, também é possível experimentar os wraps, sucos e outras refeições leves.

O Zapi Zen é bem localizado, fica no centro da cidade e abre apenas para o jantar. O endereço do restaurante é Rua Senador Filinto Muller, 573.

Casa do João

Fachada do restaurante Casa do João, localizado em Bonito.
O restaurante Casa do João é um dos mais visitados pelos turistas em Bonito.

Com um estilo rústico super charmoso, o Restaurante Casa do João aposta na culinária local. Pratos típicos pantaneiros, como Traíra sem Espinha, fazem sucesso entre o público. 

A decoração é linda e o ambiente bem aconchegante. Vale a pena conhecer! O restaurante fica na Rua Nelson Felício dos Santos, nº 664, no bairro Alvorada.

4 dicas para turistas em Bonito

1. Não deixe de checar a previsão do tempo

Como a maioria das atrações em Bonito são ao ar livre, é importante ver a previsão do tempo antes de se programar. Algumas visitas não são prejudicadas pela chuva, mas outras podem ser inviáveis. Por isso, monte seu roteiro de acordo com a previsão do tempo e sempre tenha um “Plano B”. 

2. Leve roupas para se proteger do sol

Isso é realmente muito importante! Em muitos rios e lagoas de Bonito não é permitido usar protetor solar e repelente, já que isso pode contaminar a água. Por isso, leve uma calça legging para usar nas flutuações, assim é possível se proteger do sol e também dos insetos durante as trilhas. 

3. Cuidado com a água

Em Bonito, a água é rica em magnésio, substância que, se consumida em excesso, tem poder laxativo. Outro ponto é que a água pode deixar a pele os cabelos bem ressecados. Por isso, leve hidratantes para não sofrer com os efeitos do magnésio. 

4. Planeje os passeios com antecedência

Muitas atrações em Bonito possuem um limite de visitação diário, essa é uma forma de minimizar os impactos na natureza. Os locais, junto com as agências de turismo da região, possuem um sistema que faz o controle das visitações de forma integrada. Por isso, planeje e feche os passeios com antecedência para garantir a sua vaga!

Monte seu próprio roteiro para conhecer Bonito

Com tantas atrações incríveis, é fácil montar a programação de uma viagem perfeita. Não é à toa que Bonito é uma das cidades turísticas mais visitadas no Brasil!

Alugue um carro para ter mais comodidade e liberdade durante sua estadia. Na Rentcars.com você encontra a melhor opção de veículo de acordo com o seu perfil de viagem, já que a plataforma compara as ofertas de mais de 100 locadoras em 160 países.

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário

18 + 10 =