
Viajar com líquidos na bagagem de mão pode gerar dúvidas e até preocupações. Recentemente, vídeos de influenciadores geraram dúvidas sobre mudanças nas regras dos líquidos na bagagem de mão em voos internacionais que partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).
Mas, na realidade, essas regras não são novas. Desde 2019, a Resolução 515 da Anac já determina os limites para transporte de líquidos, garantindo a segurança nos embarques internacionais. A confusão recente foi causada pela instalação de novos equipamentos de inspeção e pelo treinamento das equipes de segurança no Terminal 3 do aeroporto.
Para ajudar você a entender sobre o assunto, explicamos tudo o que você precisa saber sobre líquidos na bagagem de mão, incluindo regras, exceções, compras duty-free, possíveis penalidades e dicas para evitar problemas no embarque. Este é o post mais completo que você encontrará sobre o tema, pensado para passageiros brasileiros e internacionais.
Pode levar líquidos na bagagem de mão?
Sim, é possível levar líquidos na bagagem de mão de acordo com as regras oficiais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir a segurança em voos internacionais.
Seguir essas regras evita atrasos, retenção de produtos ou necessidade de despachar a mala na hora. As principais exigências são:
- Frascos de até 100 ml: cada recipiente de líquido, gel, creme, pasta ou aerossol deve obedecer ao limite máximo, mesmo que não esteja totalmente cheio.
- Embalagem plástica transparente: todos os frascos devem caber em uma única embalagem transparente com capacidade máxima de 1 litro, que possa ser fechada.
- Apresentação separada na inspeção: o saco plástico deve ser apresentado separadamente da bagagem de mão, junto com laptops, jaquetas ou paletós.
- Limite por passageiro: apenas uma embalagem por passageiro é permitida.
Mas atenção, essas normas valem a pena para líquidos como cremes, géis, pomadas e aerossóis que forem transportados nas bagagens de mão e por áreas de embarque internacional, incluindo conexões domésticas que passem por áreas de embarque internacional.
Precisa usar zip lock nos líquidos em Guarulhos(GRU)?
No Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), muitos passageiros se perguntam se é obrigatório levar líquidos em sacos tipo zip lock. A resposta é: não necessariamente. O que a Anac exige é que todos os líquidos, géis, cremes e aerossóis transportados na bagagem de mão para voos internacionais estejam em uma embalagem plástica transparente que possa ser fechada, com capacidade máxima de 1 litro.
Dessa forma, o zip lock é uma prática recomendada e amplamente aceita, pois facilita a inspeção, organiza os frascos e evita vazamentos, mas qualquer embalagem que cumpra os requisitos de transparência, fechamento e volume é válida.
O objetivo principal dessa regra e do procedimento de inspeção é prevenir qualquer tipo de ato ilícito e garantir segurança de todos que estão no aeroporto ou nos aviões, evitando entrada de armas, artefatos ou agentes químicos, explosivos ou substância proibidas.
Existem exceções para transportar líquidos nas bagagens de mão?
Alguns líquidos podem ser transportados em volumes superiores a 100 ml, desde que sigam regras específicas:
- Medicamentos com prescrição médica: Devem ser apresentados no momento da inspeção e acompanhados de documentação que comprove a necessidade.
- Alimentos para bebês e líquidos de dietas especiais: Permitidos na quantidade necessária para toda a viagem, incluindo escalas, desde que declarados à segurança.
- Produtos Duty-Free: Compras realizadas em lojas duty-free podem ultrapassar 100 ml, desde que estejam em embalagens lacradas padronizadas e o recibo de compra esteja visível. Já para passageiros em conexão internacional, o produto precisa passar por inspeção de líquidos explosivos antes de ser transportado na cabine.
Dica importante: frascos vazios não têm restrição e podem ser transportados livremente.
Bagagem de mão e compras em Duty free: o que é permitido?
Na hora de cumprir as normas para itens e líquidos na bagagem de mão, muitos viajantes ficam em dúvida sobre os produtos adquiridos em lojas duty free. Existem algumas regras específicas a bordo de aeronaves internacionais que precisam ser cumpridas nesses casos.
- Antes do embarque internacional:
- Devem estar em embalagens lacradas padronizadas, com recibo visível.
- Durante conexão internacional:
- Precisam ter passado por inspeção com detector de líquidos explosivos.
- Devem estar em nova embalagem selada.
Atenção viajante: se o passageiro sair da área de embarque, perde o direito de transportar líquidos acima de 100 ml. Por isso, fique atento aos sinais do aeroporto para casos como esses.
O que acontece se não seguir as regras de líquidos na bagagem de mão?
A resolução da Anac não específica nenhum tipo de consequência direta para quem descumpre as regras sobre transporte de líquidos em viagens internacionais. Porém, existem alguns procedimentos padrões de segurança na aviação civil que indicam que o passageiro precisa despachar as bagagens ou os fracos devem ser descartados na hora da inspeção caso estejam em desacordo com as normas.
Por isso, todos os viajantes correm o risco de perder seus produtos líquidos, sejam eles quais forem, se ultrapassarem o limite permitido. Então, na dúvida, deixe os frascos maiores na bagagem despachada para não perder nada.
Temos um checklist de viagem e algumas dicas podem te ajudar a evitar problemas nessa situação:
- Utilize frascos de até 100 ml para produtos essenciais;
- Coloque-os em um único saco plástico transparente de até 1 litro;
- Apresente o saco separado da bagagem de mão durante a inspeção;
- Verifique sempre as regras do aeroporto e da companhia aérea antes de viajar;
- Transporte líquidos maiores na bagagem despachada sempre que possível;
- Organize os produtos de forma que não fiquem apertados no saco plástico, evitando vazamentos.
Conclusão
Embora os vídeos recentes tenham gerado dúvidas sobre mudanças nas regras de líquidos na bagagem de mão, é importante saber que as normas existem desde 2019 e visam a segurança de passageiros e tripulação.
Seguindo as orientações da Anac sobre frascos, embalagens, exceções e inspeção, você garante uma viagem tranquila, sem surpresas ou contratempos.
Prepare-se, organize seus líquidos corretamente e compartilhe este conteúdo com amigos que vão viajar em breve!
Deixe um comentário